“TRÊS TOCATAS ARMORIAIS” para violão de Danilo Guanais: processos de memorização musical no contexto da teoria da aprendizagem significativa.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFBA |
Texto Completo: | https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35959 |
Resumo: | O Foco principal deste trabalho é a aplicação da Teoria da Aprendizagem Significativa no processo de memorização do texto musical. Para isso, parte-se da explanação dessa teoria proveniente da psicologia educacional, tomando-se como referencial a visão de David Ausubel. Também foram tomados alguns fundamentos da psicologia da música e das Neurociências aplicados à aprendizagem para se conhecer melhor a estrutura em que se dá esse processo. Nesse contexto, é feita uma operacionalização das memórias auditiva, visual, muscular e tátil, rítmica, nominal, analítica e emotiva, com a finalidade de formatar um método de memorização do texto musical. Para testar a eficácia desse método, foi conduzido um experimento utilizando o teste de Wilcoxon-Mann-Whitney com dois grupos formados entre a população de alunos de violão da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A pedido, o compositor Danilo Guanais escreveu a obra “Três Tocatas Armoriais” especialmente para ser utilizada nessa pesquisa. O grupo experimental estudou essa obra utilizando o método proposto, enquanto o grupo controle estudou da forma prevalecente. Como resultado, verificou-se que o grupo experimental obteve um melhor desempenho do que o grupo de controle. |
id |
UFBA-2_6da50336b09de5ece13c956019abef09 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufba.br:ri/35959 |
network_acronym_str |
UFBA-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFBA |
repository_id_str |
1932 |
spelling |
2022-08-29T13:53:54Z2022-08-29T13:53:54Z2018-02-21SOUZA, Eugênio Lima de. “Três Tocatas Armoriais” for guitar by Danilo Guanais: musical memorization processes in the context of Meaningful Learning Theory. 232 f. 2018. Tese (Doutorado), Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2018.https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35959O Foco principal deste trabalho é a aplicação da Teoria da Aprendizagem Significativa no processo de memorização do texto musical. Para isso, parte-se da explanação dessa teoria proveniente da psicologia educacional, tomando-se como referencial a visão de David Ausubel. Também foram tomados alguns fundamentos da psicologia da música e das Neurociências aplicados à aprendizagem para se conhecer melhor a estrutura em que se dá esse processo. Nesse contexto, é feita uma operacionalização das memórias auditiva, visual, muscular e tátil, rítmica, nominal, analítica e emotiva, com a finalidade de formatar um método de memorização do texto musical. Para testar a eficácia desse método, foi conduzido um experimento utilizando o teste de Wilcoxon-Mann-Whitney com dois grupos formados entre a população de alunos de violão da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A pedido, o compositor Danilo Guanais escreveu a obra “Três Tocatas Armoriais” especialmente para ser utilizada nessa pesquisa. O grupo experimental estudou essa obra utilizando o método proposto, enquanto o grupo controle estudou da forma prevalecente. Como resultado, verificou-se que o grupo experimental obteve um melhor desempenho do que o grupo de controle.The main focus of this work is the application of the Meaningful Learning Theory in the process of memorization of the musical text. The starting point of the explanation of this theory originated from educational psychology and takes the vision of David Ausubel as its main reference. In addition, some foundations of Neuroscience were applied to the learning process in order to better understand the structure in which it happens. In this context, an operationalization of the aural, visual, muscle and tactile, rhythmic, nominal, analytical and emotional memories was made with the goal of formatting a method for memorizing the musical text. To evaluate the efficiency of this method, an experiment was conducted utilizing the Wilcoxon-Mann-Whitney. The test was conducted with two groups of guitar students of Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Upon request, composer Danilo Guanais wrote the work “Três Tocatas Armoriais” specifically to be utilized in this research. The experimental group studied the work utilizing the proposed method, while the control group studied in the prevailing form. As a result, it was verified that the experimental group obtained better results than the control group.Submitted by Eugênio Souza (genioviolao@gmail.com) on 2022-08-28T03:05:36Z No. of bitstreams: 1 TESE Eugênio Lima de Souza VERSÃO FINAL 19082022.docx.pdf: 5896569 bytes, checksum: 6027f04e624d6fe4f50acce1e04d68d1 (MD5)Approved for entry into archive by Biblioteca de Musica (bibmus@ufba.br) on 2022-08-29T13:53:54Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TESE Eugênio Lima de Souza VERSÃO FINAL 19082022.docx.pdf: 5896569 bytes, checksum: 6027f04e624d6fe4f50acce1e04d68d1 (MD5)Made available in DSpace on 2022-08-29T13:53:54Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TESE Eugênio Lima de Souza VERSÃO FINAL 19082022.docx.pdf: 5896569 bytes, checksum: 6027f04e624d6fe4f50acce1e04d68d1 (MD5) Previous issue date: 2018-02-21CAPESporUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-Graduação em Música (PPGMUS)UFBABrasilEscola de MúsicaMusicMeaningful Learning TheoryPsychology of MusicMusic MemorizationMusic InterpretationClassical GuitarCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESMúsicaTeoria da Aprendizagem SignificativaPsicologia da MúsicaMemorização MusicalInterpretação MusicalViolão“TRÊS TOCATAS ARMORIAIS” para violão de Danilo Guanais: processos de memorização musical no contexto da teoria da aprendizagem significativa.“TRÊS TOCATAS ARMORIAIS” for guitar by Danilo Guanais: processes of musical memorization in the context of meaning learning theory.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPeñaranda, Mario Enrique Ulloahttp://lattes.cnpq.br/4194586398768495Peñaranda, Mario Enrique Ulloahttp://lattes.cnpq.br/4194586398768495Robatto, Pedrohttp://lattes.cnpq.br/1195415748348248Matos, Robson Barretohttp://lattes.cnpq.br/5888436619321697Fonseca, Diana Santiago dahttp://lattes.cnpq.br/4926823018513006Tourinho, Ana Cristina Gama dos Santoshttp://lattes.cnpq.br/9544709180409048https://orcid.org/0000-0002-3473-9589http://lattes.cnpq.br/3158421701448651Souza, Eugenio Lima dereponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBAinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALTESE Eugênio Lima de Souza VERSÃO FINAL 19082022.docx.pdfTESE Eugênio Lima de Souza VERSÃO FINAL 19082022.docx.pdfapplication/pdf5896569https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35959/1/TESE%20Euge%cc%82nio%20Lima%20de%20Souza%20VERSA%cc%83O%20FINAL%2019082022.docx.pdf6027f04e624d6fe4f50acce1e04d68d1MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35959/2/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD52TEXTTESE Eugênio Lima de Souza VERSÃO FINAL 19082022.docx.pdf.txtTESE Eugênio Lima de Souza VERSÃO FINAL 19082022.docx.pdf.txtExtracted texttext/plain325687https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35959/3/TESE%20Euge%cc%82nio%20Lima%20de%20Souza%20VERSA%cc%83O%20FINAL%2019082022.docx.pdf.txtd07bae6fe7a84b959d4c1207a3b31940MD53ri/359592022-09-03 02:03:22.143oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322022-09-03T05:03:22Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
“TRÊS TOCATAS ARMORIAIS” para violão de Danilo Guanais: processos de memorização musical no contexto da teoria da aprendizagem significativa. |
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv |
“TRÊS TOCATAS ARMORIAIS” for guitar by Danilo Guanais: processes of musical memorization in the context of meaning learning theory. |
title |
“TRÊS TOCATAS ARMORIAIS” para violão de Danilo Guanais: processos de memorização musical no contexto da teoria da aprendizagem significativa. |
spellingShingle |
“TRÊS TOCATAS ARMORIAIS” para violão de Danilo Guanais: processos de memorização musical no contexto da teoria da aprendizagem significativa. Souza, Eugenio Lima de CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Música Teoria da Aprendizagem Significativa Psicologia da Música Memorização Musical Interpretação Musical Violão Music Meaningful Learning Theory Psychology of Music Music Memorization Music Interpretation Classical Guitar |
title_short |
“TRÊS TOCATAS ARMORIAIS” para violão de Danilo Guanais: processos de memorização musical no contexto da teoria da aprendizagem significativa. |
title_full |
“TRÊS TOCATAS ARMORIAIS” para violão de Danilo Guanais: processos de memorização musical no contexto da teoria da aprendizagem significativa. |
title_fullStr |
“TRÊS TOCATAS ARMORIAIS” para violão de Danilo Guanais: processos de memorização musical no contexto da teoria da aprendizagem significativa. |
title_full_unstemmed |
“TRÊS TOCATAS ARMORIAIS” para violão de Danilo Guanais: processos de memorização musical no contexto da teoria da aprendizagem significativa. |
title_sort |
“TRÊS TOCATAS ARMORIAIS” para violão de Danilo Guanais: processos de memorização musical no contexto da teoria da aprendizagem significativa. |
author |
Souza, Eugenio Lima de |
author_facet |
Souza, Eugenio Lima de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Peñaranda, Mario Enrique Ulloa |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4194586398768495 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Peñaranda, Mario Enrique Ulloa |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4194586398768495 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Robatto, Pedro |
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1195415748348248 |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Matos, Robson Barreto |
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5888436619321697 |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Fonseca, Diana Santiago da |
dc.contributor.referee4Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/4926823018513006 |
dc.contributor.referee5.fl_str_mv |
Tourinho, Ana Cristina Gama dos Santos |
dc.contributor.referee5Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/9544709180409048 |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
https://orcid.org/0000-0002-3473-9589 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/3158421701448651 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Eugenio Lima de |
contributor_str_mv |
Peñaranda, Mario Enrique Ulloa Peñaranda, Mario Enrique Ulloa Robatto, Pedro Matos, Robson Barreto Fonseca, Diana Santiago da Tourinho, Ana Cristina Gama dos Santos |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
topic |
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES Música Teoria da Aprendizagem Significativa Psicologia da Música Memorização Musical Interpretação Musical Violão Music Meaningful Learning Theory Psychology of Music Music Memorization Music Interpretation Classical Guitar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música Teoria da Aprendizagem Significativa Psicologia da Música Memorização Musical Interpretação Musical Violão |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Music Meaningful Learning Theory Psychology of Music Music Memorization Music Interpretation Classical Guitar |
description |
O Foco principal deste trabalho é a aplicação da Teoria da Aprendizagem Significativa no processo de memorização do texto musical. Para isso, parte-se da explanação dessa teoria proveniente da psicologia educacional, tomando-se como referencial a visão de David Ausubel. Também foram tomados alguns fundamentos da psicologia da música e das Neurociências aplicados à aprendizagem para se conhecer melhor a estrutura em que se dá esse processo. Nesse contexto, é feita uma operacionalização das memórias auditiva, visual, muscular e tátil, rítmica, nominal, analítica e emotiva, com a finalidade de formatar um método de memorização do texto musical. Para testar a eficácia desse método, foi conduzido um experimento utilizando o teste de Wilcoxon-Mann-Whitney com dois grupos formados entre a população de alunos de violão da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A pedido, o compositor Danilo Guanais escreveu a obra “Três Tocatas Armoriais” especialmente para ser utilizada nessa pesquisa. O grupo experimental estudou essa obra utilizando o método proposto, enquanto o grupo controle estudou da forma prevalecente. Como resultado, verificou-se que o grupo experimental obteve um melhor desempenho do que o grupo de controle. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-02-21 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-08-29T13:53:54Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-08-29T13:53:54Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
SOUZA, Eugênio Lima de. “Três Tocatas Armoriais” for guitar by Danilo Guanais: musical memorization processes in the context of Meaningful Learning Theory. 232 f. 2018. Tese (Doutorado), Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2018. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35959 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Eugênio Lima de. “Três Tocatas Armoriais” for guitar by Danilo Guanais: musical memorization processes in the context of Meaningful Learning Theory. 232 f. 2018. Tese (Doutorado), Escola de Música, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2018. |
url |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35959 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS) |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFBA |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
Escola de Música |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal da Bahia |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFBA instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA) instacron:UFBA |
instname_str |
Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
instacron_str |
UFBA |
institution |
UFBA |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFBA |
collection |
Repositório Institucional da UFBA |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35959/1/TESE%20Euge%cc%82nio%20Lima%20de%20Souza%20VERSA%cc%83O%20FINAL%2019082022.docx.pdf https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35959/2/license.txt https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/35959/3/TESE%20Euge%cc%82nio%20Lima%20de%20Souza%20VERSA%cc%83O%20FINAL%2019082022.docx.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6027f04e624d6fe4f50acce1e04d68d1 67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b d07bae6fe7a84b959d4c1207a3b31940 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808459651257204736 |