Qualidade de serviços aeroportuários:o gerenciamento privado é fundamental?
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24462 |
Resumo: | A infraestrutura aeroportuária demanda altos custos fixos em capital específico, sendo tradicionalmente fornecida pelo setor público. Contudo, diante da possibilidade de desenvolvimento comercial e dos benefícios gerados pela aviação, a gestão e propriedade da infraestrutura aeroportuária experimentaram mudanças significativas, aproximando-se da iniciativa privada. Embora o gerenciamento estatal de aeroportos predomine em países desenvolvidos, a análise deste setor indica que empresas privadas estão gradativamente envolvidas na gestão de aeroportos, existindo uma preferência por essa estratégia como instrumento de atração de investimentos para o setor, estímulo ao financiamento, garantia de práticas mais comerciais e eficientes, e, inclusive, de melhoria da qualidade dos serviços. Entende-se que para o setor privado apresentar todo seu potencial, é necessário que sua conduta seja apropriadamente monitorada por agentes reguladores. No setor aeroportuário, a regulação é motivada pelo caráter de monopólio natural da maioria dos aeroportos. Logo, este trabalho visa comprovar se o gerenciamento privado é fundamental para a melhoria da qualidade de serviços aeroportuários. Utilizando a metodologia de análise de fatores e dos métodos de Mínimos Quadrados Robusto (MQR) e Regressão Quantílica em um banco de dados com 100 aeroportos, avalia-se em que medida a participação privada no setor de infraestrutura aeroportuária reflete na qualidade dos serviços aeroportuários. Os resultados demonstram que outras variáveis não consideradas neste trabalho podem contribuir para a melhor qualidade dos serviços. Contudo, também, indicam que o número de passageiros e um aparato institucional eficiente são mais relevantes para a provisão de um serviço aeroportuário de qualidade do que seu ente gerenciador. |
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Silva, Raissa Andressa Curvelo daTiryaki, Gisele FerreiraMenezes, Antônio Wilson FerreiraSilva, Diana Lúcia Gonzaga da2017-10-31T16:47:11Z2017-10-31T16:47:11Z2017-10-312017-10-05Trabalho de conclusão de cursohttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/24462A infraestrutura aeroportuária demanda altos custos fixos em capital específico, sendo tradicionalmente fornecida pelo setor público. Contudo, diante da possibilidade de desenvolvimento comercial e dos benefícios gerados pela aviação, a gestão e propriedade da infraestrutura aeroportuária experimentaram mudanças significativas, aproximando-se da iniciativa privada. Embora o gerenciamento estatal de aeroportos predomine em países desenvolvidos, a análise deste setor indica que empresas privadas estão gradativamente envolvidas na gestão de aeroportos, existindo uma preferência por essa estratégia como instrumento de atração de investimentos para o setor, estímulo ao financiamento, garantia de práticas mais comerciais e eficientes, e, inclusive, de melhoria da qualidade dos serviços. Entende-se que para o setor privado apresentar todo seu potencial, é necessário que sua conduta seja apropriadamente monitorada por agentes reguladores. No setor aeroportuário, a regulação é motivada pelo caráter de monopólio natural da maioria dos aeroportos. Logo, este trabalho visa comprovar se o gerenciamento privado é fundamental para a melhoria da qualidade de serviços aeroportuários. Utilizando a metodologia de análise de fatores e dos métodos de Mínimos Quadrados Robusto (MQR) e Regressão Quantílica em um banco de dados com 100 aeroportos, avalia-se em que medida a participação privada no setor de infraestrutura aeroportuária reflete na qualidade dos serviços aeroportuários. Os resultados demonstram que outras variáveis não consideradas neste trabalho podem contribuir para a melhor qualidade dos serviços. Contudo, também, indicam que o número de passageiros e um aparato institucional eficiente são mais relevantes para a provisão de um serviço aeroportuário de qualidade do que seu ente gerenciador.The airport infrastructure demands high fixed costs in specific capital and is traditionally provided by the public sector. However, in view of the possibility of commercial development and the benefits generated by aviation, the management and ownership of the airport infrastructure have undergone significant changes, approaching of the private initiative. Although the state management of airports predominates in developed countries, the analysis of this sector indicates that private companies are gradually involved in the management of airports. There is a preference for this strategy as an instrument of attracting investments for the sector, stimulating financing, guaranteeing more commercial and efficient practices, and even improving the quality of services. It is understood that for the private sector to present its full potential, it is necessary that its conduct being appropriately monitored by regulators. In the airport sector, regulation is motivated by the natural monopoly character of most airports. Therefore, this paper aims to verify if the private management is fundamental for the improvement of the quality of airport services. Using the methodology of factor analysis and the methods of Robust Least Squares (RLS) and Quantum Regression in a database with 100 airports, it is assessed to what extent private participation in the airport infrastructure sector reflects at the quality of airport services. The results show that other variables not considered in this study can contribute to the better quality of services. However, they also indicate that the number of passengers and an efficient institutional apparatus are more relevant to the provision of a quality airport service than their managing body.Submitted by Valdinea Conceiçao (valdinea@ufba.br) on 2017-10-18T18:05:16Z No. of bitstreams: 1 Monografia Raíssa def.pdf: 1175379 bytes, checksum: 6c50613efb30685a8dda34fa515ffe2e (MD5)Approved for entry into archive by Vania Magalhaes (magal@ufba.br) on 2017-10-31T16:47:11Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Monografia Raíssa def.pdf: 1175379 bytes, checksum: 6c50613efb30685a8dda34fa515ffe2e (MD5)Made available in DSpace on 2017-10-31T16:47:11Z (GMT). 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