Gestão institucional e evasão escolar no contexto de criação e expansão dos Institutos Federais
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/20187 http://dx.doi.org/10.26512/2015.10.D.20187 |
Resumo: | Dissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Departamento de Pós-Graduação, Mestrado Profissional em Educação, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Profissional e Tecnológica, 2015. |
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Gestão institucional e evasão escolar no contexto de criação e expansão dos Institutos FederaisInstitutional management and dropouts in the context of creation and expansion of Federal InstitutesEvasão escolarGestão educacionalInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de GoiásInstitutos Federais de Educação, Ciência e TecnologiaDissertação (mestrado)—Universidade de Brasília, Faculdade de Educação, Departamento de Pós-Graduação, Mestrado Profissional em Educação, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Profissional e Tecnológica, 2015.O estudo teve como objetivo analisar a gestão institucional do IFG, em face da evasão escolar tendo como referência a oferta do curso de Licenciatura Plena em Química no Campus Inhumas, no período de 2008 a 2015. Problematizou como pode ser compreendida a gestão institucional da Rede Federal e do IFG, em seu processo de expansão recente, partindo-se da evasão escolar como problema de gestão institucional. Essa pesquisa pautou-se pelas concepções do materialismo histórico dialético, utilizando-se a categoria contradição. Realizou-se pesquisa bibliográfica e pesquisa documental produzidas nos sindicatos, no IFG, no MEC, em entidades empresariais e órgãos de controle externo. No trabalho de campo foram realizadas entrevistas com diversos sujeitos representativos dessas instituições, com servidores do Campus Inhumas, dirigentes do IFG, servidores do MEC, do TCU, estudante do IFG e representante dos empresários. Esse estudo realizou um histórico da Rede Federal e do IFG entre 1909 e 2015, identificando-se os modelos econômicos e as transformações, dinâmicas e as consequentes reorganizações e reconfigurações da Rede Federal e suas instituições, com atenção especial para os anos 2000, com foco no IFG. Por fim, analisou-se a evasão escolar com foco nos processos de gestão institucional, evidenciando uma institucionalidade do IFG em torno de um modelo de gestão institucional com influências do autocratismo.This study its main objective analyze IFG’s institutional management in the face of school evasion having as reference the offer of the course Full Teacher Education in Chemistry at the Inhumas Campus, from 2007 to 2015. Problematized as can be understood institutional management of the Federal Network and IFG be understood in its recent expansion process, starting from school evasion as a problem of institutional management. This research was guided by the ideas of dialectical historical materialism, using the category ‘contradiction’. Was held bibliographical as well as a desk research produced in the unions, at IFG, at MEC, in business entities and external control agencies. In the field work interviews were also conducted with several representatives of these institutions, with administrative servers of the Inhumas Campus, IFG leaders, MEC and TCU servers, IFG students and representatives of entrepreneurs. The investigation began carrying out a history of the Federal Network and IFG between 1909 and 2015, identifying the economic models and transformations, dynamics and the consequent reorganization and reconfiguration of the Federal Network and its institutions, with special attention over the years 2000, focusing on IFG. Finally, school evasion was analyzed with a focus on institutional management processes, in view of revealing an institutional framework of IFG around an institutional management model with autocracy influences.Faculdade de Educação (FE)Programa de Pós-Graduação em Educação, Mestrado ProfissionalSilva, Maria Abádia daOliveira Júnior, Geraldo Coelho de2016-05-12T17:41:02Z2016-05-12T17:41:02Z2016-05-122015-10-16info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfOLIVEIRA JÚNIOR, Geraldo Coelho de. Gestão institucional e evasão escolar no contexto de criação e expansão dos Institutos Federais. 2015. xiii, 179 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2015.http://repositorio.unb.br/handle/10482/20187http://dx.doi.org/10.26512/2015.10.D.20187A concessão da licença deste item refere-se ao termo de autorização impresso assinado pelo autor com as seguintes condições: Na qualidade de titular dos direitos de autor da publicação, autorizo a Universidade de Brasília e o IBICT a disponibilizar por meio dos sites www.bce.unb.br, www.ibict.br, http://hercules.vtls.com/cgi-bin/ndltd/chameleon?lng=pt&skin=ndltd sem ressarcimento dos direitos autorais, de acordo com a Lei nº 9610/98, o texto integral da obra disponibilizada, conforme permissões assinaladas, para fins de leitura, impressão e/ou download, a título de divulgação da produção científica brasileira, a partir desta data.info:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-11-23T19:36:07Zoai:repositorio.unb.br:10482/20187Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-11-23T19:36:07Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
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