Corpo em cena: oralidade e etnocenologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dumas, Alexandra Gouvea
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFS
Texto Completo: https://ri.ufs.br/handle/riufs/859
Resumo: Este texto analisa processos de transmissão de conhecimentos humanos, nos quais duas formas são evidenciadas: a oralidade e a escrita. Discute-se o fato dos fenômenos cênicos serem vistos e estudados como uma variação da oralidade. Apresentam-se outras perspectivas, a partir da criação e afirmação de disciplinas que têm como objeto as práticas espetaculares, a exemplo da Etnocenologia. O artigo considera as particularidades e diferenciações do evento cênico em relação a outros sistemas de expressão humana. Sendo assim, o presente texto se propõe a analisar aspectos da cena no que tange ao corpo e a sua relação sensorial e comunicacional, destacando-a como um formato distinto de estruturas como a escrita e a oralidade. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: The analysis of the processes of human knowledge transmission, in general, reveal two ways: orality and writing. Traditionally, the scenic phenomenon is observed and analyzed as a variation of orality. With the creation and assertion of disciplines whose objects of study are spectacular practices, like Ethnoscenology, other perspectives have been developed considering, in fact, the particularities and differences between the scenic event and other systems of human expression. Therefore, this paper proposes to analyze scenic aspects regarding the body and its sensory and communication relationships, highlighting them as a different structural format, such as writing and orality. _________________________________________________________________________________________ RÉSUMÉ: Le Corps sur Scène: oralité et ethnoscénologie – Ce texte propose une analyse des processus de transmission des connaissances humaines, dans lesquels deux formes sont généralement mises en avant: l’oralité et l’écrit. Traditionnellement, les phénomènes scéniques sont perçus et étudiés comme une variation de l’oralité. Grâce à la création et à l’affirmation des disciplines ayant pour objet les pratiques spectaculaires, à l’exemple de l’Ethnoscénologie, d’autres perspectives se développent prenant en compte les particularités et les différenciations de l’événement scénique par rapport à d’autres systèmes d’expression humaine. Ainsi, le présent article se propose d’analyser les aspects de la scène concernant le corps et sa relation communicationnelle avec le public, en la présentant comme une forme distincte des structures telles que l’écrit et l’oralité.
id UFS-2_d4f35f90d29268ba1fc7af93fff88cbf
oai_identifier_str oai:ufs.br:riufs/859
network_acronym_str UFS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFS
repository_id_str
spelling Dumas, Alexandra Gouvea2014-01-31T23:38:00Z2014-01-31T23:38:00Z2012-06DUMAS, A. G. Corpo em Cena: oralidade e etnocenologia. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 2, n. 1, jan./jun. 2012. Disponível em: <http://www.seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/25693>. Acesso em: 31 jan. 2013.2237-2660https://ri.ufs.br/handle/riufs/859Creative Commons Attribution LicenseEste texto analisa processos de transmissão de conhecimentos humanos, nos quais duas formas são evidenciadas: a oralidade e a escrita. Discute-se o fato dos fenômenos cênicos serem vistos e estudados como uma variação da oralidade. Apresentam-se outras perspectivas, a partir da criação e afirmação de disciplinas que têm como objeto as práticas espetaculares, a exemplo da Etnocenologia. O artigo considera as particularidades e diferenciações do evento cênico em relação a outros sistemas de expressão humana. Sendo assim, o presente texto se propõe a analisar aspectos da cena no que tange ao corpo e a sua relação sensorial e comunicacional, destacando-a como um formato distinto de estruturas como a escrita e a oralidade. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: The analysis of the processes of human knowledge transmission, in general, reveal two ways: orality and writing. Traditionally, the scenic phenomenon is observed and analyzed as a variation of orality. With the creation and assertion of disciplines whose objects of study are spectacular practices, like Ethnoscenology, other perspectives have been developed considering, in fact, the particularities and differences between the scenic event and other systems of human expression. Therefore, this paper proposes to analyze scenic aspects regarding the body and its sensory and communication relationships, highlighting them as a different structural format, such as writing and orality. _________________________________________________________________________________________ RÉSUMÉ: Le Corps sur Scène: oralité et ethnoscénologie – Ce texte propose une analyse des processus de transmission des connaissances humaines, dans lesquels deux formes sont généralement mises en avant: l’oralité et l’écrit. Traditionnellement, les phénomènes scéniques sont perçus et étudiés comme une variation de l’oralité. Grâce à la création et à l’affirmation des disciplines ayant pour objet les pratiques spectaculaires, à l’exemple de l’Ethnoscénologie, d’autres perspectives se développent prenant en compte les particularités et les différenciations de l’événement scénique par rapport à d’autres systèmes d’expression humaine. Ainsi, le présent article se propose d’analyser les aspects de la scène concernant le corps et sa relation communicationnelle avec le public, en la présentant comme une forme distincte des structures telles que l’écrit et l’oralité.Universidade Federal do Rio Grande do SulArtes cênicasEtnocenologiaOralidadeEscritaMemóriaCorpo em cena: oralidade e etnocenologiaThe Body Onstage: orality and ethnoscenologyLe Corps sur Scène: oralité et ethnoscénologieinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILCorpoEmCena.pdf.jpgCorpoEmCena.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1815https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/859/4/CorpoEmCena.pdf.jpg887fbaff167fc2a44ff9eedf70303226MD54ORIGINALCorpoEmCena.pdfCorpoEmCena.pdfapplication/pdf380852https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/859/1/CorpoEmCena.pdf4abf02c2194eb95983f3e83fe403b01dMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/859/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTCorpoEmCena.pdf.txtCorpoEmCena.pdf.txtExtracted texttext/plain34383https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/859/3/CorpoEmCena.pdf.txt8a74015d8d7fe3fb2fed756d908a12d1MD53riufs/8592014-02-01 02:00:15.132oai:ufs.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2014-02-01T05:00:15Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Corpo em cena: oralidade e etnocenologia
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The Body Onstage: orality and ethnoscenology
Le Corps sur Scène: oralité et ethnoscénologie
title Corpo em cena: oralidade e etnocenologia
spellingShingle Corpo em cena: oralidade e etnocenologia
Dumas, Alexandra Gouvea
Artes cênicas
Etnocenologia
Oralidade
Escrita
Memória
title_short Corpo em cena: oralidade e etnocenologia
title_full Corpo em cena: oralidade e etnocenologia
title_fullStr Corpo em cena: oralidade e etnocenologia
title_full_unstemmed Corpo em cena: oralidade e etnocenologia
title_sort Corpo em cena: oralidade e etnocenologia
author Dumas, Alexandra Gouvea
author_facet Dumas, Alexandra Gouvea
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dumas, Alexandra Gouvea
dc.subject.por.fl_str_mv Artes cênicas
Etnocenologia
Oralidade
Escrita
Memória
topic Artes cênicas
Etnocenologia
Oralidade
Escrita
Memória
description Este texto analisa processos de transmissão de conhecimentos humanos, nos quais duas formas são evidenciadas: a oralidade e a escrita. Discute-se o fato dos fenômenos cênicos serem vistos e estudados como uma variação da oralidade. Apresentam-se outras perspectivas, a partir da criação e afirmação de disciplinas que têm como objeto as práticas espetaculares, a exemplo da Etnocenologia. O artigo considera as particularidades e diferenciações do evento cênico em relação a outros sistemas de expressão humana. Sendo assim, o presente texto se propõe a analisar aspectos da cena no que tange ao corpo e a sua relação sensorial e comunicacional, destacando-a como um formato distinto de estruturas como a escrita e a oralidade. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: The analysis of the processes of human knowledge transmission, in general, reveal two ways: orality and writing. Traditionally, the scenic phenomenon is observed and analyzed as a variation of orality. With the creation and assertion of disciplines whose objects of study are spectacular practices, like Ethnoscenology, other perspectives have been developed considering, in fact, the particularities and differences between the scenic event and other systems of human expression. Therefore, this paper proposes to analyze scenic aspects regarding the body and its sensory and communication relationships, highlighting them as a different structural format, such as writing and orality. _________________________________________________________________________________________ RÉSUMÉ: Le Corps sur Scène: oralité et ethnoscénologie – Ce texte propose une analyse des processus de transmission des connaissances humaines, dans lesquels deux formes sont généralement mises en avant: l’oralité et l’écrit. Traditionnellement, les phénomènes scéniques sont perçus et étudiés comme une variation de l’oralité. Grâce à la création et à l’affirmation des disciplines ayant pour objet les pratiques spectaculaires, à l’exemple de l’Ethnoscénologie, d’autres perspectives se développent prenant en compte les particularités et les différenciations de l’événement scénique par rapport à d’autres systèmes d’expression humaine. Ainsi, le présent article se propose d’analyser les aspects de la scène concernant le corps et sa relation communicationnelle avec le public, en la présentant comme une forme distincte des structures telles que l’écrit et l’oralité.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012-06
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-01-31T23:38:00Z
dc.date.available.fl_str_mv 2014-01-31T23:38:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv DUMAS, A. G. Corpo em Cena: oralidade e etnocenologia. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 2, n. 1, jan./jun. 2012. Disponível em: <http://www.seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/25693>. Acesso em: 31 jan. 2013.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ri.ufs.br/handle/riufs/859
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv 2237-2660
dc.identifier.license.pt_BR.fl_str_mv Creative Commons Attribution License
identifier_str_mv DUMAS, A. G. Corpo em Cena: oralidade e etnocenologia. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 2, n. 1, jan./jun. 2012. Disponível em: <http://www.seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/25693>. Acesso em: 31 jan. 2013.
2237-2660
Creative Commons Attribution License
url https://ri.ufs.br/handle/riufs/859
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Rio Grande do Sul
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFS
instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron:UFS
instname_str Universidade Federal de Sergipe (UFS)
instacron_str UFS
institution UFS
reponame_str Repositório Institucional da UFS
collection Repositório Institucional da UFS
bitstream.url.fl_str_mv https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/859/4/CorpoEmCena.pdf.jpg
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/859/1/CorpoEmCena.pdf
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/859/2/license.txt
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/859/3/CorpoEmCena.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 887fbaff167fc2a44ff9eedf70303226
4abf02c2194eb95983f3e83fe403b01d
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
8a74015d8d7fe3fb2fed756d908a12d1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)
repository.mail.fl_str_mv repositorio@academico.ufs.br
_version_ 1802110742543990784