Artes da cena-currículos-dispositivos: linhas curriculares para as artes da cena na universidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Accioly, Cecília Bastos da Costa
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16916
Resumo: A pesquisa de doutorado aqui apresentada tem seu desenho fundamentado no tripé: artes da cena-currículo-dispositivo. Emergiu da interação entre os campos da filosofia, das teorias de currículo, das artes da cena e do Ensino Superior. Tem como objeto de investigação o currículo de cursos de graduação em Artes da Cena ministrados em universidades, numa percepção da organização dos conhecimentos em componentes curriculares em relação a seus Projetos Político-Pedagógicos. O objetivo é propor possibilidades de construção do currículo a partir dele mesmo, investigando as linhas emergentes do cotidiano curricular de cursos de graduação em Artes da Cena, em seus saberes e poderes. Caracteriza-se como pesquisa qualitativa, realizada por meio de observação ativa, análise documental e questionários. O referencial teórico aponta direcionamentos sobre as noções de artes, educação/currículo, sociedade, construção de conhecimento presentes nas instituições. O corpus da tese é composto por introdução, intitulada Linhas de Visibilidade, e três capítulos de desenvolvimento, de modo a mapeá-la também como dispositivo. Os capítulos que seguem são: Linhas de Enunciação: discursos curriculares, o primeiro capítulo de desenvolvimento (parte 2 da tese) apresenta as noções-chave da pesquisa: currículo e dispositivo, a partir do discurso apresentado pelos documentos estudados, bem como perspectivas referentes ao conhecimento e às teorias de currículo. Desenvolve o conceito de dispositivo a partir da perspectiva de três autores: Michel Foucault (2006; 2009; 2010), que propõe inicialmente o conceito; Gilles Deleuze (1990; 1996; 2005), que elabora um mapa do conceito a partir das linhas apresentadas por Foucault – visibilidade, enunciação, força e fuga – semelhante à sua concepção de rizoma; e Giorgio Agamben (2009; 2012), que amplia o conceito do dispositivo moderno e apresenta novos processos de subjetivações. A parte 3 da tese, Linhas de Forças: poderes e saberes apresenta os poderes e saberes implicados nos documentos de currículo, bem como em seus cotidianos. Discorre sobre vetores de resistências curriculares apresentando suas ações e alinhamentos, afirmando a universidade e as artes da cena como linhas de força, saberes e poderes que retificam as demais linhas do dispositivo. Explora as relações de saberes e poderes presentes socialmente que atravessam seus mapas e impõem-se nos processos de assujeitamento dos viventes. A parte 4, Linhas de Fugas: desterritorializações aponta corpo, espaço e tempo como vetores de encontro com o vivente. Explora a noção de linha de fuga no choque com as forças dos saberes e poderes estabelecidos socialmente, nas artes da cena e nos currículos. Concluo afirmando que ao conhecermos os mapas possíveis, os sujeitos de currículo podem criar seus próprios currículos a partir das próprias perguntas e não mais seguindo teorias externas a si mesmos, mas se fazendo no cotidiano. Pensar currículos a partir das artes da cena é compreender multiplicidades de possibilidades epistemológicas para as artes, sem buscar uma unidade homogênea. Faz-se necessário reconhecer o próprio currículo como heterogeneidade, um documento dinâmico, plural e mutável de saberes de múltiplos discursos sócio-político-histórico-econômicos de pensamentos.
id UFBA-2_65424429e52b2cf86e18e8224a26e708
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/16916
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Accioly, Cecília Bastos da CostaAccioly, Cecília Bastos da CostaSoares, Luiz Cláudio CajaíbaMatos, Lúcia Helena Alfredi deMoura, Rogério Adolfo deMendonça, Célida SalumeSantos, Gláucio MachadoSoares, Luiz Cláudio Cajaíba2015-01-29T11:30:35Z2015-01-29T11:30:35Z2015-01-292014-10-01CDD 792http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16916A pesquisa de doutorado aqui apresentada tem seu desenho fundamentado no tripé: artes da cena-currículo-dispositivo. Emergiu da interação entre os campos da filosofia, das teorias de currículo, das artes da cena e do Ensino Superior. Tem como objeto de investigação o currículo de cursos de graduação em Artes da Cena ministrados em universidades, numa percepção da organização dos conhecimentos em componentes curriculares em relação a seus Projetos Político-Pedagógicos. O objetivo é propor possibilidades de construção do currículo a partir dele mesmo, investigando as linhas emergentes do cotidiano curricular de cursos de graduação em Artes da Cena, em seus saberes e poderes. Caracteriza-se como pesquisa qualitativa, realizada por meio de observação ativa, análise documental e questionários. O referencial teórico aponta direcionamentos sobre as noções de artes, educação/currículo, sociedade, construção de conhecimento presentes nas instituições. O corpus da tese é composto por introdução, intitulada Linhas de Visibilidade, e três capítulos de desenvolvimento, de modo a mapeá-la também como dispositivo. Os capítulos que seguem são: Linhas de Enunciação: discursos curriculares, o primeiro capítulo de desenvolvimento (parte 2 da tese) apresenta as noções-chave da pesquisa: currículo e dispositivo, a partir do discurso apresentado pelos documentos estudados, bem como perspectivas referentes ao conhecimento e às teorias de currículo. Desenvolve o conceito de dispositivo a partir da perspectiva de três autores: Michel Foucault (2006; 2009; 2010), que propõe inicialmente o conceito; Gilles Deleuze (1990; 1996; 2005), que elabora um mapa do conceito a partir das linhas apresentadas por Foucault – visibilidade, enunciação, força e fuga – semelhante à sua concepção de rizoma; e Giorgio Agamben (2009; 2012), que amplia o conceito do dispositivo moderno e apresenta novos processos de subjetivações. A parte 3 da tese, Linhas de Forças: poderes e saberes apresenta os poderes e saberes implicados nos documentos de currículo, bem como em seus cotidianos. Discorre sobre vetores de resistências curriculares apresentando suas ações e alinhamentos, afirmando a universidade e as artes da cena como linhas de força, saberes e poderes que retificam as demais linhas do dispositivo. Explora as relações de saberes e poderes presentes socialmente que atravessam seus mapas e impõem-se nos processos de assujeitamento dos viventes. A parte 4, Linhas de Fugas: desterritorializações aponta corpo, espaço e tempo como vetores de encontro com o vivente. Explora a noção de linha de fuga no choque com as forças dos saberes e poderes estabelecidos socialmente, nas artes da cena e nos currículos. Concluo afirmando que ao conhecermos os mapas possíveis, os sujeitos de currículo podem criar seus próprios currículos a partir das próprias perguntas e não mais seguindo teorias externas a si mesmos, mas se fazendo no cotidiano. Pensar currículos a partir das artes da cena é compreender multiplicidades de possibilidades epistemológicas para as artes, sem buscar uma unidade homogênea. Faz-se necessário reconhecer o próprio currículo como heterogeneidade, um documento dinâmico, plural e mutável de saberes de múltiplos discursos sócio-político-histórico-econômicos de pensamentos.The doctoral research presented here is based on this tripod design: performing artscurriculum- dispositif. It emerged from the interaction between the fields of philosophy, theories of curriculum, performing arts and Higher Education. The object of research is the curriculum of undergraduate courses in Performing Arts taught in universities, seeking a perception of the organization of knowledge in curricular components in relation to their political-pedagogical projects. The goal is to propose possibilities to curriculum from itself, investigating the emerging lines of everyday curriculum of undergraduate courses in Performing Arts, in its knowledge and power. It is characterized as qualitative research conducted through participant observation, document analysis and questionnaires. The theoretical point directions on the notions of the arts, education/curriculum, society and knowledge building by these institutions. The corpus of the thesis consists of introduction, entitled Lines of Visibility, and three chapters of development, so as to also map it as a dispositif. The chapters that follow are: Lines of Enunciation: curricular discourse, the first chapter of development (part 2 of the thesis) presents the key concepts of the research: Curriculum and dispositif, from the speech delivered by the studied documents and perspectives regarding knowledge and theories of curriculum. Develops the concept of the dispositif from the perspective of three authors: Michel Foucault (2006; 2009; 2010), who originally proposed the concept; Gilles Deleuze (1990; 1996; 2005), which draws up a map of the concept from the lines presented by Foucault - visibility, enunciation, strength and escape - similar to his concept of the rhizome; and Giorgio Agamben (2009; 2012), which extends the concept of the modern device and displays new processes of subjectivation. The third part of the thesis, Lines of Force: powers and knowledge, presents the power and knowledge involved in curriculum documents as well as in their daily lives. Discusses vectors of curricular strengths and alignments presenting their actions, pointing the university and the performing arts as force lines, knowledge and power to rectify the other lines of the dispositif. Explores the relationship of knowledge and power present socially crossing their maps and impose themselves in the processes of subjection of the living. Part 4, Lines of Flight: deterritorializations points body, space and time as vectors of encounter with the living. Explores the notion of line of flight in the clash with the forces of knowledge and power socially established, the performing arts and the curricula. I conclude by saying that by knowing the possible maps, the subjects of the curriculum can create their own curriculum from own questions and not following theories external to themselves, but in doing everyday. Think curricula from the performing arts is to understand multiplicities of epistemological possibilities for the arts, without seeking a homogeneous unit. It is necessary to recognize the heterogeneity curriculum itself as a dynamic document, plural and changeable of knowledge of multiple socio-economic-political-historical discourse of thoughts.La investigación doctoral que aquí se presenta se basa en su diseño trípode: artes escena-hoja de vida del dispositivo. Surgió a partir de la interacción entre los campos de la filosofía, las teorías del currículo, la escena de las artes y la educación superior. El objeto de la investigación del plan de estudios de los cursos de pregrado en Artes Escena enseña en las universidades, una percepción de la organización del conocimiento en los componentes curriculares en relación con sus proyectos político-pedagógicos. El objetivo es proponer posibilidades de plan de estudios de sí mismo, la investigación de líneas emergentes del plan de estudios de cada día de los cursos de pregrado en Escena Artes, en su conocimiento y poder. Se caracteriza como una investigación cualitativa llevada a cabo a través de la observación participante, análisis de documentos y cuestionarios. Las direcciones de puntos teóricos sobre los conceptos de las artes, la educación / currículo, la sociedad, la construcción del conocimiento de estas instituciones. El corpus de la tesis consta de introducción, titulada Líneas de visibilidad, y tres capítulos de desarrollo, a fin de asignar también como un dispositivo. Los capítulos que siguen son: Líneas de enunciación: el discurso curricular, el primer capítulo de desarrollo (parte 2 de la tesis) presenta los conceptos clave de la investigación: Currículo y el dispositivo, desde el discurso de los documentos y las perspectivas estudiadas en relación con conocimientos y teorías del currículo. Desarrolla el concepto del dispositivo desde la perspectiva de tres autores: Michel Foucault (2006; 2009; 2010), quien originalmente propuso el concepto; Gilles Deleuze (1990; 1996; 2005), que elabora un mapa de concepto de las líneas presentadas por Foucault - visibilidad, enunciación, fuerza y escapar - similar a su concepto del rizoma; Giorgio Agamben y (2009; 2012), que se extiende el concepto del dispositivo moderno y muestra nuevos procesos de subjetivación. La tercera parte de la tesis, las líneas de fuerza: los poderes y el conocimiento se presenta el poder y el conocimiento involucrado en los documentos del plan de estudios, así como en su vida cotidiana. Discute vectores fortalezas curriculares y alineaciones que presentan sus acciones, diciendo que la universidad y la escena de las artes como las líneas eléctricas, el conocimiento y el poder para rectificar las otras líneas del dispositivo. Explora la relación entre conocimiento y poder cruzar presente socialmente sus mapas e imponer a sí mismos en los procesos de sometimiento de los vivos. Parte 4, Líneas de Fugas: desterritorializaciones puntos cuerpo, espacio y tiempo como vectores de encuentro con los vivos. Explora la noción de línea de fuga en el choque con las fuerzas del conocimiento y el poder socialmente establecidas, la escena de las artes y los planes de estudio. Concluyo diciendo que al conocer los posibles mapas, las asignaturas del plan de estudios pueden crear su propio plan de estudios de las propias preguntas y no siguiendo las teorías externas a sí mismos, pero al hacerlo todos los días. Piense curriculo a partir de las artes de la escena es comprender multiplicidad de posibilidades epistemológicas para las artes, sin buscar una unidad homogénea. Es necesario reconocer el plan de estudios de la heterogeneidad como un documento dinámico, el conocimiento plural y cambiante del discurso socio-económicopolítico- histórico múltiplo de pensamientos.Submitted by Cecília Accioly (ceciliabca@gmail.com) on 2015-01-21T10:23:17Z No. of bitstreams: 10 TESE DOUTORADO PPGAC-UFBA - CECÍLIA BASTOS DA COSTA ACCIOLY.pdf: 3124231 bytes, checksum: f91cd8cc28214f1d9005482e6c8efd1e (MD5) ANEXO A – PROGRAMA ARTE DRAMÁTICO DE LA FACULTAD DE ARTES DE.pdf: 280161 bytes, checksum: 39f6984ef6d738bf69d6c5b2c8560f5f (MD5) ANEXO B – PROJETO DE REFORMA CURRICULAR BACHARELADO EM ARTES.pdf: 626849 bytes, checksum: 4439d294071fcc209ae4ef2d94047c33 (MD5) ANEXO C - Projeto Pedagógico da do curso de Graduação Licenc.pdf: 187037 bytes, checksum: feabde57e41faa20084731d26210b2a1 (MD5) ANEXO C1 - Cópia de Formulários curso de Dança.pdf: 60418 bytes, checksum: 3cb747c5f886045f74da6650363e38c8 (MD5) ANEXO C2 - Cópia de Formulários curso de Dança 2.pdf: 65181 bytes, checksum: 84e13213b41d51a06935ded9e448a93f (MD5) ANEXO C3 - Cópia de Formulários curso de Dança 3.pdf: 15936 bytes, checksum: 204502c7fa828d12f7739fdf0c11a98e (MD5) ANEXO C4 - Cópia de Formulários curso de Dança 4.pdf: 122692 bytes, checksum: 2d679c1a4536e46316db7964a6beb2a0 (MD5) ANEXO D – PROJETO DE REFORMA CURRICULAR PARA OS CURSOS DE BA.pdf: 11614448 bytes, checksum: de35f44639f4e942dc3c2819efc6c683 (MD5) ANEXO E - PROJETO DE RECONSTRUÇÃO CURRICULAR PARA OS CURSOS .pdf: 3854332 bytes, checksum: 07f6c8fb19c18e5f0e2ec6f83a37c1de (MD5)Rejected by Fatima Cleômenis Botelho Maria (botelho@ufba.br), reason: Favor corrigir o título, que deve ter apenas a primeira palavra com inicial maiúscula. Os nomes próprios e de lugar também iniciam com letra maiúscula. on 2015-01-21T15:58:20Z (GMT)Submitted by Cecília Accioly (ceciliabca@gmail.com) on 2015-01-21T16:44:08Z No. of bitstreams: 10 TESE DOUTORADO PPGAC-UFBA - CECÍLIA BASTOS DA COSTA ACCIOLY.pdf: 3124231 bytes, checksum: f91cd8cc28214f1d9005482e6c8efd1e (MD5) ANEXO A – PROGRAMA ARTE DRAMÁTICO DE LA FACULTAD DE ARTES DE.pdf: 280161 bytes, checksum: 39f6984ef6d738bf69d6c5b2c8560f5f (MD5) ANEXO B – PROJETO DE REFORMA CURRICULAR BACHARELADO EM ARTES.pdf: 626849 bytes, checksum: 4439d294071fcc209ae4ef2d94047c33 (MD5) ANEXO C - Projeto Pedagógico da do curso de Graduação Licenc.pdf: 187037 bytes, checksum: feabde57e41faa20084731d26210b2a1 (MD5) ANEXO C1 - Cópia de Formulários curso de Dança.pdf: 60418 bytes, checksum: 3cb747c5f886045f74da6650363e38c8 (MD5) ANEXO C2 - Cópia de Formulários curso de Dança 2.pdf: 65181 bytes, checksum: 84e13213b41d51a06935ded9e448a93f (MD5) ANEXO C3 - Cópia de Formulários curso de Dança 3.pdf: 15936 bytes, checksum: 204502c7fa828d12f7739fdf0c11a98e (MD5) ANEXO C4 - Cópia de Formulários curso de Dança 4.pdf: 122692 bytes, checksum: 2d679c1a4536e46316db7964a6beb2a0 (MD5) ANEXO D – PROJETO DE REFORMA CURRICULAR PARA OS CURSOS DE BA.pdf: 11614448 bytes, checksum: de35f44639f4e942dc3c2819efc6c683 (MD5) ANEXO E - PROJETO DE RECONSTRUÇÃO CURRICULAR PARA OS CURSOS .pdf: 3854332 bytes, checksum: 07f6c8fb19c18e5f0e2ec6f83a37c1de (MD5)Approved for entry into archive by Fatima Cleômenis Botelho Maria (botelho@ufba.br) on 2015-01-29T11:30:35Z (GMT) No. of bitstreams: 10 TESE DOUTORADO PPGAC-UFBA - CECÍLIA BASTOS DA COSTA ACCIOLY.pdf: 3124231 bytes, checksum: f91cd8cc28214f1d9005482e6c8efd1e (MD5) ANEXO A – PROGRAMA ARTE DRAMÁTICO DE LA FACULTAD DE ARTES DE.pdf: 280161 bytes, checksum: 39f6984ef6d738bf69d6c5b2c8560f5f (MD5) ANEXO B – PROJETO DE REFORMA CURRICULAR BACHARELADO EM ARTES.pdf: 626849 bytes, checksum: 4439d294071fcc209ae4ef2d94047c33 (MD5) ANEXO C - Projeto Pedagógico da do curso de Graduação Licenc.pdf: 187037 bytes, checksum: feabde57e41faa20084731d26210b2a1 (MD5) ANEXO C1 - Cópia de Formulários curso de Dança.pdf: 60418 bytes, checksum: 3cb747c5f886045f74da6650363e38c8 (MD5) ANEXO C2 - Cópia de Formulários curso de Dança 2.pdf: 65181 bytes, checksum: 84e13213b41d51a06935ded9e448a93f (MD5) ANEXO C3 - Cópia de Formulários curso de Dança 3.pdf: 15936 bytes, checksum: 204502c7fa828d12f7739fdf0c11a98e (MD5) ANEXO C4 - Cópia de Formulários curso de Dança 4.pdf: 122692 bytes, checksum: 2d679c1a4536e46316db7964a6beb2a0 (MD5) ANEXO D – PROJETO DE REFORMA CURRICULAR PARA OS CURSOS DE BA.pdf: 11614448 bytes, checksum: de35f44639f4e942dc3c2819efc6c683 (MD5) ANEXO E - PROJETO DE RECONSTRUÇÃO CURRICULAR PARA OS CURSOS .pdf: 3854332 bytes, checksum: 07f6c8fb19c18e5f0e2ec6f83a37c1de (MD5)Made available in DSpace on 2015-01-29T11:30:35Z (GMT). No. of bitstreams: 10 TESE DOUTORADO PPGAC-UFBA - CECÍLIA BASTOS DA COSTA ACCIOLY.pdf: 3124231 bytes, checksum: f91cd8cc28214f1d9005482e6c8efd1e (MD5) ANEXO A – PROGRAMA ARTE DRAMÁTICO DE LA FACULTAD DE ARTES DE.pdf: 280161 bytes, checksum: 39f6984ef6d738bf69d6c5b2c8560f5f (MD5) ANEXO B – PROJETO DE REFORMA CURRICULAR BACHARELADO EM ARTES.pdf: 626849 bytes, checksum: 4439d294071fcc209ae4ef2d94047c33 (MD5) ANEXO C - Projeto Pedagógico da do curso de Graduação Licenc.pdf: 187037 bytes, checksum: feabde57e41faa20084731d26210b2a1 (MD5) ANEXO C1 - Cópia de Formulários curso de Dança.pdf: 60418 bytes, checksum: 3cb747c5f886045f74da6650363e38c8 (MD5) ANEXO C2 - Cópia de Formulários curso de Dança 2.pdf: 65181 bytes, checksum: 84e13213b41d51a06935ded9e448a93f (MD5) ANEXO C3 - Cópia de Formulários curso de Dança 3.pdf: 15936 bytes, checksum: 204502c7fa828d12f7739fdf0c11a98e (MD5) ANEXO C4 - Cópia de Formulários curso de Dança 4.pdf: 122692 bytes, checksum: 2d679c1a4536e46316db7964a6beb2a0 (MD5) ANEXO D – PROJETO DE REFORMA CURRICULAR PARA OS CURSOS DE BA.pdf: 11614448 bytes, checksum: de35f44639f4e942dc3c2819efc6c683 (MD5) ANEXO E - PROJETO DE RECONSTRUÇÃO CURRICULAR PARA OS CURSOS .pdf: 3854332 bytes, checksum: 07f6c8fb19c18e5f0e2ec6f83a37c1de (MD5)CNPQ - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e TecnológicoEducaçãoArtes cênicasCurrículoEnsino SuperiorFilosofiaArtes da cena-currículos-dispositivos: linhas curriculares para as artes da cena na universidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisEscola de TeatroPrograma de Pós Graduação em Artes CênicasUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTESE DOUTORADO PPGAC-UFBA - CECÍLIA BASTOS DA COSTA ACCIOLY.pdfTESE DOUTORADO PPGAC-UFBA - CECÍLIA BASTOS DA COSTA ACCIOLY.pdfTESE DE DOUTORAMENTOapplication/pdf3124231https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16916/1/TESE%20DOUTORADO%20PPGAC-UFBA%20-%20CEC%c3%8dLIA%20BASTOS%20DA%20COSTA%20ACCIOLY.pdff91cd8cc28214f1d9005482e6c8efd1eMD51ANEXO A – PROGRAMA ARTE DRAMÁTICO DE LA FACULTAD DE ARTES DE.pdfANEXO A – PROGRAMA ARTE DRAMÁTICO DE LA FACULTAD DE ARTES DE.pdfANEXO Aapplication/pdf280161https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16916/2/ANEXO%20A%20%e2%80%93%20PROGRAMA%20ARTE%20DRAM%c3%81TICO%20DE%20LA%20FACULTAD%20DE%20ARTES%20DE.pdf39f6984ef6d738bf69d6c5b2c8560f5fMD52ANEXO B – PROJETO DE REFORMA CURRICULAR BACHARELADO EM ARTES.pdfANEXO B – PROJETO DE REFORMA CURRICULAR BACHARELADO EM ARTES.pdfANEXO Bapplication/pdf626849https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16916/3/ANEXO%20B%20%e2%80%93%20PROJETO%20DE%20REFORMA%20CURRICULAR%20BACHARELADO%20EM%20ARTES.pdf4439d294071fcc209ae4ef2d94047c33MD53ANEXO C - Projeto Pedagógico da do curso de Graduação Licenc.pdfANEXO C - Projeto Pedagógico da do curso de Graduação Licenc.pdfANEXO Capplication/pdf187037https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16916/4/ANEXO%20C%20-%20Projeto%20Pedag%c3%b3gico%20da%20do%20curso%20de%20Gradua%c3%a7%c3%a3o%20Licenc.pdffeabde57e41faa20084731d26210b2a1MD54ANEXO C1 - Cópia de Formulários curso de Dança.pdfANEXO C1 - Cópia de Formulários curso de Dança.pdfANEXO C1application/pdf60418https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16916/5/ANEXO%20C1%20-%20C%c3%b3pia%20de%20Formul%c3%a1rios%20curso%20de%20Dan%c3%a7a.pdf3cb747c5f886045f74da6650363e38c8MD55ANEXO C2 - Cópia de Formulários curso de Dança 2.pdfANEXO C2 - Cópia de Formulários curso de Dança 2.pdfANEXO C2application/pdf65181https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16916/6/ANEXO%20C2%20-%20C%c3%b3pia%20de%20Formul%c3%a1rios%20curso%20de%20Dan%c3%a7a%202.pdf84e13213b41d51a06935ded9e448a93fMD56ANEXO C3 - Cópia de Formulários curso de Dança 3.pdfANEXO C3 - Cópia de Formulários curso de Dança 3.pdfANEXO C3application/pdf15936https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16916/7/ANEXO%20C3%20-%20C%c3%b3pia%20de%20Formul%c3%a1rios%20curso%20de%20Dan%c3%a7a%203.pdf204502c7fa828d12f7739fdf0c11a98eMD57ANEXO C4 - Cópia de Formulários curso de Dança 4.pdfANEXO C4 - Cópia de Formulários curso de Dança 4.pdfANEXO C4application/pdf122692https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16916/8/ANEXO%20C4%20-%20C%c3%b3pia%20de%20Formul%c3%a1rios%20curso%20de%20Dan%c3%a7a%204.pdf2d679c1a4536e46316db7964a6beb2a0MD58ANEXO D – PROJETO DE REFORMA CURRICULAR PARA OS CURSOS DE BA.pdfANEXO D – PROJETO DE REFORMA CURRICULAR PARA OS CURSOS DE BA.pdfANEXO Dapplication/pdf11614448https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16916/9/ANEXO%20D%20%e2%80%93%20PROJETO%20DE%20REFORMA%20CURRICULAR%20PARA%20OS%20CURSOS%20DE%20BA.pdfde35f44639f4e942dc3c2819efc6c683MD59ANEXO E - PROJETO DE RECONSTRUÇÃO CURRICULAR PARA OS CURSOS .pdfANEXO E - PROJETO DE RECONSTRUÇÃO CURRICULAR PARA OS CURSOS .pdfANEXO Eapplication/pdf3854332https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16916/10/ANEXO%20E%20-%20PROJETO%20DE%20RECONSTRU%c3%87%c3%83O%20CURRICULAR%20PARA%20OS%20CURSOS%20.pdf07f6c8fb19c18e5f0e2ec6f83a37c1deMD510LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16916/11/license.txt0d4b811ef71182510d2015daa7c8a900MD511TEXTTESE DOUTORADO PPGAC-UFBA - CECÍLIA BASTOS DA COSTA ACCIOLY.pdf.txtTESE DOUTORADO PPGAC-UFBA - CECÍLIA BASTOS DA COSTA ACCIOLY.pdf.txtExtracted texttext/plain454367https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16916/12/TESE%20DOUTORADO%20PPGAC-UFBA%20-%20CEC%c3%8dLIA%20BASTOS%20DA%20COSTA%20ACCIOLY.pdf.txtcf4a537e181e21663dc426f07a084caeMD512ANEXO A – PROGRAMA ARTE DRAMÁTICO DE LA FACULTAD DE ARTES DE.pdf.txtANEXO A – PROGRAMA ARTE DRAMÁTICO DE LA FACULTAD DE ARTES DE.pdf.txtExtracted texttext/plain54389https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16916/13/ANEXO%20A%20%e2%80%93%20PROGRAMA%20ARTE%20DRAM%c3%81TICO%20DE%20LA%20FACULTAD%20DE%20ARTES%20DE.pdf.txt5823606eb040f98367e36298c37d864fMD513ANEXO B – PROJETO DE REFORMA CURRICULAR BACHARELADO EM ARTES.pdf.txtANEXO B – PROJETO DE REFORMA CURRICULAR BACHARELADO EM ARTES.pdf.txtExtracted texttext/plain183266https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16916/14/ANEXO%20B%20%e2%80%93%20PROJETO%20DE%20REFORMA%20CURRICULAR%20BACHARELADO%20EM%20ARTES.pdf.txt27b5beb6b524c46a786dfecce6754debMD514ANEXO C - Projeto Pedagógico da do curso de Graduação Licenc.pdf.txtANEXO C - Projeto Pedagógico da do curso de Graduação Licenc.pdf.txtExtracted texttext/plain65814https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16916/15/ANEXO%20C%20-%20Projeto%20Pedag%c3%b3gico%20da%20do%20curso%20de%20Gradua%c3%a7%c3%a3o%20Licenc.pdf.txt7fcdfba5cf9b3d161d793afc6181bf7bMD515ANEXO C1 - Cópia de Formulários curso de Dança.pdf.txtANEXO C1 - Cópia de Formulários curso de Dança.pdf.txtExtracted texttext/plain7579https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16916/16/ANEXO%20C1%20-%20C%c3%b3pia%20de%20Formul%c3%a1rios%20curso%20de%20Dan%c3%a7a.pdf.txt7c6def761dc7248c84e96b0ce2a9d9dcMD516ANEXO C2 - Cópia de Formulários curso de Dança 2.pdf.txtANEXO C2 - Cópia de Formulários curso de Dança 2.pdf.txtExtracted texttext/plain6927https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16916/17/ANEXO%20C2%20-%20C%c3%b3pia%20de%20Formul%c3%a1rios%20curso%20de%20Dan%c3%a7a%202.pdf.txt61c476049622649011d9de97ced5d46aMD517ANEXO C3 - Cópia de Formulários curso de Dança 3.pdf.txtANEXO C3 - Cópia de Formulários curso de Dança 3.pdf.txtExtracted texttext/plain1375https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16916/18/ANEXO%20C3%20-%20C%c3%b3pia%20de%20Formul%c3%a1rios%20curso%20de%20Dan%c3%a7a%203.pdf.txtbe5c51a1bb23760a715d1319719dad92MD518ANEXO C4 - Cópia de Formulários curso de Dança 4.pdf.txtANEXO C4 - Cópia de Formulários curso de Dança 4.pdf.txtExtracted texttext/plain56832https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16916/19/ANEXO%20C4%20-%20C%c3%b3pia%20de%20Formul%c3%a1rios%20curso%20de%20Dan%c3%a7a%204.pdf.txt489f945bf850f246c8e0a3ff922baea4MD519ANEXO D – PROJETO DE REFORMA CURRICULAR PARA OS CURSOS DE BA.pdf.txtANEXO D – PROJETO DE REFORMA CURRICULAR PARA OS CURSOS DE BA.pdf.txtExtracted texttext/plain264https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16916/20/ANEXO%20D%20%e2%80%93%20PROJETO%20DE%20REFORMA%20CURRICULAR%20PARA%20OS%20CURSOS%20DE%20BA.pdf.txte8841bad7555170cf7f478337d231b5cMD520ANEXO E - PROJETO DE RECONSTRUÇÃO CURRICULAR PARA OS CURSOS .pdf.txtANEXO E - PROJETO DE RECONSTRUÇÃO CURRICULAR PARA OS CURSOS .pdf.txtExtracted texttext/plain103https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16916/21/ANEXO%20E%20-%20PROJETO%20DE%20RECONSTRU%c3%87%c3%83O%20CURRICULAR%20PARA%20OS%20CURSOS%20.pdf.txtc66104f468494b042e270ca7fefcad6fMD521ri/169162022-07-05 14:04:15.635oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:04:15Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Artes da cena-currículos-dispositivos: linhas curriculares para as artes da cena na universidade
title Artes da cena-currículos-dispositivos: linhas curriculares para as artes da cena na universidade
spellingShingle Artes da cena-currículos-dispositivos: linhas curriculares para as artes da cena na universidade
Accioly, Cecília Bastos da Costa
Educação
Artes cênicas
Currículo
Ensino Superior
Filosofia
title_short Artes da cena-currículos-dispositivos: linhas curriculares para as artes da cena na universidade
title_full Artes da cena-currículos-dispositivos: linhas curriculares para as artes da cena na universidade
title_fullStr Artes da cena-currículos-dispositivos: linhas curriculares para as artes da cena na universidade
title_full_unstemmed Artes da cena-currículos-dispositivos: linhas curriculares para as artes da cena na universidade
title_sort Artes da cena-currículos-dispositivos: linhas curriculares para as artes da cena na universidade
author Accioly, Cecília Bastos da Costa
author_facet Accioly, Cecília Bastos da Costa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Accioly, Cecília Bastos da Costa
Accioly, Cecília Bastos da Costa
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Soares, Luiz Cláudio Cajaíba
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Matos, Lúcia Helena Alfredi de
Moura, Rogério Adolfo de
Mendonça, Célida Salume
Santos, Gláucio Machado
Soares, Luiz Cláudio Cajaíba
contributor_str_mv Soares, Luiz Cláudio Cajaíba
Matos, Lúcia Helena Alfredi de
Moura, Rogério Adolfo de
Mendonça, Célida Salume
Santos, Gláucio Machado
Soares, Luiz Cláudio Cajaíba
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Educação
topic Educação
Artes cênicas
Currículo
Ensino Superior
Filosofia
dc.subject.por.fl_str_mv Artes cênicas
Currículo
Ensino Superior
Filosofia
description A pesquisa de doutorado aqui apresentada tem seu desenho fundamentado no tripé: artes da cena-currículo-dispositivo. Emergiu da interação entre os campos da filosofia, das teorias de currículo, das artes da cena e do Ensino Superior. Tem como objeto de investigação o currículo de cursos de graduação em Artes da Cena ministrados em universidades, numa percepção da organização dos conhecimentos em componentes curriculares em relação a seus Projetos Político-Pedagógicos. O objetivo é propor possibilidades de construção do currículo a partir dele mesmo, investigando as linhas emergentes do cotidiano curricular de cursos de graduação em Artes da Cena, em seus saberes e poderes. Caracteriza-se como pesquisa qualitativa, realizada por meio de observação ativa, análise documental e questionários. O referencial teórico aponta direcionamentos sobre as noções de artes, educação/currículo, sociedade, construção de conhecimento presentes nas instituições. O corpus da tese é composto por introdução, intitulada Linhas de Visibilidade, e três capítulos de desenvolvimento, de modo a mapeá-la também como dispositivo. Os capítulos que seguem são: Linhas de Enunciação: discursos curriculares, o primeiro capítulo de desenvolvimento (parte 2 da tese) apresenta as noções-chave da pesquisa: currículo e dispositivo, a partir do discurso apresentado pelos documentos estudados, bem como perspectivas referentes ao conhecimento e às teorias de currículo. Desenvolve o conceito de dispositivo a partir da perspectiva de três autores: Michel Foucault (2006; 2009; 2010), que propõe inicialmente o conceito; Gilles Deleuze (1990; 1996; 2005), que elabora um mapa do conceito a partir das linhas apresentadas por Foucault – visibilidade, enunciação, força e fuga – semelhante à sua concepção de rizoma; e Giorgio Agamben (2009; 2012), que amplia o conceito do dispositivo moderno e apresenta novos processos de subjetivações. A parte 3 da tese, Linhas de Forças: poderes e saberes apresenta os poderes e saberes implicados nos documentos de currículo, bem como em seus cotidianos. Discorre sobre vetores de resistências curriculares apresentando suas ações e alinhamentos, afirmando a universidade e as artes da cena como linhas de força, saberes e poderes que retificam as demais linhas do dispositivo. Explora as relações de saberes e poderes presentes socialmente que atravessam seus mapas e impõem-se nos processos de assujeitamento dos viventes. A parte 4, Linhas de Fugas: desterritorializações aponta corpo, espaço e tempo como vetores de encontro com o vivente. Explora a noção de linha de fuga no choque com as forças dos saberes e poderes estabelecidos socialmente, nas artes da cena e nos currículos. Concluo afirmando que ao conhecermos os mapas possíveis, os sujeitos de currículo podem criar seus próprios currículos a partir das próprias perguntas e não mais seguindo teorias externas a si mesmos, mas se fazendo no cotidiano. Pensar currículos a partir das artes da cena é compreender multiplicidades de possibilidades epistemológicas para as artes, sem buscar uma unidade homogênea. Faz-se necessário reconhecer o próprio currículo como heterogeneidade, um documento dinâmico, plural e mutável de saberes de múltiplos discursos sócio-político-histórico-econômicos de pensamentos.
publishDate 2014
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2014-10-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-01-29T11:30:35Z
dc.date.available.fl_str_mv 2015-01-29T11:30:35Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015-01-29
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16916
dc.identifier.other.none.fl_str_mv CDD 792
identifier_str_mv CDD 792
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/16916
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Teatro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Escola de Teatro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16916/1/TESE%20DOUTORADO%20PPGAC-UFBA%20-%20CEC%c3%8dLIA%20BASTOS%20DA%20COSTA%20ACCIOLY.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16916/2/ANEXO%20A%20%e2%80%93%20PROGRAMA%20ARTE%20DRAM%c3%81TICO%20DE%20LA%20FACULTAD%20DE%20ARTES%20DE.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16916/3/ANEXO%20B%20%e2%80%93%20PROJETO%20DE%20REFORMA%20CURRICULAR%20BACHARELADO%20EM%20ARTES.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16916/4/ANEXO%20C%20-%20Projeto%20Pedag%c3%b3gico%20da%20do%20curso%20de%20Gradua%c3%a7%c3%a3o%20Licenc.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16916/5/ANEXO%20C1%20-%20C%c3%b3pia%20de%20Formul%c3%a1rios%20curso%20de%20Dan%c3%a7a.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16916/6/ANEXO%20C2%20-%20C%c3%b3pia%20de%20Formul%c3%a1rios%20curso%20de%20Dan%c3%a7a%202.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16916/7/ANEXO%20C3%20-%20C%c3%b3pia%20de%20Formul%c3%a1rios%20curso%20de%20Dan%c3%a7a%203.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16916/8/ANEXO%20C4%20-%20C%c3%b3pia%20de%20Formul%c3%a1rios%20curso%20de%20Dan%c3%a7a%204.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16916/9/ANEXO%20D%20%e2%80%93%20PROJETO%20DE%20REFORMA%20CURRICULAR%20PARA%20OS%20CURSOS%20DE%20BA.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16916/10/ANEXO%20E%20-%20PROJETO%20DE%20RECONSTRU%c3%87%c3%83O%20CURRICULAR%20PARA%20OS%20CURSOS%20.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16916/11/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16916/12/TESE%20DOUTORADO%20PPGAC-UFBA%20-%20CEC%c3%8dLIA%20BASTOS%20DA%20COSTA%20ACCIOLY.pdf.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16916/13/ANEXO%20A%20%e2%80%93%20PROGRAMA%20ARTE%20DRAM%c3%81TICO%20DE%20LA%20FACULTAD%20DE%20ARTES%20DE.pdf.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16916/14/ANEXO%20B%20%e2%80%93%20PROJETO%20DE%20REFORMA%20CURRICULAR%20BACHARELADO%20EM%20ARTES.pdf.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16916/15/ANEXO%20C%20-%20Projeto%20Pedag%c3%b3gico%20da%20do%20curso%20de%20Gradua%c3%a7%c3%a3o%20Licenc.pdf.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16916/16/ANEXO%20C1%20-%20C%c3%b3pia%20de%20Formul%c3%a1rios%20curso%20de%20Dan%c3%a7a.pdf.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16916/17/ANEXO%20C2%20-%20C%c3%b3pia%20de%20Formul%c3%a1rios%20curso%20de%20Dan%c3%a7a%202.pdf.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16916/18/ANEXO%20C3%20-%20C%c3%b3pia%20de%20Formul%c3%a1rios%20curso%20de%20Dan%c3%a7a%203.pdf.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16916/19/ANEXO%20C4%20-%20C%c3%b3pia%20de%20Formul%c3%a1rios%20curso%20de%20Dan%c3%a7a%204.pdf.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16916/20/ANEXO%20D%20%e2%80%93%20PROJETO%20DE%20REFORMA%20CURRICULAR%20PARA%20OS%20CURSOS%20DE%20BA.pdf.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/16916/21/ANEXO%20E%20-%20PROJETO%20DE%20RECONSTRU%c3%87%c3%83O%20CURRICULAR%20PARA%20OS%20CURSOS%20.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv f91cd8cc28214f1d9005482e6c8efd1e
39f6984ef6d738bf69d6c5b2c8560f5f
4439d294071fcc209ae4ef2d94047c33
feabde57e41faa20084731d26210b2a1
3cb747c5f886045f74da6650363e38c8
84e13213b41d51a06935ded9e448a93f
204502c7fa828d12f7739fdf0c11a98e
2d679c1a4536e46316db7964a6beb2a0
de35f44639f4e942dc3c2819efc6c683
07f6c8fb19c18e5f0e2ec6f83a37c1de
0d4b811ef71182510d2015daa7c8a900
cf4a537e181e21663dc426f07a084cae
5823606eb040f98367e36298c37d864f
27b5beb6b524c46a786dfecce6754deb
7fcdfba5cf9b3d161d793afc6181bf7b
7c6def761dc7248c84e96b0ce2a9d9dc
61c476049622649011d9de97ced5d46a
be5c51a1bb23760a715d1319719dad92
489f945bf850f246c8e0a3ff922baea4
e8841bad7555170cf7f478337d231b5c
c66104f468494b042e270ca7fefcad6f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502553552191488