Entre Carmens e Severinas: o flamenco transculturado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moura, Lino Daniel Evangelista
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27119
Resumo: Este estudo trata de uma análise sobre transculturação entre cultura nordestina e dança flamenca, tendo como objeto de observação o espetáculo Entre Carmens e Severinas, no seu percurso entre os anos de 2009 e 2012, em Salvador. Esta análise fundamenta-se no conceito sobre transculturação desenvolvido por Fernando Ortiz e Angel Rama; nos estudos culturais referenciados em Stuart Hall, Nestor Garcia Canclini, Zygmunt Bauman, Homi K. Bhabha e Clifford Geertz; em questões políticas acerca da cultura nordestina e dança flamenca apresentados por Durval Muniz de Albuquerque Junior e William Washabaugh, respectivamente. A partir das interlocuções desses aportes teóricos, o modo de olhar para o espetáculo em questão está alicerçado nos princípios da crítica de processo apresentados por Cecilia Salles, com o intuito de evidenciar como as escolhas feitas na composição do espetáculo Entre Carmens e Severinas apresentam um produto transculturado em sua encenação.
id UFBA-2_c1fa1f4187a99989b3c83f0277cd3fb6
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/27119
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Moura, Lino Daniel EvangelistaMoura, Lino Daniel EvangelistaSilva, Eliana RodriguesSilva, Eliana RodriguesAmoroso, Daniela MariaSetenta, Jussara Sobreira2018-08-28T13:35:32Z2018-08-28T13:35:32Z2018-08-282013-03-18http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27119Este estudo trata de uma análise sobre transculturação entre cultura nordestina e dança flamenca, tendo como objeto de observação o espetáculo Entre Carmens e Severinas, no seu percurso entre os anos de 2009 e 2012, em Salvador. Esta análise fundamenta-se no conceito sobre transculturação desenvolvido por Fernando Ortiz e Angel Rama; nos estudos culturais referenciados em Stuart Hall, Nestor Garcia Canclini, Zygmunt Bauman, Homi K. Bhabha e Clifford Geertz; em questões políticas acerca da cultura nordestina e dança flamenca apresentados por Durval Muniz de Albuquerque Junior e William Washabaugh, respectivamente. A partir das interlocuções desses aportes teóricos, o modo de olhar para o espetáculo em questão está alicerçado nos princípios da crítica de processo apresentados por Cecilia Salles, com o intuito de evidenciar como as escolhas feitas na composição do espetáculo Entre Carmens e Severinas apresentam um produto transculturado em sua encenação.This study analyzes the transculturation process between Northeastern culture and Flamenco Dance; the object of observation is the piece Entre Carmens e Severinas, through its course, from 2009 to 2012 in Salvador, Bahia. This analysis is grounded on: the concept of transculturation developed by Fernando Ortiz and Angel Rama; cultural studies by authors such as Stuart Hall, Nestor Garcia Canclini, Zygmunt Bauman, Homi K. Bhabha and Clifford Geertz; political issues concerning Northeastern culture and Flamenco Dance, presented by Durval Muniz de Albuquerque Junior and William Washabaugh, respectively. From the interlocutions among these theoretical contributions, the way of looking at the piece is grounded on the principles of process critical review introduced by Cecília Salles, and the aim is to evidence how the choices made in the composition of Entre Carmens e Severinas present a transculturated product in its staging.Submitted by Glauber Assunção Moreira (glauber.a.moreira@gmail.com) on 2018-08-28T13:21:58Z No. of bitstreams: 1 DANIEL Dissertação Completa.pdf: 32893556 bytes, checksum: 4733a2b4b30a12374e9623c0df2d9d21 (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2018-08-28T13:35:32Z (GMT) No. of bitstreams: 1 DANIEL Dissertação Completa.pdf: 32893556 bytes, checksum: 4733a2b4b30a12374e9623c0df2d9d21 (MD5)Made available in DSpace on 2018-08-28T13:35:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DANIEL Dissertação Completa.pdf: 32893556 bytes, checksum: 4733a2b4b30a12374e9623c0df2d9d21 (MD5)Lingüística, Letras e ArtesArtes cênicas - Estudos interculturaisFlamenco (Dança)Brasil, Nordeste - CulturaFusão culturalTransculturaçãoFlamencoTransculturationDancePerforming ArtsEntre Carmens e Severinas: o flamenco transculturadoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola de TeatroPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALDANIEL Dissertação Completa.pdfDANIEL Dissertação Completa.pdfapplication/pdf32893556https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27119/1/DANIEL%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Completa.pdf4733a2b4b30a12374e9623c0df2d9d21MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27119/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTDANIEL Dissertação Completa.pdf.txtDANIEL Dissertação Completa.pdf.txtExtracted texttext/plain218197https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27119/3/DANIEL%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Completa.pdf.txt4a0fb4e7c1c95ea54362649855ced307MD53ri/271192022-07-05 14:04:15.932oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:04:15Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Entre Carmens e Severinas: o flamenco transculturado
title Entre Carmens e Severinas: o flamenco transculturado
spellingShingle Entre Carmens e Severinas: o flamenco transculturado
Moura, Lino Daniel Evangelista
Lingüística, Letras e Artes
Artes cênicas - Estudos interculturais
Flamenco (Dança)
Brasil, Nordeste - Cultura
Fusão cultural
Transculturação
Flamenco
Transculturation
Dance
Performing Arts
title_short Entre Carmens e Severinas: o flamenco transculturado
title_full Entre Carmens e Severinas: o flamenco transculturado
title_fullStr Entre Carmens e Severinas: o flamenco transculturado
title_full_unstemmed Entre Carmens e Severinas: o flamenco transculturado
title_sort Entre Carmens e Severinas: o flamenco transculturado
author Moura, Lino Daniel Evangelista
author_facet Moura, Lino Daniel Evangelista
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Moura, Lino Daniel Evangelista
Moura, Lino Daniel Evangelista
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Eliana Rodrigues
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Silva, Eliana Rodrigues
Amoroso, Daniela Maria
Setenta, Jussara Sobreira
contributor_str_mv Silva, Eliana Rodrigues
Silva, Eliana Rodrigues
Amoroso, Daniela Maria
Setenta, Jussara Sobreira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Lingüística, Letras e Artes
topic Lingüística, Letras e Artes
Artes cênicas - Estudos interculturais
Flamenco (Dança)
Brasil, Nordeste - Cultura
Fusão cultural
Transculturação
Flamenco
Transculturation
Dance
Performing Arts
dc.subject.por.fl_str_mv Artes cênicas - Estudos interculturais
Flamenco (Dança)
Brasil, Nordeste - Cultura
Fusão cultural
Transculturação
Flamenco
Transculturation
Dance
Performing Arts
description Este estudo trata de uma análise sobre transculturação entre cultura nordestina e dança flamenca, tendo como objeto de observação o espetáculo Entre Carmens e Severinas, no seu percurso entre os anos de 2009 e 2012, em Salvador. Esta análise fundamenta-se no conceito sobre transculturação desenvolvido por Fernando Ortiz e Angel Rama; nos estudos culturais referenciados em Stuart Hall, Nestor Garcia Canclini, Zygmunt Bauman, Homi K. Bhabha e Clifford Geertz; em questões políticas acerca da cultura nordestina e dança flamenca apresentados por Durval Muniz de Albuquerque Junior e William Washabaugh, respectivamente. A partir das interlocuções desses aportes teóricos, o modo de olhar para o espetáculo em questão está alicerçado nos princípios da crítica de processo apresentados por Cecilia Salles, com o intuito de evidenciar como as escolhas feitas na composição do espetáculo Entre Carmens e Severinas apresentam um produto transculturado em sua encenação.
publishDate 2013
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2013-03-18
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-08-28T13:35:32Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-08-28T13:35:32Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-08-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27119
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27119
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Teatro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Escola de Teatro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27119/1/DANIEL%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Completa.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27119/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27119/3/DANIEL%20Disserta%c3%a7%c3%a3o%20Completa.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 4733a2b4b30a12374e9623c0df2d9d21
ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0
4a0fb4e7c1c95ea54362649855ced307
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459571863224320