Por trás daquela foto: a fotografia como documento social gerando (re)encontros na família
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34287 |
Resumo: | Este estudo propõe demonstrar a fotografia como um documento social e caracterizar sua importância como fonte de informação e de construção da memória familiar. Comporta um quadro teórico conceitual que propõe estudar o papel mediador do álbum fotográfico na esfera familiar e sua corroboração na construção de narrativas históricas da família. Investiga o percurso de criação e aprimoramento da técnica fotográfica, bem como, a ascensão da fotografia como documento, mudança advinda da importante contribuição da Escola dos Annales, e do empenho de Paul Otlet. Discute a apropriação da imagem fotográfica pela Ciência da Informação, pela Arquivologia, pela História e os usos atribuídos a essa técnica pela família, tendo por base os estudos empreendidos pelo sociólogo Bourdieu e colaboradores (1989). A pesquisa se caracteriza como descritiva e exploratória, adotando a técnica da pesquisa bibliográfica e documental para fundamentar e alcançar o objetivo proposto. A pesquisa documental teve como resultado a escolha de uma foto de nossa mãe, que propiciou o reencontro pretendido, inspirado na experiência vivida pelo escritor Roland Barthes (1984) na qual descreve o reencontro com a sua mãe através de uma fotografia. Optamos pela observação direta, como instrumento de pesquisa, bem como por entrevistas e chaves de leitura fotográfica que permitiram a identificação de elementos relacionados ao vestuário e a materialidade da fotografia escolhida para compor este trabalho. Como resultado, o estudo demonstra que a fotografia, como documento e fonte de informação, possibilita aos membros de uma família, uma releitura do passado, e a criação de novas e ressignificadas narrativas sobre suas próprias histórias. |
id |
UFBA-2_63c79d595bfb3826312cdb12949889c8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/34287 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Damasceno, Ana Clara SerraSá, Alzira Queiroz Gondim Tude deSá, Alzira Queiroz Gondim Tude deMagalhães, Carolina de Souza SantanaOliveira, Albano Souza2021-09-27T23:36:51Z2021-09-27T23:36:51Z2021-09-272020-12-17http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34287Este estudo propõe demonstrar a fotografia como um documento social e caracterizar sua importância como fonte de informação e de construção da memória familiar. Comporta um quadro teórico conceitual que propõe estudar o papel mediador do álbum fotográfico na esfera familiar e sua corroboração na construção de narrativas históricas da família. Investiga o percurso de criação e aprimoramento da técnica fotográfica, bem como, a ascensão da fotografia como documento, mudança advinda da importante contribuição da Escola dos Annales, e do empenho de Paul Otlet. Discute a apropriação da imagem fotográfica pela Ciência da Informação, pela Arquivologia, pela História e os usos atribuídos a essa técnica pela família, tendo por base os estudos empreendidos pelo sociólogo Bourdieu e colaboradores (1989). A pesquisa se caracteriza como descritiva e exploratória, adotando a técnica da pesquisa bibliográfica e documental para fundamentar e alcançar o objetivo proposto. A pesquisa documental teve como resultado a escolha de uma foto de nossa mãe, que propiciou o reencontro pretendido, inspirado na experiência vivida pelo escritor Roland Barthes (1984) na qual descreve o reencontro com a sua mãe através de uma fotografia. Optamos pela observação direta, como instrumento de pesquisa, bem como por entrevistas e chaves de leitura fotográfica que permitiram a identificação de elementos relacionados ao vestuário e a materialidade da fotografia escolhida para compor este trabalho. Como resultado, o estudo demonstra que a fotografia, como documento e fonte de informação, possibilita aos membros de uma família, uma releitura do passado, e a criação de novas e ressignificadas narrativas sobre suas próprias histórias.ABSTRACT: This study proposes to demonstrate photography as a social document and to characterize its importance as a source of information and construction of family memory. It comprises a conceptual theoretical framework that proposes to study the mediating role of the photographic album in the family sphere and its corroboration in the construction of historical narratives of the family. It investigates the path of creation and improvement of the photographic technique, as well as the rise of photography as a document, a change from the important contribution of the Annales School, and the commitment of Paul Otlet. It discusses the appropriation of photographic image by Information Science, Archiveology, History and the uses attributed to this technique by the family, based on the studies undertaken by sociologist Bourdieu and collaborators (1989). The research is characterized as descriptive and exploratory, adopting the technique of bibliographic and documentary research to support and achieve the proposed objective. The documentary research resulted in the choice of a photo of our mother, which led to the intended reunion, inspired by the experience lived by the writer Roland Barthes (1984) in which he describes the reunion with his mother through a photograph. We opted for direct observation, as a research instrument, as well as interviews and photographic reading keys that allowed the identification of elements related to clothing and the materiality of the photograph chosen to write this work. As a result, the study demonstrates that photography, as a document and source of information, enables family members to re-read the past, and the creation of new and resignified narratives about their own stories.Submitted by Valdinei Souza (valdineis@ufba.br) on 2021-09-22T17:42:08Z No. of bitstreams: 1 TCC - ANA CLARA SERRA DAMASCENO - 2020.1.pdf: 1085711 bytes, checksum: e2d31c04311a376bbaa6e390b49c790e (MD5)Approved for entry into archive by Érica Santana (paixaosantana@hotmail.com) on 2021-09-27T23:36:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC - ANA CLARA SERRA DAMASCENO - 2020.1.pdf: 1085711 bytes, checksum: e2d31c04311a376bbaa6e390b49c790e (MD5)Made available in DSpace on 2021-09-27T23:36:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC - ANA CLARA SERRA DAMASCENO - 2020.1.pdf: 1085711 bytes, checksum: e2d31c04311a376bbaa6e390b49c790e (MD5)Ciências Sociais AplicadasCiência da InformaçãoArquivologiaFotografia como documentoFotografia de famíliaFotografia e memóriaMediação FotográficaÁlbuns fotográficosPhotography as a documentFamily photoPhotography and memoryPhotographic MediationPhoto albumsPor trás daquela foto: a fotografia como documento social gerando (re)encontros na famíliainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal da BahiaInstituto de Ciência da InformaçãoUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTCC - ANA CLARA SERRA DAMASCENO - 2020.1.pdfTCC - ANA CLARA SERRA DAMASCENO - 2020.1.pdfapplication/pdf1085711https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34287/1/TCC%20-%20ANA%20CLARA%20SERRA%20DAMASCENO%20-%202020.1.pdfe2d31c04311a376bbaa6e390b49c790eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1582https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34287/2/license.txt907e2b7d511fb2c3e42dbdd41a6197c6MD52TEXTTCC - ANA CLARA SERRA DAMASCENO - 2020.1.pdf.txtTCC - ANA CLARA SERRA DAMASCENO - 2020.1.pdf.txtExtracted texttext/plain147257https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34287/3/TCC%20-%20ANA%20CLARA%20SERRA%20DAMASCENO%20-%202020.1.pdf.txt72e54ae460ac14abe57d2d0c577809f7MD53ri/342872022-02-23 17:50:51.111oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-02-23T20:50:51Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Por trás daquela foto: a fotografia como documento social gerando (re)encontros na família |
title |
Por trás daquela foto: a fotografia como documento social gerando (re)encontros na família |
spellingShingle |
Por trás daquela foto: a fotografia como documento social gerando (re)encontros na família Damasceno, Ana Clara Serra Ciências Sociais Aplicadas Ciência da Informação Arquivologia Fotografia como documento Fotografia de família Fotografia e memória Mediação Fotográfica Álbuns fotográficos Photography as a document Family photo Photography and memory Photographic Mediation Photo albums |
title_short |
Por trás daquela foto: a fotografia como documento social gerando (re)encontros na família |
title_full |
Por trás daquela foto: a fotografia como documento social gerando (re)encontros na família |
title_fullStr |
Por trás daquela foto: a fotografia como documento social gerando (re)encontros na família |
title_full_unstemmed |
Por trás daquela foto: a fotografia como documento social gerando (re)encontros na família |
title_sort |
Por trás daquela foto: a fotografia como documento social gerando (re)encontros na família |
author |
Damasceno, Ana Clara Serra |
author_facet |
Damasceno, Ana Clara Serra |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Damasceno, Ana Clara Serra |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Sá, Alzira Queiroz Gondim Tude de |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Sá, Alzira Queiroz Gondim Tude de Magalhães, Carolina de Souza Santana Oliveira, Albano Souza |
contributor_str_mv |
Sá, Alzira Queiroz Gondim Tude de Sá, Alzira Queiroz Gondim Tude de Magalhães, Carolina de Souza Santana Oliveira, Albano Souza |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ciências Sociais Aplicadas Ciência da Informação Arquivologia |
topic |
Ciências Sociais Aplicadas Ciência da Informação Arquivologia Fotografia como documento Fotografia de família Fotografia e memória Mediação Fotográfica Álbuns fotográficos Photography as a document Family photo Photography and memory Photographic Mediation Photo albums |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fotografia como documento Fotografia de família Fotografia e memória Mediação Fotográfica Álbuns fotográficos Photography as a document Family photo Photography and memory Photographic Mediation Photo albums |
description |
Este estudo propõe demonstrar a fotografia como um documento social e caracterizar sua importância como fonte de informação e de construção da memória familiar. Comporta um quadro teórico conceitual que propõe estudar o papel mediador do álbum fotográfico na esfera familiar e sua corroboração na construção de narrativas históricas da família. Investiga o percurso de criação e aprimoramento da técnica fotográfica, bem como, a ascensão da fotografia como documento, mudança advinda da importante contribuição da Escola dos Annales, e do empenho de Paul Otlet. Discute a apropriação da imagem fotográfica pela Ciência da Informação, pela Arquivologia, pela História e os usos atribuídos a essa técnica pela família, tendo por base os estudos empreendidos pelo sociólogo Bourdieu e colaboradores (1989). A pesquisa se caracteriza como descritiva e exploratória, adotando a técnica da pesquisa bibliográfica e documental para fundamentar e alcançar o objetivo proposto. A pesquisa documental teve como resultado a escolha de uma foto de nossa mãe, que propiciou o reencontro pretendido, inspirado na experiência vivida pelo escritor Roland Barthes (1984) na qual descreve o reencontro com a sua mãe através de uma fotografia. Optamos pela observação direta, como instrumento de pesquisa, bem como por entrevistas e chaves de leitura fotográfica que permitiram a identificação de elementos relacionados ao vestuário e a materialidade da fotografia escolhida para compor este trabalho. Como resultado, o estudo demonstra que a fotografia, como documento e fonte de informação, possibilita aos membros de uma família, uma releitura do passado, e a criação de novas e ressignificadas narrativas sobre suas próprias histórias. |
publishDate |
2020 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2020-12-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-09-27T23:36:51Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-09-27T23:36:51Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-09-27 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34287 |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/34287 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Instituto de Ciência da Informação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34287/1/TCC%20-%20ANA%20CLARA%20SERRA%20DAMASCENO%20-%202020.1.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34287/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/34287/3/TCC%20-%20ANA%20CLARA%20SERRA%20DAMASCENO%20-%202020.1.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
e2d31c04311a376bbaa6e390b49c790e 907e2b7d511fb2c3e42dbdd41a6197c6 72e54ae460ac14abe57d2d0c577809f7 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801502733876854784 |