Narrativas fósseis: do tabu à mulher no tambor.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33630 |
Resumo: | RESUMO O presente trabalho consiste numa análise interdisciplinar do tabu das mulheres aos tambores do candomblé. O principal esteio teórico deste trabalho dissertativo-analítico sãos os relatos autobiográficos de quatro mulheres baianas candomblecistas, sendo três delas percussionistas que tocam nos tambores dentro do contexto religioso; algumas textualidades míticas yorubanas pouco socializadas que apresentam a presença feminina nos tambores desde tempos imemoriais; a produção subjetiva de artistas afrodiaspóricas (os) que se respaldam na cosmologia yorubana a título de forjarem uma poética e uma estética que reinventa a identidade cultural yorubana na diáspora; os novos registros fotográficos das práticas afro-religiosas sobretudo as que mostram a presença de pessoas queer nesse território; eventos que promovem debates públicos sobre temas tabus para a comunidade candomblecista principalmente aqueles que abordam a presença das pessoas queer nesta prática religiosa. Para a realização dessa análise dissertativa eu busquei construir um diálogo interdisciplinar com teóricas e teóricos que tecem críticas a partir de duas categorias de análise: O binômio Tradição-Memória e Gênero. Assim, além de acionar a bibliografia clássica acerca do candomblé, que é extensa, aciono teóricos que implementam um olhar novo ou crítico sobre a produção dessa tradição. E outros que já desconstruíram antes a ideia de tradição como um dispositivo imutável e rígido. A categoria gênero surge ratificando essa perspectiva flexível da tradição e apontando para a necessidade desta seguir modificando-se e adaptando-se a mudanças contextuais. Para isso dialogo com teóricas que me ajudam analisar a questão do tabu da mulher ao tambor como um problema de gênero dentro da tradição do candomblé. Palavras Chaves: Mulher; Tambor; Tabu; Tradição; Candomblé. |
id |
UFBA-2_698169d1e3890c6e776b4a104e790f85 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/33630 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Rocha, Sanara de SantanaRocha, Sanara de SantanaSilva, Marilda de SantanaAraújo, JanjaDias Matos, Edilene2021-06-24T22:55:07Z2021-06-24T22:55:07Z2021-06-242020-05-29Dissertaçãohttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33630RESUMO O presente trabalho consiste numa análise interdisciplinar do tabu das mulheres aos tambores do candomblé. O principal esteio teórico deste trabalho dissertativo-analítico sãos os relatos autobiográficos de quatro mulheres baianas candomblecistas, sendo três delas percussionistas que tocam nos tambores dentro do contexto religioso; algumas textualidades míticas yorubanas pouco socializadas que apresentam a presença feminina nos tambores desde tempos imemoriais; a produção subjetiva de artistas afrodiaspóricas (os) que se respaldam na cosmologia yorubana a título de forjarem uma poética e uma estética que reinventa a identidade cultural yorubana na diáspora; os novos registros fotográficos das práticas afro-religiosas sobretudo as que mostram a presença de pessoas queer nesse território; eventos que promovem debates públicos sobre temas tabus para a comunidade candomblecista principalmente aqueles que abordam a presença das pessoas queer nesta prática religiosa. Para a realização dessa análise dissertativa eu busquei construir um diálogo interdisciplinar com teóricas e teóricos que tecem críticas a partir de duas categorias de análise: O binômio Tradição-Memória e Gênero. Assim, além de acionar a bibliografia clássica acerca do candomblé, que é extensa, aciono teóricos que implementam um olhar novo ou crítico sobre a produção dessa tradição. E outros que já desconstruíram antes a ideia de tradição como um dispositivo imutável e rígido. A categoria gênero surge ratificando essa perspectiva flexível da tradição e apontando para a necessidade desta seguir modificando-se e adaptando-se a mudanças contextuais. Para isso dialogo com teóricas que me ajudam analisar a questão do tabu da mulher ao tambor como um problema de gênero dentro da tradição do candomblé. Palavras Chaves: Mulher; Tambor; Tabu; Tradição; Candomblé.ABSTRACT The present work consists of an interdisciplinary analysis of the taboo associated with women playing drums within the candomblé religion. The main theoretical support for this dissertative-analytical work is a compilation of the following: autobiographical reports of four Bahian candomblé women, three of whom are percussionists that play drums within the religious context; some less commonly known texts of yoruba myths that present a feminine relationship with drums since time immemorial; the subjective productions of afroodiasporic artists who ground themselves within Yoruba cosmology to forge poetic and aesthetic works that reinvent Yoruba cultural identity in the diaspora; new photographic records of Afro-religious practices, especially those that show the presence of queer people in those territories; events that promote public debates on topics considered taboo for the Candomblé community, especially those that address the queer presence within the religious practice. In order to carry out this dissertative analysis, I created an interdisciplinary dialogue with theorists who weave criticisms from two categories of analysis: The tradition-memory binomial and gender. Thus, in addition to using the classic bibliography on candomblé, which is extensive, I engage theorists who implement a new or critical look at the production of this tradition and others who have already deconstructed the idea of tradition as an immutable and rigid concept. The gender category arises to affirm this flexible perspective of tradition and further points to the need for the continual change and adaptation of tradition in relation to contextual shifts. For this, I dialogue with theorists that help me to analyze the issue with the taboo of women playing drums, considered a gender problem within the candomblé tradition. Key Words: Women; Drum; Taboo; Tradition; CandombléSubmitted by Sanara de Santana Rocha (sanararocha@gmail.com) on 2021-06-21T23:51:41Z No. of bitstreams: 1 Narrativas Fósseis Do Tabu à Mulher No Tambor.pdf: 3008042 bytes, checksum: 1791e05ecf82cfdd1b9e827c7f232018 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2021-06-24T22:55:07Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Narrativas Fósseis Do Tabu à Mulher No Tambor.pdf: 3008042 bytes, checksum: 1791e05ecf82cfdd1b9e827c7f232018 (MD5)Made available in DSpace on 2021-06-24T22:55:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Narrativas Fósseis Do Tabu à Mulher No Tambor.pdf: 3008042 bytes, checksum: 1791e05ecf82cfdd1b9e827c7f232018 (MD5)CAPES -CNPQCiências humanas; cultura e Sociedade; cultura e identidade.MulherTamborTabuTradição;Candomblé.Narrativas fósseis: do tabu à mulher no tambor.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisInstituto de Humanidades Artes e Ciências Professor Milton SantosPrograma Multidisciplinar de Pós Graduação em Cultura e SociedadeUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALNarrativas Fósseis Do Tabu à Mulher No Tambor.pdfNarrativas Fósseis Do Tabu à Mulher No Tambor.pdfapplication/pdf3008042https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33630/1/Narrativas%20F%c3%b3sseis%20Do%20Tabu%20%c3%a0%20Mulher%20No%20Tambor.pdf1791e05ecf82cfdd1b9e827c7f232018MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33630/2/license.txte3e6f4a9287585a60c07547815529482MD52TEXTNarrativas Fósseis Do Tabu à Mulher No Tambor.pdf.txtNarrativas Fósseis Do Tabu à Mulher No Tambor.pdf.txtExtracted texttext/plain502988https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33630/3/Narrativas%20F%c3%b3sseis%20Do%20Tabu%20%c3%a0%20Mulher%20No%20Tambor.pdf.txt6609fca0c6a08da7452b809370833df1MD53ri/336302022-07-05 14:04:12.909oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:04:12Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Narrativas fósseis: do tabu à mulher no tambor. |
title |
Narrativas fósseis: do tabu à mulher no tambor. |
spellingShingle |
Narrativas fósseis: do tabu à mulher no tambor. Rocha, Sanara de Santana Ciências humanas; cultura e Sociedade; cultura e identidade. Mulher Tambor Tabu Tradição; Candomblé. |
title_short |
Narrativas fósseis: do tabu à mulher no tambor. |
title_full |
Narrativas fósseis: do tabu à mulher no tambor. |
title_fullStr |
Narrativas fósseis: do tabu à mulher no tambor. |
title_full_unstemmed |
Narrativas fósseis: do tabu à mulher no tambor. |
title_sort |
Narrativas fósseis: do tabu à mulher no tambor. |
author |
Rocha, Sanara de Santana |
author_facet |
Rocha, Sanara de Santana |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Sanara de Santana Rocha, Sanara de Santana |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Silva, Marilda de Santana |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Araújo, Janja Dias Matos, Edilene |
contributor_str_mv |
Silva, Marilda de Santana Araújo, Janja Dias Matos, Edilene |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Ciências humanas; cultura e Sociedade; cultura e identidade. |
topic |
Ciências humanas; cultura e Sociedade; cultura e identidade. Mulher Tambor Tabu Tradição; Candomblé. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mulher Tambor Tabu Tradição; Candomblé. |
description |
RESUMO O presente trabalho consiste numa análise interdisciplinar do tabu das mulheres aos tambores do candomblé. O principal esteio teórico deste trabalho dissertativo-analítico sãos os relatos autobiográficos de quatro mulheres baianas candomblecistas, sendo três delas percussionistas que tocam nos tambores dentro do contexto religioso; algumas textualidades míticas yorubanas pouco socializadas que apresentam a presença feminina nos tambores desde tempos imemoriais; a produção subjetiva de artistas afrodiaspóricas (os) que se respaldam na cosmologia yorubana a título de forjarem uma poética e uma estética que reinventa a identidade cultural yorubana na diáspora; os novos registros fotográficos das práticas afro-religiosas sobretudo as que mostram a presença de pessoas queer nesse território; eventos que promovem debates públicos sobre temas tabus para a comunidade candomblecista principalmente aqueles que abordam a presença das pessoas queer nesta prática religiosa. Para a realização dessa análise dissertativa eu busquei construir um diálogo interdisciplinar com teóricas e teóricos que tecem críticas a partir de duas categorias de análise: O binômio Tradição-Memória e Gênero. Assim, além de acionar a bibliografia clássica acerca do candomblé, que é extensa, aciono teóricos que implementam um olhar novo ou crítico sobre a produção dessa tradição. E outros que já desconstruíram antes a ideia de tradição como um dispositivo imutável e rígido. A categoria gênero surge ratificando essa perspectiva flexível da tradição e apontando para a necessidade desta seguir modificando-se e adaptando-se a mudanças contextuais. Para isso dialogo com teóricas que me ajudam analisar a questão do tabu da mulher ao tambor como um problema de gênero dentro da tradição do candomblé. Palavras Chaves: Mulher; Tambor; Tabu; Tradição; Candomblé. |
publishDate |
2020 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2020-05-29 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-06-24T22:55:07Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-06-24T22:55:07Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-06-24 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33630 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
Dissertação |
identifier_str_mv |
Dissertação |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33630 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Humanidades Artes e Ciências Professor Milton Santos |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa Multidisciplinar de Pós Graduação em Cultura e Sociedade |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de Humanidades Artes e Ciências Professor Milton Santos |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33630/1/Narrativas%20F%c3%b3sseis%20Do%20Tabu%20%c3%a0%20Mulher%20No%20Tambor.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33630/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/33630/3/Narrativas%20F%c3%b3sseis%20Do%20Tabu%20%c3%a0%20Mulher%20No%20Tambor.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
1791e05ecf82cfdd1b9e827c7f232018 e3e6f4a9287585a60c07547815529482 6609fca0c6a08da7452b809370833df1 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459629222428672 |