Gestão e participação na Escola Família Agrícola da região de Alagoinhas – BA.
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33459 |
Resumo: | A investigação que deu origem a essa dissertação, intitulada “Gestão Democrática e Participação na Escola Família Agrícola da Região de Alagoinhas”, integra a Linha de Pesquisa Política e Gestão da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (PPGE/UFBA), e teve como objeto de pesquisa a Gestão e Participação na Escola Família Agrícola da Região de Alagoinhas. O estudo partiu de uma problemática que buscou analisar de que forma a gestão e a participação existentes nas experiências da Escola Família Agrícola da Região de Alagoinhas (EFARA) se aproximam das características da Gestão Democrática e Participativa e dos princípios da Educação do Campo. A pesquisa é orientada por uma abordagem qualitativa, baseada em Creswell (2007), que se dá por meio de coleta de dados, a partir de entrevistas semiestruturadas e da análise bibliográfica e documental. Apresenta inspirações do materialismo histórico dialético com Gramsci (1975) e Saviani (2014), que discutem o projeto hegemônico de sociedade, marcando frontalmente o campo da educação. Silva (2000; 2003; 2010), Chartier (1986), Nosella (1977) e Queiroz (1997; 2004) contribuem com o histórico de construção da experiência educacional das Escolas Família Agrícola, ao passo que Nascimento (2009), Caldart (2012) e Arroyo, Caldart e Molina (2004) abordam a Educação do Campo. Por sua vez, Paro (2006), Dourado (2006), Fernandes (2018) e Souza (2019) discutem o conceito de Gestão Democrática e Participação nas escolas. Por fim, a pesquisa busca compreender a concepção de Território com Santos (1996), Fernandes (2009) Wanderley (2002) e Perico (2005). Os resultados apontam para a necessidade do fortalecimento dos espaços de diálogo entre os diversos segmentos da comunidade escolar da EFARA. Observou-se, apesar de haver algumas lacunas, que a escola apresenta tanto nos seus documentos como cotidianamente certa aproximação com as características da gestão democrática e participativa e com princípios da Educação do Campo. Foi detectado que a escola precisa envolver mais os jovens nas tomadas de decisões, para que haja um processo verdadeiro de democracia participativa, dando direitos de participação para estudantes, professores, monitores, representantes da comunidade, funcionários e gestores, dando origem a uma escola democrática. |
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Silva, Ana Carolina dos SantosSilva, Ana Carolina dos SantosMusial, Gilvanice Barbosa da SilvaSilva, Lourdes Helena daPereira, Rodrigo da SilvaCavalcante, Ludmila Oliveira HolandaCarvalho, Marize SouzaMusial, Gilvanice Barbosa da Silva2021-05-20T12:48:33Z2021-05-20T12:48:33Z2021-05-202020-09-29Dissertaçãohttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33459A investigação que deu origem a essa dissertação, intitulada “Gestão Democrática e Participação na Escola Família Agrícola da Região de Alagoinhas”, integra a Linha de Pesquisa Política e Gestão da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (PPGE/UFBA), e teve como objeto de pesquisa a Gestão e Participação na Escola Família Agrícola da Região de Alagoinhas. O estudo partiu de uma problemática que buscou analisar de que forma a gestão e a participação existentes nas experiências da Escola Família Agrícola da Região de Alagoinhas (EFARA) se aproximam das características da Gestão Democrática e Participativa e dos princípios da Educação do Campo. A pesquisa é orientada por uma abordagem qualitativa, baseada em Creswell (2007), que se dá por meio de coleta de dados, a partir de entrevistas semiestruturadas e da análise bibliográfica e documental. Apresenta inspirações do materialismo histórico dialético com Gramsci (1975) e Saviani (2014), que discutem o projeto hegemônico de sociedade, marcando frontalmente o campo da educação. Silva (2000; 2003; 2010), Chartier (1986), Nosella (1977) e Queiroz (1997; 2004) contribuem com o histórico de construção da experiência educacional das Escolas Família Agrícola, ao passo que Nascimento (2009), Caldart (2012) e Arroyo, Caldart e Molina (2004) abordam a Educação do Campo. 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Foi detectado que a escola precisa envolver mais os jovens nas tomadas de decisões, para que haja um processo verdadeiro de democracia participativa, dando direitos de participação para estudantes, professores, monitores, representantes da comunidade, funcionários e gestores, dando origem a uma escola democrática.ABSTRACT The research that gave rise to this dissertation, entitled “Democratic Management and Participation in the Escola Família Agrícola da Alagoinhas Region”, is part of the Line of Political Research and Education Management of the Graduate Program in Education at the Federal University of Bahia (PPGE/UFBA) and had as object of research the Management and Participation in the Escola Família Agrícola of the Region of Alagoinhas. The study started from a problem that sought to analyze how the management and participation existing in the experiences of the Escola Família Agrícola in the Region of Alagoinhas (EFARA) are close to the characteristics of Democratic and Participative Management and the principles of Rural Education. The research is guided by a qualitative approach based on Creswell (2007) that takes place through data collection from semi-structured interviews and bibliographic and documentary analysis. It presents inspirations of dialectical historical materialism with Gramsci (1975) and Saviani (2014) who discuss the hegemonic project ofm society, frontally marking the field of education. Silva (2000; 2003; 2010), Chartier (1986), Nosella (1977) and Queiroz (1997; 2004) contribute to the construction history of the educational experience of the Família Agrícola Schools, while Nascimento (2009), Caldart (2012) and Arroyo, Caldart and Molina (2004) approach Rural Education. On the other hand, Paro (2006), Dourado (2006), Fernandes (2018) and Souza (2019) discuss the concept of Democratic Management and Participation in schools and, finally, wanted to understand the concept of Territory with Santos (1996), Fernandes (2009), Wanderley (2002) and Perico (2005). The results point to the need to strengthen spaces for dialogue between the different segments of the EFARA school community. We observed, despite some gaps, that the school presents in its documents and on a daily basis the principle of democratic management along with the pillars of Rural Education. We found that the school needs to involve young people more in decision-making so that there is a real process of participatory democracy, giving participation rights to students, teachers, monitors, community representatives, employees and managers, giving rise to a democratic school.Submitted by ANA CAROLINA DOS SANTOS SILVA (acss8413@gmail.com) on 2021-05-19T17:29:26Z No. of bitstreams: 1 Ana Carolina Silva_Versão Definitiva.pdf: 2200587 bytes, checksum: 13334f2c13224397d30898e4c10a6339 (MD5)Approved for entry into archive by Ana Miria Moreira (anamiriamoreira@hotmail.com) on 2021-05-20T12:48:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Ana Carolina Silva_Versão Definitiva.pdf: 2200587 bytes, checksum: 13334f2c13224397d30898e4c10a6339 (MD5)Made available in DSpace on 2021-05-20T12:48:33Z (GMT). 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