Medeia : um experimento coreografico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gatti, Daniela, 1967-
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599938
Resumo: Orientador: Marilia Vieira
id UNICAMP-30_6fde7651278f9b42a6e3932d4f26c542
oai_identifier_str oai::338836
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Medeia : um experimento coreograficoExperimento coreograficoDança - PesquisaGestosTécnicas de dançaOrientador: Marilia VieiraDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: O objetivo deste trabalho é realizar experimentos coreográficos a partir da gestualidade das mãos e dos dedos e suas expressões, no sentidode buscar elementos para a construção da natureza intelectual e emocional da personagem Medéia da tragédia grega de Eurípides. Como elementos inspiradores desta idéia adotaram-se, no campo da música, a Cantata Médée de Louis-Nicolas Clérambault e a justaposição de materiais sonoros da música eletroacústica e concreta, e no campo da linguagem corporal, os tratados de John Bulwer, Chirologia: ou Lingüagem Natural das Mãos e Chironomia: ou a Arte da Retórica das Mãos e, a utilizaçãoda máscara neutra, com base nos princípios de Copeaue Lecoq. Os experimentos foram conduzidos no sentido de alcançar uma dramaturgia corporal por meio da movimentação das mãos e do corpo, enfatizando os aspectos arquetípicos traçados sobre a leitura da personagem Medéia, dentro da linguagem da dança contemporânea. Conclui-se então que, a integração destes elementos forneceu subsídios para compor a caracterização desta personagem e dos experimento sem dois pólos assim prescritos: Medéia como figura humana - no ambiente sonoro da Cantata, e Medéia como figura mística - no ambiente sonoro da música eletroacústica e concreta, juntamente com a utilização a máscara como elemento simbólicoAbstract: This study aims to perform choreographic experimentson the gestuality of hands and fingers and their expressions, with the purpose of finding elements to construct the intellectual and emotional nature of the character Medea from the Greek tragedyEuripidis. Some of the inspiring elements that have been adopted were: in the field of music, Louis-Nicolas Clérambault's Cantata Médée and the juxtaposition of sound materials of electroacoustic and Concrete music; in the field of corporal language, the treaties by John Bulwer, irologia: or The Natural Language of the Hand and Chironomia or: The Art of Manual Rethoric, and the utilization of the neutral mask, on the basis of Copeau and Lecoq's principIes. The experiments have been conducted with the aim of attaining a corporal dramaturgy through the movement of hands and body, emphasizing the archetypical aspects traced upon the reading of the character Medea within the language of contemporary dance. It can thus be concluded that the integration of these elements supplied subsidies to compose the characterization of this character as well as of the experiments at two distinct poles, which are: Medea as a human figure - in the sound environmentof Cantata; and Medea as a mystical figure - in the sound environmentof the electroacoustic and concrete music, along with the visualization of the mask as a symbolic elementMestradoMestre em Artes[s.n.]Soares, Marilia Vieira, 1950-Universidade Estadual de Campinas. Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em ArtesUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGatti, Daniela, 1967-20052005-02-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf107 f. : il + 1 CD-ROM.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599938GATTI, Daniela. Medeia: um experimento coreografico. 2005. 107 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599938. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/338836porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-18T14:36:51Zoai::338836Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-05-18T14:36:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Medeia : um experimento coreografico
title Medeia : um experimento coreografico
spellingShingle Medeia : um experimento coreografico
Gatti, Daniela, 1967-
Experimento coreografico
Dança - Pesquisa
Gestos
Técnicas de dança
title_short Medeia : um experimento coreografico
title_full Medeia : um experimento coreografico
title_fullStr Medeia : um experimento coreografico
title_full_unstemmed Medeia : um experimento coreografico
title_sort Medeia : um experimento coreografico
author Gatti, Daniela, 1967-
author_facet Gatti, Daniela, 1967-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Soares, Marilia Vieira, 1950-
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Artes
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Gatti, Daniela, 1967-
dc.subject.por.fl_str_mv Experimento coreografico
Dança - Pesquisa
Gestos
Técnicas de dança
topic Experimento coreografico
Dança - Pesquisa
Gestos
Técnicas de dança
description Orientador: Marilia Vieira
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-02-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599938
GATTI, Daniela. Medeia: um experimento coreografico. 2005. 107 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599938. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599938
identifier_str_mv GATTI, Daniela. Medeia: um experimento coreografico. 2005. 107 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599938. Acesso em: 14 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/338836
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
107 f. : il + 1 CD-ROM.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138399693570048