Pelos caminhos encantados – Uma leitura dos contos de Mia Couto
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Data de Publicação: | 2018 |
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Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28622 |
Resumo: | Esta tese versa sobre o tema do reencantamento do mundo através da linguagem poética, tendo como corpus de análise um conjunto de contos do escritor moçambicano Mia Couto, além de palestras, aulas públicas e entrevistas que expõem a compreensão do autor sobre oconceito de reencantamento. Para tanto, acredita-se que o projeto literário de Couto procura revisar a relação do homem com alguns alicerces conceituais caros ao escrutínio acadêmico, tensionando-os: a ciência, o corpo, o animal, o divino e a morte. As obras lidas pela tese são Vozes Anoitecidas (1986), Cada Homem é uma Raça (1990), Estórias Abensonhadas(1994), Contos do Nascer da Terra (1997), Na Berma de Nenhuma Estrada (1999) e O fio das Miçangas (2003). Acredita-se que, desafiando o leitor através de narrativas sobre corpos voláteis e a arquitetura dos sonhos e da imaginação, por exemplo, Couto expõe uma coerente proposta artística em torno do reencantamento do mundo através da literatura. A análise buscará caminhos teóricos sugeridos pelos textos literários, tentando continuamente redimensionar veredas interpretativas que cerquem as relações entre textos em língua portuguesa, através da análise comparativa. |
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Nascimento, Evelin Balbino deLopes, Cássia Dolores CostaSilva, Márcia Rios daRibeiro, CarlosFerreira, Nancy Rita VieiraOrnellas, Sandro Santos2019-02-18T20:20:10Z2019-02-18T20:20:10Z2019-02-182018http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28622Esta tese versa sobre o tema do reencantamento do mundo através da linguagem poética, tendo como corpus de análise um conjunto de contos do escritor moçambicano Mia Couto, além de palestras, aulas públicas e entrevistas que expõem a compreensão do autor sobre oconceito de reencantamento. Para tanto, acredita-se que o projeto literário de Couto procura revisar a relação do homem com alguns alicerces conceituais caros ao escrutínio acadêmico, tensionando-os: a ciência, o corpo, o animal, o divino e a morte. As obras lidas pela tese são Vozes Anoitecidas (1986), Cada Homem é uma Raça (1990), Estórias Abensonhadas(1994), Contos do Nascer da Terra (1997), Na Berma de Nenhuma Estrada (1999) e O fio das Miçangas (2003). Acredita-se que, desafiando o leitor através de narrativas sobre corpos voláteis e a arquitetura dos sonhos e da imaginação, por exemplo, Couto expõe uma coerente proposta artística em torno do reencantamento do mundo através da literatura. A análise buscará caminhos teóricos sugeridos pelos textos literários, tentando continuamente redimensionar veredas interpretativas que cerquem as relações entre textos em língua portuguesa, através da análise comparativa.This thesis deals with the theme of reenchantment of the world through poetic language, having as corpus of analysis a set of short stories by the mozambican writer Mia Couto, as well as lectures, publicspeachs and interviews that expose the author's understanding of the concept of reenchantment. For this, it is supposed that the author seeks to revise the relationship between man and some of the conceptual foundations dearest to academic scrutiny: science, the body, the animal, the divine and death – creating tension inside of it. The workscontemplated for thisthesis are Vozes Anoitecidas (2013), Cada Homem é uma Raça (2013), Estórias Abensonhadas (2012), Contos do Nascer da Terra (2014), Na Berma de Nenhuma Estrada(2015) andO fio das Miçangas. (2009). It is believed that, challenging the reader through narratives about volatile bodies and the architecture of dreams and imagination, for example, Couto exposes a coherent literary project around the reenchantment of the world through literature. The analytical work will search for theoretic ways suggested by the literary texts, trying to continuously enlarge the interpretative pathways that surround the relationship amongst texts in Portuguese, through comparative analysis.Abstraitcettethèsetraite du thème du réenchantement du monde à travers un langagepoétique, ayantcomme corpus d'analyseun ensemble de contes de l'écrivainmozambicain Mia Couto, ainsi que des conférences, des discours publics et des interviews qui exposent la compréhension du concept de le réenchantement. Pour cela, il est supposé que l'auteurcherche à réviserlarelation entre l'homme et certainsdesfondementsconceptuelslespluschers à l'examenacadémique: lascience, lecorps, l'animal, latensiondivine et créatrice de mortensonsein. LestravauxenvisagéspourcettethèsesontVozes Anoitecidas (2013), Cada Homem é uma Raça (2013), Estórias Abensonhadas (2012), Contos do Nascer da Terra (2014), Na Berma de Nenhuma Estrada(2015) et O fio das Miçangas. (2009). On pense que, défiantlelecteur à traversdesrécitssurlescorpsvolatils et l'architecturedesrêves et de l'imagination, par exemple, Couto exposeunprojetlittérairecohérentautourduréenchantementdu monde à traverslalittérature. Le travailanalytiquechercheradesmoyensthéoriquessuggérés par lestexteslittéraires, enessayant d'élargircontinuellementlesvoiesinterprétativesquientourentlarelation entre lestextesenportugais, à traversl'analysecomparative.Submitted by Roberth Novaes (roberth.novaes@live.com) on 2019-02-18T17:15:46Z No. of bitstreams: 1 Tese - Evelin Balbino.pdf: 936708 bytes, checksum: e77b0845a191e1fbf0db518d2e532306 (MD5)Approved for entry into archive by Setor de Periódicos (per_macedocosta@ufba.br) on 2019-02-18T20:20:10Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Tese - Evelin Balbino.pdf: 936708 bytes, checksum: e77b0845a191e1fbf0db518d2e532306 (MD5)Made available in DSpace on 2019-02-18T20:20:10Z (GMT). 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