A atriz & o duende: a singularidade vocal – da pedagogia à composição cênica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Elaine Cardim de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37680
Resumo: Trata-se de pesquisa prático-teórica em forma de tese que tem como objeto a composição cênica a partir de um trabalho centrado na(o) intérprete e propõe como eixo principal a investigação sobre a singularidade vocal e a voz integrada aos elementos expressivos da atriz e do ator. A partir da proposição de exercícios traz reflexões crítico-criativas, visando a contribuir com profissionais e amadoras(es) interessadas(os) numa experimentação em práticas que tenham como foco a expressão e a singularidade da voz. A pesquisadora inspira-se metodologicamente na abordagem Artístico-Compreensiva, proposta por Sonia Rangel, e integra em seu diálogo central o pensamento de artistas e teóricos, tais como: Antonin Artaud, Clarice Lispector, Federico Garcia Lorca, Gaston Bachelard, Jerzy Grotowski, entre outros, convocados no e pelo processo; sendo a natureza das etapas refletida em Princípios e Procedimentos configurados, pertencente à especificidade do próprio fazer teatral, portanto do próprio tempo de seu acontecimento. Destacam-se os princípios da Escuta em Profundidade, Presentificação, Estranhamento Vocal e Autonomia da Composição. Como resultado da pesquisa, em resposta à pergunta-passaporte “como a ampliação da consciência da voz integrada aos aspectos corporais-emocionais-imagéticos da(o) intérprete pode colaborar e desembocar (fazer sair pela boca) processos de criação, encenação e dramaturgia cênica?”, a tese aponta caminhos artístico-pedagógicos para a investigação vocal da atriz e do ator.
id UFBA-2_5ef4049d2b3b44669b0f93324140d8da
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/37680
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling 2023-08-17T09:37:39Z2023-08-17T09:37:39Z2021-11-25LIMA, Elaine Cardim de. A atriz & o duende: a singularidade vocal – da pedagogia à composição cênica. Orientadora: Sonia Lucia Rangel. 2021. 191f. il. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Escola de Teatro, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023.https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37680Trata-se de pesquisa prático-teórica em forma de tese que tem como objeto a composição cênica a partir de um trabalho centrado na(o) intérprete e propõe como eixo principal a investigação sobre a singularidade vocal e a voz integrada aos elementos expressivos da atriz e do ator. A partir da proposição de exercícios traz reflexões crítico-criativas, visando a contribuir com profissionais e amadoras(es) interessadas(os) numa experimentação em práticas que tenham como foco a expressão e a singularidade da voz. A pesquisadora inspira-se metodologicamente na abordagem Artístico-Compreensiva, proposta por Sonia Rangel, e integra em seu diálogo central o pensamento de artistas e teóricos, tais como: Antonin Artaud, Clarice Lispector, Federico Garcia Lorca, Gaston Bachelard, Jerzy Grotowski, entre outros, convocados no e pelo processo; sendo a natureza das etapas refletida em Princípios e Procedimentos configurados, pertencente à especificidade do próprio fazer teatral, portanto do próprio tempo de seu acontecimento. Destacam-se os princípios da Escuta em Profundidade, Presentificação, Estranhamento Vocal e Autonomia da Composição. Como resultado da pesquisa, em resposta à pergunta-passaporte “como a ampliação da consciência da voz integrada aos aspectos corporais-emocionais-imagéticos da(o) intérprete pode colaborar e desembocar (fazer sair pela boca) processos de criação, encenação e dramaturgia cênica?”, a tese aponta caminhos artístico-pedagógicos para a investigação vocal da atriz e do ator.This is a practical-theoretical research in the form of a thesis whose object is the scenic composition based on a work centered on the interpreter, and proposes as its main axis the investigation of the vocal singularity and the voice integrated to the expressive elements of the actress and actor. Through exercises, it brings critical-creative reflections, aiming to contribute with professionals and amateurs interested in experimenting with practices that focus on the expression and uniqueness of the voice. The researcher is methodologically inspired by the Artistic-Comprehensive approach proposed by Sonia Rangel and integrates in her central dialogue the thought of artists and theorists such as: Antonin Artaud, Clarice Lispector, Federico Garcia Lorca, Gaston Bachelard, Jerzy Grotowski, among others, summoned in and by the process; being the nature of the steps reflected in configured Principles and Procedures, belonging to the specificity of theatrical making itself, therefore of the very time of its happening. The Principles of Deep Listening, Presentification, Vocal Estrangement and Composition Autonomy stand out. As a result of the research in response to the passport-question “how the expansion of the voice awareness integrated with the body-emotional-image aspects of the performer can collaborate and flow out (make it come out of the mouth) processes of creation, staging and scenic dramaturgy?”, the thesis points out artistic-pedagogical paths for the vocal investigation of the actress and the actor.Submitted by ELAINE CARDIM DE LIMA (elainecardim@gmail.com) on 2023-08-16T15:11:00Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) LIMA Elaine C_A atriz e o duende-Singularidade Vocal_TESE.pdf: 4789337 bytes, checksum: 615b1ee5b5929319983ffe7e3c57b7f7 (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2023-08-17T09:37:39Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) LIMA Elaine C_A atriz e o duende-Singularidade Vocal_TESE.pdf: 4789337 bytes, checksum: 615b1ee5b5929319983ffe7e3c57b7f7 (MD5)Made available in DSpace on 2023-08-17T09:37:39Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) LIMA Elaine C_A atriz e o duende-Singularidade Vocal_TESE.pdf: 4789337 bytes, checksum: 615b1ee5b5929319983ffe7e3c57b7f7 (MD5) Previous issue date: 2021-11-25porUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)UFBABrasilEscola de TeatroAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessVocal singularityPresentificationIn-Depth ListeningTheatrical interpretationScenic compositionCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::INTERPRETACAO TEATRALSingularidade vocalPresentificaçãoEscuta em ProfundidadeInterpretação teatralComposição cênicaA atriz & o duende: a singularidade vocal – da pedagogia à composição cênicaThe actress & the elf: vocal singularity – from pedagogy to scenic compositionDoutoradoinfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRangel, Sonia Luciahttp://lattes.cnpq.br/9378221023546868Rangel, Sonia LuciaCV: http://lattes.cnpq.br/9378221023546868Silva, Hebe Alves da0000-0003-0345-2689http://lattes.cnpq.br/0256625025636804Vargens, Meran Muniz da Costa0000-0001-8616-2091http://lattes.cnpq.br/0228375103942958Storolli, Wânia Mara Agostini0000-0002-4828-9654http://lattes.cnpq.br/4595191742974023Jacobs, Daiane Dordete Steckert0000-0003-3145-8017http://lattes.cnpq.br/82766221842151090000-0003-1680-9827http://lattes.cnpq.br/7305298129766896Lima, Elaine Cardim deALVES, Aristides; GOUVÊA, Isabel; LIMA, Márcio. Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger 2016/2017. Salvador: SECULT/FUNCEB, 2017. ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. Tradução Teixeira Coelho. São Paulo: Martins Fontes, 1985. BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes. 1988. BACHELARD, Gaston. A casa natal e a casa onírica. In: A terra e os devaneios do repouso. São Paulo: Martins Fontes. 1990. BARBA, Eugenio. Além das Ilhas Flutuantes. Campinas, São Paulo: Hucitec/Editora da UNICAMP, 1991. JACOBS, Daiane Dordete Steckert. Possível cartografia para um corpo vocal queer em performance. Tese (Doutorado). Orientação: Maria Brígida de Miranda; Coorientadora: Janaína Träsel Martins - Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Artes, Programa de Pós-Graduação em Teatro, Florianópolis, 2015. DURAND, Gilbert. A imaginação simbólica. São Paulo: Cultrix, Editora da Universidade de São Paulo, 1988. DUVIVIER, Gregório. Aforismos pra sabedoria de vida. Folha de São Paulo. Disponível em: https://m.folha.uol.com.br/colunas/gregorioduvivier/2015/11/1703726-aforismos-para-a-sabedoria-de-vida.shtml. Acesso em: 02 nov. 2019. EDINGER, Edward F. Ego e Arquétipo: Individuação e função religiosa da psique. São Paulo: Cultrix; Tradução: Adail Ubirajara Sobral, 1995. FERNANDES, Silvia. Teatralidade e performatividade na cena contemporânea. Revista Repertório, Salvador, nº 16, p.11-23, 2011. Disponível em: http://www.ppgac.tea.ufba.br/wp-content/uploads/2021/03/Linha-2.pdf. Acesso em: 09 de nov. 2021. GARCIA, Silvana. Artaud e Bachelard, a poética do duplo. In: O Estado de São Paulo. 11/02/1989 GROTOWSKY, Jerzy. Em Busca de Um Teatro Pobre. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1971. GUINSBURG, J.; FERNANDES, Silvia; NETO, Antônio Mercado (Org.) Linguagem e vida. Tradução J. Guinsburg, Silvia Fernandes, Regina Corrêa e Maria Lúcia Pereira. São Paulo: Perspectiva, 1995. HACKNEY, Peggy. Fazendo Conexões: Integração. In: Cadernos do GIPE-CIT Nº18. Estudos em Movimento I: Corpo, Crítica e História. Salvador: UFBA, 2008, 72-100. Tradução Djane e Djanice de Almeida Bessa. HUANG, Al Chung-liang. Expansão e recolhimento: a essência do t’ai chi. Trad. George Schlesinger e Mauro Rubinstein. São Paulo: Summus, 1979. JANUZELLI, Antônio. Parecer para qualificação da dissertação de mestrado: A singularidade vocal na composição da atriz: notações sobre um percurso. 2011. KELEMAN, Stanley. Anatomia emocional. Tradução Mirthes Suplicy Vieira. Supervisão técnica Regina Favre. Ilustrações Vicent Perez. São Paulo: Summus, 1992. LIMA, Elaine Cardim de. A singularidade vocal na composição da atriz: notações sobre um percurso. Dissertação (mestrado). Orientação: Profa. Dra. Hebe Alves da Silva - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, 2001. LISPECTOR, Clarice. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1967. LISPECTOR, Clarice. A legião estrangeira. Rio de Janeiro: Rocco, 1999. LISPECTOR, Clarice. A paixão segundo G.H. 3. e. Rio de Janeiro: Sabiá, 1972. LISPECTOR, Clarice. Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres. 4. e. Rio de Janeiro: José Olympio, 1974 LORCA, Federico Garcia. Teoria e jogo do duende. In: Prosa viva: Ideário coligido. Rio de Janeiro: J. Aguilar, 1975, p. 91-100. MAFFESOLI, M. O imaginário é uma realidade. Entrevista à Juremir Machado da Silva. In: Revista Famecos, mídia, cultura e tecnologia. Porto Alegre: Edipucts, 2001, nº 15, p. 74-82. MENDES, Cleise F. Erotismo e pornografia: as representações do corpo. In: LOPES, Cassia e LEÃO, Raimundo M. de. (org] Tempo de dramaturgias. Salvador: EDUFBA, 2014, p. 53-78. CAMPO, Giuliano; MOLIK, Zygmunt. Trabalho de voz e corpo de Zygmunt Molik: o legado de Jerzy Grotowski. São Paulo: É Realizações, 2012. MONTENEGRO, Mônica. O corpooral. Revista A(L)BERTO, v. 2, p. 75-79, 2012 PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2011. RANGEL, Sônia Lúcia. O olho desarmado – objeto poético e trajeto criativo. Salvador: Solisluna Design Editora, 2009. RANGEL, Sonia Lucia. Imagem e pensamento criador; ilustrado por Sonia Lucia Rangel, Lauro de Freitas – BA: Solisluna, 2019. STOROLLI, Wânia Mara Agostini. Movimento, Respiração e Canto: a performance do corpo na criação musical. Tese (doutorado). Orientação: Prof. Dr. Amilcar Zani Netto - Programa de Pós-Graduação em Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 2009. VARGENS, Meran. A voz articulada pelo coração: ou a expressão vocal para o alcance da verdade cênica. São Paulo: Perspectiva; Salvador, BA: PPGAC/UFBA, 2013.reponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBATEXTLIMA Elaine C_A atriz e o duende-Singularidade Vocal_TESE.pdf.txtLIMA Elaine C_A atriz e o duende-Singularidade Vocal_TESE.pdf.txtExtracted texttext/plain402189https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37680/4/LIMA%20Elaine%20C_A%20atriz%20e%20o%20duende-Singularidade%20Vocal_TESE.pdf.txt73425231a02ef6d78b89c985eb55e876MD54CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37680/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52ORIGINALLIMA Elaine C_A atriz e o duende-Singularidade Vocal_TESE.pdfLIMA Elaine C_A atriz e o duende-Singularidade Vocal_TESE.pdfLima, Elaine C. A atriz e o duende: a singularidade vocal. Teseapplication/pdf4789337https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37680/1/LIMA%20Elaine%20C_A%20atriz%20e%20o%20duende-Singularidade%20Vocal_TESE.pdf615b1ee5b5929319983ffe7e3c57b7f7MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37680/3/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD53ri/376802023-08-19 02:04:07.927oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-08-19T05:04:07Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A atriz & o duende: a singularidade vocal – da pedagogia à composição cênica
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The actress & the elf: vocal singularity – from pedagogy to scenic composition
title A atriz & o duende: a singularidade vocal – da pedagogia à composição cênica
spellingShingle A atriz & o duende: a singularidade vocal – da pedagogia à composição cênica
Lima, Elaine Cardim de
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::INTERPRETACAO TEATRAL
Singularidade vocal
Presentificação
Escuta em Profundidade
Interpretação teatral
Composição cênica
Vocal singularity
Presentification
In-Depth Listening
Theatrical interpretation
Scenic composition
title_short A atriz & o duende: a singularidade vocal – da pedagogia à composição cênica
title_full A atriz & o duende: a singularidade vocal – da pedagogia à composição cênica
title_fullStr A atriz & o duende: a singularidade vocal – da pedagogia à composição cênica
title_full_unstemmed A atriz & o duende: a singularidade vocal – da pedagogia à composição cênica
title_sort A atriz & o duende: a singularidade vocal – da pedagogia à composição cênica
author Lima, Elaine Cardim de
author_facet Lima, Elaine Cardim de
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rangel, Sonia Lucia
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9378221023546868
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Rangel, Sonia Lucia
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv CV: http://lattes.cnpq.br/9378221023546868
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Silva, Hebe Alves da
dc.contributor.referee2ID.fl_str_mv 0000-0003-0345-2689
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0256625025636804
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Vargens, Meran Muniz da Costa
dc.contributor.referee3ID.fl_str_mv 0000-0001-8616-2091
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0228375103942958
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Storolli, Wânia Mara Agostini
dc.contributor.referee4ID.fl_str_mv 0000-0002-4828-9654
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/4595191742974023
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Jacobs, Daiane Dordete Steckert
dc.contributor.referee5ID.fl_str_mv 0000-0003-3145-8017
dc.contributor.referee5Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/8276622184215109
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 0000-0003-1680-9827
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7305298129766896
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Elaine Cardim de
contributor_str_mv Rangel, Sonia Lucia
Rangel, Sonia Lucia
Silva, Hebe Alves da
Vargens, Meran Muniz da Costa
Storolli, Wânia Mara Agostini
Jacobs, Daiane Dordete Steckert
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::INTERPRETACAO TEATRAL
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO::INTERPRETACAO TEATRAL
Singularidade vocal
Presentificação
Escuta em Profundidade
Interpretação teatral
Composição cênica
Vocal singularity
Presentification
In-Depth Listening
Theatrical interpretation
Scenic composition
dc.subject.por.fl_str_mv Singularidade vocal
Presentificação
Escuta em Profundidade
Interpretação teatral
Composição cênica
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Vocal singularity
Presentification
In-Depth Listening
Theatrical interpretation
Scenic composition
description Trata-se de pesquisa prático-teórica em forma de tese que tem como objeto a composição cênica a partir de um trabalho centrado na(o) intérprete e propõe como eixo principal a investigação sobre a singularidade vocal e a voz integrada aos elementos expressivos da atriz e do ator. A partir da proposição de exercícios traz reflexões crítico-criativas, visando a contribuir com profissionais e amadoras(es) interessadas(os) numa experimentação em práticas que tenham como foco a expressão e a singularidade da voz. A pesquisadora inspira-se metodologicamente na abordagem Artístico-Compreensiva, proposta por Sonia Rangel, e integra em seu diálogo central o pensamento de artistas e teóricos, tais como: Antonin Artaud, Clarice Lispector, Federico Garcia Lorca, Gaston Bachelard, Jerzy Grotowski, entre outros, convocados no e pelo processo; sendo a natureza das etapas refletida em Princípios e Procedimentos configurados, pertencente à especificidade do próprio fazer teatral, portanto do próprio tempo de seu acontecimento. Destacam-se os princípios da Escuta em Profundidade, Presentificação, Estranhamento Vocal e Autonomia da Composição. Como resultado da pesquisa, em resposta à pergunta-passaporte “como a ampliação da consciência da voz integrada aos aspectos corporais-emocionais-imagéticos da(o) intérprete pode colaborar e desembocar (fazer sair pela boca) processos de criação, encenação e dramaturgia cênica?”, a tese aponta caminhos artístico-pedagógicos para a investigação vocal da atriz e do ator.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-11-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-08-17T09:37:39Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-08-17T09:37:39Z
dc.type.driver.fl_str_mv Doutorado
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv LIMA, Elaine Cardim de. A atriz & o duende: a singularidade vocal – da pedagogia à composição cênica. Orientadora: Sonia Lucia Rangel. 2021. 191f. il. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Escola de Teatro, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37680
identifier_str_mv LIMA, Elaine Cardim de. A atriz & o duende: a singularidade vocal – da pedagogia à composição cênica. Orientadora: Sonia Lucia Rangel. 2021. 191f. il. Tese (Doutorado em Artes Cênicas) – Escola de Teatro, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2023.
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37680
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv ALVES, Aristides; GOUVÊA, Isabel; LIMA, Márcio. Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger 2016/2017. Salvador: SECULT/FUNCEB, 2017. ARTAUD, Antonin. O teatro e seu duplo. Tradução Teixeira Coelho. São Paulo: Martins Fontes, 1985. BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes. 1988. BACHELARD, Gaston. A casa natal e a casa onírica. In: A terra e os devaneios do repouso. São Paulo: Martins Fontes. 1990. BARBA, Eugenio. Além das Ilhas Flutuantes. Campinas, São Paulo: Hucitec/Editora da UNICAMP, 1991. JACOBS, Daiane Dordete Steckert. Possível cartografia para um corpo vocal queer em performance. Tese (Doutorado). Orientação: Maria Brígida de Miranda; Coorientadora: Janaína Träsel Martins - Universidade do Estado de Santa Catarina, Centro de Artes, Programa de Pós-Graduação em Teatro, Florianópolis, 2015. DURAND, Gilbert. A imaginação simbólica. São Paulo: Cultrix, Editora da Universidade de São Paulo, 1988. DUVIVIER, Gregório. Aforismos pra sabedoria de vida. Folha de São Paulo. Disponível em: https://m.folha.uol.com.br/colunas/gregorioduvivier/2015/11/1703726-aforismos-para-a-sabedoria-de-vida.shtml. Acesso em: 02 nov. 2019. EDINGER, Edward F. Ego e Arquétipo: Individuação e função religiosa da psique. São Paulo: Cultrix; Tradução: Adail Ubirajara Sobral, 1995. FERNANDES, Silvia. Teatralidade e performatividade na cena contemporânea. Revista Repertório, Salvador, nº 16, p.11-23, 2011. Disponível em: http://www.ppgac.tea.ufba.br/wp-content/uploads/2021/03/Linha-2.pdf. Acesso em: 09 de nov. 2021. GARCIA, Silvana. Artaud e Bachelard, a poética do duplo. In: O Estado de São Paulo. 11/02/1989 GROTOWSKY, Jerzy. Em Busca de Um Teatro Pobre. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1971. GUINSBURG, J.; FERNANDES, Silvia; NETO, Antônio Mercado (Org.) Linguagem e vida. Tradução J. Guinsburg, Silvia Fernandes, Regina Corrêa e Maria Lúcia Pereira. São Paulo: Perspectiva, 1995. HACKNEY, Peggy. Fazendo Conexões: Integração. In: Cadernos do GIPE-CIT Nº18. Estudos em Movimento I: Corpo, Crítica e História. Salvador: UFBA, 2008, 72-100. Tradução Djane e Djanice de Almeida Bessa. HUANG, Al Chung-liang. Expansão e recolhimento: a essência do t’ai chi. Trad. George Schlesinger e Mauro Rubinstein. São Paulo: Summus, 1979. JANUZELLI, Antônio. Parecer para qualificação da dissertação de mestrado: A singularidade vocal na composição da atriz: notações sobre um percurso. 2011. KELEMAN, Stanley. Anatomia emocional. Tradução Mirthes Suplicy Vieira. Supervisão técnica Regina Favre. Ilustrações Vicent Perez. São Paulo: Summus, 1992. LIMA, Elaine Cardim de. A singularidade vocal na composição da atriz: notações sobre um percurso. Dissertação (mestrado). Orientação: Profa. Dra. Hebe Alves da Silva - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia, 2001. LISPECTOR, Clarice. A descoberta do mundo. Rio de Janeiro: Rocco, 1967. LISPECTOR, Clarice. A legião estrangeira. Rio de Janeiro: Rocco, 1999. LISPECTOR, Clarice. A paixão segundo G.H. 3. e. Rio de Janeiro: Sabiá, 1972. LISPECTOR, Clarice. Uma aprendizagem ou o livro dos prazeres. 4. e. Rio de Janeiro: José Olympio, 1974 LORCA, Federico Garcia. Teoria e jogo do duende. In: Prosa viva: Ideário coligido. Rio de Janeiro: J. Aguilar, 1975, p. 91-100. MAFFESOLI, M. O imaginário é uma realidade. Entrevista à Juremir Machado da Silva. In: Revista Famecos, mídia, cultura e tecnologia. Porto Alegre: Edipucts, 2001, nº 15, p. 74-82. MENDES, Cleise F. Erotismo e pornografia: as representações do corpo. In: LOPES, Cassia e LEÃO, Raimundo M. de. (org] Tempo de dramaturgias. Salvador: EDUFBA, 2014, p. 53-78. CAMPO, Giuliano; MOLIK, Zygmunt. Trabalho de voz e corpo de Zygmunt Molik: o legado de Jerzy Grotowski. São Paulo: É Realizações, 2012. MONTENEGRO, Mônica. O corpooral. Revista A(L)BERTO, v. 2, p. 75-79, 2012 PAVIS, Patrice. Dicionário de Teatro. São Paulo: Perspectiva, 2011. RANGEL, Sônia Lúcia. O olho desarmado – objeto poético e trajeto criativo. Salvador: Solisluna Design Editora, 2009. RANGEL, Sonia Lucia. Imagem e pensamento criador; ilustrado por Sonia Lucia Rangel, Lauro de Freitas – BA: Solisluna, 2019. STOROLLI, Wânia Mara Agostini. Movimento, Respiração e Canto: a performance do corpo na criação musical. Tese (doutorado). Orientação: Prof. Dr. Amilcar Zani Netto - Programa de Pós-Graduação em Música da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 2009. VARGENS, Meran. A voz articulada pelo coração: ou a expressão vocal para o alcance da verdade cênica. São Paulo: Perspectiva; Salvador, BA: PPGAC/UFBA, 2013.
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Teatro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37680/4/LIMA%20Elaine%20C_A%20atriz%20e%20o%20duende-Singularidade%20Vocal_TESE.pdf.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37680/2/license_rdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37680/1/LIMA%20Elaine%20C_A%20atriz%20e%20o%20duende-Singularidade%20Vocal_TESE.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37680/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 73425231a02ef6d78b89c985eb55e876
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
615b1ee5b5929319983ffe7e3c57b7f7
67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502783427313664