Plano de Aviação Regional e sua Importância para o Desenvolvimento das Regiões Norte e Nordeste Brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, Vinicius Prado
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28216
Resumo: Este estudo tem como principal objetivo utilizar a Aviação Civil – dado seu enfoque no Plano para o Desenvolvimento da Aviação Regional – com um fator preponderante no futuro desenvolvimento econômico das regiões brasileiras, com destaque ao Norte e a zona da Amazônia Legal e o Nordeste, e nas interligações dentre os polos metropolitanos e cidades semidesenvolvidas no Agreste ou até mesmo no sertão. Destaca-se principalmente a partir desta lógica a composição do mercado de aviação brasileiro, suas nuances e regulações, bem como os principais modelos de negócios do setor implantados no Brasil. Tudo isto, para observar-se como tais métodos podem influenciar no desenvolvimento regional, através do escopo de três grandes teorias que abordam as grandes cidades, tendo a base principal formada a partir da teoria de Perroux. Tudo isto implica-se que através dos polos de crescimento regional, é possível fazer com que a aviação civil brasileira, no seu caráter micro possa influenciar a formação de novos negócios, trazendo desenvolvimento, ajudando como externalidade a integrar um país de dimensões continentais.
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Tudo isto, para observar-se como tais métodos podem influenciar no desenvolvimento regional, através do escopo de três grandes teorias que abordam as grandes cidades, tendo a base principal formada a partir da teoria de Perroux. Tudo isto implica-se que através dos polos de crescimento regional, é possível fazer com que a aviação civil brasileira, no seu caráter micro possa influenciar a formação de novos negócios, trazendo desenvolvimento, ajudando como externalidade a integrar um país de dimensões continentais.The main objective of this study is to use Civil Aviation - given its focus on the Regional Aviation Development Plan - as a preponderant factor in the future economic development of the Brazilian regions, with emphasis on the North, with the Legal Amazon and the Northeast, and in the interconnections between the metropolitan poles and semi-developed cities in the Agreste or even in the hinterland. Of particular note is the composition of the Brazilian aviation market, its nuances and regulations, as well as the main business models of the sector implemented in Brazil. All this is important to observe how such methods can influence the regional development, through the scope of three great theories that approach the big cities, having the main base formed from the theory of Perroux. So, it implies that through the poles of regional growth, it is possible to make Brazilian civil aviation, in its micro character, can influence the formation of new business, bringing development, helping as an externality to integrate a country of continental dimensions.Submitted by Vinicius Ribeiro (akatsuki.vinicius@gmail.com) on 2018-12-19T13:33:28Z No. of bitstreams: 1 Trabalho Monográfico (TCC) de Vinicius Prado Ribeiro.pdf: 1172350 bytes, checksum: a27e5a537a75205276e74d2cdd2c92f3 (MD5)Approved for entry into archive by Valdinea Conceiçao (valdinea@ufba.br) on 2018-12-19T14:56:39Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Trabalho Monográfico (TCC) de Vinicius Prado Ribeiro.pdf: 1172350 bytes, checksum: a27e5a537a75205276e74d2cdd2c92f3 (MD5)Made available in DSpace on 2018-12-19T14:56:39Z (GMT). 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