A imprensa feminina no Rio de Janeiro, anos 20: um sistema de informação cultural

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Kátia de
Data de Publicação: 1995
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/1947
Resumo: A implantação da imprensa periódica brasileira no século XIX influencia as origens da imprensa feminina que ressurgiu na década de 20, quando as questões relativas à emancipação feminina começavam a aparecer na imprensa. As mulheres se organizaram associativamente e passaram a reivindicar maior participação na sociedade em mudança. O papel da imprensa dedicada à mulher, servindo à causa feminina, cumpriu a função de publicizar o privado feminino no Rio de Janeiro, espaço público onde o centro do poder político se instalou e se transformou no mais importante pólo cultural do país. A imprensa feminina na década de 20, como veículo do ideário moderno, espaço de modernização do parque gráfico, instrumento de legitimação de novos espaços de expressão dos intelectuais e veículo da moda, da informação utilitária, da vida social, cumpriu o seu papel utilizando um discurso inovador ao exercer a função mediadora entre a esfera pública e a esfera privada nessa cidade.
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A imprensa feminina na década de 20, como veículo do ideário moderno, espaço de modernização do parque gráfico, instrumento de legitimação de novos espaços de expressão dos intelectuais e veículo da moda, da informação utilitária, da vida social, cumpriu o seu papel utilizando um discurso inovador ao exercer a função mediadora entre a esfera pública e a esfera privada nessa cidade.Submitted by Barcellos Bárbara (barbara_barcellos@yahoo.com.br) on 2011-07-22T05:33:05Z No. of bitstreams: 1 536-1164-1-PB.pdf: 35875 bytes, checksum: ea565a11fa88db2aa6606d6d032f0b40 (MD5)Made available in DSpace on 2011-07-22T05:33:05Z (GMT). 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