FATORES QUE IMPACTAM A DIVULGAÇÃO VOLUNTÁRIA DE INFORMAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS NA PERCEPÇÃO DOS GESTORES

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Nayara Batista
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Dias Filho, José Maria, Gomes, Sonia Maria da Silva, Conceição, Mirian Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade
Texto Completo: https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/188
Resumo: O presente estudo buscou identificar, com base na Teoria da Legitimidade, quais os fatores impactam a divulgação voluntária de informações socioambientais na percepção dos gestores. Na tentativa de alcançar tal objetivo, desenvolveu-se uma pesquisa descritiva, cuja amostra é composta por gestores de cinco, das dez maiores companhias do setor de energia elétrica no Brasil segundo a Revista Exame 2010. Os dados foram coletados através de questionário e analisados estatisticamente por meio do teste não paramétrico de Kruskall-Wallis, cuja finalidade é comparar a média das respostas coletadas. Os resultados encontrados apontam que os principais fatores que impactam a decisão dos gestores em evidenciar informações socioambientais são as preocupações com a imagem e a reputação da empresa, a valorização das ações, a oportunidade de novas fontes de financiamento e a competitividade empresarial. Assim, este estudo buscou contribuir para a discussão da aplicação da teoria da legitimidade como explicativa para aspectos relacionados com a divulgação voluntária de informações socioambientais.  
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