Os afoxés congos d'África e Badauê e a construção da identidade no Engenho Velho de Brotas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29692 |
Resumo: | Este trabalho busca discutir a história dos afoxés Congos d’África e Badauê e a construção da identidade de jovens no bairro do Engenho Velho de Brotas, localizado na cidade de Salvador-Ba. Para este fim investigamos a história dos grupos em seus respectivos períodos de existência, a história do carnaval em Salvador e as antigas agremiações organizadas por negros, letras de músicas e imagens históricas das agremiações. Utilizando como metodologia a realização de entrevistas, pesquisas em acervos e outros materiais complementares como discos e imagens e considerando as fontes orais como veículo central para a definição do problema e direcionamento da pesquisa como um todo. Consideramos os fundadores destes grupos como empreendedores culturais e multiplicadores do saber e a partir das contribuições das pesquisas em Etnomusicologia, Ciências Sociais e História foi elaborado este texto final que tem o objetivo de contribuir com as pesquisas posteriores sobre Etnomusicologia, afoxés, carnaval, comunidades populares, memória musical e micro-história. |
id |
UFBA-2_5f32caf5ebd9473a909aaa7f25492ce4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/29692 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Antonio, AmorimAntonio, AmorimLühning, Angela ElisabethRosa, LailaVatin, Xavier2019-05-28T12:38:04Z2019-05-28T12:38:04Z2019-05-282012-05-07A524http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29692Este trabalho busca discutir a história dos afoxés Congos d’África e Badauê e a construção da identidade de jovens no bairro do Engenho Velho de Brotas, localizado na cidade de Salvador-Ba. Para este fim investigamos a história dos grupos em seus respectivos períodos de existência, a história do carnaval em Salvador e as antigas agremiações organizadas por negros, letras de músicas e imagens históricas das agremiações. Utilizando como metodologia a realização de entrevistas, pesquisas em acervos e outros materiais complementares como discos e imagens e considerando as fontes orais como veículo central para a definição do problema e direcionamento da pesquisa como um todo. Consideramos os fundadores destes grupos como empreendedores culturais e multiplicadores do saber e a partir das contribuições das pesquisas em Etnomusicologia, Ciências Sociais e História foi elaborado este texto final que tem o objetivo de contribuir com as pesquisas posteriores sobre Etnomusicologia, afoxés, carnaval, comunidades populares, memória musical e micro-história.This work discusses the history of the afoxés Congos d' África and Badauê and the identity construction of young people in the neighborhood of the Engenho Velho de Brotas, located in the city of Salvador, Bahia. To this end we investigate the history of the groups in their respective periods of existence, the history of Carnival in Salvador and the associations organized by blacks, lyrics and pictures of historical associations. Using as a methodology to conduct interviews, research in archives and other supplementary materials such as disks and images, and considering the oral sources as a vehicle central to the problem definition and direction of research as a whole. To this end we consider the founders of these groups as cultural entrepreneurs and multipliers of knowledge and from the contributions of research in ethnomusicology, social sciences and history has prepared this final text that aims to contribute to the further research on ethnomusicology, afoxés, carnival, popular communities and music.Submitted by Antonio Amorim (antoniosergiobrito@me.com) on 2019-05-16T14:19:52Z No. of bitstreams: 1 trabalho completo c ficha assinada 14-05-19.pdf: 4248229 bytes, checksum: 81fd40ce1ebc0a00d043bad4fd952855 (MD5)Approved for entry into archive by Nilson Nascimento Souza (nilson@ufba.br) on 2019-05-28T12:38:04Z (GMT) No. of bitstreams: 1 trabalho completo c ficha assinada 14-05-19.pdf: 4248229 bytes, checksum: 81fd40ce1ebc0a00d043bad4fd952855 (MD5)Made available in DSpace on 2019-05-28T12:38:04Z (GMT). No. of bitstreams: 1 trabalho completo c ficha assinada 14-05-19.pdf: 4248229 bytes, checksum: 81fd40ce1ebc0a00d043bad4fd952855 (MD5)CapesArtes/MúsicaAfoxéMúsicaEtnomusicologiaReligiãoOs afoxés congos d'África e Badauê e a construção da identidade no Engenho Velho de Brotasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola de MúsicaPrograma de Pós graduação em músicaUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALtrabalho completo c ficha assinada 14-05-19.pdftrabalho completo c ficha assinada 14-05-19.pdfapplication/pdf4248229https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29692/1/trabalho%20completo%20c%20ficha%20assinada%20%2014-05-19.pdf81fd40ce1ebc0a00d043bad4fd952855MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29692/2/license.txt0d4b811ef71182510d2015daa7c8a900MD52TEXTtrabalho completo c ficha assinada 14-05-19.pdf.txttrabalho completo c ficha assinada 14-05-19.pdf.txtExtracted texttext/plain244711https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29692/3/trabalho%20completo%20c%20ficha%20assinada%20%2014-05-19.pdf.txt894cf487a25b5c2fbc0d1557c6478628MD53ri/296922022-07-05 14:05:17.072oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:05:17Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Os afoxés congos d'África e Badauê e a construção da identidade no Engenho Velho de Brotas |
title |
Os afoxés congos d'África e Badauê e a construção da identidade no Engenho Velho de Brotas |
spellingShingle |
Os afoxés congos d'África e Badauê e a construção da identidade no Engenho Velho de Brotas Antonio, Amorim Artes/Música Afoxé Música Etnomusicologia Religião |
title_short |
Os afoxés congos d'África e Badauê e a construção da identidade no Engenho Velho de Brotas |
title_full |
Os afoxés congos d'África e Badauê e a construção da identidade no Engenho Velho de Brotas |
title_fullStr |
Os afoxés congos d'África e Badauê e a construção da identidade no Engenho Velho de Brotas |
title_full_unstemmed |
Os afoxés congos d'África e Badauê e a construção da identidade no Engenho Velho de Brotas |
title_sort |
Os afoxés congos d'África e Badauê e a construção da identidade no Engenho Velho de Brotas |
author |
Antonio, Amorim |
author_facet |
Antonio, Amorim |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Antonio, Amorim Antonio, Amorim |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Lühning, Angela Elisabeth |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Rosa, Laila Vatin, Xavier |
contributor_str_mv |
Lühning, Angela Elisabeth Rosa, Laila Vatin, Xavier |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Artes/Música |
topic |
Artes/Música Afoxé Música Etnomusicologia Religião |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Afoxé Música Etnomusicologia Religião |
description |
Este trabalho busca discutir a história dos afoxés Congos d’África e Badauê e a construção da identidade de jovens no bairro do Engenho Velho de Brotas, localizado na cidade de Salvador-Ba. Para este fim investigamos a história dos grupos em seus respectivos períodos de existência, a história do carnaval em Salvador e as antigas agremiações organizadas por negros, letras de músicas e imagens históricas das agremiações. Utilizando como metodologia a realização de entrevistas, pesquisas em acervos e outros materiais complementares como discos e imagens e considerando as fontes orais como veículo central para a definição do problema e direcionamento da pesquisa como um todo. Consideramos os fundadores destes grupos como empreendedores culturais e multiplicadores do saber e a partir das contribuições das pesquisas em Etnomusicologia, Ciências Sociais e História foi elaborado este texto final que tem o objetivo de contribuir com as pesquisas posteriores sobre Etnomusicologia, afoxés, carnaval, comunidades populares, memória musical e micro-história. |
publishDate |
2012 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2012-05-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-05-28T12:38:04Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-05-28T12:38:04Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2019-05-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29692 |
dc.identifier.other.none.fl_str_mv |
A524 |
identifier_str_mv |
A524 |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29692 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Música |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós graduação em música |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Música |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29692/1/trabalho%20completo%20c%20ficha%20assinada%20%2014-05-19.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29692/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/29692/3/trabalho%20completo%20c%20ficha%20assinada%20%2014-05-19.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
81fd40ce1ebc0a00d043bad4fd952855 0d4b811ef71182510d2015daa7c8a900 894cf487a25b5c2fbc0d1557c6478628 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459591547092992 |