“O mundo está as avessas”: relações, tensões e enfrentamentos religiosos nos folhetos de Leandro Gomes de Barros – Recife (1900-1920)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Edivania Alexandre da
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://www.repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/11254
Resumo: Os folhetos populares começaram a ser impressos e divulgados no final do século XIX, tornando-se suporte de relações sociais e uma importante mídia de comunicação difundida pelo Nordeste brasileiro. Através de suas narrativas, é possível desvelar tensões culturais advindas de diferentes sujeitos que, originários de tradições orais, não letradas, manifestavam e registravam posições, valores, enfrentamentos e tradições através das poesias ali presentes. Nesse trabalho, examinamos o processo de formação e difusão de práticas culturais religiosas católicas, nas duas primeiras décadas do século XX, na cidade do Recife, principalmente a partir dos enfrentamentos empreendidos pelo poeta paraibano Leandro Gomes de Barros, um dos maiores autores da literatura de folhetos nordestina, possivelmente o primeiro a unir o advento das gráficas à impressão de narrativas. Ele é, sem sombra de dúvidas, sujeito de importância ímpar para o presente trabalho, pois, a partir de sua produção, retiramos materiais essenciais para entender aspectos da cidade e religiosidade ali presentes. A partir dos posicionamentos contundentes e incisivos desse poeta, partimos para outras fontes e desvelamos tradições, relações e tensões estabelecidas entre sujeitos de diferentes posições sociais, dando a ver aspectos da produção de um segmento da população muitas vezes excluído e invisibilizado pela historiografia.
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Nesse trabalho, examinamos o processo de formação e difusão de práticas culturais religiosas católicas, nas duas primeiras décadas do século XX, na cidade do Recife, principalmente a partir dos enfrentamentos empreendidos pelo poeta paraibano Leandro Gomes de Barros, um dos maiores autores da literatura de folhetos nordestina, possivelmente o primeiro a unir o advento das gráficas à impressão de narrativas. Ele é, sem sombra de dúvidas, sujeito de importância ímpar para o presente trabalho, pois, a partir de sua produção, retiramos materiais essenciais para entender aspectos da cidade e religiosidade ali presentes. A partir dos posicionamentos contundentes e incisivos desse poeta, partimos para outras fontes e desvelamos tradições, relações e tensões estabelecidas entre sujeitos de diferentes posições sociais, dando a ver aspectos da produção de um segmento da população muitas vezes excluído e invisibilizado pela historiografia.Submitted by Suelen Reis (suziy.ellen@gmail.com) on 2013-04-17T18:15:40Z No. of bitstreams: 1 Dissertacao Edivania Silvaseg.pdf: 1310839 bytes, checksum: f450b02015c7e2d341125ea0bb248969 (MD5)Approved for entry into archive by Rodrigo Meirelles(rodrigomei@ufba.br) on 2013-05-24T11:40:14Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissertacao Edivania Silvaseg.pdf: 1310839 bytes, checksum: f450b02015c7e2d341125ea0bb248969 (MD5)Made available in DSpace on 2013-05-24T11:40:14Z (GMT). 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