FATORES QUE IMPACTAM A DIVULGAÇÃO VOLUNTÁRIA DE INFORMAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS NA PERCEPÇÃO DOS GESTORES
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade |
Texto Completo: | https://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/188 |
Resumo: | O presente estudo buscou identificar, com base na Teoria da Legitimidade, quais os fatores impactam a divulgação voluntária de informações socioambientais na percepção dos gestores. Na tentativa de alcançar tal objetivo, desenvolveu-se uma pesquisa descritiva, cuja amostra é composta por gestores de cinco, das dez maiores companhias do setor de energia elétrica no Brasil segundo a Revista Exame 2010. Os dados foram coletados através de questionário e analisados estatisticamente por meio do teste não paramétrico de Kruskall-Wallis, cuja finalidade é comparar a média das respostas coletadas. Os resultados encontrados apontam que os principais fatores que impactam a decisão dos gestores em evidenciar informações socioambientais são as preocupações com a imagem e a reputação da empresa, a valorização das ações, a oportunidade de novas fontes de financiamento e a competitividade empresarial. Assim, este estudo buscou contribuir para a discussão da aplicação da teoria da legitimidade como explicativa para aspectos relacionados com a divulgação voluntária de informações socioambientais. |
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FATORES QUE IMPACTAM A DIVULGAÇÃO VOLUNTÁRIA DE INFORMAÇÕES SOCIOAMBIENTAIS NA PERCEPÇÃO DOS GESTORESEvidenciação socioambientalTeoria da legitimidadePercepção dos gestoresO presente estudo buscou identificar, com base na Teoria da Legitimidade, quais os fatores impactam a divulgação voluntária de informações socioambientais na percepção dos gestores. Na tentativa de alcançar tal objetivo, desenvolveu-se uma pesquisa descritiva, cuja amostra é composta por gestores de cinco, das dez maiores companhias do setor de energia elétrica no Brasil segundo a Revista Exame 2010. Os dados foram coletados através de questionário e analisados estatisticamente por meio do teste não paramétrico de Kruskall-Wallis, cuja finalidade é comparar a média das respostas coletadas. Os resultados encontrados apontam que os principais fatores que impactam a decisão dos gestores em evidenciar informações socioambientais são as preocupações com a imagem e a reputação da empresa, a valorização das ações, a oportunidade de novas fontes de financiamento e a competitividade empresarial. Assim, este estudo buscou contribuir para a discussão da aplicação da teoria da legitimidade como explicativa para aspectos relacionados com a divulgação voluntária de informações socioambientais. Universidade Federal de Campina Grande2014-02-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos avaliado pelos paresapplication/pdfapplication/mswordhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/18810.18696/reunir.v4i1.188REUNIR Revista de Administração Contabilidade e Sustentabilidade; v. 4 n. 1 (2014): REUNIR; 62-822237-366710.18696/reunir.v4i1reponame:REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidadeinstname:Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)instacron:UFCGporhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/188/pdfhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/article/view/188/43910.18696/reunir.v4i1.188.s23Copyright (c) 2017 Nayara Batista Moreira, José Maria Dias Filho, Sonia Maria da Silva Gomes, Mirian Gomes Conceiçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoreira, Nayara BatistaDias Filho, José MariaGomes, Sonia Maria da SilvaConceição, Mirian Gomes2017-07-01T18:46:21Zoai:ojs.150.165.111.246:article/188Revistahttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/indexPUBhttps://reunir.revistas.ufcg.edu.br/index.php/uacc/oairevistareunir2021@gmail.com |2237-36672237-3667opendoar:2017-07-01T18:46:21REUNIR: Revista de Administração. Contabilidade e Sustentabilidade - Universidade Federal de Campina Grande (UFCG)false |
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