A experiência analítica e seus efeitos de formação na escola de Lacan

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Tânia Maria Lima
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38589
Resumo: RESUMO O objetivo desta tese é demonstrar que, na psicanálise de orientação freudiana e lacaniana, a formação do psicanalista advém, prioritariamente, de sua experiência como analisante. Para alcançar tal propósito, o trabalho está estruturado em três artigos, interligados pelo objeto da investigação, a saber, a relação entre experiência psicanalítica, a formação do psicanalista e o ensino da psicanálise. Os artigos discutem, a partir da conjunção e disjunção de argumentos, relações possíveis entre experiência, formação e ensino, tendo como marco teórico a psicanálise de orientação freudiana e lacaniana. Considerando, com Freud, que a pesquisa em psicanálise é parte constitutiva da clínica, esta investigação parte de uma experiência de psicanálise já concluída e em parte publicada, e enfatiza a incidência da experiência como analisante na formação e, consequentemente, no ensino/transmissão da psicanálise. A hipótese pode ser assim formulada: se desde Freud a formação do psicanalista tem por base o tripé constituído entre análise pessoal (ou seja, experiência analítica), supervisão dos tratamentos conduzidos pelo analista, e a teoria que advém da prática, a experiência de análise pessoal é o elemento que dá sustentação à supervisão e ao estudo teórico. A questão que guia a pesquisa é: como qualificar a formação do analista e o ensino/transmissão da psicanálise a partir da experiência de análise, na necessária articulação com a supervisão e o estudo da teoria? Desta questão central, busca-se avançar em outra pergunta: como fazer frente à avalanche de tratamentos com promessas de resultados imediatos? O primeiro artigo se centra no relato da minha experiência de análise e seus momentos cruciais, quais sejam: o começo, o meio e o final de uma análise. O segundo artigo prioriza a formação do analista em seu aspecto epistêmico, com ênfase nos esforços de Freud e de Lacan para manter preservadas as particularidades da psicanálise como uma clínica do singular. E o terceiro artigo aborda o ensino e a transmissão da psicanálise e seus desafios, devido à proximidade com o limite das palavras imposto pelo Real em jogo na transmissão epistêmica da teoria psicanalítica. O método desta investigação é a construção de testemunhos em primeira pessoa. Trata-se de um relato do percurso analítico para fins de transmissão, a partir de interlocuções com o material advindo das formações do inconsciente e relatados em sessões de análise, acompanhado de interpretações do analista que conduziu o tratamento. Apesar de se aproximar da construção do caso em psicanálise, distingue-se, fundamentalmente, porque a construção do caso clínico é um relato sobre o percurso de terceiros, sendo os testemunhos um relato em primeira pessoa sobre os efeitos de uma análise sobre o corpo daquele que oferece seu testemunho.
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spelling 2023-12-05T10:28:11Z2023-12-05T10:28:11Z2023-09-11https://repositorio.ufba.br/handle/ri/38589RESUMO O objetivo desta tese é demonstrar que, na psicanálise de orientação freudiana e lacaniana, a formação do psicanalista advém, prioritariamente, de sua experiência como analisante. Para alcançar tal propósito, o trabalho está estruturado em três artigos, interligados pelo objeto da investigação, a saber, a relação entre experiência psicanalítica, a formação do psicanalista e o ensino da psicanálise. Os artigos discutem, a partir da conjunção e disjunção de argumentos, relações possíveis entre experiência, formação e ensino, tendo como marco teórico a psicanálise de orientação freudiana e lacaniana. Considerando, com Freud, que a pesquisa em psicanálise é parte constitutiva da clínica, esta investigação parte de uma experiência de psicanálise já concluída e em parte publicada, e enfatiza a incidência da experiência como analisante na formação e, consequentemente, no ensino/transmissão da psicanálise. A hipótese pode ser assim formulada: se desde Freud a formação do psicanalista tem por base o tripé constituído entre análise pessoal (ou seja, experiência analítica), supervisão dos tratamentos conduzidos pelo analista, e a teoria que advém da prática, a experiência de análise pessoal é o elemento que dá sustentação à supervisão e ao estudo teórico. A questão que guia a pesquisa é: como qualificar a formação do analista e o ensino/transmissão da psicanálise a partir da experiência de análise, na necessária articulação com a supervisão e o estudo da teoria? Desta questão central, busca-se avançar em outra pergunta: como fazer frente à avalanche de tratamentos com promessas de resultados imediatos? O primeiro artigo se centra no relato da minha experiência de análise e seus momentos cruciais, quais sejam: o começo, o meio e o final de uma análise. O segundo artigo prioriza a formação do analista em seu aspecto epistêmico, com ênfase nos esforços de Freud e de Lacan para manter preservadas as particularidades da psicanálise como uma clínica do singular. E o terceiro artigo aborda o ensino e a transmissão da psicanálise e seus desafios, devido à proximidade com o limite das palavras imposto pelo Real em jogo na transmissão epistêmica da teoria psicanalítica. O método desta investigação é a construção de testemunhos em primeira pessoa. Trata-se de um relato do percurso analítico para fins de transmissão, a partir de interlocuções com o material advindo das formações do inconsciente e relatados em sessões de análise, acompanhado de interpretações do analista que conduziu o tratamento. Apesar de se aproximar da construção do caso em psicanálise, distingue-se, fundamentalmente, porque a construção do caso clínico é um relato sobre o percurso de terceiros, sendo os testemunhos um relato em primeira pessoa sobre os efeitos de uma análise sobre o corpo daquele que oferece seu testemunho.The objective of this thesis is to demonstrate that, in Freudian and Lacanian psychoanalysis, the training of a psychoanalyst comes primarily from their experience as an analysand. The work is structured in three articles, interconnected by the object of investigation, namely, the relationship between psychoanalytic experience, psychoanalyst training, and the teaching of psychoanalysis. The articles discuss, from the conjunction and disjunction of arguments, possible relations between experience, training, and teaching, having Freudian and Lacanian psychoanalysis as a theoretical framework. Considering, with Freud, that research in psychoanalysis is a constitutive part of the clinic, this investigation starts from an experience of psychoanalysis already concluded and in part published, and emphasizes the incidence of the experience as an analysand in the formation and, consequently, in the teaching/transmission of psychoanalysis. The hypothesis can be formulated as follows: if, since Freud, psychoanalyst training has been based on the tripod formed between personal analysis (i.e. analytical experience), supervision of treatments conducted by the analyst, and the theory that comes from practice, the experience of personal analysis is the element that supports supervision and theoretical study. The question that guides the research is: how do we qualify the training of the analyst and the teaching/transmission of psychoanalysis from the analysis experience, within the necessary articulation between supervision and the study of theory? From this central issue, we move on to another question: how do we face the avalanche of treatments that promise immediate results? The first article focuses on reporting my own analysis experience and its crucial moments, namely: the beginning, middle and end of an analysis. The second article prioritizes the training of the analyst in its epistemic aspect, with emphasis on Freud's and Lacan's efforts to preserve the particularities of psychoanalysis as a unique clinic. And the third article addresses the teaching and transmission of psychoanalysis and its challenges, due to the proximity to the limit of words imposed by the Real that is at stake in the epistemic transmission of psychoanalytic theory. The method of this investigation is the construction of first-person testimonies. This is an account of the analytical path for transmission purposes, based on dialogues with the material arising from the formations of the unconscious and reported in analysis sessions, accompanied by interpretations of the analyst who conducted the treatment. Despite approaching the construction of the case in psychoanalysis, it so differs, fundamentally, because the construction of the clinical case is a report on the path of third parties, with testimonies being a first-person report on the effects of an analysis on the body of the individual who offers their testimony.Submitted by Tânia Abreu (taniaabreu.ta@gmail.com) on 2023-12-04T13:29:13Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Tania ABREU Tese FINAL publicação.pdf: 717540 bytes, checksum: 9eb27dafa4f84b2b1dd13c4d64d6691a (MD5)Approved for entry into archive by Isaac Viana da Cunha Araújo (isaac.cunha@ufba.br) on 2023-12-05T10:28:11Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Tania ABREU Tese FINAL publicação.pdf: 717540 bytes, checksum: 9eb27dafa4f84b2b1dd13c4d64d6691a (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)Made available in DSpace on 2023-12-05T10:28:11Z (GMT). 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