A dinâmica geográfica da expansão dos Institutos Federais no Estado da Bahia: Regionalizações e reordenamento
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29449 |
Resumo: | A pesquisa apresenta uma contribuição teórica para compreender a dinâmica da expansão dos Institutos Federais no território baiano tendo como base os aspectos regionais que direcionam a implantação dos campi. No Brasil e, mais especificamen-te na Bahia, percebe-se que houve uma relevante expansão e interiorização de insti-tuições federais de ensino tecnológico e superior. Nesse sentido, que esse trabalho tem como objetivo geral analisar a dinâmica geográfica regional da expansão dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF’s) no Brasil e no estado da Bahia. Especificamente, buscou-se: descrever o processo de expansão e interio-rização da Rede Federal de Educação Científica, Profissional e Tecnológica no Bra-sil; analisar a expansão dos IF’s na Bahia; mapear a distribuição geográfica dos IF’s apresentando a nova configuração regional dos campi na Bahia; destacar os crité-rios locacionais utilizados para a inserção de novos campi na Bahia; compreender a expansão dos IF’s e sua dinâmica regional na Bahia; e propor uma reordenamento geográfico regional dos IF’s para o estado da Bahia. Nesse estudo toma-se como base uma abordagem analítica regional, de cunho qualitativo e quantitativo, articu-lando os procedimentos metodológicos em quatro eixos: teórico-metodológico; empí-rico, descritivo-analítico e propositivo. Os resultados desta pesquisa demonstram a importância do entendimento do processo de expansão de instituições de ensino e suas articulações com as regiões. Sendo que o escopo principal foi propor uma regi-onalização baseada na atual distribuição dos campi dos Institutos Federais na Bahia. Certamente que os IF’s se configuram num vetor substancial para a dinâmica regio-nal e local, sobretudo, quando são implantados em municípios de pequeno e médio porte. Desse modo, a análise espacial desenvolvida é oferecida como um contributo para o planejamento, gestão e reordenamento das ações de expansão de novos campi dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia na Bahia. |
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Silva, Leonardo Thompson daSilva, Leonardo Thompson daFonseca, Antônio Ângelo Martins daSilva, Sylvio Bandeira de Mello eFonseca, Antônio Ângelo Martins daCerqueira Neto, Sebastião Pinheiro Gonçalves deCoelho Neto, Agripino SouzaRios, Ricardo BahiaDelgado, Juan Pedro Moreno2019-05-08T13:59:57Z2019-05-08T13:59:57Z2019-05-082018-07-27http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29449A pesquisa apresenta uma contribuição teórica para compreender a dinâmica da expansão dos Institutos Federais no território baiano tendo como base os aspectos regionais que direcionam a implantação dos campi. No Brasil e, mais especificamen-te na Bahia, percebe-se que houve uma relevante expansão e interiorização de insti-tuições federais de ensino tecnológico e superior. Nesse sentido, que esse trabalho tem como objetivo geral analisar a dinâmica geográfica regional da expansão dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF’s) no Brasil e no estado da Bahia. Especificamente, buscou-se: descrever o processo de expansão e interio-rização da Rede Federal de Educação Científica, Profissional e Tecnológica no Bra-sil; analisar a expansão dos IF’s na Bahia; mapear a distribuição geográfica dos IF’s apresentando a nova configuração regional dos campi na Bahia; destacar os crité-rios locacionais utilizados para a inserção de novos campi na Bahia; compreender a expansão dos IF’s e sua dinâmica regional na Bahia; e propor uma reordenamento geográfico regional dos IF’s para o estado da Bahia. Nesse estudo toma-se como base uma abordagem analítica regional, de cunho qualitativo e quantitativo, articu-lando os procedimentos metodológicos em quatro eixos: teórico-metodológico; empí-rico, descritivo-analítico e propositivo. Os resultados desta pesquisa demonstram a importância do entendimento do processo de expansão de instituições de ensino e suas articulações com as regiões. Sendo que o escopo principal foi propor uma regi-onalização baseada na atual distribuição dos campi dos Institutos Federais na Bahia. Certamente que os IF’s se configuram num vetor substancial para a dinâmica regio-nal e local, sobretudo, quando são implantados em municípios de pequeno e médio porte. Desse modo, a análise espacial desenvolvida é oferecida como um contributo para o planejamento, gestão e reordenamento das ações de expansão de novos campi dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia na Bahia.ABSTRACT - The research presents a theoretical contribution to understand the dynamics of the expansion of the Federal Institutes in the territory of Bahia based on the regional as-pects that guide the implementation of campuses. In Brazil, and more specifically in Bahia, it is noticed that there was a relevant expansion and interiorize of federal insti-tutions of technological and higher education. In this sense, this work has as general objective to analyze the regional geographic dynamics of the expansion of the Insti-tutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF’s) in Brazil and the state of Bahia. Specifically, we sought to: describe the process of expansion and internaliza-tion of the Rede Federal de Educação Científica, Profissional e Tecnologica in Brazil; analyze the expansion of the IF’s in Bahia; map the geographical distribution of the IF’s presenting the new regional configuration of the campuses in Bahia; highlight the locational criterial used for the insertion of new campuses in Bahia; understand the expansion of IF’s and their regional dynamics in Bahia; and propose a regional geo-graphic rearrangement of the IF’s to the state of Bahia. This study is based on a re-gional analytical approach, qualitative and quantitative, articulating the methodologi-cal procedures in four axes: theoretical-methodological; empirical, descriptive-analytical and propositional. The results of this research demonstrate the importance of understanding the process of expansion of educational institutions and their articu-lations with the regions. Being that the main scope was to propose a regionalization based on the current distribution of the campuses of the Federal Institutes in Bahia. Certainly IF’s are a substantial vector for regional and local dynamics, especially when they are deployed in small and medium-sized municipalities. In this way, the spatial analysis developed is offered as a contribution to the planning, management and reordering of the expansion actions of new campuses of the Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia in Bahia.Submitted by Eliane Carola (eliane.carola@ufba.br) on 2019-04-17T18:36:50Z No. of bitstreams: 1 Tese_Geografia_Leonardo Thompson_2018.pdf: 6952071 bytes, checksum: d44c75d1cfa245cf2850966c66c53bb7 (MD5)Approved for entry into archive by Adriana Magalhaes (adriana.magalhaes@ufba.br) on 2019-05-08T13:59:57Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese_Geografia_Leonardo Thompson_2018.pdf: 6952071 bytes, checksum: d44c75d1cfa245cf2850966c66c53bb7 (MD5)Made available in DSpace on 2019-05-08T13:59:57Z (GMT). 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