Reconstrução digital: narrativas virtuais e um novo lugar para a memória

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Fabiano Mikalauskas de Souza
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37365
Resumo: A evolução das tecnologias digitais e os episódios recentes de destruição de bens da herança cultural estão sendo determinantes para a larga produção de modelos de reconstrução digital de monumentos, sítios e artefatos históricos. Também a própria condição da contemporaneidade, híbrida do material e do digital, tem demandado a digitalização do mundo físico e a construção de modelos digitais aplicáveis aos mais diversos usos. O posicionamento dos órgãos de proteção do patrimônio, muitas vezes, tem encorajado a reconstrução como forma de reafirmação política contra extremistas e de fortalecimento da resiliência das comunidades. Menos polêmica e reversível, a reconstrução digital tem como objetivo representar monumentos e objetos desaparecidos, restaurando-os visualmente a um dado momento da sua história, sendo também amplamente utilizados como documentos científicos na arqueologia virtual, como promoção da divulgação turística e museográfica, bem como forma de resiliência, na superação da perda de um patrimônio destruído. Esta pesquisa parte da hipótese de que o entendimento dos modelos digitais de reconstrução são componentes das narrativas históricas e arqueológicas, construídas por um narrador-modelador que faz escolhas, prioriza aspectos e define a história a ser contada. Desta forma, tem como objetivos compreender e demonstrar a dimensão da reconstrução digital como método e produto digital, bem como propor uma ampliação do conceito de reconstrução digital, na perspectiva da compreensão desta como um processo interpretativo e dependente daquele que a interpreta e cria. Para alcançar estes objetivos, esta tese se propôs a executar um projeto prático de reconstrução digital e elaborar modelos de reconstrução digital das edificações do sítio histórico do Convento de Santo Antônio do Paraguaçu, propondo uma forma de registro e acesso aos paradados e elaborando narrativas virtuais para contemplar as construções teóricas suscitadas. A partir das elaborações propostas, foi possível identificar que existe uma simplificação conceitual da reconstrução digital, uma vez que esta não compreende todos os seus aspectos. Foi evidenciado que uma reconstrução digital decorre de uma série de interpretações e decisões, caracterizando o modelo digital produzido como um objeto cognitivo, síntese de um processo intelectual baseado em referências sobre o objeto físico que representa, sendo, ao mesmo tempo, um repositório de conhecimento e síntese deste conhecimento, por trazer consigo o conhecimento de fontes heterogêneas. Não obstante, a importância do registro deste processo intelectual como garantia de transparência e confiabilidade científica, tornou-se um requerimento das instituições de patrimônio, e a despeito do que muitos autores têm proposto, verificou-se a viabilidade de soluções simples destes registros (paradados), uma vez constatado que o cerne desta questão reside mais na postura ética do pesquisador-modelador do que na tecnologia em si. Na conclusão desta pesquisa, verificou-se que as narrativas virtuais elaboradas, servem de arena para a constituição de diferentes versões da história e que estas têm se configurado como o principal suporte de disseminação do patrimônio e do trabalho intelectual investigativo, interpretativo e decisório, que produz o conhecimento, não restringe, mas abre nova possibilidade de interpretação da história.
id UFBA-2_5acd9972ac1edd8c18dbe13186e9098b
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/37365
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling 2023-07-19T16:24:44Z2023-07-19T16:24:44Z2023-06-19NOGUEIRA, Fabiano Mikalauskas de Souza. Reconstrução digital: narrativas virtuais e um novo lugar para a memória. 2023. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023.https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37365A evolução das tecnologias digitais e os episódios recentes de destruição de bens da herança cultural estão sendo determinantes para a larga produção de modelos de reconstrução digital de monumentos, sítios e artefatos históricos. Também a própria condição da contemporaneidade, híbrida do material e do digital, tem demandado a digitalização do mundo físico e a construção de modelos digitais aplicáveis aos mais diversos usos. O posicionamento dos órgãos de proteção do patrimônio, muitas vezes, tem encorajado a reconstrução como forma de reafirmação política contra extremistas e de fortalecimento da resiliência das comunidades. Menos polêmica e reversível, a reconstrução digital tem como objetivo representar monumentos e objetos desaparecidos, restaurando-os visualmente a um dado momento da sua história, sendo também amplamente utilizados como documentos científicos na arqueologia virtual, como promoção da divulgação turística e museográfica, bem como forma de resiliência, na superação da perda de um patrimônio destruído. Esta pesquisa parte da hipótese de que o entendimento dos modelos digitais de reconstrução são componentes das narrativas históricas e arqueológicas, construídas por um narrador-modelador que faz escolhas, prioriza aspectos e define a história a ser contada. Desta forma, tem como objetivos compreender e demonstrar a dimensão da reconstrução digital como método e produto digital, bem como propor uma ampliação do conceito de reconstrução digital, na perspectiva da compreensão desta como um processo interpretativo e dependente daquele que a interpreta e cria. Para alcançar estes objetivos, esta tese se propôs a executar um projeto prático de reconstrução digital e elaborar modelos de reconstrução digital das edificações do sítio histórico do Convento de Santo Antônio do Paraguaçu, propondo uma forma de registro e acesso aos paradados e elaborando narrativas virtuais para contemplar as construções teóricas suscitadas. A partir das elaborações propostas, foi possível identificar que existe uma simplificação conceitual da reconstrução digital, uma vez que esta não compreende todos os seus aspectos. Foi evidenciado que uma reconstrução digital decorre de uma série de interpretações e decisões, caracterizando o modelo digital produzido como um objeto cognitivo, síntese de um processo intelectual baseado em referências sobre o objeto físico que representa, sendo, ao mesmo tempo, um repositório de conhecimento e síntese deste conhecimento, por trazer consigo o conhecimento de fontes heterogêneas. Não obstante, a importância do registro deste processo intelectual como garantia de transparência e confiabilidade científica, tornou-se um requerimento das instituições de patrimônio, e a despeito do que muitos autores têm proposto, verificou-se a viabilidade de soluções simples destes registros (paradados), uma vez constatado que o cerne desta questão reside mais na postura ética do pesquisador-modelador do que na tecnologia em si. Na conclusão desta pesquisa, verificou-se que as narrativas virtuais elaboradas, servem de arena para a constituição de diferentes versões da história e que estas têm se configurado como o principal suporte de disseminação do patrimônio e do trabalho intelectual investigativo, interpretativo e decisório, que produz o conhecimento, não restringe, mas abre nova possibilidade de interpretação da história.The evolution of digital technologies and recent episodes of the destruction of cultural heritage assets have been determinants for the large production of digital reconstruction models of monuments, sites, and historical artefacts. Also, the contemporary hybrid condition of the real and virtual world has demanded digitising the physical world and the construction of digital models applicable to various uses. The position of heritage protection agencies has often encouraged reconstruction as a form of political reaffirmation against extremists and strengthening the resilience of communities. Less controversial and reversible, digital reconstruction aims to represent disappeared monuments and objects, visually restoring them to a given moment in their history. It is also widely used as scientific documents in virtual archaeology, as a promotion of tourism and museum dissemination, as well as a form of resilience in overcoming the loss of destroyed heritage. This research starts from the hypothesis that the understanding of digital reconstruction models is a component of historical and archaeological narratives constructed by a narrator-modeller who makes choices, prioritises aspects and defines the story to be told. Thus, it aims to understand and demonstrate the dimension of digital reconstruction as a digital method and product and propose an extension of the concept of digital reconstruction from the perspective of understanding it as an interpretive process dependent on the interpreter and creator. To achieve these objectives, this thesis proposed to execute a practical project of digital reconstruction and develop digital reconstruction models of the buildings of the historical site of the Convent of Santo Antônio do Paraguaçu, proposing a form of registration and access to paradata and developing virtual narratives to contemplate the theoretical constructions raised. From the proposed developments, it was possible to identify that there is a conceptual simplification of digital reconstruction, as it does not comprehend all of its aspects. It was evidenced that digital reconstruction results from a series of interpretations and decisions, characterising the digital model produced as a cognitive object, a synthesis of an intellectual process based on references to the physical object it represents, while at the same time being a repository of knowledge and a synthesis of this knowledge, by bringing with it the knowledge of heterogeneous sources. Nevertheless, the importance of recording this intellectual process as a guarantee of transparency and scientific reliability has become a requirement of heritage institutions, and despite what many authors have proposed, the feasibility of simple solutions for these records (paradata) has been verified, once it is noted that the heart of this issue lies more in the ethical stance of the researcher-modeller than in the technology itself. In the conclusion of this research, it was verified that the virtual narratives developed serve as an arena for the constitution of different versions of history. These have been configured as the primary support for disseminating heritage and investigative, interpretive, and decision-making intellectual work that produces knowledge, not restricting but opening up new possibilities for interpreting history.Submitted by fabiano nogueira (fabiano.mika@ufba.br) on 2023-07-19T15:34:39Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) FABIANO_MIKALAUSKAS_NOGUEIRA_TESE.pdf: 12350781 bytes, checksum: b4c25c431e49b3a2ceabffd9ff486b6d (MD5)Approved for entry into archive by Ramon Santana (ramonds@ufba.br) on 2023-07-19T16:24:44Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) FABIANO_MIKALAUSKAS_NOGUEIRA_TESE.pdf: 12350781 bytes, checksum: b4c25c431e49b3a2ceabffd9ff486b6d (MD5)Made available in DSpace on 2023-07-19T16:24:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) FABIANO_MIKALAUSKAS_NOGUEIRA_TESE.pdf: 12350781 bytes, checksum: b4c25c431e49b3a2ceabffd9ff486b6d (MD5) Previous issue date: 2023-06-19porUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) UFBABrasilFaculdade de ArquiteturaAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessArchitectural renderingArchitecture - DocumentationConvento de Santo Antônio do Paraguaçu (Bahia, Brazil) - Conservation and restorationCultural property, Protection ofCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOArquitetura - DocumentaçãoConvento de Santo Antônio do Paraguaçu (Cachoeira, BA) - Conservação e restauraçãoPatrimônio cultural - ProteçãoRepresentação arquitetônicaReconstrução digital: narrativas virtuais e um novo lugar para a memóriaDigital reconstructions: virtual narratives and a new place for memoryDoutoradoinfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAmorim, Arivaldo Leão dehttp://lattes.cnpq.br/7540701767935070Freitas, Pedro Murilo Gonçalves deAmorim, Arivaldo Leão dehttp://lattes.cnpq.br/7540701767935070Etchevarne, Carlos Albertohttp://lattes.cnpq.br/5105401635003548Sant Anna, Márcia Genésia dehttp://lattes.cnpq.br/6166316324395133Salgado, Mônica Santoshttp://lattes.cnpq.br/4598786832250568Groetelaars, Natalie Johannahttp://lattes.cnpq.br/6777924978706207http://lattes.cnpq.br/70439291240730010000-0002-1723-6605http://lattes.cnpq.br/7312332822308158Nogueira, Fabiano Mikalauskas de Souzareponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBATEXTFABIANO_MIKALAUSKAS_NOGUEIRA_TESE.pdf.txtFABIANO_MIKALAUSKAS_NOGUEIRA_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain652553https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37365/4/FABIANO_MIKALAUSKAS_NOGUEIRA_TESE.pdf.txt3b636132b9932d1b2c21145e56f18d22MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37365/3/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37365/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52ORIGINALFABIANO_MIKALAUSKAS_NOGUEIRA_TESE.pdfFABIANO_MIKALAUSKAS_NOGUEIRA_TESE.pdfVolume únicoapplication/pdf12350781https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37365/1/FABIANO_MIKALAUSKAS_NOGUEIRA_TESE.pdfb4c25c431e49b3a2ceabffd9ff486b6dMD51ri/373652023-07-22 02:09:06.318oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-07-22T05:09:06Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Reconstrução digital: narrativas virtuais e um novo lugar para a memória
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Digital reconstructions: virtual narratives and a new place for memory
title Reconstrução digital: narrativas virtuais e um novo lugar para a memória
spellingShingle Reconstrução digital: narrativas virtuais e um novo lugar para a memória
Nogueira, Fabiano Mikalauskas de Souza
CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Arquitetura - Documentação
Convento de Santo Antônio do Paraguaçu (Cachoeira, BA) - Conservação e restauração
Patrimônio cultural - Proteção
Representação arquitetônica
Architectural rendering
Architecture - Documentation
Convento de Santo Antônio do Paraguaçu (Bahia, Brazil) - Conservation and restoration
Cultural property, Protection of
title_short Reconstrução digital: narrativas virtuais e um novo lugar para a memória
title_full Reconstrução digital: narrativas virtuais e um novo lugar para a memória
title_fullStr Reconstrução digital: narrativas virtuais e um novo lugar para a memória
title_full_unstemmed Reconstrução digital: narrativas virtuais e um novo lugar para a memória
title_sort Reconstrução digital: narrativas virtuais e um novo lugar para a memória
author Nogueira, Fabiano Mikalauskas de Souza
author_facet Nogueira, Fabiano Mikalauskas de Souza
author_role author
dc.contributor.refereesLattes.pt_BR.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7043929124073001
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Amorim, Arivaldo Leão de
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7540701767935070
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Freitas, Pedro Murilo Gonçalves de
Amorim, Arivaldo Leão de
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7540701767935070
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Etchevarne, Carlos Alberto
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5105401635003548
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Sant Anna, Márcia Genésia de
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6166316324395133
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Salgado, Mônica Santos
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4598786832250568
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Groetelaars, Natalie Johanna
dc.contributor.referee5Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6777924978706207
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 0000-0002-1723-6605
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7312332822308158
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Fabiano Mikalauskas de Souza
contributor_str_mv Amorim, Arivaldo Leão de
Freitas, Pedro Murilo Gonçalves de
Amorim, Arivaldo Leão de
Etchevarne, Carlos Alberto
Sant Anna, Márcia Genésia de
Salgado, Mônica Santos
Groetelaars, Natalie Johanna
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
topic CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO
Arquitetura - Documentação
Convento de Santo Antônio do Paraguaçu (Cachoeira, BA) - Conservação e restauração
Patrimônio cultural - Proteção
Representação arquitetônica
Architectural rendering
Architecture - Documentation
Convento de Santo Antônio do Paraguaçu (Bahia, Brazil) - Conservation and restoration
Cultural property, Protection of
dc.subject.por.fl_str_mv Arquitetura - Documentação
Convento de Santo Antônio do Paraguaçu (Cachoeira, BA) - Conservação e restauração
Patrimônio cultural - Proteção
Representação arquitetônica
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Architectural rendering
Architecture - Documentation
Convento de Santo Antônio do Paraguaçu (Bahia, Brazil) - Conservation and restoration
Cultural property, Protection of
description A evolução das tecnologias digitais e os episódios recentes de destruição de bens da herança cultural estão sendo determinantes para a larga produção de modelos de reconstrução digital de monumentos, sítios e artefatos históricos. Também a própria condição da contemporaneidade, híbrida do material e do digital, tem demandado a digitalização do mundo físico e a construção de modelos digitais aplicáveis aos mais diversos usos. O posicionamento dos órgãos de proteção do patrimônio, muitas vezes, tem encorajado a reconstrução como forma de reafirmação política contra extremistas e de fortalecimento da resiliência das comunidades. Menos polêmica e reversível, a reconstrução digital tem como objetivo representar monumentos e objetos desaparecidos, restaurando-os visualmente a um dado momento da sua história, sendo também amplamente utilizados como documentos científicos na arqueologia virtual, como promoção da divulgação turística e museográfica, bem como forma de resiliência, na superação da perda de um patrimônio destruído. Esta pesquisa parte da hipótese de que o entendimento dos modelos digitais de reconstrução são componentes das narrativas históricas e arqueológicas, construídas por um narrador-modelador que faz escolhas, prioriza aspectos e define a história a ser contada. Desta forma, tem como objetivos compreender e demonstrar a dimensão da reconstrução digital como método e produto digital, bem como propor uma ampliação do conceito de reconstrução digital, na perspectiva da compreensão desta como um processo interpretativo e dependente daquele que a interpreta e cria. Para alcançar estes objetivos, esta tese se propôs a executar um projeto prático de reconstrução digital e elaborar modelos de reconstrução digital das edificações do sítio histórico do Convento de Santo Antônio do Paraguaçu, propondo uma forma de registro e acesso aos paradados e elaborando narrativas virtuais para contemplar as construções teóricas suscitadas. A partir das elaborações propostas, foi possível identificar que existe uma simplificação conceitual da reconstrução digital, uma vez que esta não compreende todos os seus aspectos. Foi evidenciado que uma reconstrução digital decorre de uma série de interpretações e decisões, caracterizando o modelo digital produzido como um objeto cognitivo, síntese de um processo intelectual baseado em referências sobre o objeto físico que representa, sendo, ao mesmo tempo, um repositório de conhecimento e síntese deste conhecimento, por trazer consigo o conhecimento de fontes heterogêneas. Não obstante, a importância do registro deste processo intelectual como garantia de transparência e confiabilidade científica, tornou-se um requerimento das instituições de patrimônio, e a despeito do que muitos autores têm proposto, verificou-se a viabilidade de soluções simples destes registros (paradados), uma vez constatado que o cerne desta questão reside mais na postura ética do pesquisador-modelador do que na tecnologia em si. Na conclusão desta pesquisa, verificou-se que as narrativas virtuais elaboradas, servem de arena para a constituição de diferentes versões da história e que estas têm se configurado como o principal suporte de disseminação do patrimônio e do trabalho intelectual investigativo, interpretativo e decisório, que produz o conhecimento, não restringe, mas abre nova possibilidade de interpretação da história.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-07-19T16:24:44Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-07-19T16:24:44Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-06-19
dc.type.driver.fl_str_mv Doutorado
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv NOGUEIRA, Fabiano Mikalauskas de Souza. Reconstrução digital: narrativas virtuais e um novo lugar para a memória. 2023. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37365
identifier_str_mv NOGUEIRA, Fabiano Mikalauskas de Souza. Reconstrução digital: narrativas virtuais e um novo lugar para a memória. 2023. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Faculdade de Arquitetura, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023.
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37365
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGAU) 
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Faculdade de Arquitetura
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37365/4/FABIANO_MIKALAUSKAS_NOGUEIRA_TESE.pdf.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37365/3/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37365/2/license_rdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37365/1/FABIANO_MIKALAUSKAS_NOGUEIRA_TESE.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 3b636132b9932d1b2c21145e56f18d22
67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
b4c25c431e49b3a2ceabffd9ff486b6d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459668550320128