Narrativas fósseis: do tabu à mulher no tambor.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Sanara de Santana
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33630
Resumo: RESUMO O presente trabalho consiste numa análise interdisciplinar do tabu das mulheres aos tambores do candomblé. O principal esteio teórico deste trabalho dissertativo-analítico sãos os relatos autobiográficos de quatro mulheres baianas candomblecistas, sendo três delas percussionistas que tocam nos tambores dentro do contexto religioso; algumas textualidades míticas yorubanas pouco socializadas que apresentam a presença feminina nos tambores desde tempos imemoriais; a produção subjetiva de artistas afrodiaspóricas (os) que se respaldam na cosmologia yorubana a título de forjarem uma poética e uma estética que reinventa a identidade cultural yorubana na diáspora; os novos registros fotográficos das práticas afro-religiosas sobretudo as que mostram a presença de pessoas queer nesse território; eventos que promovem debates públicos sobre temas tabus para a comunidade candomblecista principalmente aqueles que abordam a presença das pessoas queer nesta prática religiosa. Para a realização dessa análise dissertativa eu busquei construir um diálogo interdisciplinar com teóricas e teóricos que tecem críticas a partir de duas categorias de análise: O binômio Tradição-Memória e Gênero. Assim, além de acionar a bibliografia clássica acerca do candomblé, que é extensa, aciono teóricos que implementam um olhar novo ou crítico sobre a produção dessa tradição. E outros que já desconstruíram antes a ideia de tradição como um dispositivo imutável e rígido. A categoria gênero surge ratificando essa perspectiva flexível da tradição e apontando para a necessidade desta seguir modificando-se e adaptando-se a mudanças contextuais. Para isso dialogo com teóricas que me ajudam analisar a questão do tabu da mulher ao tambor como um problema de gênero dentro da tradição do candomblé. Palavras Chaves: Mulher; Tambor; Tabu; Tradição; Candomblé.
id UFBA-2_698169d1e3890c6e776b4a104e790f85
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/33630
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Rocha, Sanara de SantanaRocha, Sanara de SantanaSilva, Marilda de SantanaAraújo, JanjaDias Matos, Edilene2021-06-24T22:55:07Z2021-06-24T22:55:07Z2021-06-242020-05-29Dissertaçãohttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33630RESUMO O presente trabalho consiste numa análise interdisciplinar do tabu das mulheres aos tambores do candomblé. O principal esteio teórico deste trabalho dissertativo-analítico sãos os relatos autobiográficos de quatro mulheres baianas candomblecistas, sendo três delas percussionistas que tocam nos tambores dentro do contexto religioso; algumas textualidades míticas yorubanas pouco socializadas que apresentam a presença feminina nos tambores desde tempos imemoriais; a produção subjetiva de artistas afrodiaspóricas (os) que se respaldam na cosmologia yorubana a título de forjarem uma poética e uma estética que reinventa a identidade cultural yorubana na diáspora; os novos registros fotográficos das práticas afro-religiosas sobretudo as que mostram a presença de pessoas queer nesse território; eventos que promovem debates públicos sobre temas tabus para a comunidade candomblecista principalmente aqueles que abordam a presença das pessoas queer nesta prática religiosa. Para a realização dessa análise dissertativa eu busquei construir um diálogo interdisciplinar com teóricas e teóricos que tecem críticas a partir de duas categorias de análise: O binômio Tradição-Memória e Gênero. Assim, além de acionar a bibliografia clássica acerca do candomblé, que é extensa, aciono teóricos que implementam um olhar novo ou crítico sobre a produção dessa tradição. E outros que já desconstruíram antes a ideia de tradição como um dispositivo imutável e rígido. A categoria gênero surge ratificando essa perspectiva flexível da tradição e apontando para a necessidade desta seguir modificando-se e adaptando-se a mudanças contextuais. Para isso dialogo com teóricas que me ajudam analisar a questão do tabu da mulher ao tambor como um problema de gênero dentro da tradição do candomblé. Palavras Chaves: Mulher; Tambor; Tabu; Tradição; Candomblé.ABSTRACT The present work consists of an interdisciplinary analysis of the taboo associated with women playing drums within the candomblé religion. The main theoretical support for this dissertative-analytical work is a compilation of the following: autobiographical reports of four Bahian candomblé women, three of whom are percussionists that play drums within the religious context; some less commonly known texts of yoruba myths that present a feminine relationship with drums since time immemorial; the subjective productions of afroodiasporic artists who ground themselves within Yoruba cosmology to forge poetic and aesthetic works that reinvent Yoruba cultural identity in the diaspora; new photographic records of Afro-religious practices, especially those that show the presence of queer people in those territories; events that promote public debates on topics considered taboo for the Candomblé community, especially those that address the queer presence within the religious practice. In order to carry out this dissertative analysis, I created an interdisciplinary dialogue with theorists who weave criticisms from two categories of analysis: The tradition-memory binomial and gender. Thus, in addition to using the classic bibliography on candomblé, which is extensive, I engage theorists who implement a new or critical look at the production of this tradition and others who have already deconstructed the idea of tradition as an immutable and rigid concept. The gender category arises to affirm this flexible perspective of tradition and further points to the need for the continual change and adaptation of tradition in relation to contextual shifts. For this, I dialogue with theorists that help me to analyze the issue with the taboo of women playing drums, considered a gender problem within the candomblé tradition. Key Words: Women; Drum; Taboo; Tradition; CandombléSubmitted by Sanara de Santana Rocha (sanararocha@gmail.com) on 2021-06-21T23:51:41Z No. of bitstreams: 1 Narrativas Fósseis Do Tabu à Mulher No Tambor.pdf: 3008042 bytes, checksum: 1791e05ecf82cfdd1b9e827c7f232018 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2021-06-24T22:55:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Narrativas Fósseis Do Tabu à Mulher No Tambor.pdf: 3008042 bytes, checksum: 1791e05ecf82cfdd1b9e827c7f232018 (MD5)Made available in DSpace on 2021-06-24T22:55:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Narrativas Fósseis Do Tabu à Mulher No Tambor.pdf: 3008042 bytes, checksum: 1791e05ecf82cfdd1b9e827c7f232018 (MD5)CAPES -CNPQCiências humanas; cultura e Sociedade; cultura e identidade.MulherTamborTabuTradição;Candomblé.Narrativas fósseis: do tabu à mulher no tambor.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisInstituto de Humanidades Artes e Ciências Professor Milton SantosPrograma Multidisciplinar de Pós Graduação em Cultura e SociedadeUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALNarrativas Fósseis Do Tabu à Mulher No Tambor.pdfNarrativas Fósseis Do Tabu à Mulher No Tambor.pdfapplication/pdf3008042https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33630/1/Narrativas%20F%c3%b3sseis%20Do%20Tabu%20%c3%a0%20Mulher%20No%20Tambor.pdf1791e05ecf82cfdd1b9e827c7f232018MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33630/2/license.txte3e6f4a9287585a60c07547815529482MD52TEXTNarrativas Fósseis Do Tabu à Mulher No Tambor.pdf.txtNarrativas Fósseis Do Tabu à Mulher No Tambor.pdf.txtExtracted texttext/plain502988https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33630/3/Narrativas%20F%c3%b3sseis%20Do%20Tabu%20%c3%a0%20Mulher%20No%20Tambor.pdf.txt6609fca0c6a08da7452b809370833df1MD53ri/336302022-07-05 14:04:12.909oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:04:12Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Narrativas fósseis: do tabu à mulher no tambor.
title Narrativas fósseis: do tabu à mulher no tambor.
spellingShingle Narrativas fósseis: do tabu à mulher no tambor.
Rocha, Sanara de Santana
Ciências humanas; cultura e Sociedade; cultura e identidade.
Mulher
Tambor
Tabu
Tradição;
Candomblé.
title_short Narrativas fósseis: do tabu à mulher no tambor.
title_full Narrativas fósseis: do tabu à mulher no tambor.
title_fullStr Narrativas fósseis: do tabu à mulher no tambor.
title_full_unstemmed Narrativas fósseis: do tabu à mulher no tambor.
title_sort Narrativas fósseis: do tabu à mulher no tambor.
author Rocha, Sanara de Santana
author_facet Rocha, Sanara de Santana
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Sanara de Santana
Rocha, Sanara de Santana
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Marilda de Santana
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Araújo, Janja
Dias Matos, Edilene
contributor_str_mv Silva, Marilda de Santana
Araújo, Janja
Dias Matos, Edilene
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Ciências humanas; cultura e Sociedade; cultura e identidade.
topic Ciências humanas; cultura e Sociedade; cultura e identidade.
Mulher
Tambor
Tabu
Tradição;
Candomblé.
dc.subject.por.fl_str_mv Mulher
Tambor
Tabu
Tradição;
Candomblé.
description RESUMO O presente trabalho consiste numa análise interdisciplinar do tabu das mulheres aos tambores do candomblé. O principal esteio teórico deste trabalho dissertativo-analítico sãos os relatos autobiográficos de quatro mulheres baianas candomblecistas, sendo três delas percussionistas que tocam nos tambores dentro do contexto religioso; algumas textualidades míticas yorubanas pouco socializadas que apresentam a presença feminina nos tambores desde tempos imemoriais; a produção subjetiva de artistas afrodiaspóricas (os) que se respaldam na cosmologia yorubana a título de forjarem uma poética e uma estética que reinventa a identidade cultural yorubana na diáspora; os novos registros fotográficos das práticas afro-religiosas sobretudo as que mostram a presença de pessoas queer nesse território; eventos que promovem debates públicos sobre temas tabus para a comunidade candomblecista principalmente aqueles que abordam a presença das pessoas queer nesta prática religiosa. Para a realização dessa análise dissertativa eu busquei construir um diálogo interdisciplinar com teóricas e teóricos que tecem críticas a partir de duas categorias de análise: O binômio Tradição-Memória e Gênero. Assim, além de acionar a bibliografia clássica acerca do candomblé, que é extensa, aciono teóricos que implementam um olhar novo ou crítico sobre a produção dessa tradição. E outros que já desconstruíram antes a ideia de tradição como um dispositivo imutável e rígido. A categoria gênero surge ratificando essa perspectiva flexível da tradição e apontando para a necessidade desta seguir modificando-se e adaptando-se a mudanças contextuais. Para isso dialogo com teóricas que me ajudam analisar a questão do tabu da mulher ao tambor como um problema de gênero dentro da tradição do candomblé. Palavras Chaves: Mulher; Tambor; Tabu; Tradição; Candomblé.
publishDate 2020
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2020-05-29
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-06-24T22:55:07Z
dc.date.available.fl_str_mv 2021-06-24T22:55:07Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-06-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33630
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv Dissertação
identifier_str_mv Dissertação
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33630
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Humanidades Artes e Ciências Professor Milton Santos
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa Multidisciplinar de Pós Graduação em Cultura e Sociedade
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Humanidades Artes e Ciências Professor Milton Santos
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33630/1/Narrativas%20F%c3%b3sseis%20Do%20Tabu%20%c3%a0%20Mulher%20No%20Tambor.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33630/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33630/3/Narrativas%20F%c3%b3sseis%20Do%20Tabu%20%c3%a0%20Mulher%20No%20Tambor.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 1791e05ecf82cfdd1b9e827c7f232018
e3e6f4a9287585a60c07547815529482
6609fca0c6a08da7452b809370833df1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502727932477440