Avaliação ex post do novo Siafi com base na satisfação dos usuários finais: uma abordagem sob a perspectiva do gerenciamento de projetos de TI no setor público federal
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18141 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como tema a avaliação ex post (ou pós-implementação) do Projeto Novo Siafi com base na satisfação dos usuários finais do sistema de informação desenvolvido por este projeto – o Novo Siafi, como vem sendo chamado –, buscando inserir tal avaliação no âmbito dos processos de Gerenciamento de Stakeholders (ou Gerenciamento das Partes Interessadas), matéria estabelecida pela quinta edição do guia Project Management Body of Knowledge (PMBOK), publicada em 2013, como uma das áreas de conhecimento de Gerenciamento de Projetos (GP). O GP, embora não se restrinja à Tecnologia da Informação (TI), é uma das áreas de atuação mais importantes da governança deste setor e, dentro do campo de conhecimentos associados à área, o Gerenciamento de Stakeholders tem sido considerado, atualmente, como uma das suas atividades mais importantes. O Projeto Novo Siafi, gerenciado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) mediante contratação da empresa pública Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), visa a reconstrução de maneira gradual, em uma nova plataforma tecnológica, do Siafi Operacional – sistema estruturante desenvolvido pelo Governo Federal brasileiro, implantado em 1987, e que já fora adotado, inclusive, por outros países do mundo. Para empreender a avaliação ex post aqui pretendida, realizou-se uma pesquisa de levantamento ou survey dividida em duas etapas: a primeira para avaliar a satisfação dos usuários finais – com a aplicação de um instrumento disponível na literatura – e a segunda, como etapa complementar, com o intuito de verificar a percepção dos usuários finais quanto ao seu envolvimento no desenvolvimento do novo sistema. Os resultados permitiram concluir que, de maneira geral, os usuários, em relação ao sistema, se sentem indiferentes – considerando as duas metodologias adotadas para cálculo da satisfação: análise fatorial e média das respostas –, além de perceberem que não foram envolvidos no seu processo de desenvolvimento. No entanto, como constatado junto a gestor da STN que participou da pesquisa, houve, de fato, o envolvimento dos usuários na construção do Novo Siafi, que ocorreu diretamente, na fase de homologação do sistema e indiretamente, por meio das pesquisas de satisfação sobre o Siafi Operacional, que foram realizadas no período de 1993 a 2009, gerando, como consequência, a implementação de diversas melhorias naquele sistema, que vieram a ser utilizadas para a construção da nova plataforma tecnológica. A presente pesquisa apontou ainda pontos positivos e negativos na visão dos usuários do sistema, evidenciando oportunidades de melhoria. Assim, conclui-se que o feedback dos usuários, que nessa pesquisa fora colhido com auxílio dos dois questionários aplicados, pode ser adotado na efetivação dos processos de Gerenciamento de Stakeholders do Projeto Novo Siafi, por meio do diálogo contínuo entre as partes interessadas, de modo a contribuir para a melhoria do projeto. |
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Souza, Danillo Teixeira deSilva Junior, Antonio Francisco de Almeida daSilva Junior, Antonio Francisco de Almeida daSantos, Ernani Marques dosSoares Júnior, Jair SampaioSilva, Paulo Caetano da2015-10-19T21:27:48Z2015-10-19T21:27:48Z2015-10-192015-04-27http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/18141Esta pesquisa tem como tema a avaliação ex post (ou pós-implementação) do Projeto Novo Siafi com base na satisfação dos usuários finais do sistema de informação desenvolvido por este projeto – o Novo Siafi, como vem sendo chamado –, buscando inserir tal avaliação no âmbito dos processos de Gerenciamento de Stakeholders (ou Gerenciamento das Partes Interessadas), matéria estabelecida pela quinta edição do guia Project Management Body of Knowledge (PMBOK), publicada em 2013, como uma das áreas de conhecimento de Gerenciamento de Projetos (GP). O GP, embora não se restrinja à Tecnologia da Informação (TI), é uma das áreas de atuação mais importantes da governança deste setor e, dentro do campo de conhecimentos associados à área, o Gerenciamento de Stakeholders tem sido considerado, atualmente, como uma das suas atividades mais importantes. O Projeto Novo Siafi, gerenciado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN) mediante contratação da empresa pública Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), visa a reconstrução de maneira gradual, em uma nova plataforma tecnológica, do Siafi Operacional – sistema estruturante desenvolvido pelo Governo Federal brasileiro, implantado em 1987, e que já fora adotado, inclusive, por outros países do mundo. Para empreender a avaliação ex post aqui pretendida, realizou-se uma pesquisa de levantamento ou survey dividida em duas etapas: a primeira para avaliar a satisfação dos usuários finais – com a aplicação de um instrumento disponível na literatura – e a segunda, como etapa complementar, com o intuito de verificar a percepção dos usuários finais quanto ao seu envolvimento no desenvolvimento do novo sistema. Os resultados permitiram concluir que, de maneira geral, os usuários, em relação ao sistema, se sentem indiferentes – considerando as duas metodologias adotadas para cálculo da satisfação: análise fatorial e média das respostas –, além de perceberem que não foram envolvidos no seu processo de desenvolvimento. No entanto, como constatado junto a gestor da STN que participou da pesquisa, houve, de fato, o envolvimento dos usuários na construção do Novo Siafi, que ocorreu diretamente, na fase de homologação do sistema e indiretamente, por meio das pesquisas de satisfação sobre o Siafi Operacional, que foram realizadas no período de 1993 a 2009, gerando, como consequência, a implementação de diversas melhorias naquele sistema, que vieram a ser utilizadas para a construção da nova plataforma tecnológica. A presente pesquisa apontou ainda pontos positivos e negativos na visão dos usuários do sistema, evidenciando oportunidades de melhoria. Assim, conclui-se que o feedback dos usuários, que nessa pesquisa fora colhido com auxílio dos dois questionários aplicados, pode ser adotado na efetivação dos processos de Gerenciamento de Stakeholders do Projeto Novo Siafi, por meio do diálogo contínuo entre as partes interessadas, de modo a contribuir para a melhoria do projeto.This research has as subject the ex post (or post-implementation) evaluation of the Novo Siafi Project based on the satisfaction of end users of the information system developed by this project – the Novo Siafi, as it is currently named – seeking to insert this assessment in the scope of the processes related to Project Stakeholder Management, a field established by the fifth edition of the Project Management Body of Knowledge Guide (PMBOK), published in 2013, as one of the knowledge areas of Project Management (PM). PM, although not restricted to Information Technology (IT), is one of the most important areas of governance in this sector and, within the field of knowledge associated with the area, Project Stakeholder Management has been considered, nowadays, as one of its most important activities. The Novo Siafi Project, managed by Secretaria do Tesouro Nacional (STN) through the hiring of the public company Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), aims to rebuild gradually, in a new technology platform, the Siafi Operacional – a structuring system developed by Brazilian Federal Government, implanted in 1987, and that has already been adopted by other countries. To undertake the ex post evaluation here intended, a divided survey was conducted in two stages: the first to assess the satisfaction of end users – through the application of an instrument available in the literature – and the second, as a stage further, in order to verify the perception of end users and their involvement in the development of the new system. The results showed that, in general, users feel indifferent with regard the system – considering the results of the both methodologies adopted to calculate the average satisfaction level: the factor analysis and the average responses – as well as they realize that they were not involved in the system development process. However, as answered by a STN manager who participate in this research, there was, in fact, the users involvement in Novo Siafi development, which occurred directly in the system homologation phase, and indirectly, through satisfaction surveys about Siafi Operacional, which were carried out in the 1993-2009 period, bringing, as a result, the implementation of several improvements in this system, which were used for the construction of the new technological platform. This research also pointed out strengths and weaknesses of the system in the view of its users, showing improvement opportunities. Thus, one can conclude that the feedback from users, which in this study was collected with the help of both applied questionnaires, can be adopted in the execution of the Project Stakeholder Management processes of the Novo Siafi Project, through continuous dialogue between stakeholders, in order to contribute to promote improvements in the project.Submitted by Tatiana Lima (tatianasl@ufba.br) on 2015-10-19T21:26:08Z No. of bitstreams: 1 Souza, Danillo Teixeira.pdf: 2113134 bytes, checksum: 131158397c3a594f5836171e36fedab0 (MD5)Approved for entry into archive by Tatiana Lima (tatianasl@ufba.br) on 2015-10-19T21:27:48Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Souza, Danillo Teixeira.pdf: 2113134 bytes, checksum: 131158397c3a594f5836171e36fedab0 (MD5)Made available in DSpace on 2015-10-19T21:27:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Souza, Danillo Teixeira.pdf: 2113134 bytes, checksum: 131158397c3a594f5836171e36fedab0 (MD5)Novo SiafiAvaliação ex postSatisfaçãoEnvolvimentoUsuários finaisGerenciamento de ProjetosGerenciamento de StakeholdersEx-post evaluationEnd usersSatisfactionInvolvementProject ManagementProject Stakeholder ManagementAvaliação ex post do novo Siafi com base na satisfação dos usuários finais: uma abordagem sob a perspectiva do gerenciamento de projetos de TI no setor público federalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola de Administração da Universidade Federal da BahiaEAUFBAbrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALSouza, Danillo Teixeira.pdfSouza, Danillo Teixeira.pdfapplication/pdf2113134https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18141/1/Souza%2c%20Danillo%20Teixeira.pdf131158397c3a594f5836171e36fedab0MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18141/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTSouza, Danillo Teixeira.pdf.txtSouza, Danillo Teixeira.pdf.txtExtracted texttext/plain376443https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/18141/3/Souza%2c%20Danillo%20Teixeira.pdf.txtbc1ee8ed051581a361059d1629854598MD53ri/181412022-02-20 22:42:35.577oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-02-21T01:42:35Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
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