Corpo em cena: oralidade e etnocenologia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFS |
Texto Completo: | https://ri.ufs.br/handle/riufs/859 |
Resumo: | Este texto analisa processos de transmissão de conhecimentos humanos, nos quais duas formas são evidenciadas: a oralidade e a escrita. Discute-se o fato dos fenômenos cênicos serem vistos e estudados como uma variação da oralidade. Apresentam-se outras perspectivas, a partir da criação e afirmação de disciplinas que têm como objeto as práticas espetaculares, a exemplo da Etnocenologia. O artigo considera as particularidades e diferenciações do evento cênico em relação a outros sistemas de expressão humana. Sendo assim, o presente texto se propõe a analisar aspectos da cena no que tange ao corpo e a sua relação sensorial e comunicacional, destacando-a como um formato distinto de estruturas como a escrita e a oralidade. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: The analysis of the processes of human knowledge transmission, in general, reveal two ways: orality and writing. Traditionally, the scenic phenomenon is observed and analyzed as a variation of orality. With the creation and assertion of disciplines whose objects of study are spectacular practices, like Ethnoscenology, other perspectives have been developed considering, in fact, the particularities and differences between the scenic event and other systems of human expression. Therefore, this paper proposes to analyze scenic aspects regarding the body and its sensory and communication relationships, highlighting them as a different structural format, such as writing and orality. _________________________________________________________________________________________ RÉSUMÉ: Le Corps sur Scène: oralité et ethnoscénologie – Ce texte propose une analyse des processus de transmission des connaissances humaines, dans lesquels deux formes sont généralement mises en avant: l’oralité et l’écrit. Traditionnellement, les phénomènes scéniques sont perçus et étudiés comme une variation de l’oralité. Grâce à la création et à l’affirmation des disciplines ayant pour objet les pratiques spectaculaires, à l’exemple de l’Ethnoscénologie, d’autres perspectives se développent prenant en compte les particularités et les différenciations de l’événement scénique par rapport à d’autres systèmes d’expression humaine. Ainsi, le présent article se propose d’analyser les aspects de la scène concernant le corps et sa relation communicationnelle avec le public, en la présentant comme une forme distincte des structures telles que l’écrit et l’oralité. |
id |
UFS-2_d4f35f90d29268ba1fc7af93fff88cbf |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ufs.br:riufs/859 |
network_acronym_str |
UFS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFS |
repository_id_str |
|
spelling |
Dumas, Alexandra Gouvea2014-01-31T23:38:00Z2014-01-31T23:38:00Z2012-06DUMAS, A. G. Corpo em Cena: oralidade e etnocenologia. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 2, n. 1, jan./jun. 2012. Disponível em: <http://www.seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/25693>. Acesso em: 31 jan. 2013.2237-2660https://ri.ufs.br/handle/riufs/859Creative Commons Attribution LicenseEste texto analisa processos de transmissão de conhecimentos humanos, nos quais duas formas são evidenciadas: a oralidade e a escrita. Discute-se o fato dos fenômenos cênicos serem vistos e estudados como uma variação da oralidade. Apresentam-se outras perspectivas, a partir da criação e afirmação de disciplinas que têm como objeto as práticas espetaculares, a exemplo da Etnocenologia. O artigo considera as particularidades e diferenciações do evento cênico em relação a outros sistemas de expressão humana. Sendo assim, o presente texto se propõe a analisar aspectos da cena no que tange ao corpo e a sua relação sensorial e comunicacional, destacando-a como um formato distinto de estruturas como a escrita e a oralidade. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: The analysis of the processes of human knowledge transmission, in general, reveal two ways: orality and writing. Traditionally, the scenic phenomenon is observed and analyzed as a variation of orality. With the creation and assertion of disciplines whose objects of study are spectacular practices, like Ethnoscenology, other perspectives have been developed considering, in fact, the particularities and differences between the scenic event and other systems of human expression. Therefore, this paper proposes to analyze scenic aspects regarding the body and its sensory and communication relationships, highlighting them as a different structural format, such as writing and orality. _________________________________________________________________________________________ RÉSUMÉ: Le Corps sur Scène: oralité et ethnoscénologie – Ce texte propose une analyse des processus de transmission des connaissances humaines, dans lesquels deux formes sont généralement mises en avant: l’oralité et l’écrit. Traditionnellement, les phénomènes scéniques sont perçus et étudiés comme une variation de l’oralité. Grâce à la création et à l’affirmation des disciplines ayant pour objet les pratiques spectaculaires, à l’exemple de l’Ethnoscénologie, d’autres perspectives se développent prenant en compte les particularités et les différenciations de l’événement scénique par rapport à d’autres systèmes d’expression humaine. Ainsi, le présent article se propose d’analyser les aspects de la scène concernant le corps et sa relation communicationnelle avec le public, en la présentant comme une forme distincte des structures telles que l’écrit et l’oralité.Universidade Federal do Rio Grande do SulArtes cênicasEtnocenologiaOralidadeEscritaMemóriaCorpo em cena: oralidade e etnocenologiaThe Body Onstage: orality and ethnoscenologyLe Corps sur Scène: oralité et ethnoscénologieinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleporreponame:Repositório Institucional da UFSinstname:Universidade Federal de Sergipe (UFS)instacron:UFSinfo:eu-repo/semantics/openAccessTHUMBNAILCorpoEmCena.pdf.jpgCorpoEmCena.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1815https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/859/4/CorpoEmCena.pdf.jpg887fbaff167fc2a44ff9eedf70303226MD54ORIGINALCorpoEmCena.pdfCorpoEmCena.pdfapplication/pdf380852https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/859/1/CorpoEmCena.pdf4abf02c2194eb95983f3e83fe403b01dMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/859/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52TEXTCorpoEmCena.pdf.txtCorpoEmCena.pdf.txtExtracted texttext/plain34383https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/859/3/CorpoEmCena.pdf.txt8a74015d8d7fe3fb2fed756d908a12d1MD53riufs/8592014-02-01 02:00:15.132oai:ufs.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://ri.ufs.br/oai/requestrepositorio@academico.ufs.bropendoar:2014-02-01T05:00:15Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Corpo em cena: oralidade e etnocenologia |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
The Body Onstage: orality and ethnoscenology Le Corps sur Scène: oralité et ethnoscénologie |
title |
Corpo em cena: oralidade e etnocenologia |
spellingShingle |
Corpo em cena: oralidade e etnocenologia Dumas, Alexandra Gouvea Artes cênicas Etnocenologia Oralidade Escrita Memória |
title_short |
Corpo em cena: oralidade e etnocenologia |
title_full |
Corpo em cena: oralidade e etnocenologia |
title_fullStr |
Corpo em cena: oralidade e etnocenologia |
title_full_unstemmed |
Corpo em cena: oralidade e etnocenologia |
title_sort |
Corpo em cena: oralidade e etnocenologia |
author |
Dumas, Alexandra Gouvea |
author_facet |
Dumas, Alexandra Gouvea |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dumas, Alexandra Gouvea |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Artes cênicas Etnocenologia Oralidade Escrita Memória |
topic |
Artes cênicas Etnocenologia Oralidade Escrita Memória |
description |
Este texto analisa processos de transmissão de conhecimentos humanos, nos quais duas formas são evidenciadas: a oralidade e a escrita. Discute-se o fato dos fenômenos cênicos serem vistos e estudados como uma variação da oralidade. Apresentam-se outras perspectivas, a partir da criação e afirmação de disciplinas que têm como objeto as práticas espetaculares, a exemplo da Etnocenologia. O artigo considera as particularidades e diferenciações do evento cênico em relação a outros sistemas de expressão humana. Sendo assim, o presente texto se propõe a analisar aspectos da cena no que tange ao corpo e a sua relação sensorial e comunicacional, destacando-a como um formato distinto de estruturas como a escrita e a oralidade. _________________________________________________________________________________________ ABSTRACT: The analysis of the processes of human knowledge transmission, in general, reveal two ways: orality and writing. Traditionally, the scenic phenomenon is observed and analyzed as a variation of orality. With the creation and assertion of disciplines whose objects of study are spectacular practices, like Ethnoscenology, other perspectives have been developed considering, in fact, the particularities and differences between the scenic event and other systems of human expression. Therefore, this paper proposes to analyze scenic aspects regarding the body and its sensory and communication relationships, highlighting them as a different structural format, such as writing and orality. _________________________________________________________________________________________ RÉSUMÉ: Le Corps sur Scène: oralité et ethnoscénologie – Ce texte propose une analyse des processus de transmission des connaissances humaines, dans lesquels deux formes sont généralement mises en avant: l’oralité et l’écrit. Traditionnellement, les phénomènes scéniques sont perçus et étudiés comme une variation de l’oralité. Grâce à la création et à l’affirmation des disciplines ayant pour objet les pratiques spectaculaires, à l’exemple de l’Ethnoscénologie, d’autres perspectives se développent prenant en compte les particularités et les différenciations de l’événement scénique par rapport à d’autres systèmes d’expression humaine. Ainsi, le présent article se propose d’analyser les aspects de la scène concernant le corps et sa relation communicationnelle avec le public, en la présentant comme une forme distincte des structures telles que l’écrit et l’oralité. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012-06 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-01-31T23:38:00Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2014-01-31T23:38:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
DUMAS, A. G. Corpo em Cena: oralidade e etnocenologia. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 2, n. 1, jan./jun. 2012. Disponível em: <http://www.seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/25693>. Acesso em: 31 jan. 2013. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/handle/riufs/859 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
2237-2660 |
dc.identifier.license.pt_BR.fl_str_mv |
Creative Commons Attribution License |
identifier_str_mv |
DUMAS, A. G. Corpo em Cena: oralidade e etnocenologia. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 2, n. 1, jan./jun. 2012. Disponível em: <http://www.seer.ufrgs.br/index.php/presenca/article/view/25693>. Acesso em: 31 jan. 2013. 2237-2660 Creative Commons Attribution License |
url |
https://ri.ufs.br/handle/riufs/859 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFS instname:Universidade Federal de Sergipe (UFS) instacron:UFS |
instname_str |
Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
instacron_str |
UFS |
institution |
UFS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFS |
collection |
Repositório Institucional da UFS |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/859/4/CorpoEmCena.pdf.jpg https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/859/1/CorpoEmCena.pdf https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/859/2/license.txt https://ri.ufs.br/jspui/bitstream/riufs/859/3/CorpoEmCena.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
887fbaff167fc2a44ff9eedf70303226 4abf02c2194eb95983f3e83fe403b01d 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 8a74015d8d7fe3fb2fed756d908a12d1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFS - Universidade Federal de Sergipe (UFS) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@academico.ufs.br |
_version_ |
1802110742543990784 |