Clown, absurdo e encenação: processos de montagem dos espetáculos “godô ”, “trattoria” e “joguete”

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brondani, Joice Aglae
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27113
Resumo: Esta dissertação tem a intenção de investigar, analisar e registrar o processo de encenação dos espetáculos de Clown, GODÔ, TRATTORIA e JOGUETE, criados a partir de textos dramatúrgicos do teatro do absurdo, a fim de suscitar uma reflexão sobre os procedimentos adotados na montagem dos mesmos. O processo de encenação é construído através das interrelações e da união entre as teorias e as técnicas de Dario Fo, Lecoq e Burnier; através dos métodos de Stanislavski e de Viola Spolin, de textos do teatro do absurdo, contendo, ainda, a influência do cinema mudo, desenho animado e circo. Através do aprendizado com os mestres Nair D’Agostini, Inês Marocco, Thomas Leabhart, Kai Berthold e Ana Elvira Wuo, os processos de encenação ganharam “corpo” na intertextualidade formadora da escritura cênica das montagens de GODÔ; TRATTORIA e JOGUETE, espetáculos criados a partir de uma dramaturgia escrita (“Esperando Godot” de Samuel Beckett, “O Montacarga” de Harold Pinter e “Fim de Jogo” de Samuel Beckett – na ordem respectiva), utilizada como impulso para um vôo criativo tanto do encenador, quanto do ator.
id UFBA-2_6d9261186959c40f1672431ab42732ed
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/27113
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling Brondani, Joice AglaeBrondani, Joice AglaeBezerra, Antônia Pereira2018-08-27T21:48:40Z2018-08-27T21:48:40Z2018-08-272006http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27113Esta dissertação tem a intenção de investigar, analisar e registrar o processo de encenação dos espetáculos de Clown, GODÔ, TRATTORIA e JOGUETE, criados a partir de textos dramatúrgicos do teatro do absurdo, a fim de suscitar uma reflexão sobre os procedimentos adotados na montagem dos mesmos. O processo de encenação é construído através das interrelações e da união entre as teorias e as técnicas de Dario Fo, Lecoq e Burnier; através dos métodos de Stanislavski e de Viola Spolin, de textos do teatro do absurdo, contendo, ainda, a influência do cinema mudo, desenho animado e circo. Através do aprendizado com os mestres Nair D’Agostini, Inês Marocco, Thomas Leabhart, Kai Berthold e Ana Elvira Wuo, os processos de encenação ganharam “corpo” na intertextualidade formadora da escritura cênica das montagens de GODÔ; TRATTORIA e JOGUETE, espetáculos criados a partir de uma dramaturgia escrita (“Esperando Godot” de Samuel Beckett, “O Montacarga” de Harold Pinter e “Fim de Jogo” de Samuel Beckett – na ordem respectiva), utilizada como impulso para um vôo criativo tanto do encenador, quanto do ator.Cette dissertation se veut étudier, analyser et enregistrer le processus de mise en scène des spectacles de clown - GODÔ, TRATTORIA et JOGUETE - qui furent créés à partir de textes dramaturgiques du théâtre de l´absurde, l’objectif étant de susciter une réflexion sur les formes adoptées lors du montage de ces derniers. La mise en scène est construite selon des relations qui peuvent faire parler les théories et les techniques de Dario Fo, Lecoq e Burnier ainsi que les méthodes de Stanislavski et de Viola Spolin. On se souviendra que le théâtre de l’absurde fait référence au cinéma muet, aux dessins animés et au cirque. D’enseignements de maîtres comme Nair D’Agostini, Inês Marocco, Thomas Leabhart, Kai Berthold e Ana Elvira Wuo, la mise en scène gagne « corps » lors de l`écriture scénique des montages de GODÔ; TRATTORIA e JOGUETE, spectacles créés à partir de dramaturgies tels que : « En Attendant Godot » et “Fin de Partie” de Samuel Beckett, et “Le Monte Plats” de Harold Pinter. Ceux-ci donnant l’élan d’un vol créatif pour le metteur en scène que pour l’acteur.Submitted by Glauber Assunção Moreira (glauber.a.moreira@gmail.com) on 2018-08-27T20:01:21Z No. of bitstreams: 1 dissertação em PDF.pdf: 5429702 bytes, checksum: efcf64e84167396b79eb8ea327b05653 (MD5)Approved for entry into archive by Marly Santos (marly@ufba.br) on 2018-08-27T21:48:40Z (GMT) No. of bitstreams: 1 dissertação em PDF.pdf: 5429702 bytes, checksum: efcf64e84167396b79eb8ea327b05653 (MD5)Made available in DSpace on 2018-08-27T21:48:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 dissertação em PDF.pdf: 5429702 bytes, checksum: efcf64e84167396b79eb8ea327b05653 (MD5)Lingüística, Letras e ArtesTeatroTeatro do absurdoGodô (Peça de teatro)Trattoria (Peça de teatro)Joguete (Peça de teatro)Theater of the absurdClown, absurdo e encenação: processos de montagem dos espetáculos “godô ”, “trattoria” e “joguete”info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisEscola de TeatroPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasUFBABrasilinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAORIGINALdissertação em PDF.pdfdissertação em PDF.pdfapplication/pdf5429702https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27113/1/disserta%c3%a7%c3%a3o%20em%20PDF.pdfefcf64e84167396b79eb8ea327b05653MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1345https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27113/2/license.txtff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0MD52TEXTdissertação em PDF.pdf.txtdissertação em PDF.pdf.txtExtracted texttext/plain530749https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27113/3/disserta%c3%a7%c3%a3o%20em%20PDF.pdf.txtcfbe40f25447aefa85448268e2676ba5MD53ri/271132022-07-05 14:03:52.691oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-07-05T17:03:52Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Clown, absurdo e encenação: processos de montagem dos espetáculos “godô ”, “trattoria” e “joguete”
title Clown, absurdo e encenação: processos de montagem dos espetáculos “godô ”, “trattoria” e “joguete”
spellingShingle Clown, absurdo e encenação: processos de montagem dos espetáculos “godô ”, “trattoria” e “joguete”
Brondani, Joice Aglae
Lingüística, Letras e Artes
Teatro
Teatro do absurdo
Godô (Peça de teatro)
Trattoria (Peça de teatro)
Joguete (Peça de teatro)
Theater of the absurd
title_short Clown, absurdo e encenação: processos de montagem dos espetáculos “godô ”, “trattoria” e “joguete”
title_full Clown, absurdo e encenação: processos de montagem dos espetáculos “godô ”, “trattoria” e “joguete”
title_fullStr Clown, absurdo e encenação: processos de montagem dos espetáculos “godô ”, “trattoria” e “joguete”
title_full_unstemmed Clown, absurdo e encenação: processos de montagem dos espetáculos “godô ”, “trattoria” e “joguete”
title_sort Clown, absurdo e encenação: processos de montagem dos espetáculos “godô ”, “trattoria” e “joguete”
author Brondani, Joice Aglae
author_facet Brondani, Joice Aglae
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brondani, Joice Aglae
Brondani, Joice Aglae
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Bezerra, Antônia Pereira
contributor_str_mv Bezerra, Antônia Pereira
dc.subject.cnpq.fl_str_mv Lingüística, Letras e Artes
topic Lingüística, Letras e Artes
Teatro
Teatro do absurdo
Godô (Peça de teatro)
Trattoria (Peça de teatro)
Joguete (Peça de teatro)
Theater of the absurd
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro
Teatro do absurdo
Godô (Peça de teatro)
Trattoria (Peça de teatro)
Joguete (Peça de teatro)
Theater of the absurd
description Esta dissertação tem a intenção de investigar, analisar e registrar o processo de encenação dos espetáculos de Clown, GODÔ, TRATTORIA e JOGUETE, criados a partir de textos dramatúrgicos do teatro do absurdo, a fim de suscitar uma reflexão sobre os procedimentos adotados na montagem dos mesmos. O processo de encenação é construído através das interrelações e da união entre as teorias e as técnicas de Dario Fo, Lecoq e Burnier; através dos métodos de Stanislavski e de Viola Spolin, de textos do teatro do absurdo, contendo, ainda, a influência do cinema mudo, desenho animado e circo. Através do aprendizado com os mestres Nair D’Agostini, Inês Marocco, Thomas Leabhart, Kai Berthold e Ana Elvira Wuo, os processos de encenação ganharam “corpo” na intertextualidade formadora da escritura cênica das montagens de GODÔ; TRATTORIA e JOGUETE, espetáculos criados a partir de uma dramaturgia escrita (“Esperando Godot” de Samuel Beckett, “O Montacarga” de Harold Pinter e “Fim de Jogo” de Samuel Beckett – na ordem respectiva), utilizada como impulso para um vôo criativo tanto do encenador, quanto do ator.
publishDate 2006
dc.date.submitted.none.fl_str_mv 2006
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2018-08-27T21:48:40Z
dc.date.available.fl_str_mv 2018-08-27T21:48:40Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2018-08-27
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27113
url http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27113
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola de Teatro
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
publisher.none.fl_str_mv Escola de Teatro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27113/1/disserta%c3%a7%c3%a3o%20em%20PDF.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27113/2/license.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/27113/3/disserta%c3%a7%c3%a3o%20em%20PDF.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv efcf64e84167396b79eb8ea327b05653
ff6eaa8b858ea317fded99f125f5fcd0
cfbe40f25447aefa85448268e2676ba5
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808459571334742016