Transformações do popular na Rede Globo: uma análise cultural dos programas de Regina Casé

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mota Junior, Edinaldo Araujo
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33516
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo investigativo analisar as transformações do popular na Rede Globo, a partir de uma análise cultural dos programas apresentados por Regina Casé: Programa Legal, Brasil Legal, Muvuca, Central da Periferia e o Esquenta!. Deparamo-nos, nos estudos brasileiros sobre a televisão, com uma quantidade de pesquisas que se concentram especificamente em analisar as qualidades dos produtos televisivos, principalmente aqueles que se configuram a partir de uma linguagem marcadamente popular, classificados como produtos de “baixa cultura”. Contrários a esta perspectiva, tomamos o termo popular pela perspectiva dos estudos culturais: um lugar de enfrentamento, marcado pela presença das tecnologias da comunicação, e por um movimento que dá sentido as expressões da cultura popular no ambiente da cultura massiva. A partir dos estudos culturais, o processo analítico desta pesquisa direciona seu olhar para os cinco programas apresentados por Regina Casé na Rede Globo para perceber como se construiu, historicamente, um tipo de programa popular específico, com marcas que indicam processos de continuidades e rupturas na linguagem televisiva e revelam as relações dos programas com os contextos culturais brasileiros. Apropriamo-nos de alguns conceitos-chaves para desenvolver um guia teórico-metodológico: o primeiro deles, gênero televisivo enquanto categoria cultural, operacionalizado analiticamente a partir dos conceitos de contexto comunicativo e performance. Estrutura de sentimento é utilizado aqui para ampliar nosso olhar para a constituição histórica de marcas expressivas e discursivas dos programas, que dizem sobre um certo modo de fazer e exibir específicos dos programas televisivos em relação as classes subalternas. Recorremos a investigação sobre as historicidades do popular na televisão brasileira para entender como os mecanismos de acesso às experiências vividas pelas classes populares vão se transformando, ao ponto de configurar a existência e a naturalização de um programa como o Esquenta! na grade de programação da Rede Globo.
id UFBA-2_57c443d6bb9154500ca037d19cc30b57
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/33516
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Mota Junior, Edinaldo AraujoGutmann, Juliana FreireGomes, Itania Maria MotaJanotti Jr, Jeder2021-05-30T23:06:24Z2021-05-30T23:06:24Z2021-05-302016-05-31http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33516Esta dissertação tem como objetivo investigativo analisar as transformações do popular na Rede Globo, a partir de uma análise cultural dos programas apresentados por Regina Casé: Programa Legal, Brasil Legal, Muvuca, Central da Periferia e o Esquenta!. Deparamo-nos, nos estudos brasileiros sobre a televisão, com uma quantidade de pesquisas que se concentram especificamente em analisar as qualidades dos produtos televisivos, principalmente aqueles que se configuram a partir de uma linguagem marcadamente popular, classificados como produtos de “baixa cultura”. Contrários a esta perspectiva, tomamos o termo popular pela perspectiva dos estudos culturais: um lugar de enfrentamento, marcado pela presença das tecnologias da comunicação, e por um movimento que dá sentido as expressões da cultura popular no ambiente da cultura massiva. A partir dos estudos culturais, o processo analítico desta pesquisa direciona seu olhar para os cinco programas apresentados por Regina Casé na Rede Globo para perceber como se construiu, historicamente, um tipo de programa popular específico, com marcas que indicam processos de continuidades e rupturas na linguagem televisiva e revelam as relações dos programas com os contextos culturais brasileiros. Apropriamo-nos de alguns conceitos-chaves para desenvolver um guia teórico-metodológico: o primeiro deles, gênero televisivo enquanto categoria cultural, operacionalizado analiticamente a partir dos conceitos de contexto comunicativo e performance. Estrutura de sentimento é utilizado aqui para ampliar nosso olhar para a constituição histórica de marcas expressivas e discursivas dos programas, que dizem sobre um certo modo de fazer e exibir específicos dos programas televisivos em relação as classes subalternas. Recorremos a investigação sobre as historicidades do popular na televisão brasileira para entender como os mecanismos de acesso às experiências vividas pelas classes populares vão se transformando, ao ponto de configurar a existência e a naturalização de um programa como o Esquenta! na grade de programação da Rede Globo.Submitted by Edinaldo Mota Junior (eamotajr@gmail.com) on 2021-05-27T17:17:45Z No. of bitstreams: 1 Dissertação_EdinaldoMotaJr.pdf: 61432235 bytes, checksum: 0a557c4fea5eb7ab08a3dae14f7cd694 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2021-05-30T23:06:24Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertação_EdinaldoMotaJr.pdf: 61432235 bytes, checksum: 0a557c4fea5eb7ab08a3dae14f7cd694 (MD5)Made available in DSpace on 2021-05-30T23:06:24Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissertação_EdinaldoMotaJr.pdf: 61432235 bytes, checksum: 0a557c4fea5eb7ab08a3dae14f7cd694 (MD5)Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)ComunicaçãoCultura popularTelevisãoGênero televisivoHistoricidadesRegina CaséRede GloboTransformações do popular na Rede Globo: uma análise cultural dos programas de Regina Caséinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisFaculdade de ComunicaçãoPrograma de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura ContemporâneasUFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALDissertação_EdinaldoMotaJr.pdfDissertação_EdinaldoMotaJr.pdfapplication/pdf61432235https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33516/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_EdinaldoMotaJr.pdf0a557c4fea5eb7ab08a3dae14f7cd694MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33516/2/license.txt817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1aMD52TEXTDissertação_EdinaldoMotaJr.pdf.txtDissertação_EdinaldoMotaJr.pdf.txtExtracted texttext/plain616513https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33516/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o_EdinaldoMotaJr.pdf.txt3fd0e7c13bf057121bfcbcbc3f044af2MD53ri/335162022-02-20 21:54:35.83oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-02-21T00:54:35Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Transformações do popular na Rede Globo: uma análise cultural dos programas de Regina Casé
title Transformações do popular na Rede Globo: uma análise cultural dos programas de Regina Casé
spellingShingle Transformações do popular na Rede Globo: uma análise cultural dos programas de Regina Casé
Mota Junior, Edinaldo Araujo
Comunicação
Cultura popular
Televisão
Gênero televisivo
Historicidades
Regina Casé
Rede Globo
title_short Transformações do popular na Rede Globo: uma análise cultural dos programas de Regina Casé
title_full Transformações do popular na Rede Globo: uma análise cultural dos programas de Regina Casé
title_fullStr Transformações do popular na Rede Globo: uma análise cultural dos programas de Regina Casé
title_full_unstemmed Transformações do popular na Rede Globo: uma análise cultural dos programas de Regina Casé
title_sort Transformações do popular na Rede Globo: uma análise cultural dos programas de Regina Casé
author Mota Junior, Edinaldo Araujo
author_facet Mota Junior, Edinaldo Araujo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mota Junior, Edinaldo Araujo
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gutmann, Juliana Freire
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Gomes, Itania Maria Mota
Janotti Jr, Jeder
contributor_str_mv Gutmann, Juliana Freire
Gomes, Itania Maria Mota
Janotti Jr, Jeder
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Comunicação
topic Comunicação
Cultura popular
Televisão
Gênero televisivo
Historicidades
Regina Casé
Rede Globo
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura popular
Televisão
Gênero televisivo
Historicidades
Regina Casé
Rede Globo
description Esta dissertação tem como objetivo investigativo analisar as transformações do popular na Rede Globo, a partir de uma análise cultural dos programas apresentados por Regina Casé: Programa Legal, Brasil Legal, Muvuca, Central da Periferia e o Esquenta!. Deparamo-nos, nos estudos brasileiros sobre a televisão, com uma quantidade de pesquisas que se concentram especificamente em analisar as qualidades dos produtos televisivos, principalmente aqueles que se configuram a partir de uma linguagem marcadamente popular, classificados como produtos de “baixa cultura”. Contrários a esta perspectiva, tomamos o termo popular pela perspectiva dos estudos culturais: um lugar de enfrentamento, marcado pela presença das tecnologias da comunicação, e por um movimento que dá sentido as expressões da cultura popular no ambiente da cultura massiva. A partir dos estudos culturais, o processo analítico desta pesquisa direciona seu olhar para os cinco programas apresentados por Regina Casé na Rede Globo para perceber como se construiu, historicamente, um tipo de programa popular específico, com marcas que indicam processos de continuidades e rupturas na linguagem televisiva e revelam as relações dos programas com os contextos culturais brasileiros. Apropriamo-nos de alguns conceitos-chaves para desenvolver um guia teórico-metodológico: o primeiro deles, gênero televisivo enquanto categoria cultural, operacionalizado analiticamente a partir dos conceitos de contexto comunicativo e performance. Estrutura de sentimento é utilizado aqui para ampliar nosso olhar para a constituição histórica de marcas expressivas e discursivas dos programas, que dizem sobre um certo modo de fazer e exibir específicos dos programas televisivos em relação as classes subalternas. Recorremos a investigação sobre as historicidades do popular na televisão brasileira para entender como os mecanismos de acesso às experiências vividas pelas classes populares vão se transformando, ao ponto de configurar a existência e a naturalização de um programa como o Esquenta! na grade de programação da Rede Globo.
publishDate 2016
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2016-05-31
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-05-30T23:06:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-05-30T23:06:24Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-05-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33516
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33516
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Comunicação
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv brasil
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Comunicação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33516/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_EdinaldoMotaJr.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33516/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33516/3/Disserta%c3%a7%c3%a3o_EdinaldoMotaJr.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 0a557c4fea5eb7ab08a3dae14f7cd694
817035eff4c4c7dda1d546e170ee2a1a
3fd0e7c13bf057121bfcbcbc3f044af2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459628345819136