Fatores que impactam a divulgação voluntária de informações socioambientais na percepção dos gestores
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25103 |
Resumo: | O presente estudo buscou identificar, com base na Teoria da Legitimidade, quais os fatores impactam a divulgação voluntária de informações socioambientais na percepção dos gestores. Na tentativa de alcançar tal objetivo, desenvolveu-se uma pesquisa descritiva, cuja amostra é composta por gestores de cinco, das dez maiores companhias do setor de energia elétrica no Brasil segundo a Revista Exame 2010. Os dados foram coletados através de questionário e analisados estatisticamente por meio do teste não paramétrico de Kruskall-Wallis, cuja finalidade é comparar a média das respostas coletadas. Os resultados encontrados apontam que os principais fatores que impactam a decisão dos gestores em evidenciar informações socioambientais são as preocupações com a imagem e a reputação da empresa, a valorização das ações, a oportunidade de novas fontes de financiamento e a competitividade empresarial. Assim, este estudo buscou contribuir para a discussão da aplicação da teoria da legitimidade como explicativa para aspectos relacionados com a divulgação voluntária de informações socioambientais. |
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Moreira, Nayara BatistaDias Filho, José MariaGomes, Sônia Maria da SilvaConceição, Mirian GomesMoreira, Nayara BatistaDias Filho, José MariaGomes, Sônia Maria da SilvaConceição, Mirian Gomes2018-01-19T16:28:37Z2018-01-19T16:28:37Z20142237-3667http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/25103v. 4, n. 1, p. 62-82O presente estudo buscou identificar, com base na Teoria da Legitimidade, quais os fatores impactam a divulgação voluntária de informações socioambientais na percepção dos gestores. Na tentativa de alcançar tal objetivo, desenvolveu-se uma pesquisa descritiva, cuja amostra é composta por gestores de cinco, das dez maiores companhias do setor de energia elétrica no Brasil segundo a Revista Exame 2010. Os dados foram coletados através de questionário e analisados estatisticamente por meio do teste não paramétrico de Kruskall-Wallis, cuja finalidade é comparar a média das respostas coletadas. Os resultados encontrados apontam que os principais fatores que impactam a decisão dos gestores em evidenciar informações socioambientais são as preocupações com a imagem e a reputação da empresa, a valorização das ações, a oportunidade de novas fontes de financiamento e a competitividade empresarial. Assim, este estudo buscou contribuir para a discussão da aplicação da teoria da legitimidade como explicativa para aspectos relacionados com a divulgação voluntária de informações socioambientais.Submitted by Núcleo de Pós-Graduação Administração (npgadm@ufba.br) on 2017-12-21T20:42:11Z No. of bitstreams: 1 188-1086-1-PB.pdf: 824889 bytes, checksum: cff1cb13c36afbbdfec38808089bcc42 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Angela Dortas (dortas@ufba.br) on 2018-01-19T16:28:37Z (GMT) No. of bitstreams: 1 188-1086-1-PB.pdf: 824889 bytes, checksum: cff1cb13c36afbbdfec38808089bcc42 (MD5)Made available in DSpace on 2018-01-19T16:28:37Z (GMT). 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