A produção de saberes em diálogo com práticas de letramento na educação de jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santana, Adriana Conceição de Jesus
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24160
Resumo: A presente pesquisa se insere no campo das discussões teóricas sobre leitura, alfabetização e letramento, propondo uma reflexão crítica sobre a práxis pedagógica dos professores de Língua Portuguesa que atuam na Educação de Jovens e Adultos numa escola pública estadual situada no Pelourinho. Tomou como objetivos interpretar as concepções de linguagem que fundamentam as práticas de letramento, visando à formação leitora para a emancipação cidadã; analisar com as professoras que atuam nos Eixos IV e VI dessa modalidade de ensino as novas práticas sociais de leitura, considerando o contexto multicultural histórico e social em que estão inseridos os educandos e educandas da EJA; analisar como se dá a produção de saberes em práticas de letramento na interação professor-aluno. Teve como suportes teóricos a concepção de linguagem como processo interacionista e a ação dialógica (BAKHTIN, 1992); (GERALDI, 1996); a leitura da palavra-mundo com foco na interação autor-texto-leitor, dialogando com (KOCH, 2006); (FREIRE,1987,1993,1997) e na perspectiva do (s) letramento (s) (SOARES, 1998), (KLEIMAN, 2002, 2008b), abordando o modelo ideológico de (STREET, 2014). Esta pesquisa de cunho colaborativo e inspiração etnográfica teve como procedimentos metodológicos a observação e entrevista(s) semiestruturada(s) que geraram os dados para a interpretação do corpus de análise. Realizaram-se entrevistas coletivas em encontros de formação. Os recortes iniciais desta pesquisa evidenciam professores que fundamentam suas práticas de letramento, tomando a língua como objeto de análise sem levar em conta a sua função social, a formação leitora e as demandas da EJA. Mostrou também a relevância da pesquisa colaborativa, que contribuiu para a ação-reflexão-ação dos professores, consolidando mudanças significativas em suas maneiras de agir e pensar novas práticas sociais de leitura, entendendo linguagem como resultado de práticas discursivas de uso da língua em situações cotidianas, e que é nesse contato diário com a língua que o indivíduo se apropria dela e se constitui sujeito de linguagem, interagindo com o mundo que o cerca
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Tomou como objetivos interpretar as concepções de linguagem que fundamentam as práticas de letramento, visando à formação leitora para a emancipação cidadã; analisar com as professoras que atuam nos Eixos IV e VI dessa modalidade de ensino as novas práticas sociais de leitura, considerando o contexto multicultural histórico e social em que estão inseridos os educandos e educandas da EJA; analisar como se dá a produção de saberes em práticas de letramento na interação professor-aluno. Teve como suportes teóricos a concepção de linguagem como processo interacionista e a ação dialógica (BAKHTIN, 1992); (GERALDI, 1996); a leitura da palavra-mundo com foco na interação autor-texto-leitor, dialogando com (KOCH, 2006); (FREIRE,1987,1993,1997) e na perspectiva do (s) letramento (s) (SOARES, 1998), (KLEIMAN, 2002, 2008b), abordando o modelo ideológico de (STREET, 2014). Esta pesquisa de cunho colaborativo e inspiração etnográfica teve como procedimentos metodológicos a observação e entrevista(s) semiestruturada(s) que geraram os dados para a interpretação do corpus de análise. Realizaram-se entrevistas coletivas em encontros de formação. Os recortes iniciais desta pesquisa evidenciam professores que fundamentam suas práticas de letramento, tomando a língua como objeto de análise sem levar em conta a sua função social, a formação leitora e as demandas da EJA. Mostrou também a relevância da pesquisa colaborativa, que contribuiu para a ação-reflexão-ação dos professores, consolidando mudanças significativas em suas maneiras de agir e pensar novas práticas sociais de leitura, entendendo linguagem como resultado de práticas discursivas de uso da língua em situações cotidianas, e que é nesse contato diário com a língua que o indivíduo se apropria dela e se constitui sujeito de linguagem, interagindo com o mundo que o cercaThis research is inserted in the theoretical discussions about reading, alphabetization and literacy, proposing a critical reflection on the pedagogical praxis of Portuguese Language Teachers who work in Youth and Adult Education Program (EJA) in a State public School, located in Pelourinho. It was established as objectives: to interpret the conceptions of language that base the literacy practices, focusing on the reading formation for the citizen emancipation; To analyze, with the teachers who work with Classes IV and VI of this modality of teaching, the new reading social practices considering the multicultural historical and social context in which they are inserted – the learners of the EJA Program; To analyze how the knowledge production in literacy practices occurs in the teacher-student interaction. Having as theoretical support the language conception as an interactionist process and dialogical action (BAKHTIN, 1992); (GERALDI, 1996), it was taken the reading of the word- world focusing on the author-text-reader interaction, dialoguing with (KOCH, 2006); (Freire, 1987, 1993, 1997) and from the perspective of the literacy (ies) (SOARES, 1998), (KLEIMAN, 2002, 2008b) approaching the ideological model of (STREET, 2014). This qualitative research has a collaborative stamp and an ethnographic inspiration. It had as methodological procedures the observation and semi - structured interview (s) that generated the data for the analysis corpus interpretation. Group interviews were held at formation meetings. The initial research cutouts evidence teachers who base their literacy practices taking the language as the object of analysis, without taking into account their social function, the reading formation and the EJA Program demands. It also showed the relevance of collaborative research, which contributed to the teachers’ action-reflection-action, consolidating significant changes in their acting ways, thinking new social reading practices, understanding language as a result of discursive practices of language use in everyday situations, and that, it is in this daily contact with the language, that the individual appropriates language and constitutes a subject of language interactingwith the world around him.Submitted by Uillis de Assis Santos (uillis.assis@ufba.br) on 2017-09-04T12:33:23Z No. of bitstreams: 1 ADRIANA DISSERTAÇÃO .pdf: 2586075 bytes, checksum: 4f77414b7ecc2ffe85f78499e0d571be (MD5)Approved for entry into archive by Uillis de Assis Santos (uillis.assis@ufba.br) on 2017-09-04T12:33:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 ADRIANA DISSERTAÇÃO .pdf: 2586075 bytes, checksum: 4f77414b7ecc2ffe85f78499e0d571be (MD5)Made available in DSpace on 2017-09-04T12:33:58Z (GMT). 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