A MULHER NUA”, DE ADELICE SOUZA: uma poética do estranhamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SCHMITT, MARIA DE FÁTIMA SILVA OLIVEIRA
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37391
Resumo: Análise crítica do conto “A mulher nua”, de Adelice Souza (2005), com base na teoria do estranhamento de Chklovski (1917), do conceito de literatura fantástica de Todorov (1975) e da crítica feminista, para identificar como a narrativa enreda a trama de modo a representar o lugar de opressão da mulher na sociedade contemporânea. Publicad a, em 2005, na coletânea + de 30 mulheres que estão fazendo a nova literatura brasileira, organizada pelo escritor Luiz Ruffato, a narrativa contém um conjunto de elementos da literatura contemporânea a exemplo do debate sobre a condição feminina e a repressão construída em torno do corpo da mulher (SWAN, 2008). Além disso, apresenta imagens construídas na base do insólito, que a aproximam do realismo maravilhoso, denominação contemporânea da literatura fantástica. A personagem fictícia representada pela "mulher nua" sente constantemente uma mão em seu corpo, condição que simboliza a constante pressão da sociedade patriarcal sobre as mulheres, que Souza retrata de forma espetacular adentrando pelos caminhos do realismo mágico através da imaginação. A escritora, nascida na cidade de Castro Alves (Bahia), é doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia, dramaturga e escritora, com ampla atuação na área cultural e com diversas publicações, como os livros infantis Céceu, poeta do céu (2015) e Adestradora de Galinhas (2014), e ainda seu primeiro romance juvenil, O homem que sabia a hora de morrer (2012), que foi finalista do Prêmio Jabuti. PALAVRAS-CHAVE: Literatura Contemporânea, Literatura Fantástica; Crítica feminista, Adelice Souza; “A mulher nua”.
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A personagem fictícia representada pela "mulher nua" sente constantemente uma mão em seu corpo, condição que simboliza a constante pressão da sociedade patriarcal sobre as mulheres, que Souza retrata de forma espetacular adentrando pelos caminhos do realismo mágico através da imaginação. A escritora, nascida na cidade de Castro Alves (Bahia), é doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia, dramaturga e escritora, com ampla atuação na área cultural e com diversas publicações, como os livros infantis Céceu, poeta do céu (2015) e Adestradora de Galinhas (2014), e ainda seu primeiro romance juvenil, O homem que sabia a hora de morrer (2012), que foi finalista do Prêmio Jabuti. PALAVRAS-CHAVE: Literatura Contemporânea, Literatura Fantástica; Crítica feminista, Adelice Souza; “A mulher nua”.„A Mulher nua“ von Adelice Souza bildet den Ausgangspunkt für Betrachtungen zum kritischen Feminismus. Es gibt Verbindungen zur Theorie über Entfremdung von Chklovski (1917) und zu Konzepten von Todorov über phantastische Literatur (1975). Hiermit wird die Handlung verschränkt mit dem Stellenwert der Unterdrückung der Frau in der heutigen Gesellschaft. Die Kurzgeschichte wurde 2005 in der vom Schriftsteller Luiz Ruffatto organisierten Sammlung „+ 30 Frauen“ als neue brasilianische Literatur veröffentlicht. Sie enthält eine Reihe von Elementen zeitgenössischer Literatur, wie etwa die Debatte über die Lage der Frau und die auf den weiblichen Körper bezogene Unterdrückung. Adelice Souza ist in Castro Alves (Bahia) geboren und promoviert in Darstellender Kunst an der Universidade Federal da Bahia. Sie befasst sich mit Dramaturgie und betätigte sich als Schriftstellerin in kulturellen Bereichen sowie mit diversen Publikationen, wie etwa Kinderbücher Cecéu, poeta do céu (2015) und „Adestradora de Galinhas (2014) sowie ein Jugendroman „o homem que sabia a hora de morrer“ (2012), der Finalist für den Jabuti-Preis war. In ihrer Erzählung benutzt Souza ungewöhnliche Bilder und Ereignisse zur Hinführung an den zeitgenössischen phantastischen Realísmus, mit der früheren Bezeichnung „phantastische Literatur“. Die fiktive Figur „mulher nua“ verspürt ständig eine Hand auf ihrer Schulter, was den permanenten Druck der Gesellschaft auf alle Frauen symbolisiert, der von Souza auf vielfältige phantasiereiche Weise geschildert wird. SCHLÜSSELWÖRTER: Zeitgenössische Literatur, Magischer Realismus, Feministische Kritik, Verfremdungseffekt in Erzählungen, Adelice Souza: „die nackte Frau“Submitted by Silvia Pinto (silviarej@ufba.br) on 2023-07-20T14:36:38Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) TCC FINAL - Maria de fátima (versão final).pdf: 660907 bytes, checksum: 486ff82d8cc7ac6ce4e908220f50efe5 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2023-07-21T15:01:29Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) TCC FINAL - Maria de fátima (versão final).pdf: 660907 bytes, checksum: 486ff82d8cc7ac6ce4e908220f50efe5 (MD5)Made available in DSpace on 2023-07-21T15:01:29Z (GMT). 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