A MULHER NUA”, DE ADELICE SOUZA: uma poética do estranhamento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37391 |
Resumo: | Análise crítica do conto “A mulher nua”, de Adelice Souza (2005), com base na teoria do estranhamento de Chklovski (1917), do conceito de literatura fantástica de Todorov (1975) e da crítica feminista, para identificar como a narrativa enreda a trama de modo a representar o lugar de opressão da mulher na sociedade contemporânea. Publicad a, em 2005, na coletânea + de 30 mulheres que estão fazendo a nova literatura brasileira, organizada pelo escritor Luiz Ruffato, a narrativa contém um conjunto de elementos da literatura contemporânea a exemplo do debate sobre a condição feminina e a repressão construída em torno do corpo da mulher (SWAN, 2008). Além disso, apresenta imagens construídas na base do insólito, que a aproximam do realismo maravilhoso, denominação contemporânea da literatura fantástica. A personagem fictícia representada pela "mulher nua" sente constantemente uma mão em seu corpo, condição que simboliza a constante pressão da sociedade patriarcal sobre as mulheres, que Souza retrata de forma espetacular adentrando pelos caminhos do realismo mágico através da imaginação. A escritora, nascida na cidade de Castro Alves (Bahia), é doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia, dramaturga e escritora, com ampla atuação na área cultural e com diversas publicações, como os livros infantis Céceu, poeta do céu (2015) e Adestradora de Galinhas (2014), e ainda seu primeiro romance juvenil, O homem que sabia a hora de morrer (2012), que foi finalista do Prêmio Jabuti. PALAVRAS-CHAVE: Literatura Contemporânea, Literatura Fantástica; Crítica feminista, Adelice Souza; “A mulher nua”. |
id |
UFBA-2_6450409227dadcf7cbbd737d3faf9ad9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/37391 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
2023-07-21T15:01:29Z2023-07-21T15:01:29Z2022-07-07https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37391Análise crítica do conto “A mulher nua”, de Adelice Souza (2005), com base na teoria do estranhamento de Chklovski (1917), do conceito de literatura fantástica de Todorov (1975) e da crítica feminista, para identificar como a narrativa enreda a trama de modo a representar o lugar de opressão da mulher na sociedade contemporânea. Publicad a, em 2005, na coletânea + de 30 mulheres que estão fazendo a nova literatura brasileira, organizada pelo escritor Luiz Ruffato, a narrativa contém um conjunto de elementos da literatura contemporânea a exemplo do debate sobre a condição feminina e a repressão construída em torno do corpo da mulher (SWAN, 2008). Além disso, apresenta imagens construídas na base do insólito, que a aproximam do realismo maravilhoso, denominação contemporânea da literatura fantástica. A personagem fictícia representada pela "mulher nua" sente constantemente uma mão em seu corpo, condição que simboliza a constante pressão da sociedade patriarcal sobre as mulheres, que Souza retrata de forma espetacular adentrando pelos caminhos do realismo mágico através da imaginação. A escritora, nascida na cidade de Castro Alves (Bahia), é doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia, dramaturga e escritora, com ampla atuação na área cultural e com diversas publicações, como os livros infantis Céceu, poeta do céu (2015) e Adestradora de Galinhas (2014), e ainda seu primeiro romance juvenil, O homem que sabia a hora de morrer (2012), que foi finalista do Prêmio Jabuti. PALAVRAS-CHAVE: Literatura Contemporânea, Literatura Fantástica; Crítica feminista, Adelice Souza; “A mulher nua”.„A Mulher nua“ von Adelice Souza bildet den Ausgangspunkt für Betrachtungen zum kritischen Feminismus. Es gibt Verbindungen zur Theorie über Entfremdung von Chklovski (1917) und zu Konzepten von Todorov über phantastische Literatur (1975). Hiermit wird die Handlung verschränkt mit dem Stellenwert der Unterdrückung der Frau in der heutigen Gesellschaft. Die Kurzgeschichte wurde 2005 in der vom Schriftsteller Luiz Ruffatto organisierten Sammlung „+ 30 Frauen“ als neue brasilianische Literatur veröffentlicht. Sie enthält eine Reihe von Elementen zeitgenössischer Literatur, wie etwa die Debatte über die Lage der Frau und die auf den weiblichen Körper bezogene Unterdrückung. Adelice Souza ist in Castro Alves (Bahia) geboren und promoviert in Darstellender Kunst an der Universidade Federal da Bahia. Sie befasst sich mit Dramaturgie und betätigte sich als Schriftstellerin in kulturellen Bereichen sowie mit diversen Publikationen, wie etwa Kinderbücher Cecéu, poeta do céu (2015) und „Adestradora de Galinhas (2014) sowie ein Jugendroman „o homem que sabia a hora de morrer“ (2012), der Finalist für den Jabuti-Preis war. In ihrer Erzählung benutzt Souza ungewöhnliche Bilder und Ereignisse zur Hinführung an den zeitgenössischen phantastischen Realísmus, mit der früheren Bezeichnung „phantastische Literatur“. Die fiktive Figur „mulher nua“ verspürt ständig eine Hand auf ihrer Schulter, was den permanenten Druck der Gesellschaft auf alle Frauen symbolisiert, der von Souza auf vielfältige phantasiereiche Weise geschildert wird. SCHLÜSSELWÖRTER: Zeitgenössische Literatur, Magischer Realismus, Feministische Kritik, Verfremdungseffekt in Erzählungen, Adelice Souza: „die nackte Frau“Submitted by Silvia Pinto (silviarej@ufba.br) on 2023-07-20T14:36:38Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) TCC FINAL - Maria de fátima (versão final).pdf: 660907 bytes, checksum: 486ff82d8cc7ac6ce4e908220f50efe5 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2023-07-21T15:01:29Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) TCC FINAL - Maria de fátima (versão final).pdf: 660907 bytes, checksum: 486ff82d8cc7ac6ce4e908220f50efe5 (MD5)Made available in DSpace on 2023-07-21T15:01:29Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 701 bytes, checksum: 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c (MD5) TCC FINAL - Maria de fátima (versão final).pdf: 660907 bytes, checksum: 486ff82d8cc7ac6ce4e908220f50efe5 (MD5) Previous issue date: 2022-07-07porUniversidade Federal da BahiaLETRAS - INGLÊSUFBABrasilInstituto de LetrasCC0 1.0 Universalhttp://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/info:eu-repo/semantics/openAccessZeitgenössische LiteraturMagischer RealismusFeministische KritikVerfremdungseffekt in ErzählungenAdelice Souza: „die nackte Frau“CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESLiteratura ContemporâneaLiteratura FantásticaCrítica feministaAdelice Souza; “A mulher nua”A MULHER NUA”, DE ADELICE SOUZA: uma poética do estranhamentoBachareladoinfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionVIEIRA, NANCY RITA FERREIRASANTOS, ALVANITA ALMEIDAFREITAS, NAIANA PEREIRA DESCHMITT, MARIA DE FÁTIMA SILVA OLIVEIRAreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBATEXTTCC FINAL - Maria de fátima (versão final).pdf.txtTCC FINAL - Maria de fátima (versão final).pdf.txtExtracted texttext/plain136031https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37391/4/TCC%20FINAL%20-%20Maria%20de%20f%c3%a1tima%20%28vers%c3%a3o%20final%29.pdf.txtd49b7aea47a90edf3d2312ef59841f8eMD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37391/3/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD53CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8701https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37391/2/license_rdf42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708cMD52ORIGINALTCC FINAL - Maria de fátima (versão final).pdfTCC FINAL - Maria de fátima (versão final).pdfapplication/pdf660907https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37391/1/TCC%20FINAL%20-%20Maria%20de%20f%c3%a1tima%20%28vers%c3%a3o%20final%29.pdf486ff82d8cc7ac6ce4e908220f50efe5MD51ri/373912023-07-22 02:09:39.38oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-07-22T05:09:39Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A MULHER NUA”, DE ADELICE SOUZA: uma poética do estranhamento |
title |
A MULHER NUA”, DE ADELICE SOUZA: uma poética do estranhamento |
spellingShingle |
A MULHER NUA”, DE ADELICE SOUZA: uma poética do estranhamento SCHMITT, MARIA DE FÁTIMA SILVA OLIVEIRA CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Literatura Contemporânea Literatura Fantástica Crítica feminista Adelice Souza; “A mulher nua” Zeitgenössische Literatur Magischer Realismus Feministische Kritik Verfremdungseffekt in Erzählungen Adelice Souza: „die nackte Frau“ |
title_short |
A MULHER NUA”, DE ADELICE SOUZA: uma poética do estranhamento |
title_full |
A MULHER NUA”, DE ADELICE SOUZA: uma poética do estranhamento |
title_fullStr |
A MULHER NUA”, DE ADELICE SOUZA: uma poética do estranhamento |
title_full_unstemmed |
A MULHER NUA”, DE ADELICE SOUZA: uma poética do estranhamento |
title_sort |
A MULHER NUA”, DE ADELICE SOUZA: uma poética do estranhamento |
author |
SCHMITT, MARIA DE FÁTIMA SILVA OLIVEIRA |
author_facet |
SCHMITT, MARIA DE FÁTIMA SILVA OLIVEIRA |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
VIEIRA, NANCY RITA FERREIRA |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
SANTOS, ALVANITA ALMEIDA |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
FREITAS, NAIANA PEREIRA DE |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SCHMITT, MARIA DE FÁTIMA SILVA OLIVEIRA |
contributor_str_mv |
VIEIRA, NANCY RITA FERREIRA SANTOS, ALVANITA ALMEIDA FREITAS, NAIANA PEREIRA DE |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Literatura Contemporânea Literatura Fantástica Crítica feminista Adelice Souza; “A mulher nua” Zeitgenössische Literatur Magischer Realismus Feministische Kritik Verfremdungseffekt in Erzählungen Adelice Souza: „die nackte Frau“ |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Literatura Contemporânea Literatura Fantástica Crítica feminista Adelice Souza; “A mulher nua” |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Zeitgenössische Literatur Magischer Realismus Feministische Kritik Verfremdungseffekt in Erzählungen Adelice Souza: „die nackte Frau“ |
description |
Análise crítica do conto “A mulher nua”, de Adelice Souza (2005), com base na teoria do estranhamento de Chklovski (1917), do conceito de literatura fantástica de Todorov (1975) e da crítica feminista, para identificar como a narrativa enreda a trama de modo a representar o lugar de opressão da mulher na sociedade contemporânea. Publicad a, em 2005, na coletânea + de 30 mulheres que estão fazendo a nova literatura brasileira, organizada pelo escritor Luiz Ruffato, a narrativa contém um conjunto de elementos da literatura contemporânea a exemplo do debate sobre a condição feminina e a repressão construída em torno do corpo da mulher (SWAN, 2008). Além disso, apresenta imagens construídas na base do insólito, que a aproximam do realismo maravilhoso, denominação contemporânea da literatura fantástica. A personagem fictícia representada pela "mulher nua" sente constantemente uma mão em seu corpo, condição que simboliza a constante pressão da sociedade patriarcal sobre as mulheres, que Souza retrata de forma espetacular adentrando pelos caminhos do realismo mágico através da imaginação. A escritora, nascida na cidade de Castro Alves (Bahia), é doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia, dramaturga e escritora, com ampla atuação na área cultural e com diversas publicações, como os livros infantis Céceu, poeta do céu (2015) e Adestradora de Galinhas (2014), e ainda seu primeiro romance juvenil, O homem que sabia a hora de morrer (2012), que foi finalista do Prêmio Jabuti. PALAVRAS-CHAVE: Literatura Contemporânea, Literatura Fantástica; Crítica feminista, Adelice Souza; “A mulher nua”. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022-07-07 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-07-21T15:01:29Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-07-21T15:01:29Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
Bacharelado info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37391 |
url |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37391 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
CC0 1.0 Universal http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
CC0 1.0 Universal http://creativecommons.org/publicdomain/zero/1.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia LETRAS - INGLÊS |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Instituto de Letras |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia LETRAS - INGLÊS |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37391/4/TCC%20FINAL%20-%20Maria%20de%20f%c3%a1tima%20%28vers%c3%a3o%20final%29.pdf.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37391/3/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37391/2/license_rdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/37391/1/TCC%20FINAL%20-%20Maria%20de%20f%c3%a1tima%20%28vers%c3%a3o%20final%29.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d49b7aea47a90edf3d2312ef59841f8e 67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b 42fd4ad1e89814f5e4a476b409eb708c 486ff82d8cc7ac6ce4e908220f50efe5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459668602748928 |