As diferenças no dedilhado e na arcada entre as práticas solística e orquestral

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Suris, Elina
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30436
Resumo: Esse trabalho é um resultado das experiências professionais e acadêmicas da autora no período de dois anos durante o mestrado profissional em Música. Contem quatro partes. A primeira parte é um memorial sobre a vida profissional da autora, tendo como início a época dos estudos no colégio de música, como continuação o período da faculdade e a própria trajetória profissional, e, finalmente, como conclusão, o tempo atual incluindo a pós-graduação e as experiências que foram obtidas pela autora durante todo esse período. A segunda parte apresenta o produto profissional desenvolvido, que é um Recital de violino, cujo repertório é baseado nas obras dos compositores russos e representantes da Escola Russa de violino, assim como uma pequena descrição do seu processo preparatório. A terceira parte inclui um artigo acadêmico, no qual a autora levanta os assuntos específicos da técnica de violino aplicando sua experiência como musicista de orquestra sinfônica com intuito de ajudar aos jovens músicos na sua adaptação às demandas profissionais. Na última parte são apresentados os relatórios das práticas supervisionadas com o detalhamento das atividades realizadas.
id UFBA-2_57738d5520d25ef9717a1d7b1b5a3654
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/30436
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Suris, ElinaSuris, ElinaCasado, AlexandreBrandão, JoséSmetak, Uibitu2019-08-21T19:33:48Z2019-08-21T19:33:48Z2019-08-212018-09-19S961http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30436Esse trabalho é um resultado das experiências professionais e acadêmicas da autora no período de dois anos durante o mestrado profissional em Música. Contem quatro partes. A primeira parte é um memorial sobre a vida profissional da autora, tendo como início a época dos estudos no colégio de música, como continuação o período da faculdade e a própria trajetória profissional, e, finalmente, como conclusão, o tempo atual incluindo a pós-graduação e as experiências que foram obtidas pela autora durante todo esse período. A segunda parte apresenta o produto profissional desenvolvido, que é um Recital de violino, cujo repertório é baseado nas obras dos compositores russos e representantes da Escola Russa de violino, assim como uma pequena descrição do seu processo preparatório. A terceira parte inclui um artigo acadêmico, no qual a autora levanta os assuntos específicos da técnica de violino aplicando sua experiência como musicista de orquestra sinfônica com intuito de ajudar aos jovens músicos na sua adaptação às demandas profissionais. Na última parte são apresentados os relatórios das práticas supervisionadas com o detalhamento das atividades realizadas.This work is a result of the author’s professional and academic experiences in the period of two years during the professional mastership in music. Contains four parts. The first part is a memoir about the author’s professional life, beginning the time of studies in the music school, continuing the period of music college and the very professional trajectory, and finally, as a conclusion, the current time including graduation and the experiences that were obtained by the author during that whole period. The second part presents the product developed, which is a violin recital whose repertoire is based on the pieces of Russian composers and representatives of the Russian violin School, as well as a brief description of its preparatory process. The third part includes an academic article in which an author raises the specific subjects of violin technique applying her experience as a symphony orchestra musician in order to help the young musicians in their adaptation to the professional demands. The last part presents the reports of supervised practices with details of the activities carried out. Keywords: violinSubmitted by Elina Suris (elinasuris@yahoo.com.br) on 2019-08-13T01:24:20Z No. of bitstreams: 1 TCF ELINA SURIS_20190507.pdf: 1498750 bytes, checksum: 3a7abcb5eb9893dbfb14795a686e014d (MD5)Approved for entry into archive by Uillis de Assis Santos (uillis.assis@ufba.br) on 2019-08-21T19:33:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCF ELINA SURIS_20190507.pdf: 1498750 bytes, checksum: 3a7abcb5eb9893dbfb14795a686e014d (MD5)Made available in DSpace on 2019-08-21T19:33:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCF ELINA SURIS_20190507.pdf: 1498750 bytes, checksum: 3a7abcb5eb9893dbfb14795a686e014d (MD5)OSESP8.03.03.02-1 Instrumentação Musicaltécnica de violinoorquestraarcadasdedilhadoAs diferenças no dedilhado e na arcada entre as práticas solística e orquestralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola de MúsicaPrograma de Pós-Graduação Profissional em MúsicaUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTCF ELINA SURIS_20190507.pdfTCF ELINA SURIS_20190507.pdfapplication/pdf1498750https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30436/1/TCF%20ELINA%20SURIS_20190507.pdf3a7abcb5eb9893dbfb14795a686e014dMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1378https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30436/2/license.txt4d9723493f80002b64e067080cc71e25MD52TEXTTCF ELINA SURIS_20190507.pdf.txtTCF ELINA SURIS_20190507.pdf.txtExtracted texttext/plain132738https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30436/3/TCF%20ELINA%20SURIS_20190507.pdf.txt0eac133964b5f3667f0c799615593145MD53ri/304362022-07-05 14:03:57.612oai:repositorio.ufba.br:ri/30436VGVybW8gZGUgTGljZW7Dp2EsIG7Do28gZXhjbHVzaXZvLCBwYXJhIG8gZGVww7NzaXRvIG5vIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGQkEuCgogUGVsbyBwcm9jZXNzbyBkZSBzdWJtaXNzw6NvIGRlIGRvY3VtZW50b3MsIG8gYXV0b3Igb3Ugc2V1IHJlcHJlc2VudGFudGUgbGVnYWwsIGFvIGFjZWl0YXIgZXNzZSB0ZXJtbyBkZSBsaWNlbsOnYSwgY29uY2VkZSBhbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVbml2ZXJzaWRhZGUgRmVkZXJhbCBkYSBCYWhpYSBvIGRpcmVpdG8gZGUgbWFudGVyIHVtYSBjw7NwaWEgZW0gc2V1IHJlcG9zaXTDs3JpbyBjb20gYSBmaW5hbGlkYWRlLCBwcmltZWlyYSwgZGUgcHJlc2VydmHDp8Ojby4gCgpFc3NlcyB0ZXJtb3MsIG7Do28gZXhjbHVzaXZvcywgbWFudMOpbSBvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvci9jb3B5cmlnaHQsIG1hcyBlbnRlbmRlIG8gZG9jdW1lbnRvIGNvbW8gcGFydGUgZG8gYWNlcnZvIGludGVsZWN0dWFsIGRlc3NhIFVuaXZlcnNpZGFkZS4KCiBQYXJhIG9zIGRvY3VtZW50b3MgcHVibGljYWRvcyBjb20gcmVwYXNzZSBkZSBkaXJlaXRvcyBkZSBkaXN0cmlidWnDp8OjbywgZXNzZSB0ZXJtbyBkZSBsaWNlbsOnYSBlbnRlbmRlIHF1ZToKCiBNYW50ZW5kbyBvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcywgcmVwYXNzYWRvcyBhIHRlcmNlaXJvcywgZW0gY2FzbyBkZSBwdWJsaWNhw6fDtWVzLCBvIHJlcG9zaXTDs3JpbyBwb2RlIHJlc3RyaW5naXIgbyBhY2Vzc28gYW8gdGV4dG8gaW50ZWdyYWwsIG1hcyBsaWJlcmEgYXMgaW5mb3JtYcOnw7VlcyBzb2JyZSBvIGRvY3VtZW50byAoTWV0YWRhZG9zIGRlc2NyaXRpdm9zKS4KCiBEZXN0YSBmb3JtYSwgYXRlbmRlbmRvIGFvcyBhbnNlaW9zIGRlc3NhIHVuaXZlcnNpZGFkZSBlbSBtYW50ZXIgc3VhIHByb2R1w6fDo28gY2llbnTDrWZpY2EgY29tIGFzIHJlc3RyacOnw7VlcyBpbXBvc3RhcyBwZWxvcyBlZGl0b3JlcyBkZSBwZXJpw7NkaWNvcy4KCiBQYXJhIGFzIHB1YmxpY2HDp8O1ZXMgc2VtIGluaWNpYXRpdmFzIHF1ZSBzZWd1ZW0gYSBwb2zDrXRpY2EgZGUgQWNlc3NvIEFiZXJ0bywgb3MgZGVww7NzaXRvcyBjb21wdWxzw7NyaW9zIG5lc3NlIHJlcG9zaXTDs3JpbyBtYW50w6ltIG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCBtYXMgbWFudMOpbSBhY2Vzc28gaXJyZXN0cml0byBhb3MgbWV0YWRhZG9zIGUgdGV4dG8gY29tcGxldG8uIEFzc2ltLCBhIGFjZWl0YcOnw6NvIGRlc3NlIHRlcm1vIG7Do28gbmVjZXNzaXRhIGRlIGNvbnNlbnRpbWVudG8gcG9yIHBhcnRlIGRlIGF1dG9yZXMvZGV0ZW50b3JlcyBkb3MgZGlyZWl0b3MsIHBvciBlc3RhcmVtIGVtIGluaWNpYXRpdmFzIGRlIGFjZXNzbyBhYmVydG8uCg==Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:03:57Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As diferenças no dedilhado e na arcada entre as práticas solística e orquestral
title As diferenças no dedilhado e na arcada entre as práticas solística e orquestral
spellingShingle As diferenças no dedilhado e na arcada entre as práticas solística e orquestral
Suris, Elina
8.03.03.02-1 Instrumentação Musical
técnica de violino
orquestra
arcadas
dedilhado
title_short As diferenças no dedilhado e na arcada entre as práticas solística e orquestral
title_full As diferenças no dedilhado e na arcada entre as práticas solística e orquestral
title_fullStr As diferenças no dedilhado e na arcada entre as práticas solística e orquestral
title_full_unstemmed As diferenças no dedilhado e na arcada entre as práticas solística e orquestral
title_sort As diferenças no dedilhado e na arcada entre as práticas solística e orquestral
author Suris, Elina
author_facet Suris, Elina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Suris, Elina
Suris, Elina
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Casado, Alexandre
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Brandão, José
Smetak, Uibitu
contributor_str_mv Casado, Alexandre
Brandão, José
Smetak, Uibitu
dc.subject.cnpq.fl_str_mv 8.03.03.02-1 Instrumentação Musical
topic 8.03.03.02-1 Instrumentação Musical
técnica de violino
orquestra
arcadas
dedilhado
dc.subject.por.fl_str_mv técnica de violino
orquestra
arcadas
dedilhado
description Esse trabalho é um resultado das experiências professionais e acadêmicas da autora no período de dois anos durante o mestrado profissional em Música. Contem quatro partes. A primeira parte é um memorial sobre a vida profissional da autora, tendo como início a época dos estudos no colégio de música, como continuação o período da faculdade e a própria trajetória profissional, e, finalmente, como conclusão, o tempo atual incluindo a pós-graduação e as experiências que foram obtidas pela autora durante todo esse período. A segunda parte apresenta o produto profissional desenvolvido, que é um Recital de violino, cujo repertório é baseado nas obras dos compositores russos e representantes da Escola Russa de violino, assim como uma pequena descrição do seu processo preparatório. A terceira parte inclui um artigo acadêmico, no qual a autora levanta os assuntos específicos da técnica de violino aplicando sua experiência como musicista de orquestra sinfônica com intuito de ajudar aos jovens músicos na sua adaptação às demandas profissionais. Na última parte são apresentados os relatórios das práticas supervisionadas com o detalhamento das atividades realizadas.
publishDate 2018
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2018-09-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-21T19:33:48Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-21T19:33:48Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-08-21
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30436
dc.identifier.other.none.fl_str_mv S961
identifier_str_mv S961
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30436
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Música
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Profissional em Música
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Escola de Música
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30436/1/TCF%20ELINA%20SURIS_20190507.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30436/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30436/3/TCF%20ELINA%20SURIS_20190507.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 3a7abcb5eb9893dbfb14795a686e014d
4d9723493f80002b64e067080cc71e25
0eac133964b5f3667f0c799615593145
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459600216719360