Narrativas em rede: a folkcomunicação e o ex-voto mediado por tecnologias digitais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39790 |
Resumo: | Esta pesquisa investiga a confluência entre folkcomunicação, cibermuseologia e humanidades digitais, aplicadas a experiências de visita no contexto museal. Objetiva-se analisar como a mediação museográfica de narrativas ex-votivas pode reconfigurar a comunicação popular em espaços expositivos, a partir do emprego de tecnologias digitais para aprimorar a experiência emocional e participativa do público. Adotando uma metodologia de caráter misto, combinando técnicas qualiquantitativas, dentre elas análise documental e análise de conteúdo, para explorar suportes expográficos que possam favorecer a inter-relação do público com o acervo. Foram examinados relatos de graças alcançadas por intercessão de Santa Dulce dos Pobres (antes e depois de sua canonização) numa linha temporal compreendida entre 2016 e 2021, que revelam um panorama de evolução nas formas de comunicação dos fiéis. Considerando métodos expositivos contemporâneos, foram estudadas possibilidades de aplicação de artefatos tecnológicos e assistivos para mediar o compartilhamento de histórias de fé do povo para o povo, refletindo sobre a influência de tecnologias digitais aplicáveis à comunicação dessas tradições culturais. Esse estudo visa auxiliar a equipe de mediação cultural, com vistas a promover não só uma maior inclusão, mas também aprimorar significativamente a acessibilidade e o engajamento do público com o patrimônio cultural. Esta contribuição acadêmica apresenta um modelo teórico-prático para a implementação de métodos expográficos inovadores, enfatizando a importância da interatividade e da popularização de tecnologias para democratização do acesso ao patrimônio cultural. Deste modo, esta dissertação propõe não apenas dialogar com as tendências atuais na museologia e na comunicação popular, mas também sublinhar o potencial das tecnologias digitais em redefinir a comunicação museográfica, abrindo novos caminhos para a educação patrimonial e a celebração da diversidade cultural. |
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2024-08-12T10:55:45Z2024-08-12T10:55:45Z2024-07-05MACHADO, Andrea de Matos. Narrativas em rede: a folkcomunicação e o ex-voto mediado por tecnologias digitais. 2024. 155 f.: il. Dissertação (Mestrado em Museologia) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, 2024.https://repositorio.ufba.br/handle/ri/39790Esta pesquisa investiga a confluência entre folkcomunicação, cibermuseologia e humanidades digitais, aplicadas a experiências de visita no contexto museal. Objetiva-se analisar como a mediação museográfica de narrativas ex-votivas pode reconfigurar a comunicação popular em espaços expositivos, a partir do emprego de tecnologias digitais para aprimorar a experiência emocional e participativa do público. Adotando uma metodologia de caráter misto, combinando técnicas qualiquantitativas, dentre elas análise documental e análise de conteúdo, para explorar suportes expográficos que possam favorecer a inter-relação do público com o acervo. Foram examinados relatos de graças alcançadas por intercessão de Santa Dulce dos Pobres (antes e depois de sua canonização) numa linha temporal compreendida entre 2016 e 2021, que revelam um panorama de evolução nas formas de comunicação dos fiéis. Considerando métodos expositivos contemporâneos, foram estudadas possibilidades de aplicação de artefatos tecnológicos e assistivos para mediar o compartilhamento de histórias de fé do povo para o povo, refletindo sobre a influência de tecnologias digitais aplicáveis à comunicação dessas tradições culturais. Esse estudo visa auxiliar a equipe de mediação cultural, com vistas a promover não só uma maior inclusão, mas também aprimorar significativamente a acessibilidade e o engajamento do público com o patrimônio cultural. Esta contribuição acadêmica apresenta um modelo teórico-prático para a implementação de métodos expográficos inovadores, enfatizando a importância da interatividade e da popularização de tecnologias para democratização do acesso ao patrimônio cultural. Deste modo, esta dissertação propõe não apenas dialogar com as tendências atuais na museologia e na comunicação popular, mas também sublinhar o potencial das tecnologias digitais em redefinir a comunicação museográfica, abrindo novos caminhos para a educação patrimonial e a celebração da diversidade cultural.This study examines the intersection between folk communication, cybermuseology, and digital humanities within the context of museum visits. It aims to analyze how the museographic mediation of ex-votive narratives can reshape popular communication in exhibition spaces, utilizing digital technologies to enhance the emotional and participatory experiences of the audience. Employing a mixed-method approach that combines both qualitative and quantitative techniques, including document analysis and content analysis, the study investigates expository supports that facilitate the public’s interaction with the collection. Narratives of miracles attributed to Saint Dulce of the Poor (before and after her canonization) from 2016 to 2021 were examined, revealing an evolutionary landscape in the communicative practices of the faithful. Considering current exhibition methods, the potential for implementing technological and assistive artifacts was assessed to mediate the sharing of faith stories from the people to the people, reflecting on the influence of digital technologies on the communication of these cultural traditions, aimed at assisting the cultural mediation team to promote not only greater inclusion but also significantly enhanced accessibility and public engagement with cultural heritage. This academic contribution presents a theoretical-practical model for the implementation of innovative expository methods, emphasizing the importance of interactivity and the popularization of technologies for democratizing access to cultural heritage. Thus, this dissertation proposes not only to engage with contemporary trends in museology and popular communication but also to highlight the potential of digital technologies in redefining museographic communication, opening new pathways for heritage education and the celebration of cultural diversity.porUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pos Graduacao em Museologia (PPGMUSEU) UFBABrasilFaculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FFCH)Folk communication narrativesEx-votosCybermuseologyDigital humanitiesDigital technologiesCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIANarrativas folkcomunicacionaisEx-votosCibermuseologiaHumanidades digitaisTecnologias digitaisNarrativas em rede: a folkcomunicação e o ex-voto mediado por tecnologias digitaisNetworked narratives: folkcommunication and the ex-voto mediated by digital technologiesMestrado Acadêmicoinfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionOliveira, José Cláudio Alves dehttps://orcid.org/0000-0002-2887-2025http://lattes.cnpq.br/8556052856793278Oliveira, José Cláudio Alves dehttps://orcid.org/0000-0002-2887-2025http://lattes.cnpq.br/8556052856793278Magaldi, Monique Batistahttps://orcid.org/0000-0001-9627-6957http://lattes.cnpq.br/4099412365622223Silva, Rita de Cassia Maia dahttp://lattes.cnpq.br/7369127117378262https://orcid.org/0000-0001-5430-7970http://lattes.cnpq.br/6311980330681924Machado, Andrea de MatosBARBOSA, Maria de Fatima Sousa de Oliveira et al. 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Oliveira, José Cláudio Alves de Oliveira, José Cláudio Alves de Magaldi, Monique Batista Silva, Rita de Cassia Maia da |
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CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::MUSEOLOGIA Narrativas folkcomunicacionais Ex-votos Cibermuseologia Humanidades digitais Tecnologias digitais Folk communication narratives Ex-votos Cybermuseology Digital humanities Digital technologies |
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Esta pesquisa investiga a confluência entre folkcomunicação, cibermuseologia e humanidades digitais, aplicadas a experiências de visita no contexto museal. Objetiva-se analisar como a mediação museográfica de narrativas ex-votivas pode reconfigurar a comunicação popular em espaços expositivos, a partir do emprego de tecnologias digitais para aprimorar a experiência emocional e participativa do público. Adotando uma metodologia de caráter misto, combinando técnicas qualiquantitativas, dentre elas análise documental e análise de conteúdo, para explorar suportes expográficos que possam favorecer a inter-relação do público com o acervo. Foram examinados relatos de graças alcançadas por intercessão de Santa Dulce dos Pobres (antes e depois de sua canonização) numa linha temporal compreendida entre 2016 e 2021, que revelam um panorama de evolução nas formas de comunicação dos fiéis. Considerando métodos expositivos contemporâneos, foram estudadas possibilidades de aplicação de artefatos tecnológicos e assistivos para mediar o compartilhamento de histórias de fé do povo para o povo, refletindo sobre a influência de tecnologias digitais aplicáveis à comunicação dessas tradições culturais. Esse estudo visa auxiliar a equipe de mediação cultural, com vistas a promover não só uma maior inclusão, mas também aprimorar significativamente a acessibilidade e o engajamento do público com o patrimônio cultural. Esta contribuição acadêmica apresenta um modelo teórico-prático para a implementação de métodos expográficos inovadores, enfatizando a importância da interatividade e da popularização de tecnologias para democratização do acesso ao patrimônio cultural. Deste modo, esta dissertação propõe não apenas dialogar com as tendências atuais na museologia e na comunicação popular, mas também sublinhar o potencial das tecnologias digitais em redefinir a comunicação museográfica, abrindo novos caminhos para a educação patrimonial e a celebração da diversidade cultural. |
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2024 |
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MACHADO, Andrea de Matos. Narrativas em rede: a folkcomunicação e o ex-voto mediado por tecnologias digitais. 2024. 155 f.: il. Dissertação (Mestrado em Museologia) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA, 2024. |
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