Gestão da informação para o processo de inovação: estudo de casos sob a ótica da abordagem integrativa em micro e pequenas empresas (MPES) de serviços de tecnologia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Morjane Armstrong Santos de
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27782
Resumo: As organizações estão cada vez mais considerando aspectos como criação, difusão e aplicação dos conhecimentos, especialmente aliados à capacidade de inovação. O uso efetivo da informação é considerado, neste contexto, um dos recursos mais importantes para garantir a implementação das estratégias e o alcance dos objetivos organizacionais. Tal informação necessita, para tanto, ser gerida, levando em conta aspectos como o ciclo de vida da informação, ferramentas tecnológicas e as pessoas, que movimentam este processo. Ao mesmo tempo, a lógica da inovação pauta-se em um processo desenhado pelas fases da identificação de oportunidades, a seleção das ideias, implementação e aprendizagem, como forma de criar algo novo ou gerar aperfeiçoamentos. As empresas, independentemente do porte e do setor de atuação, devem buscar inovar para obter vantagem competitiva. No universo das MPEs brasileiras vale destacar a importância do setor de serviços na economia, vivenciando, hoje, o impacto transversal da transformação digital nos negócios, dando, portanto, um recorte especial no papel das empresas de tecnologia. Diante deste cenário, esta pesquisa busca investigar como as MPEs de serviços de tecnologia gerenciam a informação, sob a ótica da abordagem integrativa, para o processo de inovação. Inicialmente foi elaborado um modelo de análise teórico representativo da ―Gestão integrativa da informação no processo de inovação‖, baseado em autores da área. A partir dele foram mapeados, no processo de inovação das empresas selecionadas para este estudo, os elementos da abordagem integrativa da gestão da informação (processo, ferramentas e pessoas), conformando a ―Arquitetura da Informação no Processo de Inovação‖ empírico destes três elementos. A natureza da pesquisa é exploratória, descritiva e qualitativa, tendo sido realizado estudo de casos múltiplos em quatro empresas de serviços de tecnologia, sediadas na cidade de Salvador-Bahia e selecionadas a partir da conveniência de acesso e posterior verificação do grau de maturidade em inovação. A coleta foi via entrevistas semiestruturadas com três representantes dos níveis estratégico, tático e operacional das empresas selecionadas, bem como aplicação de questionário semiaberto aos demais colaboradores, técnica da observação não participante e coleta e análise de documentos de inovação. Os dados da pesquisa foram tratados por meio de procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição do conteúdo das informações coletadas. Os resultados mostram que estas MPEs realizam atividades que convergem para a inovação, visando diminuir custos, resolver problemas ou gerar algo novo. Pelo desenho dos fluxos informacionais foi possível perceber que as ações mesclam entre a natureza virtual, tendo o suporte de diferentes e complementares ferramentas colaborativas, bem como presencial, com o uso de templates impressos de inovação. A colaboração, outro aspecto da abordagem integrativa da gestão da informação, ocorre em todo o processo de inovação, sendo mais latente intra do que interorganizacionalmente, e de ordem mais prática, a exemplo do compartilhamento/acesso à informação, do que afetiva, como a motivação e o engajamento nas ações de inovação. Os resultados da pesquisa evidenciam também que as empresas, ao mapearem o ambiente interno, possibilitam muito mais atuação simultânea entre atores, via tecnologia, do que no ambiente externo, com clientes, por exemplo. Os dados da pesquisa dão sustentação empírica aos pressupostos deste trabalho.
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Ao mesmo tempo, a lógica da inovação pauta-se em um processo desenhado pelas fases da identificação de oportunidades, a seleção das ideias, implementação e aprendizagem, como forma de criar algo novo ou gerar aperfeiçoamentos. As empresas, independentemente do porte e do setor de atuação, devem buscar inovar para obter vantagem competitiva. No universo das MPEs brasileiras vale destacar a importância do setor de serviços na economia, vivenciando, hoje, o impacto transversal da transformação digital nos negócios, dando, portanto, um recorte especial no papel das empresas de tecnologia. Diante deste cenário, esta pesquisa busca investigar como as MPEs de serviços de tecnologia gerenciam a informação, sob a ótica da abordagem integrativa, para o processo de inovação. Inicialmente foi elaborado um modelo de análise teórico representativo da ―Gestão integrativa da informação no processo de inovação‖, baseado em autores da área. A partir dele foram mapeados, no processo de inovação das empresas selecionadas para este estudo, os elementos da abordagem integrativa da gestão da informação (processo, ferramentas e pessoas), conformando a ―Arquitetura da Informação no Processo de Inovação‖ empírico destes três elementos. A natureza da pesquisa é exploratória, descritiva e qualitativa, tendo sido realizado estudo de casos múltiplos em quatro empresas de serviços de tecnologia, sediadas na cidade de Salvador-Bahia e selecionadas a partir da conveniência de acesso e posterior verificação do grau de maturidade em inovação. A coleta foi via entrevistas semiestruturadas com três representantes dos níveis estratégico, tático e operacional das empresas selecionadas, bem como aplicação de questionário semiaberto aos demais colaboradores, técnica da observação não participante e coleta e análise de documentos de inovação. Os dados da pesquisa foram tratados por meio de procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição do conteúdo das informações coletadas. Os resultados mostram que estas MPEs realizam atividades que convergem para a inovação, visando diminuir custos, resolver problemas ou gerar algo novo. Pelo desenho dos fluxos informacionais foi possível perceber que as ações mesclam entre a natureza virtual, tendo o suporte de diferentes e complementares ferramentas colaborativas, bem como presencial, com o uso de templates impressos de inovação. A colaboração, outro aspecto da abordagem integrativa da gestão da informação, ocorre em todo o processo de inovação, sendo mais latente intra do que interorganizacionalmente, e de ordem mais prática, a exemplo do compartilhamento/acesso à informação, do que afetiva, como a motivação e o engajamento nas ações de inovação. Os resultados da pesquisa evidenciam também que as empresas, ao mapearem o ambiente interno, possibilitam muito mais atuação simultânea entre atores, via tecnologia, do que no ambiente externo, com clientes, por exemplo. Os dados da pesquisa dão sustentação empírica aos pressupostos deste trabalho.Submitted by Núcleo de Pós-Graduação Administração (npgadm@ufba.br) on 2018-10-15T20:35:43Z No. of bitstreams: 2 Morjane Armstrong Santos de Miranda.pdf: 6444018 bytes, checksum: 03bbc2a6f91368cbdc7aacfd20c7c266 (MD5) Morjane Armstrong Santos de Miranda.pdf: 6444018 bytes, checksum: 03bbc2a6f91368cbdc7aacfd20c7c266 (MD5)Approved for entry into archive by Maria Angela Dortas (dortas@ufba.br) on 2018-10-23T21:19:13Z (GMT) No. of bitstreams: 2 Morjane Armstrong Santos de Miranda.pdf: 6444018 bytes, checksum: 03bbc2a6f91368cbdc7aacfd20c7c266 (MD5) Morjane Armstrong Santos de Miranda.pdf: 6444018 bytes, checksum: 03bbc2a6f91368cbdc7aacfd20c7c266 (MD5)Made available in DSpace on 2018-10-23T21:19:13Z (GMT). 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