?Atractivos turísticos como “panacea” para el desarrollo turístico? um estudo de caso comparativo entre los destinos de San Salvador de Jujuy y Salta- municipios del noroeste argentino
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29355 |
Resumo: | Nesta pesquisa, baseamo-nos no progresso local a partir do planejamento do desenvolvimento turístico, premissa difundida amplamente nas últimas décadas e retomada neste trabalho para o estudo de caso comparativo entre os destinos de Salta e Jujuy, noroeste Argentino. Observou-se que muitos antecedentes contemplam o desenvolvimento turístico como resultado dos atrativos turísticos próprios de cada destino, os quais provocam a motivação de deslocamento da demanda e, por conseguinte, originam a economia turística. Todavia, isto não acontece em todos os casos. Províncias como Salta e Jujuy, ambas no mesmo eixo turístico, diferem em seu desenvolvimento, estratégias, planejamento e governança. Diante deste quadro e posterior análise dos destinos, procura-se explicar o porquê desse acontecimento. Por que bons atrativos turísticos nem sempre implicam um efetivo desenvolvimento turístico? Para compreender e explicar resultados tão dispares em torno ao desenvolvimento turístico, foram analisados diversos componentes: a economia turística, o social, os atrativos autóctones e planificados e aspectos político-institucionais incluindo a historicidade dos destinos, os arranjos institucionais, assim como os projetos que favorecem o turismo e a participação associativa da comunidade na tomada de decisões. A teoria da Nova Economia Institucional e os custos de transações, junto com a geografia humanísticas e os aportes de Robinson e Acemoglu, auxiliaram a evidenciar as disparidades entre os destinos estudados. O trabalho permitiu concluir que uma boa estrutura de governança com conhecimento dos custos, aliada com uma correta administração das relações institucionais é essencial para alcançar um desenvolvimento turístico. Além, fornece uma nova perspectiva sobre os atrativos turísticos no desenvolvimento turístico e, sobre a importância da conectividade em rede das instituições. |
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Bertini, Elizabeth AliciaBertini, Elizabeth AliciaSuarez, Marcus AlbanSouza, Elisabeth Regina Loiola da CruzDechandt, Siegrid Guillaumon2019-04-24T18:04:53Z2019-04-24T18:04:53Z2019-04-242018-05-18http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/29355Nesta pesquisa, baseamo-nos no progresso local a partir do planejamento do desenvolvimento turístico, premissa difundida amplamente nas últimas décadas e retomada neste trabalho para o estudo de caso comparativo entre os destinos de Salta e Jujuy, noroeste Argentino. Observou-se que muitos antecedentes contemplam o desenvolvimento turístico como resultado dos atrativos turísticos próprios de cada destino, os quais provocam a motivação de deslocamento da demanda e, por conseguinte, originam a economia turística. Todavia, isto não acontece em todos os casos. Províncias como Salta e Jujuy, ambas no mesmo eixo turístico, diferem em seu desenvolvimento, estratégias, planejamento e governança. Diante deste quadro e posterior análise dos destinos, procura-se explicar o porquê desse acontecimento. Por que bons atrativos turísticos nem sempre implicam um efetivo desenvolvimento turístico? Para compreender e explicar resultados tão dispares em torno ao desenvolvimento turístico, foram analisados diversos componentes: a economia turística, o social, os atrativos autóctones e planificados e aspectos político-institucionais incluindo a historicidade dos destinos, os arranjos institucionais, assim como os projetos que favorecem o turismo e a participação associativa da comunidade na tomada de decisões. A teoria da Nova Economia Institucional e os custos de transações, junto com a geografia humanísticas e os aportes de Robinson e Acemoglu, auxiliaram a evidenciar as disparidades entre os destinos estudados. O trabalho permitiu concluir que uma boa estrutura de governança com conhecimento dos custos, aliada com uma correta administração das relações institucionais é essencial para alcançar um desenvolvimento turístico. Além, fornece uma nova perspectiva sobre os atrativos turísticos no desenvolvimento turístico e, sobre a importância da conectividade em rede das instituições.This research is based on local progress on tourism development planning, a premise broadly disseminated in recent decades and applied to the comparative case study research between the destinations of Salta and San Salvador de Jujuy, argentine northwestern. There are several antecedents that contemplate the tourism development as a result of the tourist attractions of each destination, which provoke the motivation of displacement of the demand and consequently, originate the tourist economy. However, this does not apply in all cases. Provinces such as Salta and Jujuy, both on the same tourism axis, differ in their development, strategies, planning and governance. Facing this situation, and subsequent analysis of the destinations, this research seeks to explain the reason for this disparity. Why do good tourist attractions not always imply an effective tourism development? To understand and explain this results about the developments differences, several components were analyzed: the tourist economic, the society, the autochthonous attractions and planned attractions, the political-institutional including the history of the place, the institutional agreements, as well as projects that encouraged the tourist activity and the associative participation of the community in decision making. The theory of the New Institutional Economy and transaction costs, together with the Humanistic Geography and Robinson and Acemoglu contributions, helped to show the disparities between the destinations studied. This study concluding that a good governance structure, with knowledge of costs and proper management of an institutional relationship, is essential to achieving tourism development. In addition, contribute to give a new perspective about tourist attractions in tourism development and the importance of a virtuous institution`s network.Submitted by Núcleo de Pós-Graduação Administração (npgadm@ufba.br) on 2019-04-16T20:32:29Z No. of bitstreams: 1 Elizabeth Alicia Bertini .pdf: 6362087 bytes, checksum: b434d201b408ee3d6d888996387c24e9 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Angela Dortas (dortas@ufba.br) on 2019-04-24T18:04:53Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Elizabeth Alicia Bertini .pdf: 6362087 bytes, checksum: b434d201b408ee3d6d888996387c24e9 (MD5)Made available in DSpace on 2019-04-24T18:04:53Z (GMT). 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