Gonzagão e Gonzaguina: percurso, sonoridade e métrica de brasilidades insubmissas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vasconcelos, Claudia Pereira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35639
Resumo: Esta tese discute de que forma os percursos de vida de Luiz Gonzaga do Nascimento (Gonzagão) e de seu filho Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior (Gonzaguinha) influenciaram suas produções musicais e como as mesmas podem ser lidas como discursos insubmissos de brasilidade. O pai é oriundo do sertão de Pernambuco (região Nordeste), tendo se deslocado para o Rio de Janeiro, onde alcançou grande sucesso nos anos 1940/50; já o filho nasceu no Morro de São Carlos, área periférica do Rio de Janeiro (região Sudeste) e marcou presença no cenário nacional entre as décadas de 1970/80. Ambos vieram de lugares historicamente marginalizados no Brasil (sertão e favela), são homens negros pertencentes a uma classe social desprivilegiada e, ainda assim, alcançaram um lugar de prestígio no "panteão" da Música Popular Brasileira sem abrir mão de um dizer de si que os identificava como sujeitos “periféricos”. Esse fato indica que os músicos estudados, apesar de muito dissemelhantes, utilizaram diferentes estratégias gingadas e confrontaram as representações oficiais de uma identidade nacional. Para chegar a tais ideias, tomei como corpus de análise além dos percursos de vida, algumas músicas de cada artista que fazem alusão às três principais questões da tese: canções autobiográficas que tratam da trajetória/deslocamento; canções que enunciam ideias sobre o Brasil; e canções que remetem à relação afetiva entre pai e filho. Para nutrir as discussões, tomei como aportes teóricos conceitos e reflexões provenientes do pensamento pós-colonial e decolonial.
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Ambos vieram de lugares historicamente marginalizados no Brasil (sertão e favela), são homens negros pertencentes a uma classe social desprivilegiada e, ainda assim, alcançaram um lugar de prestígio no "panteão" da Música Popular Brasileira sem abrir mão de um dizer de si que os identificava como sujeitos “periféricos”. Esse fato indica que os músicos estudados, apesar de muito dissemelhantes, utilizaram diferentes estratégias gingadas e confrontaram as representações oficiais de uma identidade nacional. Para chegar a tais ideias, tomei como corpus de análise além dos percursos de vida, algumas músicas de cada artista que fazem alusão às três principais questões da tese: canções autobiográficas que tratam da trajetória/deslocamento; canções que enunciam ideias sobre o Brasil; e canções que remetem à relação afetiva entre pai e filho. Para nutrir as discussões, tomei como aportes teóricos conceitos e reflexões provenientes do pensamento pós-colonial e decolonial.This thesis discusses how the life courses of Luiz Gonzaga do Nascimento (Gonzagão) and his son Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior (Gonzaguinha) influenced their musical productions, which themselves can be seen as unsubmissive discourses of Brazilianities. The father was originally from the backwoods of Pernambuco (Northeast region), before moving to Rio de Janeiro, where he attained great success in the 1940s and 50s; while the son was born in Morro de São Carlos, in the periphery of Rio de Janeiro (Southeast region) and appeared on the national scene during the 1970s and 80s. Both came from historically marginalized places in Brazil (backwoods and favela), were black men belonging to an underprivileged social class and, nevertheless, reached places of prestige in the pantheon of Música Popular Brasileiro without giving up a speaking of yourself that identified them as “peripheral” subjects. This fact demonstrates that the musicians studied, despite many dissimilarities, utilized different estratégias gingadas and confronted the official representations of a national identity. To arrive at such ideas, I took as a corpus of analysis, in addition to their life courses, some songs by each artist that allude to the three main questions of the thesis: autobiographical songs about trajectory/displacement; songs that enunciate ideas about Brazil; and songs that address the affective relationship between father and son. To nourish the discussions, I took as theoretical bases concepts and reflections coming from postcolonial and decolonial thinking.Submitted by Claudia Vasconcelos (claudia.culturas@gmail.com) on 2022-06-29T15:26:29Z No. of bitstreams: 1 Tese Claudia Pereira Vasconcelos 2022.pdf: 11126165 bytes, checksum: fa6c7715e5bfb5327543dc53ff7c7b86 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2022-07-05T15:11:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese Claudia Pereira Vasconcelos 2022.pdf: 11126165 bytes, checksum: fa6c7715e5bfb5327543dc53ff7c7b86 (MD5)Made available in DSpace on 2022-07-05T15:11:01Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Tese Claudia Pereira Vasconcelos 2022.pdf: 11126165 bytes, checksum: fa6c7715e5bfb5327543dc53ff7c7b86 (MD5) Previous issue date: 2022-02-11porUniversidade Federal da BahiaPrograma Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Poscultura) UFBABrasilInstituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHACCNPQ::CIENCIAS HUMANASGonzaga, Luiz, 1912-1989 - Análise e críticaGonzaguina, 1945-1991 - Análise e críticaMúsica popular brasileiraCompositores - Brasil - BiografiaGonzagão e Gonzaguina: percurso, sonoridade e métrica de brasilidades insubmissasGONZAGÃO e GONZAGUINHA: life course, sonorities and metric of unsubmissives brazilianitiesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisSantana, Marildahttps://orcid.org/ 0000-0003-4697-7063http://lattes.cnpq.br/3755384188855787Furtado, Rodrigo Miguel Correiahttps://orcid.org/ 0000-0002-6720-5030Meneses, Maria Paulahttps://orcid.org/ 0000-0001-9812-2177http://lattes.cnpq.br/4250231316497463Silva, Marielsonhttps://orcid.org/ 0000-0003-1957-3215http://lattes.cnpq.br/7150596988780513Pinto, Martahttps://orcid.org/ 0000-0002-2043-619XMachado, Evertonhttps://orcid.org/ 0000-0002-6510-0905http://lattes.cnpq.br/9136425360556399Moura, Miltonhttps://orcid.org/0000-0002-3637-8860http://lattes.cnpq.br/8879378270313495https://orcid.org/ 0000-0003-3017-5269http://lattes.cnpq.br/6735079905157677Vasconcelos, Claudia PereiraAKOTIRENE, Carla. 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Vasconcelos, Claudia Pereira
CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Gonzaga, Luiz, 1912-1989 - Análise e crítica
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Música popular brasileira
Compositores - Brasil - Biografia
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description Esta tese discute de que forma os percursos de vida de Luiz Gonzaga do Nascimento (Gonzagão) e de seu filho Luiz Gonzaga do Nascimento Júnior (Gonzaguinha) influenciaram suas produções musicais e como as mesmas podem ser lidas como discursos insubmissos de brasilidade. O pai é oriundo do sertão de Pernambuco (região Nordeste), tendo se deslocado para o Rio de Janeiro, onde alcançou grande sucesso nos anos 1940/50; já o filho nasceu no Morro de São Carlos, área periférica do Rio de Janeiro (região Sudeste) e marcou presença no cenário nacional entre as décadas de 1970/80. Ambos vieram de lugares historicamente marginalizados no Brasil (sertão e favela), são homens negros pertencentes a uma classe social desprivilegiada e, ainda assim, alcançaram um lugar de prestígio no "panteão" da Música Popular Brasileira sem abrir mão de um dizer de si que os identificava como sujeitos “periféricos”. Esse fato indica que os músicos estudados, apesar de muito dissemelhantes, utilizaram diferentes estratégias gingadas e confrontaram as representações oficiais de uma identidade nacional. Para chegar a tais ideias, tomei como corpus de análise além dos percursos de vida, algumas músicas de cada artista que fazem alusão às três principais questões da tese: canções autobiográficas que tratam da trajetória/deslocamento; canções que enunciam ideias sobre o Brasil; e canções que remetem à relação afetiva entre pai e filho. Para nutrir as discussões, tomei como aportes teóricos conceitos e reflexões provenientes do pensamento pós-colonial e decolonial.
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