Gesto transfigurado: a abstração do cotidiano urbano nos processos coreográficos do espetáculo Metrópole
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27041 |
Resumo: | RESUMO Esta dissertação consiste em uma análise estética e reflexiva dos processos de criação e encenação do espetáculo coreográfico Metrópole, criado e dirigido pela autora, que aqui se apresenta, e interpretado pela Companhia Moderno de Dança. Dentre seus objetivos destacam-se: analisar o processo de abstração cênica do cotidiano urbano, incluindo o percurso do gesto, da sua forma prática e cotidiana à sua forma artística, compreendendo, através de teorias da estética, a função desse gesto em ambas as formas; identificar, a partir de um breve enfoque antropológico, a origem e a presença da gestualidade cotidiana abstraída no espetáculo, refletindo sua utilização na coreografia do mesmo; verificar as características da pós-modernidade coreográfica no espetáculo e fazer um registro do espetáculo analisado para posteriores utilizações. A pesquisa indicou que a presença do cotidiano se notifica no espetáculo, não unicamente a partir da observação de gestualidades cotidianas visivelmente presentes nas grandes cidades, mas também a partir da pesquisa e criação de movimentos representativos dos sentimentos que se estabelecem no jogo do convívio social metropolitano, além de ter sido confirmada, tanto na criação quanto na encenação do espetáculo, a presença e a continuidade do gesto cotidiano comum. Procurando compreender essa permanência, foi criado o conceito de impregnação cultural, isto é, a maneira como as características humanas de comportamento gestual cotidiano são apreendidas e verificadas no corpo. Além disso, foi detectada ainda a presença de diversos elementos caracterizadores da pós-modernidade na dança, os quais, de forma eminentemente reflexiva, encontram-se descritos ao longo do texto. |
id |
UFBA-2_6a9d1ac76b5cb109e94478160c036257 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/27041 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
Mendes, Ana Flávia de MelloMendes, Ana Flávia de MelloLoureiro, João de Jesus PaesLoureiro, João de Jesus PaesMartins, SuzanaSilva, Elizabeth Gomes da2018-08-23T11:56:45Z2018-08-23T11:56:45Z2018-08-232004http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27041RESUMO Esta dissertação consiste em uma análise estética e reflexiva dos processos de criação e encenação do espetáculo coreográfico Metrópole, criado e dirigido pela autora, que aqui se apresenta, e interpretado pela Companhia Moderno de Dança. Dentre seus objetivos destacam-se: analisar o processo de abstração cênica do cotidiano urbano, incluindo o percurso do gesto, da sua forma prática e cotidiana à sua forma artística, compreendendo, através de teorias da estética, a função desse gesto em ambas as formas; identificar, a partir de um breve enfoque antropológico, a origem e a presença da gestualidade cotidiana abstraída no espetáculo, refletindo sua utilização na coreografia do mesmo; verificar as características da pós-modernidade coreográfica no espetáculo e fazer um registro do espetáculo analisado para posteriores utilizações. A pesquisa indicou que a presença do cotidiano se notifica no espetáculo, não unicamente a partir da observação de gestualidades cotidianas visivelmente presentes nas grandes cidades, mas também a partir da pesquisa e criação de movimentos representativos dos sentimentos que se estabelecem no jogo do convívio social metropolitano, além de ter sido confirmada, tanto na criação quanto na encenação do espetáculo, a presença e a continuidade do gesto cotidiano comum. Procurando compreender essa permanência, foi criado o conceito de impregnação cultural, isto é, a maneira como as características humanas de comportamento gestual cotidiano são apreendidas e verificadas no corpo. Além disso, foi detectada ainda a presença de diversos elementos caracterizadores da pós-modernidade na dança, os quais, de forma eminentemente reflexiva, encontram-se descritos ao longo do texto.ABSTRACT This dissertation consists in an aesthetics and reflexive analysis of the creation and staging processes of the choreografic spectacle Metrópole, created and directed by the author that here is presenting herself and performed by the Companhia Moderno de Dança. Among its objectives we point out: to analyse the abstraction processe from the urban quotidian to the scene, including the gesture trajectory from its practical and quotidian form to its artistic form, understanding both functions through the aesthetics theories; to identify the permanence of the quotidian gesture in the choreography, even in front of the gesture’s artistic transformation, through a brief antropological focus; to verify the postmodern dance characteristics in the spectacle, signed for me as my first one in this style of dancing and to make one spectacle’s registration for future utilization. The research pointed that the common gesture is found in the spectacle not only from the quotidian gestualities observation perceptible in the big cities, but also from research and movement creation that represent feelings of the metropolitan social living game. Besides, the presence and cotinuity of the common and quotidian gesture was confirmed in both the creation and staging processes. Looking for understing this we created the concept of cultural impregnation, that means the way as the human characteristics are apprehended and verified in the body. There were also verified the presence of diferent postmodern dance characteristics, elements wich are descripted along the text by a reflexive manner.Submitted by Glauber Assunção Moreira (glauber.a.moreira@gmail.com) on 2018-08-22T16:02:22Z No. of bitstreams: 3 1.ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS.doc: 72704 bytes, checksum: cae1472cf9c093ffe6c5f283b3e2bf09 (MD5) 2.APRESENTAÇÃO ATÉ CONSID. FINAIS.doc: 1522688 bytes, checksum: 87bede749495c8767b852e7a501161b2 (MD5) 3.ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS.doc: 90112 bytes, checksum: f34f912011209fcdce76ebda3363ad0b (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2018-08-23T11:56:45Z (GMT) No. of bitstreams: 3 1.ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS.doc: 72704 bytes, checksum: cae1472cf9c093ffe6c5f283b3e2bf09 (MD5) 2.APRESENTAÇÃO ATÉ CONSID. FINAIS.doc: 1522688 bytes, checksum: 87bede749495c8767b852e7a501161b2 (MD5) 3.ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS.doc: 90112 bytes, checksum: f34f912011209fcdce76ebda3363ad0b (MD5)Made available in DSpace on 2018-08-23T11:56:45Z (GMT). No. of bitstreams: 3 1.ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS.doc: 72704 bytes, checksum: cae1472cf9c093ffe6c5f283b3e2bf09 (MD5) 2.APRESENTAÇÃO ATÉ CONSID. FINAIS.doc: 1522688 bytes, checksum: 87bede749495c8767b852e7a501161b2 (MD5) 3.ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS.doc: 90112 bytes, checksum: f34f912011209fcdce76ebda3363ad0b (MD5)DançaCoreografiaGesto – CotidianoGesto – DançaDanceChoreographyGesture – QuotidianGesture – DanceGesto transfigurado: a abstração do cotidiano urbano nos processos coreográficos do espetáculo Metrópoleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola de TeatroPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINAL1.ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS.doc1.ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS.doc1.ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAISapplication/msword72704https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27041/1/1.ELEMENTOS%20PR%c3%89-TEXTUAIS.doccae1472cf9c093ffe6c5f283b3e2bf09MD512.APRESENTAÇÃO ATÉ CONSID. FINAIS.doc2.APRESENTAÇÃO ATÉ CONSID. FINAIS.doc2.APRESENTAÇÃO ATÉ CONSID. FINAISapplication/msword1522688https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27041/2/2.APRESENTA%c3%87%c3%83O%20AT%c3%89%20CONSID.%20FINAIS.doc87bede749495c8767b852e7a501161b2MD523.ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS.doc3.ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS.doc3.ELEMENTOS PÓS-TEXTUAISapplication/msword90112https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27041/3/3.ELEMENTOS%20P%c3%93S-TEXTUAIS.docf34f912011209fcdce76ebda3363ad0bMD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27041/4/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD54TEXT1.ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS.doc.txt1.ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS.doc.txtExtracted texttext/plain16196https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27041/5/1.ELEMENTOS%20PR%c3%89-TEXTUAIS.doc.txtf564372c3b61b24b544a7d533d9d80b6MD552.APRESENTAÇÃO ATÉ CONSID. FINAIS.doc.txt2.APRESENTAÇÃO ATÉ CONSID. FINAIS.doc.txtExtracted texttext/plain247884https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27041/6/2.APRESENTA%c3%87%c3%83O%20AT%c3%89%20CONSID.%20FINAIS.doc.txt2076ae896b0907f5a220c93832273a41MD563.ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS.doc.txt3.ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS.doc.txtExtracted texttext/plain45329https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27041/7/3.ELEMENTOS%20P%c3%93S-TEXTUAIS.doc.txt2a1dd0a68ffa50c6c2da32c72b1d3580MD57ri/270412022-07-05 14:04:16.99oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:04:16Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Gesto transfigurado: a abstração do cotidiano urbano nos processos coreográficos do espetáculo Metrópole |
title |
Gesto transfigurado: a abstração do cotidiano urbano nos processos coreográficos do espetáculo Metrópole |
spellingShingle |
Gesto transfigurado: a abstração do cotidiano urbano nos processos coreográficos do espetáculo Metrópole Mendes, Ana Flávia de Mello Dança Coreografia Gesto – Cotidiano Gesto – Dança Dance Choreography Gesture – Quotidian Gesture – Dance |
title_short |
Gesto transfigurado: a abstração do cotidiano urbano nos processos coreográficos do espetáculo Metrópole |
title_full |
Gesto transfigurado: a abstração do cotidiano urbano nos processos coreográficos do espetáculo Metrópole |
title_fullStr |
Gesto transfigurado: a abstração do cotidiano urbano nos processos coreográficos do espetáculo Metrópole |
title_full_unstemmed |
Gesto transfigurado: a abstração do cotidiano urbano nos processos coreográficos do espetáculo Metrópole |
title_sort |
Gesto transfigurado: a abstração do cotidiano urbano nos processos coreográficos do espetáculo Metrópole |
author |
Mendes, Ana Flávia de Mello |
author_facet |
Mendes, Ana Flávia de Mello |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Mendes, Ana Flávia de Mello Mendes, Ana Flávia de Mello |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Loureiro, João de Jesus Paes |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Loureiro, João de Jesus Paes Martins, Suzana Silva, Elizabeth Gomes da |
contributor_str_mv |
Loureiro, João de Jesus Paes Loureiro, João de Jesus Paes Martins, Suzana Silva, Elizabeth Gomes da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dança Coreografia Gesto – Cotidiano Gesto – Dança Dance Choreography Gesture – Quotidian Gesture – Dance |
topic |
Dança Coreografia Gesto – Cotidiano Gesto – Dança Dance Choreography Gesture – Quotidian Gesture – Dance |
description |
RESUMO Esta dissertação consiste em uma análise estética e reflexiva dos processos de criação e encenação do espetáculo coreográfico Metrópole, criado e dirigido pela autora, que aqui se apresenta, e interpretado pela Companhia Moderno de Dança. Dentre seus objetivos destacam-se: analisar o processo de abstração cênica do cotidiano urbano, incluindo o percurso do gesto, da sua forma prática e cotidiana à sua forma artística, compreendendo, através de teorias da estética, a função desse gesto em ambas as formas; identificar, a partir de um breve enfoque antropológico, a origem e a presença da gestualidade cotidiana abstraída no espetáculo, refletindo sua utilização na coreografia do mesmo; verificar as características da pós-modernidade coreográfica no espetáculo e fazer um registro do espetáculo analisado para posteriores utilizações. A pesquisa indicou que a presença do cotidiano se notifica no espetáculo, não unicamente a partir da observação de gestualidades cotidianas visivelmente presentes nas grandes cidades, mas também a partir da pesquisa e criação de movimentos representativos dos sentimentos que se estabelecem no jogo do convívio social metropolitano, além de ter sido confirmada, tanto na criação quanto na encenação do espetáculo, a presença e a continuidade do gesto cotidiano comum. Procurando compreender essa permanência, foi criado o conceito de impregnação cultural, isto é, a maneira como as características humanas de comportamento gestual cotidiano são apreendidas e verificadas no corpo. Além disso, foi detectada ainda a presença de diversos elementos caracterizadores da pós-modernidade na dança, os quais, de forma eminentemente reflexiva, encontram-se descritos ao longo do texto. |
publishDate |
2004 |
dc.date.submitted.none.fl_str_mv |
2004 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2018-08-23T11:56:45Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2018-08-23T11:56:45Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-08-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27041 |
url |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27041 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Teatro |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola de Teatro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27041/1/1.ELEMENTOS%20PR%c3%89-TEXTUAIS.doc https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27041/2/2.APRESENTA%c3%87%c3%83O%20AT%c3%89%20CONSID.%20FINAIS.doc https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27041/3/3.ELEMENTOS%20P%c3%93S-TEXTUAIS.doc https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27041/4/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27041/5/1.ELEMENTOS%20PR%c3%89-TEXTUAIS.doc.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27041/6/2.APRESENTA%c3%87%c3%83O%20AT%c3%89%20CONSID.%20FINAIS.doc.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27041/7/3.ELEMENTOS%20P%c3%93S-TEXTUAIS.doc.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
cae1472cf9c093ffe6c5f283b3e2bf09 87bede749495c8767b852e7a501161b2 f34f912011209fcdce76ebda3363ad0b ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0 f564372c3b61b24b544a7d533d9d80b6 2076ae896b0907f5a220c93832273a41 2a1dd0a68ffa50c6c2da32c72b1d3580 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459570870222848 |