Construção de uma narrativa como estratégia de memorização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Maria da Rocha
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/1190
Resumo: A presente dissertação propõe uma estratégia de estudo que tem como objectivos não só potenciar a expressividade na performance assim como fortificar os mecanismos de memorização. Esta estratégia permite ao intérprete ir para além da sua preparação técnica e conhecimento sobre o estilo da obra, contribuindo activamente para a construção de um sentido musical através da projecção do seu imaginário na performance. Quanto mais consciente for o processo de construção da narrativa que une a sua experiência pessoal com a produção de sentido musical e quanto mais diversificadas forem as associações a esse sentido musical, melhor será a memorização. Elaborar um fio condutor de sentido que associa a expressividade do conteúdo musical a uma narrativa ajuda a ‘empacotar’ os diferentes tipos de informação, associada ao texto musical de forma sequencial. Desta forma, o intérprete não só contribui activamente através da sua experiência pessoal – projecções metafóricas associadas ao sentido musical – para uma performance expressiva, como também memoriza mais facilmente, visto que o grau de envolvimento e experiência emocional têm uma influência determinante na memória a longo prazo. A apresentação está estruturada em três partes: fundamentação teórica, que suporta o processo de construção de uma narrativa associada à pintura e suas implicações na memorização e expressividade; demonstração do processo de associação entre pintura e o texto musical aplicado à Sonata para violino em ré, op.94b de Sergey Prokofiev; e um recital gravado em dvd, onde são demonstrados os resultados desta metodologia de estudo. ABSTRACT: The present writen communication reports on an experiment where a study strategy was applied, which both enhanced expression in performance and memorisation. The proposed strategy aims to go beyond the performer’s background knowledge concerning style and tecnical issues by actively searching a way of connecting his/her personal imagery to musical meaning construction. Deep personal involvement on the narrative construction, as well as elaborating a rich frame of different associations to musical meaning, will have impact on and can lead to a successful memorisation. Meaning construction derived from the expressive association of the music to a narrative can help to structure a mental frame with different types of information in a sequencial line. Personal experience is in this way connected to performance through the use of metaphorical projections and will have determinant influence on long-term memory due to the inherent performer’s emotional envolvement. Three different parts constitute this written presentation: first, a theoretical ground, arguing that elaborating a musical narrative, using paintings as inspiration, can reenforce expressivity and also lead to improve memorisation; second, a practical demonstration of how this association between the musical text and painting can be done, applied to the Violin Sonata in D, op.94b by Sergey Prokofiev; and third, a final performance recording in dvd format, where the results of this study are shown.
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