Comunicando para 4,5 milhões de clientes: o caso da fatura de energia da Coelba

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Adriana Reis
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27219
Resumo: A equipe de comunicação da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) enfrenta desafios em relação à humanização do relacionamento com cada um de seus 4,5 milhões de clientes. Os estudos mais recentes na área da comunicação organizacional apontam cada vez mais para tendências como a segmentação, aproximação com o cliente e individualização dos relacionamentos. Estes temas vêm sendo inseridos nas políticas e práticas de comunicação de muitas empresas, inclusive da Coelba. Entretanto, no que diz respeito à fatura de energia, enfrenta-se um desafio: como transformar um documento fiscal em um produto atrativo e moderno, que seja facilmente entendido por 4,5 milhões de clientes dispersos em todo o nordeste brasileiro? Este trabalho tem como objetivo relatar as mudanças sofridas no posicionamento de comunicação da Coelba, desde sua privatização até os dias atuais, tomando como exemplo sua conta de energia.
id UFBA-2_f18a0749cffbb9a95be6994fdba727f3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/27219
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Soares, Adriana ReisSoares, Adriana ReisCardoso, Cláudio Guimarães2018-09-04T18:48:23Z2018-09-04T18:48:23Z2018-09-042009TCChttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27219A equipe de comunicação da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) enfrenta desafios em relação à humanização do relacionamento com cada um de seus 4,5 milhões de clientes. Os estudos mais recentes na área da comunicação organizacional apontam cada vez mais para tendências como a segmentação, aproximação com o cliente e individualização dos relacionamentos. Estes temas vêm sendo inseridos nas políticas e práticas de comunicação de muitas empresas, inclusive da Coelba. Entretanto, no que diz respeito à fatura de energia, enfrenta-se um desafio: como transformar um documento fiscal em um produto atrativo e moderno, que seja facilmente entendido por 4,5 milhões de clientes dispersos em todo o nordeste brasileiro? Este trabalho tem como objetivo relatar as mudanças sofridas no posicionamento de comunicação da Coelba, desde sua privatização até os dias atuais, tomando como exemplo sua conta de energia.Coelba‟s (Electricity Company of the State of Bahia) Communication Team faces challenges related to relationship customization with each of its 4.5 million clients. The most recent studies in Organizational Communication indicate segmentation, client approaching and relationship customization as trends. These subjects have been applied into policies and communication practices of many companies, including Coelba. However, when it comes to the energy bill, a challenge is faced: How to transform a tax document into an attractive and modern product, that can be easily comprehended by 4.5 million clients abroad all Northeastern Brazil? This work aims to relate the changes occurred in Coelba‟s communication position, from its privatization until nowadays, taking as an example its energy bill document.Submitted by Larissa Silva (laribrito05@hotmail.com) on 2018-09-04T14:31:15Z No. of bitstreams: 1 TCC Adriana Soares.pdf: 1796481 bytes, checksum: 953713d2e9e5dfe5775f599eeb290460 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2018-09-04T18:48:23Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC Adriana Soares.pdf: 1796481 bytes, checksum: 953713d2e9e5dfe5775f599eeb290460 (MD5)Made available in DSpace on 2018-09-04T18:48:23Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC Adriana Soares.pdf: 1796481 bytes, checksum: 953713d2e9e5dfe5775f599eeb290460 (MD5)CoelbaComunicaçãoConta de energiaSetor elétricoCoelbaCommunicationEnergy BillElectric SectorComunicando para 4,5 milhões de clientes: o caso da fatura de energia da Coelbainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFaculdade de ComunicaçãoUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTCC Adriana Soares.pdfTCC Adriana Soares.pdfapplication/pdf1796481https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27219/1/TCC%20Adriana%20Soares.pdf953713d2e9e5dfe5775f599eeb290460MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27219/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTTCC Adriana Soares.pdf.txtTCC Adriana Soares.pdf.txtExtracted texttext/plain108989https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27219/3/TCC%20Adriana%20Soares.pdf.txt241640f5ad513190caf2dd85f9547b9dMD53ri/272192022-07-05 14:03:33.204oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:03:33Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Comunicando para 4,5 milhões de clientes: o caso da fatura de energia da Coelba
title Comunicando para 4,5 milhões de clientes: o caso da fatura de energia da Coelba
spellingShingle Comunicando para 4,5 milhões de clientes: o caso da fatura de energia da Coelba
Soares, Adriana Reis
Coelba
Comunicação
Conta de energia
Setor elétrico
Coelba
Communication
Energy Bill
Electric Sector
title_short Comunicando para 4,5 milhões de clientes: o caso da fatura de energia da Coelba
title_full Comunicando para 4,5 milhões de clientes: o caso da fatura de energia da Coelba
title_fullStr Comunicando para 4,5 milhões de clientes: o caso da fatura de energia da Coelba
title_full_unstemmed Comunicando para 4,5 milhões de clientes: o caso da fatura de energia da Coelba
title_sort Comunicando para 4,5 milhões de clientes: o caso da fatura de energia da Coelba
author Soares, Adriana Reis
author_facet Soares, Adriana Reis
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Adriana Reis
Soares, Adriana Reis
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cardoso, Cláudio Guimarães
contributor_str_mv Cardoso, Cláudio Guimarães
dc.subject.por.fl_str_mv Coelba
Comunicação
Conta de energia
Setor elétrico
Coelba
Communication
Energy Bill
Electric Sector
topic Coelba
Comunicação
Conta de energia
Setor elétrico
Coelba
Communication
Energy Bill
Electric Sector
description A equipe de comunicação da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) enfrenta desafios em relação à humanização do relacionamento com cada um de seus 4,5 milhões de clientes. Os estudos mais recentes na área da comunicação organizacional apontam cada vez mais para tendências como a segmentação, aproximação com o cliente e individualização dos relacionamentos. Estes temas vêm sendo inseridos nas políticas e práticas de comunicação de muitas empresas, inclusive da Coelba. Entretanto, no que diz respeito à fatura de energia, enfrenta-se um desafio: como transformar um documento fiscal em um produto atrativo e moderno, que seja facilmente entendido por 4,5 milhões de clientes dispersos em todo o nordeste brasileiro? Este trabalho tem como objetivo relatar as mudanças sofridas no posicionamento de comunicação da Coelba, desde sua privatização até os dias atuais, tomando como exemplo sua conta de energia.
publishDate 2009
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2009
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-09-04T18:48:23Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-09-04T18:48:23Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-09-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27219
dc.identifier.other.none.fl_str_mv TCC
identifier_str_mv TCC
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27219
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Comunicação
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Faculdade de Comunicação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27219/1/TCC%20Adriana%20Soares.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27219/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27219/3/TCC%20Adriana%20Soares.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 953713d2e9e5dfe5775f599eeb290460
ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0
241640f5ad513190caf2dd85f9547b9d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459572362346496