PROCESSOS DE DIGITAÇÃO E DEDILHADO NA DANSA BRASILEIRA DE RADAMÉS GNATTALI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fialho, Willbert Yvan Barbosa
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26983
Resumo: Este artigo teve como objetivo demostrar os processos de criação sob a ótica da digitação e dedilhados para mão esquerda e direita, respectivamente. Para isso, foram analisados trechos da peça Dansa Brasileira, de Radamés Gnattali, por meio do manuscrito e da edição publicada em 1990, pela Chanterelle Verlag, investigando o que foi grafado pelo compositor brasileiro e por Laurindo Almeida, intérprete a quem a peça foi dedicada. Utilizou-se como ferramentas, técnicas violonísticas para se chegar a uma nova interpretação, com base no estilo da obra, recursos estilísticos e idiomáticos no violão. Como resultado, produziu-se uma Nova Edição com os dedilhados de mão direita e digitação de mão esquerda, revisando a literatura preexistente que sustenta e fundamenta os aspectos teóricos desta pesquisa. Além do produto final, o leitor encontrará, também, o Memorial, contendo as atividades realizadas por este pesquisador no decorrer do Mestrado Profissional e os Relatórios Finais das Práticas Interpretativas, exigidas pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Música (PPGPROM).
id UFBA-2_5114d8f890c1e7bbd2e70e0f4d5b41a0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/26983
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Fialho, Willbert Yvan BarbosaFialho, Willbert Yvan BarbosaUlloa Penaranda, Mario EnriqueBomfim, VladimirMatos, RobsonUlloa, Mario2018-08-20T13:01:21Z2018-08-20T13:01:21Z2018-08-202018-03-22781.4http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26983Este artigo teve como objetivo demostrar os processos de criação sob a ótica da digitação e dedilhados para mão esquerda e direita, respectivamente. Para isso, foram analisados trechos da peça Dansa Brasileira, de Radamés Gnattali, por meio do manuscrito e da edição publicada em 1990, pela Chanterelle Verlag, investigando o que foi grafado pelo compositor brasileiro e por Laurindo Almeida, intérprete a quem a peça foi dedicada. Utilizou-se como ferramentas, técnicas violonísticas para se chegar a uma nova interpretação, com base no estilo da obra, recursos estilísticos e idiomáticos no violão. Como resultado, produziu-se uma Nova Edição com os dedilhados de mão direita e digitação de mão esquerda, revisando a literatura preexistente que sustenta e fundamenta os aspectos teóricos desta pesquisa. Além do produto final, o leitor encontrará, também, o Memorial, contendo as atividades realizadas por este pesquisador no decorrer do Mestrado Profissional e os Relatórios Finais das Práticas Interpretativas, exigidas pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Música (PPGPROM).This paper aims to show the processes of creation for left-hand keyboarding and right-hand strumming. For that, we have analysed pieces of Radamés Gnattali’s Dansa Brasileira in the manuscript and 1990 edition by Chanterelle Verlag, investigating what the Brazilian composer wrote, and Laurindo Almeida, performer to whom the piece was dedicated. We have used guitar techniques for a new performance, based on the work style, and style and language resources on the guitar. As a result, we have worked right-hand strumming and left-hand keyboarding, reviewing the pre-existing literature grounding the assumptions of this investigation. Along with the end product, the reader will find also the memorial with works this investigator has made during her M.A. and reports of performances the Programa de Pós-Graduação Profissional em Música (PPGPROM) requires.Submitted by Willbert Fialho (willbertfialho@hotmail.com) on 2018-07-13T21:14:35Z No. of bitstreams: 1 TFC - Willbert Fialho.pdf: 2565633 bytes, checksum: 12bd40be99d9aa4dfa3d24381675c5b7 (MD5)Approved for entry into archive by Nilson Nascimento Souza (nilson@ufba.br) on 2018-08-20T13:01:21Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TFC - Willbert Fialho.pdf: 2565633 bytes, checksum: 12bd40be99d9aa4dfa3d24381675c5b7 (MD5)Made available in DSpace on 2018-08-20T13:01:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TFC - Willbert Fialho.pdf: 2565633 bytes, checksum: 12bd40be99d9aa4dfa3d24381675c5b7 (MD5)Linguista, Ltras e Artes. Artes. Música. Instrumentação MusicalGnattali, RadamésDansa BrasileiraViolão - técnicaDedilhadosPROCESSOS DE DIGITAÇÃO E DEDILHADO NA DANSA BRASILEIRA DE RADAMÉS GNATTALIinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola de MúsicaPrograma de Pós-Graduação Profissional em MúsicaUFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTFC - Willbert Fialho.pdfTFC - Willbert Fialho.pdfapplication/pdf2565633https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26983/1/TFC%20-%20Willbert%20Fialho.pdf12bd40be99d9aa4dfa3d24381675c5b7MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26983/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTTFC - Willbert Fialho.pdf.txtTFC - Willbert Fialho.pdf.txtExtracted texttext/plain109112https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26983/3/TFC%20-%20Willbert%20Fialho.pdf.txt2e0f305210fa930e6dc633dcfbc66f48MD53ri/269832022-07-05 14:04:05.276oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:04:05Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv PROCESSOS DE DIGITAÇÃO E DEDILHADO NA DANSA BRASILEIRA DE RADAMÉS GNATTALI
title PROCESSOS DE DIGITAÇÃO E DEDILHADO NA DANSA BRASILEIRA DE RADAMÉS GNATTALI
spellingShingle PROCESSOS DE DIGITAÇÃO E DEDILHADO NA DANSA BRASILEIRA DE RADAMÉS GNATTALI
Fialho, Willbert Yvan Barbosa
Linguista, Ltras e Artes. Artes. Música. Instrumentação Musical
Gnattali, Radamés
Dansa Brasileira
Violão - técnica
Dedilhados
title_short PROCESSOS DE DIGITAÇÃO E DEDILHADO NA DANSA BRASILEIRA DE RADAMÉS GNATTALI
title_full PROCESSOS DE DIGITAÇÃO E DEDILHADO NA DANSA BRASILEIRA DE RADAMÉS GNATTALI
title_fullStr PROCESSOS DE DIGITAÇÃO E DEDILHADO NA DANSA BRASILEIRA DE RADAMÉS GNATTALI
title_full_unstemmed PROCESSOS DE DIGITAÇÃO E DEDILHADO NA DANSA BRASILEIRA DE RADAMÉS GNATTALI
title_sort PROCESSOS DE DIGITAÇÃO E DEDILHADO NA DANSA BRASILEIRA DE RADAMÉS GNATTALI
author Fialho, Willbert Yvan Barbosa
author_facet Fialho, Willbert Yvan Barbosa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fialho, Willbert Yvan Barbosa
Fialho, Willbert Yvan Barbosa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Ulloa Penaranda, Mario Enrique
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Bomfim, Vladimir
Matos, Robson
Ulloa, Mario
contributor_str_mv Ulloa Penaranda, Mario Enrique
Bomfim, Vladimir
Matos, Robson
Ulloa, Mario
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Linguista, Ltras e Artes. Artes. Música. Instrumentação Musical
topic Linguista, Ltras e Artes. Artes. Música. Instrumentação Musical
Gnattali, Radamés
Dansa Brasileira
Violão - técnica
Dedilhados
dc.subject.por.fl_str_mv Gnattali, Radamés
Dansa Brasileira
Violão - técnica
Dedilhados
description Este artigo teve como objetivo demostrar os processos de criação sob a ótica da digitação e dedilhados para mão esquerda e direita, respectivamente. Para isso, foram analisados trechos da peça Dansa Brasileira, de Radamés Gnattali, por meio do manuscrito e da edição publicada em 1990, pela Chanterelle Verlag, investigando o que foi grafado pelo compositor brasileiro e por Laurindo Almeida, intérprete a quem a peça foi dedicada. Utilizou-se como ferramentas, técnicas violonísticas para se chegar a uma nova interpretação, com base no estilo da obra, recursos estilísticos e idiomáticos no violão. Como resultado, produziu-se uma Nova Edição com os dedilhados de mão direita e digitação de mão esquerda, revisando a literatura preexistente que sustenta e fundamenta os aspectos teóricos desta pesquisa. Além do produto final, o leitor encontrará, também, o Memorial, contendo as atividades realizadas por este pesquisador no decorrer do Mestrado Profissional e os Relatórios Finais das Práticas Interpretativas, exigidas pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Música (PPGPROM).
publishDate 2018
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2018-03-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-08-20T13:01:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-08-20T13:01:21Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-08-20
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26983
dc.identifier.other.none.fl_str_mv 781.4
identifier_str_mv 781.4
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/26983
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Música
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação Profissional em Música
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv Escola de Música
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26983/1/TFC%20-%20Willbert%20Fialho.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26983/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/26983/3/TFC%20-%20Willbert%20Fialho.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 12bd40be99d9aa4dfa3d24381675c5b7
ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0
2e0f305210fa930e6dc633dcfbc66f48
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459565497319424