Rotina: a bússola que norteia a formação das crianças no contexto da educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Prado, Cristiane Santos
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/33021
Resumo: Este trabalho tem como foco de estudo a importância de uma rotina estruturada para a formação de crianças no contexto da educação infantil. Seu principal objetivo é investigar o papel da rotina das atividades pedagógicas na educação infantil e suas contribuições para a formação integral e integrada de crianças. Para fundamentar esse trabalho, utilizaram-se como referencias os estudos do historiador Philippe Ariès, as ideias dos interacionistas Wallon, Vigotiski e Piaget a partir de interpretadores de suas obras, e, mais recentemente, os estudos de Sônia Kramer, Maria Alice Proença e Maria Clotilde Rossetti-Ferreira. O tipo de pesquisa é a de campo, que se utilizou de três etapas, a saber: levantamento bibliográfico, coleta de dados a partir das entrevistas, das observações e da análise de documentos, e, por ultimo, o registro e análise dos dados. A escola escolhida para desenvolver a pesquisa de campo foi o Centro Municipal de Educação Infantil Calabar, que fica localizado na cidade de Salvador. Com a análise dos dados obtidos, verificou-se que a rotina estruturada permite maior familiarização da criança com o meio e integração com seus pares e os educadores envolvidos, propiciando seu desenvolvimento integral.
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O tipo de pesquisa é a de campo, que se utilizou de três etapas, a saber: levantamento bibliográfico, coleta de dados a partir das entrevistas, das observações e da análise de documentos, e, por ultimo, o registro e análise dos dados. A escola escolhida para desenvolver a pesquisa de campo foi o Centro Municipal de Educação Infantil Calabar, que fica localizado na cidade de Salvador. Com a análise dos dados obtidos, verificou-se que a rotina estruturada permite maior familiarização da criança com o meio e integração com seus pares e os educadores envolvidos, propiciando seu desenvolvimento integral.This work focuses on study of the importance of a structured routine for the training of children in the context of early childhood education. Its main objective is to investigate the role of routine educational activities in early childhood education and its contributions to the comprehensive and integrated training of children. In support of this work, we used as references to studies by the historian Philippe Aries, the ideas of interactionist Wallon, Piaget and Vigotiski from interpreters of his works, and, more recently, studies of Sonia Kramer, Mary Alice and Mary Proença Clotilde Rossetti-Ferreira. The type of research was of course that is used in three stages, namely: literature review, data collection from interviews, observations and document analysis, and, finally, the recording and analysis of data. The school chosen to develop the field research was the Municipal Center for Early Childhood Education Calabar, which is located in the city of Salvador. With the analysis of data obtained showed that the structured routine of the child allows for more familiarity with the environment and integration with peers and teachers involved, giving their full development.Submitted by Eliene Batista (elienebastos@ufba.br) on 2021-02-22T13:31:17Z No. of bitstreams: 1 CRISTIANE SANTOS PRADO.pdf: 526336 bytes, checksum: 8c403a3eb7e93c6b01a7b451d2b1c3ab (MD5)Approved for entry into archive by Eleonora Guimaraes (esilva@ufba.br) on 2021-03-11T16:18:51Z (GMT) No. of bitstreams: 1 CRISTIANE SANTOS PRADO.pdf: 526336 bytes, checksum: 8c403a3eb7e93c6b01a7b451d2b1c3ab (MD5)Made available in DSpace on 2021-03-11T16:18:51Z (GMT). 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