Eleiçao em 140 caracteres: uma análise dos perfis oficiais no Twitter dos candidatos à Presidência dos EUA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32900 |
Resumo: | Não é novidade que as campanhas eleitorais americanas servem de base, ou até mesmo inspiração, para outras campanhas políticas ao redor do mundo. As campanhas on-line, em especial, não só foram usadas como um bom exemplo por outros países, como incentivaram os estudos na área da comunicação política e fizeram com que certas estratégias e ferramentas avançassem de forma acelerada nos últimos anos. Esse trabalho de conclusão de curso da graduação analisa a atuação dos dois principais candidatos às eleições norteamericanas de 2012 no Twitter, visando verificar as principais utilizações da ferramenta pelos candidatos norte-americanos e examinar as diferenças e semelhanças de estratégias entre os concorrentes. No percurso, vamos verificar o histórico das campanhas online, principalmente nos Estados Unidos, e a contribuição delas nas eleições. Por fim, chega-se à conclusão de que o uso do Twitter pelo candidato democrata foi mais eficiente e bem elaborado, tendo servido como mais uma arma para o resultado final, que foi a vitória do candidato. |
id |
UFBA-2_6a4fdfabc525d30c3ad6748fecdf887d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/32900 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Ribeiro, Marilia Duarte de ÁvilaGomes, Wilson da Silva2021-02-26T14:32:15Z2021-02-26T14:32:15Z2021-02-262013Monografiahttp://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32900Não é novidade que as campanhas eleitorais americanas servem de base, ou até mesmo inspiração, para outras campanhas políticas ao redor do mundo. As campanhas on-line, em especial, não só foram usadas como um bom exemplo por outros países, como incentivaram os estudos na área da comunicação política e fizeram com que certas estratégias e ferramentas avançassem de forma acelerada nos últimos anos. Esse trabalho de conclusão de curso da graduação analisa a atuação dos dois principais candidatos às eleições norteamericanas de 2012 no Twitter, visando verificar as principais utilizações da ferramenta pelos candidatos norte-americanos e examinar as diferenças e semelhanças de estratégias entre os concorrentes. No percurso, vamos verificar o histórico das campanhas online, principalmente nos Estados Unidos, e a contribuição delas nas eleições. Por fim, chega-se à conclusão de que o uso do Twitter pelo candidato democrata foi mais eficiente e bem elaborado, tendo servido como mais uma arma para o resultado final, que foi a vitória do candidato.Submitted by Catalogador FACOM (ncefacom@ufba.br) on 2021-02-22T12:24:25Z No. of bitstreams: 1 TCC_MARÍLIA_ FINAL.pdf: 957701 bytes, checksum: 5ade53e4ff51aca9bb0d8b26ed762ca1 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2021-02-26T14:32:15Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCC_MARÍLIA_ FINAL.pdf: 957701 bytes, checksum: 5ade53e4ff51aca9bb0d8b26ed762ca1 (MD5)Made available in DSpace on 2021-02-26T14:32:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TCC_MARÍLIA_ FINAL.pdf: 957701 bytes, checksum: 5ade53e4ff51aca9bb0d8b26ed762ca1 (MD5)ComunicaçãoInternet na campanha eleitoralTwitterRede social onlineEleições - Estados Unidos - 2012Eleiçao em 140 caracteres: uma análise dos perfis oficiais no Twitter dos candidatos à Presidência dos EUAinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisFaculdade de ComunicaçãoUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALTCC_MARÍLIA_ FINAL.pdfTCC_MARÍLIA_ FINAL.pdfapplication/pdf957701https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32900/1/TCC_MAR%c3%8dLIA_%20FINAL.pdf5ade53e4ff51aca9bb0d8b26ed762ca1MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1442https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32900/2/license.txte3e6f4a9287585a60c07547815529482MD52TEXTTCC_MARÍLIA_ FINAL.pdf.txtTCC_MARÍLIA_ FINAL.pdf.txtExtracted texttext/plain109789https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32900/3/TCC_MAR%c3%8dLIA_%20FINAL.pdf.txt886b189742fa9e20fd926e21e1c068f3MD53ri/329002022-02-21 00:18:18.348oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-02-21T03:18:18Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Eleiçao em 140 caracteres: uma análise dos perfis oficiais no Twitter dos candidatos à Presidência dos EUA |
title |
Eleiçao em 140 caracteres: uma análise dos perfis oficiais no Twitter dos candidatos à Presidência dos EUA |
spellingShingle |
Eleiçao em 140 caracteres: uma análise dos perfis oficiais no Twitter dos candidatos à Presidência dos EUA Ribeiro, Marilia Duarte de Ávila Comunicação Internet na campanha eleitoral Rede social online Eleições - Estados Unidos - 2012 |
title_short |
Eleiçao em 140 caracteres: uma análise dos perfis oficiais no Twitter dos candidatos à Presidência dos EUA |
title_full |
Eleiçao em 140 caracteres: uma análise dos perfis oficiais no Twitter dos candidatos à Presidência dos EUA |
title_fullStr |
Eleiçao em 140 caracteres: uma análise dos perfis oficiais no Twitter dos candidatos à Presidência dos EUA |
title_full_unstemmed |
Eleiçao em 140 caracteres: uma análise dos perfis oficiais no Twitter dos candidatos à Presidência dos EUA |
title_sort |
Eleiçao em 140 caracteres: uma análise dos perfis oficiais no Twitter dos candidatos à Presidência dos EUA |
author |
Ribeiro, Marilia Duarte de Ávila |
author_facet |
Ribeiro, Marilia Duarte de Ávila |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Marilia Duarte de Ávila |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Gomes, Wilson da Silva |
contributor_str_mv |
Gomes, Wilson da Silva |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
Comunicação |
topic |
Comunicação Internet na campanha eleitoral Rede social online Eleições - Estados Unidos - 2012 |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Internet na campanha eleitoral Rede social online Eleições - Estados Unidos - 2012 |
description |
Não é novidade que as campanhas eleitorais americanas servem de base, ou até mesmo inspiração, para outras campanhas políticas ao redor do mundo. As campanhas on-line, em especial, não só foram usadas como um bom exemplo por outros países, como incentivaram os estudos na área da comunicação política e fizeram com que certas estratégias e ferramentas avançassem de forma acelerada nos últimos anos. Esse trabalho de conclusão de curso da graduação analisa a atuação dos dois principais candidatos às eleições norteamericanas de 2012 no Twitter, visando verificar as principais utilizações da ferramenta pelos candidatos norte-americanos e examinar as diferenças e semelhanças de estratégias entre os concorrentes. No percurso, vamos verificar o histórico das campanhas online, principalmente nos Estados Unidos, e a contribuição delas nas eleições. Por fim, chega-se à conclusão de que o uso do Twitter pelo candidato democrata foi mais eficiente e bem elaborado, tendo servido como mais uma arma para o resultado final, que foi a vitória do candidato. |
publishDate |
2013 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2021-02-26T14:32:15Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2021-02-26T14:32:15Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021-02-26 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32900 |
dc.identifier.issn.none.fl_str_mv |
Monografia |
identifier_str_mv |
Monografia |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32900 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Comunicação |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32900/1/TCC_MAR%c3%8dLIA_%20FINAL.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32900/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/32900/3/TCC_MAR%c3%8dLIA_%20FINAL.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5ade53e4ff51aca9bb0d8b26ed762ca1 e3e6f4a9287585a60c07547815529482 886b189742fa9e20fd926e21e1c068f3 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1798057807620079616 |