O que Atrai o Turista? Gestão da Competitividade de Destinos a Partir de Atrações e da Atratividade Turística.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coelho, Mariana de Freitas
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)
Texto Completo: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/3550
Resumo: Este ensaio remete à reflexão teórica de temas chave quando se trata da competitividade de destinos turísticos, a saber, as atrações turísticas e a atratividade do destino. O artigo tem como objetivo realizar revisão de literatura sobre o que atrairia um turista a um determinado destino. Para tanto, são expostas as diferenças entre atrativo e a atratividade turística, em termos de conceitos, classificações das primeiras e formas de mensuração da última. Também foram identificadas ferramentas estratégicas para a gestão de destinos turísticos com base em seus atrativos e elementos de atratividade. Deste modo, sugere-se que os gestores e stakeholders de destinos busquem a competitividade local por meio de três etapas: (1) Identificação e classificação dos atrativos, determinando quais e como serão trabalhados para os turistas; (2) Mensuração da atratividade do destino turístico; (3) Utilização de ferramentas de gestão do destino de maneira holística e coesa. Portanto, este artigo aborda a competitividade aliada à atratividade dos destinos sob o enfoque dos turistas e dos stakeholders. Assim, abre-se espaço para pesquisas futuras e implicações gerenciais ao apontar teorias para a geração de competitividade a partir da gestão de atrativos turísticos locais e da atratividade percebida pelos interessados na atividade. Palavras Chave: Turismo. Atrativo. Atratividade. Gestão. Marketing de Destino Turístico. Abstract What Attracts Tourists? Destinations Competitiveness Management through Tourism Attractions and Attractiveness - This theoretical paper refers to the reflection of key issues for tourist destinations competitiveness, namely the tourist attractions and the destination attractiveness. The paper aims to conduct a literature review on what attracts a tourist to a destination. Therefore, concepts are presented to expose the differences between the attractions and tourist attractiveness; as well as assortment of the first and measuring proposals of the latter. Also, strategic tools were identified in order to contribute to destinations’ management. Thus, it is suggested that managers and stakeholders seek local competitiveness through three major steps: (1) Identify and assort attractions, determining those and how they will be developed on a tourism basis; (2) Measure the attractiveness of the tourist destination; (3) Use management tools with an holistic and cohesive perspective. Therefore, this paper reinforces competitiveness associated to destination attractiveness from the standpoint of tourists and stakeholders. Thus, unfolds possibilities for future research and managerial implications by pointing theories to generate competitiveness through the management of both the local tourist attractions and the tourists and stakeholders’ perceived attractiveness. Keywords: Tourism. Attractions. Attractiveness. Management. Tourism Marketing.
id UCS-6_3ac41aa9648ba27a5ff039cb9463f753
oai_identifier_str oai:vkali30.ucs.br:article/3550
network_acronym_str UCS-6
network_name_str Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)
repository_id_str
spelling O que Atrai o Turista? Gestão da Competitividade de Destinos a Partir de Atrações e da Atratividade Turística.Turismo AdministraçãoTurismo. Gestão. Atrativo. Atratividade. Marketing de destinos turísticos Este ensaio remete à reflexão teórica de temas chave quando se trata da competitividade de destinos turísticos, a saber, as atrações turísticas e a atratividade do destino. O artigo tem como objetivo realizar revisão de literatura sobre o que atrairia um turista a um determinado destino. Para tanto, são expostas as diferenças entre atrativo e a atratividade turística, em termos de conceitos, classificações das primeiras e formas de mensuração da última. Também foram identificadas ferramentas estratégicas para a gestão de destinos turísticos com base em seus atrativos e elementos de atratividade. Deste modo, sugere-se que os gestores e stakeholders de destinos busquem a competitividade local por meio de três etapas: (1) Identificação e classificação dos atrativos, determinando quais e como serão trabalhados para os turistas; (2) Mensuração da atratividade do destino turístico; (3) Utilização de ferramentas de gestão do destino de maneira holística e coesa. Portanto, este artigo aborda a competitividade aliada à atratividade dos destinos sob o enfoque dos turistas e dos stakeholders. Assim, abre-se espaço para pesquisas futuras e implicações gerenciais ao apontar teorias para a geração de competitividade a partir da gestão de atrativos turísticos locais e da atratividade percebida pelos interessados na atividade. Palavras Chave: Turismo. Atrativo. Atratividade. Gestão. Marketing de Destino Turístico. Abstract What Attracts Tourists? Destinations Competitiveness Management through Tourism Attractions and Attractiveness - This theoretical paper refers to the reflection of key issues for tourist destinations competitiveness, namely the tourist attractions and the destination attractiveness. The paper aims to conduct a literature review on what attracts a tourist to a destination. Therefore, concepts are presented to expose the differences between the attractions and tourist attractiveness; as well as assortment of the first and measuring proposals of the latter. Also, strategic tools were identified in order to contribute to destinations’ management. Thus, it is suggested that managers and stakeholders seek local competitiveness through three major steps: (1) Identify and assort attractions, determining those and how they will be developed on a tourism basis; (2) Measure the attractiveness of the tourist destination; (3) Use management tools with an holistic and cohesive perspective. Therefore, this paper reinforces competitiveness associated to destination attractiveness from the standpoint of tourists and stakeholders. Thus, unfolds possibilities for future research and managerial implications by pointing theories to generate competitiveness through the management of both the local tourist attractions and the tourists and stakeholders’ perceived attractiveness. Keywords: Tourism. Attractions. Attractiveness. Management. Tourism Marketing. ROSA DOS VENTOS - Turismo e HospitalidadeCoelho, Mariana de Freitas2015-12-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionSeleção dos Organizadoresapplication/pdfhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/3550ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 7, n. 4 (2015): DOSSIÊ COMPETITIVIDADE DAS DESTINAÇÕES TURÍSTICAS2178-9061reponame:Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)instacron:UCSporhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/3550/pdf_497info:eu-repo/semantics/openAccess2015-12-27T01:09:20Zoai:vkali30.ucs.br:article/3550Revistahttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventosPUBhttp://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/oaisusanagastal@gmail.com2178-90612178-9061opendoar:2015-12-27T01:09:20Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)false
dc.title.none.fl_str_mv O que Atrai o Turista? Gestão da Competitividade de Destinos a Partir de Atrações e da Atratividade Turística.
title O que Atrai o Turista? Gestão da Competitividade de Destinos a Partir de Atrações e da Atratividade Turística.
spellingShingle O que Atrai o Turista? Gestão da Competitividade de Destinos a Partir de Atrações e da Atratividade Turística.
Coelho, Mariana de Freitas
Turismo Administração
Turismo. Gestão. Atrativo. Atratividade. Marketing de destinos turísticos
title_short O que Atrai o Turista? Gestão da Competitividade de Destinos a Partir de Atrações e da Atratividade Turística.
title_full O que Atrai o Turista? Gestão da Competitividade de Destinos a Partir de Atrações e da Atratividade Turística.
title_fullStr O que Atrai o Turista? Gestão da Competitividade de Destinos a Partir de Atrações e da Atratividade Turística.
title_full_unstemmed O que Atrai o Turista? Gestão da Competitividade de Destinos a Partir de Atrações e da Atratividade Turística.
title_sort O que Atrai o Turista? Gestão da Competitividade de Destinos a Partir de Atrações e da Atratividade Turística.
author Coelho, Mariana de Freitas
author_facet Coelho, Mariana de Freitas
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Coelho, Mariana de Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo Administração
Turismo. Gestão. Atrativo. Atratividade. Marketing de destinos turísticos
topic Turismo Administração
Turismo. Gestão. Atrativo. Atratividade. Marketing de destinos turísticos
description Este ensaio remete à reflexão teórica de temas chave quando se trata da competitividade de destinos turísticos, a saber, as atrações turísticas e a atratividade do destino. O artigo tem como objetivo realizar revisão de literatura sobre o que atrairia um turista a um determinado destino. Para tanto, são expostas as diferenças entre atrativo e a atratividade turística, em termos de conceitos, classificações das primeiras e formas de mensuração da última. Também foram identificadas ferramentas estratégicas para a gestão de destinos turísticos com base em seus atrativos e elementos de atratividade. Deste modo, sugere-se que os gestores e stakeholders de destinos busquem a competitividade local por meio de três etapas: (1) Identificação e classificação dos atrativos, determinando quais e como serão trabalhados para os turistas; (2) Mensuração da atratividade do destino turístico; (3) Utilização de ferramentas de gestão do destino de maneira holística e coesa. Portanto, este artigo aborda a competitividade aliada à atratividade dos destinos sob o enfoque dos turistas e dos stakeholders. Assim, abre-se espaço para pesquisas futuras e implicações gerenciais ao apontar teorias para a geração de competitividade a partir da gestão de atrativos turísticos locais e da atratividade percebida pelos interessados na atividade. Palavras Chave: Turismo. Atrativo. Atratividade. Gestão. Marketing de Destino Turístico. Abstract What Attracts Tourists? Destinations Competitiveness Management through Tourism Attractions and Attractiveness - This theoretical paper refers to the reflection of key issues for tourist destinations competitiveness, namely the tourist attractions and the destination attractiveness. The paper aims to conduct a literature review on what attracts a tourist to a destination. Therefore, concepts are presented to expose the differences between the attractions and tourist attractiveness; as well as assortment of the first and measuring proposals of the latter. Also, strategic tools were identified in order to contribute to destinations’ management. Thus, it is suggested that managers and stakeholders seek local competitiveness through three major steps: (1) Identify and assort attractions, determining those and how they will be developed on a tourism basis; (2) Measure the attractiveness of the tourist destination; (3) Use management tools with an holistic and cohesive perspective. Therefore, this paper reinforces competitiveness associated to destination attractiveness from the standpoint of tourists and stakeholders. Thus, unfolds possibilities for future research and managerial implications by pointing theories to generate competitiveness through the management of both the local tourist attractions and the tourists and stakeholders’ perceived attractiveness. Keywords: Tourism. Attractions. Attractiveness. Management. Tourism Marketing.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Seleção dos Organizadores
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/3550
url http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/3550
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/rosadosventos/article/view/3550/pdf_497
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade
publisher.none.fl_str_mv ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade
dc.source.none.fl_str_mv ROSA DOS VENTOS - Turismo e Hospitalidade; v. 7, n. 4 (2015): DOSSIÊ COMPETITIVIDADE DAS DESTINAÇÕES TURÍSTICAS
2178-9061
reponame:Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)
instname:Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron:UCS
instname_str Universidade de Caxias do Sul (UCS)
instacron_str UCS
institution UCS
reponame_str Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)
collection Rosa dos Ventos (Caxias do Sul)
repository.name.fl_str_mv Rosa dos Ventos (Caxias do Sul) - Universidade de Caxias do Sul (UCS)
repository.mail.fl_str_mv susanagastal@gmail.com
_version_ 1799315525773295616