Comunicando para 4,5 milhões de clientes: o caso da fatura de energia da coelba
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31255 |
Resumo: | A equipe de comunicação da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) enfrenta desafios em relação à humanização do relacionamento com cada um de seus 4,5 milhões de clientes. Os estudos mais recentes na área da comunicação organizacional apontam cada vez mais para tendências como a segmentação, aproximação com o cliente e individualização dos relacionamentos. Estes temas vêm sendo inseridos nas políticas e práticas de comunicação de muitas empresas, inclusive da Coelba. Entretanto, no que diz respeito à fatura de energia, enfrenta-se um desafio: como transformar um documento fiscal em um produto atrativo e moderno, que seja facilmente entendido por 4,5 milhões de clientes dispersos em todo o nordeste brasileiro? Este trabalho tem como objetivo relatar as mudanças sofridas no posicionamento de comunicação da Coelba, desde sua privatização até os dias atuais, tomando como exemplo sua conta de energia. |
id |
UFBA-2_67a8363fd890c6cff093839d89b8b56f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/31255 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Soares, Adriana ReisSoares, Adriana ReisCardoso, Claudio2020-01-08T16:28:19Z2020-01-08T16:28:19Z2020-01-082009TCChttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31255A equipe de comunicação da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) enfrenta desafios em relação à humanização do relacionamento com cada um de seus 4,5 milhões de clientes. Os estudos mais recentes na área da comunicação organizacional apontam cada vez mais para tendências como a segmentação, aproximação com o cliente e individualização dos relacionamentos. Estes temas vêm sendo inseridos nas políticas e práticas de comunicação de muitas empresas, inclusive da Coelba. Entretanto, no que diz respeito à fatura de energia, enfrenta-se um desafio: como transformar um documento fiscal em um produto atrativo e moderno, que seja facilmente entendido por 4,5 milhões de clientes dispersos em todo o nordeste brasileiro? Este trabalho tem como objetivo relatar as mudanças sofridas no posicionamento de comunicação da Coelba, desde sua privatização até os dias atuais, tomando como exemplo sua conta de energia.Submitted by Catalogador FACOM (ncefacom@ufba.br) on 2020-01-07T14:44:25Z No. of bitstreams: 1 TCC Adriana Soares.pdf: 1796481 bytes, checksum: 953713d2e9e5dfe5775f599eeb290460 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2020-01-08T16:28:19Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC Adriana Soares.pdf: 1796481 bytes, checksum: 953713d2e9e5dfe5775f599eeb290460 (MD5)Made available in DSpace on 2020-01-08T16:28:19Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC Adriana Soares.pdf: 1796481 bytes, checksum: 953713d2e9e5dfe5775f599eeb290460 (MD5)ComunicaçãoCoelbaComunicação empresarialConta de energiaSetor elétricoComuniccação de marketingComunicando para 4,5 milhões de clientes: o caso da fatura de energia da coelbainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFaculdade de ComunicaçãoUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTCC Adriana Soares.pdfTCC Adriana Soares.pdfapplication/pdf1796481https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31255/1/TCC%20Adriana%20Soares.pdf953713d2e9e5dfe5775f599eeb290460MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31255/2/license.txte3e6f4a9287585a60c07547815529482MD52TEXTTCC Adriana Soares.pdf.txtTCC Adriana Soares.pdf.txtExtracted texttext/plain108989https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31255/3/TCC%20Adriana%20Soares.pdf.txt241640f5ad513190caf2dd85f9547b9dMD53ri/312552022-07-05 14:03:45.281oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:03:45Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Comunicando para 4,5 milhões de clientes: o caso da fatura de energia da coelba |
title |
Comunicando para 4,5 milhões de clientes: o caso da fatura de energia da coelba |
spellingShingle |
Comunicando para 4,5 milhões de clientes: o caso da fatura de energia da coelba Soares, Adriana Reis Comunicação Coelba Comunicação empresarial Conta de energia Setor elétrico Comuniccação de marketing |
title_short |
Comunicando para 4,5 milhões de clientes: o caso da fatura de energia da coelba |
title_full |
Comunicando para 4,5 milhões de clientes: o caso da fatura de energia da coelba |
title_fullStr |
Comunicando para 4,5 milhões de clientes: o caso da fatura de energia da coelba |
title_full_unstemmed |
Comunicando para 4,5 milhões de clientes: o caso da fatura de energia da coelba |
title_sort |
Comunicando para 4,5 milhões de clientes: o caso da fatura de energia da coelba |
author |
Soares, Adriana Reis |
author_facet |
Soares, Adriana Reis |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Adriana Reis Soares, Adriana Reis |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Cardoso, Claudio |
contributor_str_mv |
Cardoso, Claudio |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Comunicação |
topic |
Comunicação Coelba Comunicação empresarial Conta de energia Setor elétrico Comuniccação de marketing |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Coelba Comunicação empresarial Conta de energia Setor elétrico Comuniccação de marketing |
description |
A equipe de comunicação da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) enfrenta desafios em relação à humanização do relacionamento com cada um de seus 4,5 milhões de clientes. Os estudos mais recentes na área da comunicação organizacional apontam cada vez mais para tendências como a segmentação, aproximação com o cliente e individualização dos relacionamentos. Estes temas vêm sendo inseridos nas políticas e práticas de comunicação de muitas empresas, inclusive da Coelba. Entretanto, no que diz respeito à fatura de energia, enfrenta-se um desafio: como transformar um documento fiscal em um produto atrativo e moderno, que seja facilmente entendido por 4,5 milhões de clientes dispersos em todo o nordeste brasileiro? Este trabalho tem como objetivo relatar as mudanças sofridas no posicionamento de comunicação da Coelba, desde sua privatização até os dias atuais, tomando como exemplo sua conta de energia. |
publishDate |
2009 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2009 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2020-01-08T16:28:19Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2020-01-08T16:28:19Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-01-08 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31255 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
TCC |
identifier_str_mv |
TCC |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31255 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31255/1/TCC%20Adriana%20Soares.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31255/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/31255/3/TCC%20Adriana%20Soares.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
953713d2e9e5dfe5775f599eeb290460 e3e6f4a9287585a60c07547815529482 241640f5ad513190caf2dd85f9547b9d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459606799679488 |