Razão na penumbra: Liberalismo e democracia no pensamento político brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Malbouisson, Pierre Simões Paes
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34926
Resumo: O presente trabalho realiza uma investigação no âmbito do pensamento político brasileiro de matriz liberal, a partir das perspectivas de Raymundo Faoro, Simon Schwartzman e José Guilherme Merquior, para compreender a operacionalização teórica realizada por esses autores em torno do tema da democracia, ante as especificidades nacionais. Parte-se dos pressupostos teóricos da perenidade das questões no âmbito das ideias políticas e das formas de pensar de um tipo de linhagem liberal brasileira. Decorre então, a compreensão das clivagens entre os enunciados dos autores sobre os aspectos da formação histórica nacional, a constituição do Estado, as inconsistências da democracia brasileira, articuladas ao arcabouço conceitual mobilizado por eles. Cada qual concebeu um liberalismo crítico ao Estado em sua configuração institucional, porém reconhecendo nele o meio possível para a instrumentalização da democracia. A partir de uma interpretação que conceitua o Estado nacional como patrimonialista e tradicional, Faoro destacou o modo pelo qual o liberalismo brasileiro não logrou êxito no embate contra o estatismo e se constituiu enquanto uma deformação esvaziada democraticamente. Sua compreensão do liberalismo preconizou o aspecto da ampliação dos direitos políticos em detrimento da totalidade da doutrina liberal. Diferentemente de Faoro, Schwartzman vislumbrou no fenômeno político brasileiro o neopatrimonialismo como chave explicativa do tipo de configuração estatal existente no Brasil, de modernização incompleta. Sua análise apontou para uma trajetória institucional de autoritarismo persistente, caracterizado por um simulacro das instituições democráticas e capitalistas modernas, o seu enfoque institucional procurou delinear essas diferenças. A percepção liberal de Merquior concebeu o liberalismo em sua dimensão teórica como uma unidade dos aspectos políticos e econômicos, uma síntese liberal-democrática na qual a ampliação das conquistas sociais se incorpora ao libelo doutrinário do liberalismo, fundamentada na conduta democrática. Conclui-se que as análises desses autores acerca da democracia, não oferecem diagnósticos idênticos, mas insinuam paradigmas para a reflexão sobre o impacto do liberalismo brasileiro no pensamento político nacional.
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Decorre então, a compreensão das clivagens entre os enunciados dos autores sobre os aspectos da formação histórica nacional, a constituição do Estado, as inconsistências da democracia brasileira, articuladas ao arcabouço conceitual mobilizado por eles. Cada qual concebeu um liberalismo crítico ao Estado em sua configuração institucional, porém reconhecendo nele o meio possível para a instrumentalização da democracia. A partir de uma interpretação que conceitua o Estado nacional como patrimonialista e tradicional, Faoro destacou o modo pelo qual o liberalismo brasileiro não logrou êxito no embate contra o estatismo e se constituiu enquanto uma deformação esvaziada democraticamente. Sua compreensão do liberalismo preconizou o aspecto da ampliação dos direitos políticos em detrimento da totalidade da doutrina liberal. Diferentemente de Faoro, Schwartzman vislumbrou no fenômeno político brasileiro o neopatrimonialismo como chave explicativa do tipo de configuração estatal existente no Brasil, de modernização incompleta. Sua análise apontou para uma trajetória institucional de autoritarismo persistente, caracterizado por um simulacro das instituições democráticas e capitalistas modernas, o seu enfoque institucional procurou delinear essas diferenças. A percepção liberal de Merquior concebeu o liberalismo em sua dimensão teórica como uma unidade dos aspectos políticos e econômicos, uma síntese liberal-democrática na qual a ampliação das conquistas sociais se incorpora ao libelo doutrinário do liberalismo, fundamentada na conduta democrática. Conclui-se que as análises desses autores acerca da democracia, não oferecem diagnósticos idênticos, mas insinuam paradigmas para a reflexão sobre o impacto do liberalismo brasileiro no pensamento político nacional.The present work investigates within the scope of Brazilian Political Thought of a liberal matrix, from the perspectives of Raymundo Faoro, Simon Schwartzman, and José Guilherme Merquior, to understand the theoretical operationalization carried out by these authors around the theme of democracy, given the national traits. It starts from the theoretical assumptions of the perenniality of the issues in the scope of political ideas and ways of thinking of a type of Brazilian liberal lineage. It follows, then, the understanding of the cleavages between the authors' statements on aspects of the national historical formation, the constitution of the State, the inconsistencies of Brazilian democracy, articulated to the conceptual framework mobilized by them. Each conceived a particular way of liberalism critical of the State in its institutional configuration but recognizing the possible means for the instrumentalization of democracy. From an interpretation that conceptualizes the national State as patrimonial and traditional, Faoro highlighted the way in which Brazilian liberalism did not succeed in the struggle against statism and constituted itself as a democratically emptied deformation. His understanding of liberalism advocated expanding political rights to the detriment of the totality of liberal doctrine. Unlike Faoro, Schwartzman saw neopatrimonialism in the Brazilian political phenomenon as a key to explaining the type of state configuration existing in Brazil, of incomplete modernization. His analysis pointed to an institutional trajectory of persistent authoritarianism, characterized by a simulacrum of modern democratic and capitalist institutions, and his institutional focus sought to delineate these differences. Merquior's liberal perception conceived liberalism in its theoretical dimension as a unity of political and economic aspects, a liberal-democratic synthesis in which the expansion of social achievements is incorporated into the doctrinal label of liberalism, based on democratic conduct. It is concluded that the analyzes of these authors about democracy do not offer identical diagnoses but suggest paradigms for reflection on the impact of Brazilian liberalism on national political thought.Submitted by Pierre Malbouisson (pmalbouisson@gmail.com) on 2022-03-10T12:07:05Z No. of bitstreams: 1 MALBOUISSON, Pierre - RAZÃO NA PENUMBRA Liberalismo e Democracia no Pensamento Político Brasileiro (versão depósito).pdf: 1108809 bytes, checksum: 3cfcf3434711954b5ce22e6bbe041f3b (MD5)Approved for entry into archive by Isaac Viana da Cunha Araújo (isaac.cunha@ufba.br) on 2022-03-22T17:53:01Z (GMT) No. of bitstreams: 1 MALBOUISSON, Pierre - RAZÃO NA PENUMBRA Liberalismo e Democracia no Pensamento Político Brasileiro (versão depósito).pdf: 1108809 bytes, checksum: 3cfcf3434711954b5ce22e6bbe041f3b (MD5)Made available in DSpace on 2022-03-22T17:53:01Z (GMT). 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