O corpo em estado de palhaço: vulnerabilidade e autoconhecimento a serviço do estado de saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gómez, Paula Andrea Murillo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24074
Resumo: O presente trabalho estabelece diálogos entre o território da arte e da terapia, rastreando como a vulnerabilidade e o autoconhecimento que o processo para acordar o próprio palhaço possibilita, podem ter efeitos sobre o estado de saúde; encontrando um paradoxo ao constatar que mesmo sem procurar uma finalidade estritamente terapêutica, o efeito terapêutico acontece. Este trabalho apresenta duas experiências de oficinas de palhaço: com um grupo de mulheres vítimas da violência sócio-política em Medellín, Colômbia, e com um grupo de usuários de saúde mental de alguns centros de atenção psicossocial (CAPS) de Salvador, Brasil. A pesquisa aborda os desafios pedagógicos que surgiram durante os encontros, questão que impulsionou novas descobertas e práticas que possibilitaram chegar a certas compreensões sobre o processo para acordar o próprio palhaço e a necessidade de adaptar a pedagogia ao grupo com o qual se trabalha. Dentro do referencial teórico estabeleceram-se proximidades com o conceito de estado de saúde, desenvolvido por Hélia Borges; a pedagogia do palhaço de Jacques Lecoq; o corpo vibrátil, trabalhado por Suely Rolnik; o oficio alquímico e as poéticas da transformação de si, em palavras de Cassiano Quilici; o poder da vulnerabilidade de Brené Brown e o arquétipo da sombra de Carl Jung. Por fim, chegou-se a conclusão que o processo para acordar o próprio palhaço, com o intuito de acompanhar o viajante pelo caminho de conexão consigo mesmo que o palhaço oferece, pode sim se reverter na melhora do estado de saúde como resultado da aceitação de si mesmo com o olhar brincalhão, poético e leve do palhaço.
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A pesquisa aborda os desafios pedagógicos que surgiram durante os encontros, questão que impulsionou novas descobertas e práticas que possibilitaram chegar a certas compreensões sobre o processo para acordar o próprio palhaço e a necessidade de adaptar a pedagogia ao grupo com o qual se trabalha. Dentro do referencial teórico estabeleceram-se proximidades com o conceito de estado de saúde, desenvolvido por Hélia Borges; a pedagogia do palhaço de Jacques Lecoq; o corpo vibrátil, trabalhado por Suely Rolnik; o oficio alquímico e as poéticas da transformação de si, em palavras de Cassiano Quilici; o poder da vulnerabilidade de Brené Brown e o arquétipo da sombra de Carl Jung. Por fim, chegou-se a conclusão que o processo para acordar o próprio palhaço, com o intuito de acompanhar o viajante pelo caminho de conexão consigo mesmo que o palhaço oferece, pode sim se reverter na melhora do estado de saúde como resultado da aceitação de si mesmo com o olhar brincalhão, poético e leve do palhaço.Submitted by Andrea Murillo Gómez (andreamurillo_go@yahoo.com) on 2017-08-20T02:40:11Z No. of bitstreams: 1 O CORPO EM ESTADO DE PALHAÇO.pdf: 3592907 bytes, checksum: 2b9dd3beecba0432438fd7421cf172c0 (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2017-08-22T12:29:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 O CORPO EM ESTADO DE PALHAÇO.pdf: 3592907 bytes, checksum: 2b9dd3beecba0432438fd7421cf172c0 (MD5)Made available in DSpace on 2017-08-22T12:29:31Z (GMT). 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