Hotxuá à luz da etnocenologia: a prática cômica Krahô

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abreu, Ana Carolina Fialho
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/17916
Resumo: Este trabalho investiga o Hotxuá, cômico ritual da etnia Krahô, do estado do Tocantins, Brasil, à luz da etnocenologia. Para tanto, foi realizado um trabalho de campo e uma etnografia do ritual Perti ou Yótyõpi (Festa da Batata), onde o hotxuá é protagonista, observada e registrada a sua participação no ritual Pemp’kahààc (Festa de Iniciação das Crianças Krahô), a sua atuação no dia a dia da comunidade e a apresentação da “brincadeira” no I Encontro Internacional de Palhaços de Cataguases. A revisão da literatura se baseia num horizonte multirreferencial que envolve conceitos e teorias de diferentes disciplinas de áreas do conhecimento distintas, incluindo a Arte, a Filosofia, a Antropologia, a História e a Psicanálise; aparecem em destaque autores e mestres indígenas como: Del Bosque, Mazzoleni, Melatti, Bolognesi, Ismael Ahpracti Krahô, Getúlio Cruacraj Krahô e Pedro Peño Krahô. Por fim, este processo prático e reflexivo demonstra que o hotxuá, bem como o mito do trickster, é uma manifestação parcial do arquétipo da Sombra e que o artista que trabalha com este universo cômico deve se vincular ao personagem-tipo, que está próximo deste arquétipo. O resultado final mostra também que o hotxuá pertence e entrecruza os três subgrupos da etnocenologia: objetos substantivos, adjetivos e adverbiais.
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