Transformações do popular na Rede Globo: uma análise cultural dos programas de Regina Casé
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33516 |
Resumo: | Esta dissertação tem como objetivo investigativo analisar as transformações do popular na Rede Globo, a partir de uma análise cultural dos programas apresentados por Regina Casé: Programa Legal, Brasil Legal, Muvuca, Central da Periferia e o Esquenta!. Deparamo-nos, nos estudos brasileiros sobre a televisão, com uma quantidade de pesquisas que se concentram especificamente em analisar as qualidades dos produtos televisivos, principalmente aqueles que se configuram a partir de uma linguagem marcadamente popular, classificados como produtos de “baixa cultura”. Contrários a esta perspectiva, tomamos o termo popular pela perspectiva dos estudos culturais: um lugar de enfrentamento, marcado pela presença das tecnologias da comunicação, e por um movimento que dá sentido as expressões da cultura popular no ambiente da cultura massiva. A partir dos estudos culturais, o processo analítico desta pesquisa direciona seu olhar para os cinco programas apresentados por Regina Casé na Rede Globo para perceber como se construiu, historicamente, um tipo de programa popular específico, com marcas que indicam processos de continuidades e rupturas na linguagem televisiva e revelam as relações dos programas com os contextos culturais brasileiros. Apropriamo-nos de alguns conceitos-chaves para desenvolver um guia teórico-metodológico: o primeiro deles, gênero televisivo enquanto categoria cultural, operacionalizado analiticamente a partir dos conceitos de contexto comunicativo e performance. Estrutura de sentimento é utilizado aqui para ampliar nosso olhar para a constituição histórica de marcas expressivas e discursivas dos programas, que dizem sobre um certo modo de fazer e exibir específicos dos programas televisivos em relação as classes subalternas. Recorremos a investigação sobre as historicidades do popular na televisão brasileira para entender como os mecanismos de acesso às experiências vividas pelas classes populares vão se transformando, ao ponto de configurar a existência e a naturalização de um programa como o Esquenta! na grade de programação da Rede Globo. |
id |
UFBA-2_57c443d6bb9154500ca037d19cc30b57 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/33516 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Mota Junior, Edinaldo AraujoGutmann, Juliana FreireGomes, Itania Maria MotaJanotti Jr, Jeder2021-05-30T23:06:24Z2021-05-30T23:06:24Z2021-05-302016-05-31http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33516Esta dissertação tem como objetivo investigativo analisar as transformações do popular na Rede Globo, a partir de uma análise cultural dos programas apresentados por Regina Casé: Programa Legal, Brasil Legal, Muvuca, Central da Periferia e o Esquenta!. Deparamo-nos, nos estudos brasileiros sobre a televisão, com uma quantidade de pesquisas que se concentram especificamente em analisar as qualidades dos produtos televisivos, principalmente aqueles que se configuram a partir de uma linguagem marcadamente popular, classificados como produtos de “baixa cultura”. Contrários a esta perspectiva, tomamos o termo popular pela perspectiva dos estudos culturais: um lugar de enfrentamento, marcado pela presença das tecnologias da comunicação, e por um movimento que dá sentido as expressões da cultura popular no ambiente da cultura massiva. A partir dos estudos culturais, o processo analítico desta pesquisa direciona seu olhar para os cinco programas apresentados por Regina Casé na Rede Globo para perceber como se construiu, historicamente, um tipo de programa popular específico, com marcas que indicam processos de continuidades e rupturas na linguagem televisiva e revelam as relações dos programas com os contextos culturais brasileiros. Apropriamo-nos de alguns conceitos-chaves para desenvolver um guia teórico-metodológico: o primeiro deles, gênero televisivo enquanto categoria cultural, operacionalizado analiticamente a partir dos conceitos de contexto comunicativo e performance. Estrutura de sentimento é utilizado aqui para ampliar nosso olhar para a constituição histórica de marcas expressivas e discursivas dos programas, que dizem sobre um certo modo de fazer e exibir específicos dos programas televisivos em relação as classes subalternas. Recorremos a investigação sobre as historicidades do popular na televisão brasileira para entender como os mecanismos de acesso às experiências vividas pelas classes populares vão se transformando, ao ponto de configurar a existência e a naturalização de um programa como o Esquenta! na grade de programação da Rede Globo.Submitted by Edinaldo Mota Junior (eamotajr@gmail.com) on 2021-05-27T17:17:45Z No. of bitstreams: 1 Dissertação_EdinaldoMotaJr.pdf: 61432235 bytes, checksum: 0a557c4fea5eb7ab08a3dae14f7cd694 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2021-05-30T23:06:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação_EdinaldoMotaJr.pdf: 61432235 bytes, checksum: 0a557c4fea5eb7ab08a3dae14f7cd694 (MD5)Made available in DSpace on 2021-05-30T23:06:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação_EdinaldoMotaJr.pdf: 61432235 bytes, checksum: 0a557c4fea5eb7ab08a3dae14f7cd694 (MD5)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)ComunicaçãoCultura popularTelevisãoGênero televisivoHistoricidadesRegina CaséRede GloboTransformações do popular na Rede Globo: uma análise cultural dos programas de Regina Caséinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFaculdade de ComunicaçãoPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura ContemporâneasUFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALDissertação_EdinaldoMotaJr.pdfDissertação_EdinaldoMotaJr.pdfapplication/pdf61432235https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33516/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_EdinaldoMotaJr.pdf0a557c4fea5eb7ab08a3dae14f7cd694MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33516/2/license.txt817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1aMD52TEXTDissertação_EdinaldoMotaJr.pdf.txtDissertação_EdinaldoMotaJr.pdf.txtExtracted texttext/plain616513https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33516/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o_EdinaldoMotaJr.pdf.txt3fd0e7c13bf057121bfcbcbc3f044af2MD53ri/335162022-02-20 21:54:35.83oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-02-21T00:54:35Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Transformações do popular na Rede Globo: uma análise cultural dos programas de Regina Casé |
title |
Transformações do popular na Rede Globo: uma análise cultural dos programas de Regina Casé |
spellingShingle |
Transformações do popular na Rede Globo: uma análise cultural dos programas de Regina Casé Mota Junior, Edinaldo Araujo Comunicação Cultura popular Televisão Gênero televisivo Historicidades Regina Casé Rede Globo |
title_short |
Transformações do popular na Rede Globo: uma análise cultural dos programas de Regina Casé |
title_full |
Transformações do popular na Rede Globo: uma análise cultural dos programas de Regina Casé |
title_fullStr |
Transformações do popular na Rede Globo: uma análise cultural dos programas de Regina Casé |
title_full_unstemmed |
Transformações do popular na Rede Globo: uma análise cultural dos programas de Regina Casé |
title_sort |
Transformações do popular na Rede Globo: uma análise cultural dos programas de Regina Casé |
author |
Mota Junior, Edinaldo Araujo |
author_facet |
Mota Junior, Edinaldo Araujo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mota Junior, Edinaldo Araujo |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gutmann, Juliana Freire |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Gomes, Itania Maria Mota Janotti Jr, Jeder |
contributor_str_mv |
Gutmann, Juliana Freire Gomes, Itania Maria Mota Janotti Jr, Jeder |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Comunicação |
topic |
Comunicação Cultura popular Televisão Gênero televisivo Historicidades Regina Casé Rede Globo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura popular Televisão Gênero televisivo Historicidades Regina Casé Rede Globo |
description |
Esta dissertação tem como objetivo investigativo analisar as transformações do popular na Rede Globo, a partir de uma análise cultural dos programas apresentados por Regina Casé: Programa Legal, Brasil Legal, Muvuca, Central da Periferia e o Esquenta!. Deparamo-nos, nos estudos brasileiros sobre a televisão, com uma quantidade de pesquisas que se concentram especificamente em analisar as qualidades dos produtos televisivos, principalmente aqueles que se configuram a partir de uma linguagem marcadamente popular, classificados como produtos de “baixa cultura”. Contrários a esta perspectiva, tomamos o termo popular pela perspectiva dos estudos culturais: um lugar de enfrentamento, marcado pela presença das tecnologias da comunicação, e por um movimento que dá sentido as expressões da cultura popular no ambiente da cultura massiva. A partir dos estudos culturais, o processo analítico desta pesquisa direciona seu olhar para os cinco programas apresentados por Regina Casé na Rede Globo para perceber como se construiu, historicamente, um tipo de programa popular específico, com marcas que indicam processos de continuidades e rupturas na linguagem televisiva e revelam as relações dos programas com os contextos culturais brasileiros. Apropriamo-nos de alguns conceitos-chaves para desenvolver um guia teórico-metodológico: o primeiro deles, gênero televisivo enquanto categoria cultural, operacionalizado analiticamente a partir dos conceitos de contexto comunicativo e performance. Estrutura de sentimento é utilizado aqui para ampliar nosso olhar para a constituição histórica de marcas expressivas e discursivas dos programas, que dizem sobre um certo modo de fazer e exibir específicos dos programas televisivos em relação as classes subalternas. Recorremos a investigação sobre as historicidades do popular na televisão brasileira para entender como os mecanismos de acesso às experiências vividas pelas classes populares vão se transformando, ao ponto de configurar a existência e a naturalização de um programa como o Esquenta! na grade de programação da Rede Globo. |
publishDate |
2016 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2016-05-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-05-30T23:06:24Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-05-30T23:06:24Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-05-30 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33516 |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33516 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33516/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_EdinaldoMotaJr.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33516/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33516/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o_EdinaldoMotaJr.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
0a557c4fea5eb7ab08a3dae14f7cd694 817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1a 3fd0e7c13bf057121bfcbcbc3f044af2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459628345819136 |