Formação médica e docência em Atenção Primária à Saúde: percepções dos docentes da Faculdade de Medicina da Bahia da Universidade Federal da Bahia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Rodrigo Alves
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36227
Resumo: Objetivos: Analisar a percepção dos docentes do curso de graduação em medicina da UFBA sobre o ensino e a docência em Atenção Primária à Saúde (APS). Fundamentação Teórica: Em uma conjuntura de desenvolvimento do capitalismo norte-americano, com a tendência ao lucro com a “saúde-doença”, o modelo biomédico foi ganhando hegemonia nos EUA no século XX; e o Relatório Flexner de 1912 serviu de base para a educação médica no mundo. Foram propostos novos modelos de atenção à saúde e, a após a Conferência de Alma-Ata, a Atenção Primária à Saúde (APS) destacou-se como base dos sistemas de saúde. Com a criação do SUS, em 1988, houve uma convergência para a instalação de um modelo de APS abrangente, com a ampliação da ESF no Brasil, e tornaram-se necessárias mudanças no âmbito da educação médica. Métodos: Estudo quali-quantitativo de corte transversal baseado na aplicação de questionários, enviados por meio eletrônico, a todos os docentes do curso de graduação em medicina da Faculdade de Medicina da Bahia em exercício no curso nos semestres 2015.2 e 2016.1, que concordaram em participar voluntariamente do estudo. As perguntas foram agrupadas em blocos: 1- Caracterização da população de estudo e Fatores relacionados à sua Formação em Saúde; 2- Fatores do curso médico relacionados diretamente ou indiretamente ao Cuidado em APS; 3- Fatores relacionados ao Ensino e à Docência em APS. Resultados: 82 docentes responderam ao questionário. Considerações Éticas: A participação foi voluntária e todos os indivíduos integrantes do estudo concordaram com o termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE). Não houve conflitos de interesses entre os autores. Discussão e Conclusões: A maioria dos docentes se sente segura em atuar na atenção primária à saúde (APS) e em ensinar conteúdos e habilidades de APS, no entanto, não tiveram uma formação generalista com foco em APS em seu processo de formação e o conhecimento sobre as DCNs é deficiente. Ademais, identificam-se grandes deficiências relacionadas à docência e ao processo de ensino-aprendizagem em APS na FMB-UFBA, sendo necessário repensar os compromissos da educação médica e estimular novos processos de mudança.
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Foram propostos novos modelos de atenção à saúde e, a após a Conferência de Alma-Ata, a Atenção Primária à Saúde (APS) destacou-se como base dos sistemas de saúde. Com a criação do SUS, em 1988, houve uma convergência para a instalação de um modelo de APS abrangente, com a ampliação da ESF no Brasil, e tornaram-se necessárias mudanças no âmbito da educação médica. Métodos: Estudo quali-quantitativo de corte transversal baseado na aplicação de questionários, enviados por meio eletrônico, a todos os docentes do curso de graduação em medicina da Faculdade de Medicina da Bahia em exercício no curso nos semestres 2015.2 e 2016.1, que concordaram em participar voluntariamente do estudo. As perguntas foram agrupadas em blocos: 1- Caracterização da população de estudo e Fatores relacionados à sua Formação em Saúde; 2- Fatores do curso médico relacionados diretamente ou indiretamente ao Cuidado em APS; 3- Fatores relacionados ao Ensino e à Docência em APS. Resultados: 82 docentes responderam ao questionário. Considerações Éticas: A participação foi voluntária e todos os indivíduos integrantes do estudo concordaram com o termo de consentimento livre e esclarecido (TCLE). Não houve conflitos de interesses entre os autores. Discussão e Conclusões: A maioria dos docentes se sente segura em atuar na atenção primária à saúde (APS) e em ensinar conteúdos e habilidades de APS, no entanto, não tiveram uma formação generalista com foco em APS em seu processo de formação e o conhecimento sobre as DCNs é deficiente. Ademais, identificam-se grandes deficiências relacionadas à docência e ao processo de ensino-aprendizagem em APS na FMB-UFBA, sendo necessário repensar os compromissos da educação médica e estimular novos processos de mudança.Objectives: To analyze the perception of UFBA’s undergraduate medical course professors on teaching in Primary Health Care (PHC). Background: In the context of the development of American capitalism, with the existing tendency to profit from health care, the biomedical model became hegemonic in the United States during the 20th century; and the 1912 Flexner Report served as the basis for medical education worldwide. New models of health care were proposed and, after the Alma-Ata Conference, Primary Health Care (PHC) stood out as the basis of health systems. With the creation of the Brazilian Public health (SUS) in 1988, there was a convergence towards the installation of a comprehensive PHC model, with the expansion of the Family Health Strategy in Brazil, and changes in the scope of medical education became necessary. Methods: A cross-sectional qualitative and quantitative study based on the application of questionnaires, sent by electronic means to all the professors of the Medicine Faculty of Bahia in the semesters 2015.2 and 2016.1, who voluntarily agreed to participate on the study. The questions were grouped in the following blocks: 1- Characterization of the study population and factors related to their health training; 2- Medical course factors directly or indirectly related to PHC; 3- Factors related to teaching in PHC. Results: 82 professors answered the questionnaire. Ethical Considerations: Participation was voluntary and all subjects in the study agreed to the informed consent form. The authors did not have any conflicts of interest in the study. Discussion and conclusions: Most professors feel secure working in primary health care (PHC) and teaching related content and skills, however, they did not have a generalist background with a focus on PHC in their training process and their knowledge on the National curricular guidelines was deficient. In addition, major deficiencies related to teaching and to the teaching-learning process in PHC in FMB-UFBA were identified, and it is necessary to rethink the commitments of medical education and stimulate new processes of change.Submitted by NFC NÚCLEO DE FORMAÇÃO CIENTÍFICA (nfc.fmb@ufba.br) on 2022-10-27T17:24:11Z No. of bitstreams: 1 Rodrigo Alves Rodrigues - Formação médica e docência em Atenção Primária à Saúde percepções dos docentes da Faculdade de Medicina da Bahia da Universidade Federal da Bahia.pdf: 4017978 bytes, checksum: 4fd87666ecacfb547a191f622213669f (MD5)Approved for entry into archive by Edvaldo Souza (edvaldosouza@ufba.br) on 2022-10-31T16:52:52Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Rodrigo Alves Rodrigues - Formação médica e docência em Atenção Primária à Saúde percepções dos docentes da Faculdade de Medicina da Bahia da Universidade Federal da Bahia.pdf: 4017978 bytes, checksum: 4fd87666ecacfb547a191f622213669f (MD5)Made available in DSpace on 2022-10-31T16:52:52Z (GMT). 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