Amplificação da voz de professoras: implicações para saúde vocal e para o ruído na sala de aula

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Máira Moreira d’Souza Carneiro
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31621
Resumo: Introdução: A voz é o principal meio para a transmissão do conhecimento durante as atividades docentes, no entanto, registra-se elevada prevalência de alteração vocal entre os professores. A amplificação da voz tem sido descrita como uma intervenção que proporciona melhores condições de trabalho ao docente. Objetivos: Verificar os efeitos do uso de amplificador vocal na voz de professoras e no nível de ruído em sala de aula. Métodos: Realizou-se estudo de caso e avaliação ambiental de ruído, realizado em uma escola da rede estadual de ensino de Salvador, Bahia, Brasil. No estudo de caso foram acompanhadas duas professoras durante programa de intervenção com amplificação da voz, com duração de duas semanas. Foi aplicado preliminarmente um questionário de caracterização sociodemográfica, condições de saúde e trabalho. As duas professoras que se enquadraram nos critérios de inclusão/exclusão tiveram a voz monitorada com dosímetro vocal sem e com o uso de amplificação vocal, durantes as aulas por duas semanas. Paralelamente, o ruído no ambiente escolar foi medido, uma semana antes e durante o uso do amplificador. As salas de aula foram monitoradas segundo os níveis médio (LAvg), mínimo (Lmin) e máximo (Lmax) de pressão sonora. Nas medidas vocais os parâmetros foram: frequência fundamental (Hz), intensidade (dB), tempo de fonação (hh:mm), percentual de fonação, dose de ciclo (kcycles), dose de distância (m). Resultados: As duas professores obtiveram redução nas medidas de intensidade, frequência fundamental e dose de distância durante a amplificação. O ruído medido no interior das salas de aula nos momentos antes e durante a amplificação vocal foi respectivamente: Lavg (73,1 e 74,8 dB(A)), Lmin (59,7 e 59 dB(A)), Lmax (89,1 e 91,8 dB(A)), Houve significância estatística (p 0,006) no aumento do ruído médio (+1,7 dB (A)) com o uso de amplificação. Conclusões: A utilização de amplificador favoreceu redução na sobrecarga vocal a que os professores eram expostos e provocou aumento estatisticamente significando no ruído médio das salas de aula.
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Foi aplicado preliminarmente um questionário de caracterização sociodemográfica, condições de saúde e trabalho. As duas professoras que se enquadraram nos critérios de inclusão/exclusão tiveram a voz monitorada com dosímetro vocal sem e com o uso de amplificação vocal, durantes as aulas por duas semanas. Paralelamente, o ruído no ambiente escolar foi medido, uma semana antes e durante o uso do amplificador. As salas de aula foram monitoradas segundo os níveis médio (LAvg), mínimo (Lmin) e máximo (Lmax) de pressão sonora. Nas medidas vocais os parâmetros foram: frequência fundamental (Hz), intensidade (dB), tempo de fonação (hh:mm), percentual de fonação, dose de ciclo (kcycles), dose de distância (m). Resultados: As duas professores obtiveram redução nas medidas de intensidade, frequência fundamental e dose de distância durante a amplificação. 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