Gestão e participação na Escola Família Agrícola da região de Alagoinhas – BA.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ana Carolina dos Santos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33459
Resumo: A investigação que deu origem a essa dissertação, intitulada “Gestão Democrática e Participação na Escola Família Agrícola da Região de Alagoinhas”, integra a Linha de Pesquisa Política e Gestão da Educação, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (PPGE/UFBA), e teve como objeto de pesquisa a Gestão e Participação na Escola Família Agrícola da Região de Alagoinhas. O estudo partiu de uma problemática que buscou analisar de que forma a gestão e a participação existentes nas experiências da Escola Família Agrícola da Região de Alagoinhas (EFARA) se aproximam das características da Gestão Democrática e Participativa e dos princípios da Educação do Campo. A pesquisa é orientada por uma abordagem qualitativa, baseada em Creswell (2007), que se dá por meio de coleta de dados, a partir de entrevistas semiestruturadas e da análise bibliográfica e documental. Apresenta inspirações do materialismo histórico dialético com Gramsci (1975) e Saviani (2014), que discutem o projeto hegemônico de sociedade, marcando frontalmente o campo da educação. Silva (2000; 2003; 2010), Chartier (1986), Nosella (1977) e Queiroz (1997; 2004) contribuem com o histórico de construção da experiência educacional das Escolas Família Agrícola, ao passo que Nascimento (2009), Caldart (2012) e Arroyo, Caldart e Molina (2004) abordam a Educação do Campo. Por sua vez, Paro (2006), Dourado (2006), Fernandes (2018) e Souza (2019) discutem o conceito de Gestão Democrática e Participação nas escolas. Por fim, a pesquisa busca compreender a concepção de Território com Santos (1996), Fernandes (2009) Wanderley (2002) e Perico (2005). Os resultados apontam para a necessidade do fortalecimento dos espaços de diálogo entre os diversos segmentos da comunidade escolar da EFARA. Observou-se, apesar de haver algumas lacunas, que a escola apresenta tanto nos seus documentos como cotidianamente certa aproximação com as características da gestão democrática e participativa e com princípios da Educação do Campo. Foi detectado que a escola precisa envolver mais os jovens nas tomadas de decisões, para que haja um processo verdadeiro de democracia participativa, dando direitos de participação para estudantes, professores, monitores, representantes da comunidade, funcionários e gestores, dando origem a uma escola democrática.