Cabra macho e flamenco transculturados: a dança como embaralhamento de subjetividades

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Lino Daniel Evangelista
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/30027
Resumo: A partir de uma fábula inventada sobre como os acontecimentos se embaralham na cabeça do autor, a presente pesquisa discute o corpo transculturado como um processo de tensões entre os imaginários de masculinidade do cabra macho nordestino e do dançarino de flamenco, abordando noções sobre gênero, na construção de uma performance intitulada Protocolo.doc. Figuras do baralho comum dão forma aos pensamentos do autor performando drags para construir os argumentos que sustentam a escrita desta tese. A bibliografia de referência transita entre autores como: Ortiz (1983) e Rama (2008), para tratarem dos assuntos sobre transculturação, Butler (2003), como um dos principais pilares na construção da performance, no instante em que oferece um direcionamento teórico para repensar construções normativas tão fortemente delimitadas entre os gêneros. Para esta pesquisa, a transculturação é determinante na construção do pensamento que girará em torno do que estabelece Albuquerque Junior (2013), a respeito do imaginário de masculinidade nordestina, e Washabaugh (2005), com o argumento político da dança flamenca. Nesse sentido, estes dois universos transculturados no corpo do pesquisador abrirão espaço para algumas discussões sobre as noções de gênero, escrita performativa e escritura queer, em uma performance de dança que construirá no corpo os argumentos desses universos, que, por sua vez, alimentam a escrita desta tese.
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A bibliografia de referência transita entre autores como: Ortiz (1983) e Rama (2008), para tratarem dos assuntos sobre transculturação, Butler (2003), como um dos principais pilares na construção da performance, no instante em que oferece um direcionamento teórico para repensar construções normativas tão fortemente delimitadas entre os gêneros. Para esta pesquisa, a transculturação é determinante na construção do pensamento que girará em torno do que estabelece Albuquerque Junior (2013), a respeito do imaginário de masculinidade nordestina, e Washabaugh (2005), com o argumento político da dança flamenca. Nesse sentido, estes dois universos transculturados no corpo do pesquisador abrirão espaço para algumas discussões sobre as noções de gênero, escrita performativa e escritura queer, em uma performance de dança que construirá no corpo os argumentos desses universos, que, por sua vez, alimentam a escrita desta tese.Based on a fable about how the events mix in the author’s head, the present research discusses the transculturalized body as a process of tensions between the masculinity imaginaries of the Brazilian northeastern tough guy and the flamenco dancer, approaching notions of gender in the construction of a performance entitled Protocol.doc. Common deck figures shape the author's thoughts by performing drags to construct the arguments that support the writing of this thesis. The reference bibliography transits among authors such as: Ortiz (1983) and Rama (2008) to deal with transculturation issues, and Butler (2003), as one of the main pillars in the construction of the performance, from the moment it offers a theoretical direction to rethink normative constructions so strongly delimited between genders. For this research, the transculturation is determinant in the construction of the thought that will revolve around what Albuquerque Junior (2013) establishes regarding the imaginary of Brazilian northeastern masculinity and Washabaugh (2005), with the political argument of the flamenco dance. In this sense, these two transculturalized universes in the body of the researcher, will open space for some discussions about the notions of gender, performative writing and queer writing, in a dance performance that will build in the body the arguments of these universes, which, this way, feed the writing of this thesis.Submitted by Lino Daniel Moura (dan.moura1@yahoo.com.br) on 2019-07-08T14:27:17Z No. of bitstreams: 1 Tese Daniel Moura finalizada.pdf: 3833332 bytes, checksum: 1254b93feefa315ed760cac29c733996 (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2019-07-09T11:23:17Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese Daniel Moura finalizada.pdf: 3833332 bytes, checksum: 1254b93feefa315ed760cac29c733996 (MD5)Made available in DSpace on 2019-07-09T11:23:17Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese Daniel Moura finalizada.pdf: 3833332 bytes, checksum: 1254b93feefa315ed760cac29c733996 (MD5)CAPES PDSE Universidade Complutense de Madrid. Orientação da Prfa.Dra. Carmen Romero BachillerArtesTransculturaçãoGêneroDançaPerformanceFlamencoCabra macho e flamenco transculturados: a dança como embaralhamento de subjetividadesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisEscola de TeatroPrograma de Pós-graduação em Artes CênicasPPGAC UFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTese Daniel Moura finalizada.pdfTese Daniel Moura finalizada.pdfapplication/pdf3833332https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30027/1/Tese%20Daniel%20Moura%20finalizada.pdf1254b93feefa315ed760cac29c733996MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1383https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30027/2/license.txt690bb9e0ab0d79c4ae420a800ae539f0MD52TEXTTese Daniel Moura finalizada.pdf.txtTese Daniel Moura finalizada.pdf.txtExtracted texttext/plain456998https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/30027/3/Tese%20Daniel%20Moura%20finalizada.pdf.txt6cc92e014b0ef24987ec45cde0a4dc68MD53ri/300272022-07-07 11:00:09.422oai:repositorio.ufba.br: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ório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-07T14:00:09Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
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