O aquecimento vocal para o trabalho cênico: indagações e procedimentos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/44197 https://orcid.org/0000-0001-8881-396X |
Resumo: | A presente pesquisa surgiu no percurso do trabalho artístico e docente do autor, nos quais sempre se indagou sobre os procedimentos necessários de aquecimento corporal e vocal eficazes para a atuação cênica. Além dessas questões, pergunta-se também o como e o quando um artista cênico se percebe aquecido para que possa entrar em cena de forma saudável e expressiva. No percurso das aulas na graduação em Teatro, ministradas por este docente/pesquisador, são apresentados esses temas aos alunos. Concomitante a isso, buscam-se, junto a profissionais da área, pistas para compreender a diversidade de procedimentos em relação a esses aspectos do trabalho cênico. |
id |
UFMG_c7c0015f9f5f4dce54f205fc840b6fb8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/44197 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
2022-08-11T14:49:13Z2022-08-11T14:49:13Z20169349035072176-95161http://hdl.handle.net/1843/44197https://orcid.org/0000-0001-8881-396XA presente pesquisa surgiu no percurso do trabalho artístico e docente do autor, nos quais sempre se indagou sobre os procedimentos necessários de aquecimento corporal e vocal eficazes para a atuação cênica. Além dessas questões, pergunta-se também o como e o quando um artista cênico se percebe aquecido para que possa entrar em cena de forma saudável e expressiva. No percurso das aulas na graduação em Teatro, ministradas por este docente/pesquisador, são apresentados esses temas aos alunos. Concomitante a isso, buscam-se, junto a profissionais da área, pistas para compreender a diversidade de procedimentos em relação a esses aspectos do trabalho cênico.This research comes from the author’s artistic and teaching practices. He has always been concerned with adequate procedures of accomplishing body and vocal warm-up for performance purposes. When and how an actor or an actress has his or her body and voice really warmed-up for a healthy and expressive acting is always present in his studies. During his theater classes, at graduate level, the author makes his students aware of those issues. Besides, in discussion with professional engaged in such inquiries, the author is always looking for hints to better apprehend the range of steps applied to this artistic practice.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilEBA - DEPARTAMENTO DE FOTOGRAFIACongresso da ABRACEVoz - EducaçãoVoz - TécnicaRepresentação teatral - Estudo e ensinoArtes cênicas - Estudo e ensinoEstudos vocais e musicais no teatroFormação vocalAquecimento vocalO aquecimento vocal para o trabalho cênico: indagações e procedimentosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttps://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/1788Eugênio Tadeu Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/44197/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALO aquecimento vocal para o trabalho cênico.pdfO aquecimento vocal para o trabalho cênico.pdfapplication/pdf489233https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/44197/2/O%20aquecimento%20vocal%20para%20o%20trabalho%20c%c3%aanico.pdf36401b17bf1692fca13f70ce9004459aMD521843/441972022-08-11 11:49:13.958oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-08-11T14:49:13Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
O aquecimento vocal para o trabalho cênico: indagações e procedimentos |
title |
O aquecimento vocal para o trabalho cênico: indagações e procedimentos |
spellingShingle |
O aquecimento vocal para o trabalho cênico: indagações e procedimentos Eugênio Tadeu Pereira Estudos vocais e musicais no teatro Formação vocal Aquecimento vocal Voz - Educação Voz - Técnica Representação teatral - Estudo e ensino Artes cênicas - Estudo e ensino |
title_short |
O aquecimento vocal para o trabalho cênico: indagações e procedimentos |
title_full |
O aquecimento vocal para o trabalho cênico: indagações e procedimentos |
title_fullStr |
O aquecimento vocal para o trabalho cênico: indagações e procedimentos |
title_full_unstemmed |
O aquecimento vocal para o trabalho cênico: indagações e procedimentos |
title_sort |
O aquecimento vocal para o trabalho cênico: indagações e procedimentos |
author |
Eugênio Tadeu Pereira |
author_facet |
Eugênio Tadeu Pereira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Eugênio Tadeu Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estudos vocais e musicais no teatro Formação vocal Aquecimento vocal |
topic |
Estudos vocais e musicais no teatro Formação vocal Aquecimento vocal Voz - Educação Voz - Técnica Representação teatral - Estudo e ensino Artes cênicas - Estudo e ensino |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Voz - Educação Voz - Técnica Representação teatral - Estudo e ensino Artes cênicas - Estudo e ensino |
description |
A presente pesquisa surgiu no percurso do trabalho artístico e docente do autor, nos quais sempre se indagou sobre os procedimentos necessários de aquecimento corporal e vocal eficazes para a atuação cênica. Além dessas questões, pergunta-se também o como e o quando um artista cênico se percebe aquecido para que possa entrar em cena de forma saudável e expressiva. No percurso das aulas na graduação em Teatro, ministradas por este docente/pesquisador, são apresentados esses temas aos alunos. Concomitante a isso, buscam-se, junto a profissionais da área, pistas para compreender a diversidade de procedimentos em relação a esses aspectos do trabalho cênico. |
publishDate |
2016 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2016 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-11T14:49:13Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-11T14:49:13Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/44197 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
2176-9516 |
dc.identifier.sici.pt_BR.fl_str_mv |
1 |
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0001-8881-396X |
identifier_str_mv |
2176-9516 1 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/44197 https://orcid.org/0000-0001-8881-396X |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Congresso da ABRACE |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
EBA - DEPARTAMENTO DE FOTOGRAFIA |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/44197/1/License.txt https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/44197/2/O%20aquecimento%20vocal%20para%20o%20trabalho%20c%c3%aanico.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
fa505098d172de0bc8864fc1287ffe22 36401b17bf1692fca13f70ce9004459a |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589177066913792 |