O corpo zero e as noções de energia e presença no corpo do ator no ponte dos ventos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alonso-Aude, Luis
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36668
Resumo: O presente trabalho é um estudo ontológico do corpo teatral, corpo sui generis, lugar do qual nasce todo o processo de construção de uma poética para a cena. Esta proposta abrange a definição do corpo Zero, a partir da experiência do pesquisador com o Training do grupo multicultural de pesquisa teatral, Ponte dos Ventos, fundado pela atriz dinamarquesa Iben Nagel Rasmussen, do Odin Teatret, e do registro e análise de suas práticas. Corpo Zero, como uma analogia do território onde se localiza a imanência do corpo humano vivo, e como este corpo primevo funciona como lócus que o ator se apropria para construir um ente poético. Para tanto, faz-se uma abordagem profunda do conceito de energia, atrelado às ciências duras, à fenomenologia, à filosofia e à teoria da análise e da produção artísticas, perseguindo maneiras de como reconhecer esse corpo Zero. Neste último, a energia é pensamento, atrelada ao esforço, é movimento, conhecimento e potencializa a presença do corpo do ator, transformando-o em entidade poética.
id UFBA-2_708e8194ef26c26f0feef119c36cde69
oai_identifier_str oai:repositorio.ufba.br:ri/36668
network_acronym_str UFBA-2
network_name_str Repositório Institucional da UFBA
repository_id_str 1932
spelling 2023-03-03T08:15:20Z2023-03-03T08:15:20Z2020-12-21O que eu via naqueles corpos (...) Não era uma “habilidade”, não era uma vontade de construir um corpo “belo”, como no balé clássico. Também não era uma estética, algo que vinha de fora. Era alguma coisa dentro. Era isso que decidia, que fazia com que o corpo se tornasse uma outra coisa: não um corpo bonito ou feio. Mas aquele corpo era como... sim, era transparente, e eu via isso muito claramente... não sei, parecia que havia uma força dentro dela e eu sempre tinha essa mesma sensação, como se fosse uma... uma matéria que se tornava transparente. (RASMUSSEN, 2016, p.282) Iben Nagel Rasmussen.https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36668O presente trabalho é um estudo ontológico do corpo teatral, corpo sui generis, lugar do qual nasce todo o processo de construção de uma poética para a cena. Esta proposta abrange a definição do corpo Zero, a partir da experiência do pesquisador com o Training do grupo multicultural de pesquisa teatral, Ponte dos Ventos, fundado pela atriz dinamarquesa Iben Nagel Rasmussen, do Odin Teatret, e do registro e análise de suas práticas. Corpo Zero, como uma analogia do território onde se localiza a imanência do corpo humano vivo, e como este corpo primevo funciona como lócus que o ator se apropria para construir um ente poético. Para tanto, faz-se uma abordagem profunda do conceito de energia, atrelado às ciências duras, à fenomenologia, à filosofia e à teoria da análise e da produção artísticas, perseguindo maneiras de como reconhecer esse corpo Zero. Neste último, a energia é pensamento, atrelada ao esforço, é movimento, conhecimento e potencializa a presença do corpo do ator, transformando-o em entidade poética.This research proposes an ontological study of the theatrical body - corpus sui generis-, from which the whole process of building a scenic poetics is born. This proposal encompasses and frames the notion of corpus Zero, based on the author’s long-term experience of the Training of the multicultural theatre research group The Bridge of Winds, founded by Danish actress Iben Nagel Rasmussen of Odin Teatret, which is articulated through the recording and analysis of the group's practices. corpus Zero acts as an analogy for the territory in which the immanence of the living human body is located, and for how this primeval body functions as the locus that the actor appropriates to build a poetic state of being. To this end, the concept of energy is analysed in depth, through connections to the hard sciences, phenomenology, philosophy and the theory of artistic analysis and production, in order to investigate how this corpus Zero can be recognised and cultivated. In terms of this process of cultivation, energy is related to effort, it is movement, and (embodied) knowledge, which enhances the presence of the actor's body, transforming it into a poetic entity.Submitted by Luis Alberto Alonso Aude (audeproducoes@gmail.com) on 2023-03-02T16:07:49Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) O corpo zero e as noções de energia e presença no corpo do ator no ponte dos ventos.pdf: 11797977 bytes, checksum: b612327d95ca9b49bb32194c93fd19f8 (MD5)Approved for entry into archive by Ednaide Gondim Magalhães (ednaide@ufba.br) on 2023-03-03T08:15:20Z (GMT) No. of bitstreams: 2 O corpo zero e as noções de energia e presença no corpo do ator no ponte dos ventos.pdf: 11797977 bytes, checksum: b612327d95ca9b49bb32194c93fd19f8 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5)Made available in DSpace on 2023-03-03T08:15:20Z (GMT). No. of bitstreams: 2 O corpo zero e as noções de energia e presença no corpo do ator no ponte dos ventos.pdf: 11797977 bytes, checksum: b612327d95ca9b49bb32194c93fd19f8 (MD5) license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) Previous issue date: 2020-12-21CAPESporUniversidade Federal da BahiaPrograma de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)UFBABrasilEscola de TeatroAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazilhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/info:eu-repo/semantics/openAccessenerytheatrical bodyZero bodypresencepoetic bodyTrainingThe Bridge of WindsCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTESenergiacorpo teatralcorpo Zeropresençacorpo poéticoTrainingPonte dos VentosO corpo zero e as noções de energia e presença no corpo do ator no ponte dos ventosCorpo zero: energia e presença na construção do corpo teatral.Zero body: energy and presence in the construction of the theatrica body,Cuerpo cero: energia y presencia en la construcción el cuerpo teatralMestrado Acadêmicoinfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPereira Bezerra, Antoniahttp://lattes.cnpq.br/6158488812359628Pereira Bezerra, Antoniahttp://lattes.cnpq.br/6158488812359628Amancio Costa, Eliene Beniciohttp://lattes.cnpq.br/9802809026361422Warburton Campbell, Patrick Georgehttp://lattes.cnpq.br/2897562325408043https://orcid.org/0000-0003-3782-4663https://lattes.cnpq.br/3188099519738670Alonso-Aude, LuisAUGÉ, Marc. Não lugar. Introdução a uma antropologia da supermodernidade. 9ª edição. São Paulo: Papirus. 2014. BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes. 1989. BARBA, Eugenio. A canoa de papel. Tratado de Antropologia teatral. São Paulo: HUCITEC. 1994. _Arar el Cielo. Diálogos latinoamericanos. Habana: Casa de las Américas. 2002. _A terra de cinzas e diamantes. São Paulo: Perspectiva. 2006. -Teatro, solidão, oficio e revolta. Brasilia: Teatro Caleidoscopio. 2010. BARBA, Eugenio e SAVARESE, Nicola. El arte secreto del actor. Lima: São Marcos. 2010. BARBA, Eugenio. The Moon Rises from the Ganges. My Journey through Assian Acting Techniques. London: Routledge. 2015 BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica. São Paulo: L&PM, 2019. BONFITTO, Matteo. O ator compositor. São Paulo: Perspectiva. 2011. BROOK, Peter. O espaço vazio. Rio de Janeiro: Apicuri. 2015. BURNIER, Luís Otávio. A arte de ator da técnica à representação. São Paulo: UNICAMP. 2015. CAMPO, Giuliano e MOLIK Zygmunt.Trabalho de voz e corpo de Zygmunt Molik. O legado de Jerzy Grotowski. São Paulo: É Realizações. 2012. CANEVACCI, Massimo. Transculturalidade, Interculturalidade e Sincretismo. Rio de Janeiro: CONCINNITAS. Revista do Instituto de Artes da UERJ. V.1, n 14.. 2009. CHEKHOV, Michael. Para o ator. São Paulo: Martins Fontes. 2010. DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. São Paulo: Perspectiva. 2009. _ 1992. O que é a Filosofia? Rio de Janeiro: Ed. 34. _ 1995ª. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol.1. Rio de Janeiro: Ed. 34. _1995b. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 2. Rio de Janeiro: Ed. 34. _1996. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 3. Rio de Janeiro: Ed. 34. _1997. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 5. Rio de Janeiro: Ed. 34. 196 DERRIDA, Jacques. A escritura e a diferença. São Paulo: Perspectiva. 1995. DUBATTI, Jorge. Filosofia del teatro I. 2ª Edição. Buenos Aires: Buenos Aires. 2007. EVANS, Mark, THOMAIDIS, Konstantinos e WORTH, Libby. Time and Performer Training. Routledge: England. 2019. FÉRAL, Josette. Além dos limites: teoria e prática do teatro. São Paulo: Perspectiva. 2015. FERRACINI, Renato. A Arte de não interpretar como poesia corpórea do ator. São Paulo: Unicamp. 2003. _Corpos em fuga. Corpos em arte. São Paulo: Hucitec. 2006. FLASZEN, Ludwik: Grotowski & Companhia. Origens e Legado. São Paulo: É Realizações. 2015. FLASZEN, Ludwik e POLLASTRELLI, Carla. O teatro Laboratório de Jerzy Grotowski 1959-1969. São Paulo: Perspectiva. 2001. FORNET-BETANCOURT, Raul. Interculturalidade. Críticas, diálogo e perspectivas. São Leopoldo: Nova Harmonia. 2004. FRÓES, Jorge. PresenteouMeuEstrangeiro. In:ROCHA, Lilian Rose Marques da. Sopapo Poético: Pretessência. Porto Alegre: Libretos, 2016. GALLI, Francesco e RASMUSSEN, Iben Nagel. Book of the Winds. Holstebro: Odin Teatret Forlag. 2019. GROTOWSKI, Jersy. Em busca de um teatro pobre. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 1992. GUATTARI, E e ROLNIK, S. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes. 2005. GUINSBURG, J e FERNANDES, Silvia. O Pós-Dramático. Um conceito operativo? São Paulo: Perspectiva. 2009. HENRY, Michel. Filosofia e fenomenologia do corpo. Ensaio sobre a ontologia biraniana. São Paulo: É Realizações. 2012. HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. São Paulo: Perspectiva. 2005. KANTOR, Tadeusz. O teatro da morte. São Paulo: Perspectiva. 2008. LABAN, Rudolf. Domínio do movimento. São Paulo: Summus. 1978. LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac Naify. 2007. 197 LO, Jacqueline e GILBERT, Helen. Toward a Topography of Cross-Cultural Theater Praxis in JSTOR.The MIT Press.2002. LYOTARD, Jean François. A Condição Pós-Moderna. Rio de Janeiro: José Olympio. 2009. MEIERHOLD, Teoria Teatral. Pueblo y Educación. Habana.1988. PAVIS, Patrice. A encenação contemporânea. São Paulo. Perspectiva. 2013. _Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva. 1999. _O teatro no entrecruzamento de culturas. São Paulo: Perspectiva. 2015. PICON-VALLIN, Beatrice. Meierhold. São Paulo: Perspectiva. 2013. RASMUSSEN, Iben Nagel. O Cavalo Cego, Diálogos com Eugenio Barba e outros escritos. São Paulo: E Realizações. 2016. ROMANA RIETTI, Francesca e ACQUAVIVA, Franco. Il Ponte dei Venti. Um’esperienza di pedagogia teatrale com Iben Nagel Rasmussen. Copenaguen. I Quaderno del Batello Ebbro. 2001. ROMANO, Lúcia. O Teatro do corpo manifesto: teatro físico. São Paulo: Perspectiva. 2008. SARRAZAC, Jean-Pierre. Léxico do drama moderno e contemporâneo. São Paulo: COSACNAIFY, 2012. SONTAG, Susan. Sobre a Fotografía. São Paulo: Companhia das Letras. 2008. SYDOW QUILICI, Cassiano. Antonin Artaud. Teatro e Ritual. São Paulo: ANNABLUME. 2013 TAYLOR, Charles. Multiculturalismo. Lisboa: Instituto Piaget. 1994. TCHERKÁSSKI, Serguei. Stanislávski e o Yoga. Rio de Janeiro: É Realizações. 2019. TOPORKOV, Vassíli. Stanislávski ensaia -memórias-. Rio de Janeiro: É Realizações. 2016s VÁSSINA, Elena e LABAKI, Aimar. Stanislávski. Vida, obra e sistema. Rio de Janeiro: Funarte. 2015._ASSIS, Alice. Algumas considerações sobre o ensino e a aprendizagem do conceito de energia. www.scielo.br / https://www.scielo.br/pdf/ciedu/v9n1/04.pdf _A Gueixa. https://pt.scribd.com/doc/17759725/A-Gueixa 198 _CARDOSO DA SILVA, Tatiana. Dissertação: “Treinamento do ator: plano para a reinvenção de si”. Porto Alegre. 2009. https://lume.ufrgs.br/handle/10183/17244 _CARDOSO DA SILVA, Tatiana. Revista Estudos da Presença. Artigo: Vindenes Bro: Um acontecimento diante do tempo. Porto Alegre, v9, n3, 2019. _CYPRIANO, Fabio. Thierry De Duve. Fonte: Folha Ilustrada. Historiador da arte vem ao Brasil, propõe releitura de Kant e prepara quatro volumes de teoria estética. . Por Fabio Cypriano da Reportagem Local. https://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq0409200511.htm _FILME “The Bridge of Winds’ in Meetings of Remarkable Women- Tu es la fille de quelqu’un”- An international research Project directed by Virginie Magnat and funded by the Social Sciences and Humanities Research Council of Canadá. Editing and Directing Francesco Galli. _Jersy Grotowski e o ator performer. http://www.caleidoscopio.art.br/cultural/teatro/teatro-contemporaneo/jerzy-grotowskiator. html _ O problema da constituição do corpo na psicose: o testemunho de Antonin Artaud. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679- 44272010000200003 _O Samurai. https://pt.scribd.com/document/261039336/O-Guerreiro-Samurai _O Samurai. https://pt.scribd.com/document/441358797/Samurai _ Odin Teatret. http://odinteatret.dk _ Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 9, n. 3, 2019. _Site The Bridge of Winds. http://bridgeofwinds.comreponame:Repositório Institucional da UFBAinstname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)instacron:UFBATEXTO corpo zero e as noções de energia e presença no corpo do ator no ponte dos ventos.pdf.txtO corpo zero e as noções de energia e presença no corpo do ator no ponte dos ventos.pdf.txtExtracted texttext/plain472045https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36668/4/O%20corpo%20zero%20e%20as%20no%c3%a7%c3%b5es%20de%20energia%20e%20presen%c3%a7a%20no%20corpo%20do%20ator%20no%20ponte%20dos%20ventos.pdf.txt401ae91f3c8ef67d2dc24ceeba619a24MD54ORIGINALO corpo zero e as noções de energia e presença no corpo do ator no ponte dos ventos.pdfO corpo zero e as noções de energia e presença no corpo do ator no ponte dos ventos.pdfO presente trabalho é um estudo ontológico do corpo teatral, corpo sui generis, lugar do qual nasce todo o processo de construção de uma poética para a cena. Esta proposta abrange a definição do corpo Zero, a partir da experiência do pesquisador com o Training do grupo multicultural de pesquisa teatral, Ponte dos Ventos, fundado pela atriz dinamarquesa Iben Nagel Rasmussen, do Odin Teatret, e do registro e análise de suas práticas. Corpo Zero, como uma analogia do território onde se localiza a imanência do corpo humano vivo, e como este corpo primevo funciona como lócus que o ator se apropria para construir um ente poético. Para tanto, faz-se uma abordagem profunda do conceito de energia, atrelado às ciências duras, à fenomenologia, à filosofia e à teoria da análise e da produção artísticas, perseguindo maneiras de como reconhecer esse corpo Zero. Neste último, a energia é pensamento, atrelada ao esforço, é movimento, conhecimento e potencializa a presença do corpo do ator, transformando-o em entidade poética.application/pdf11797977https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36668/1/O%20corpo%20zero%20e%20as%20no%c3%a7%c3%b5es%20de%20energia%20e%20presen%c3%a7a%20no%20corpo%20do%20ator%20no%20ponte%20dos%20ventos.pdfb612327d95ca9b49bb32194c93fd19f8MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36668/2/license_rdfe39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain1715https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36668/3/license.txt67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90bMD53ri/366682023-03-04 02:03:57.16oai:repositorio.ufba.br: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Repositório InstitucionalPUBhttp://192.188.11.11:8080/oai/requestopendoar:19322023-03-04T05:03:57Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O corpo zero e as noções de energia e presença no corpo do ator no ponte dos ventos
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Corpo zero: energia e presença na construção do corpo teatral.
Zero body: energy and presence in the construction of the theatrica body,
Cuerpo cero: energia y presencia en la construcción el cuerpo teatral
title O corpo zero e as noções de energia e presença no corpo do ator no ponte dos ventos
spellingShingle O corpo zero e as noções de energia e presença no corpo do ator no ponte dos ventos
Alonso-Aude, Luis
CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
energia
corpo teatral
corpo Zero
presença
corpo poético
Training
Ponte dos Ventos
enery
theatrical body
Zero body
presence
poetic body
Training
The Bridge of Winds
title_short O corpo zero e as noções de energia e presença no corpo do ator no ponte dos ventos
title_full O corpo zero e as noções de energia e presença no corpo do ator no ponte dos ventos
title_fullStr O corpo zero e as noções de energia e presença no corpo do ator no ponte dos ventos
title_full_unstemmed O corpo zero e as noções de energia e presença no corpo do ator no ponte dos ventos
title_sort O corpo zero e as noções de energia e presença no corpo do ator no ponte dos ventos
author Alonso-Aude, Luis
author_facet Alonso-Aude, Luis
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Pereira Bezerra, Antonia
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6158488812359628
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Pereira Bezerra, Antonia
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6158488812359628
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Amancio Costa, Eliene Benicio
dc.contributor.referee2Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9802809026361422
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Warburton Campbell, Patrick George
dc.contributor.referee3Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2897562325408043
dc.contributor.authorID.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0003-3782-4663
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv https://lattes.cnpq.br/3188099519738670
dc.contributor.author.fl_str_mv Alonso-Aude, Luis
contributor_str_mv Pereira Bezerra, Antonia
Pereira Bezerra, Antonia
Amancio Costa, Eliene Benicio
Warburton Campbell, Patrick George
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
topic CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
energia
corpo teatral
corpo Zero
presença
corpo poético
Training
Ponte dos Ventos
enery
theatrical body
Zero body
presence
poetic body
Training
The Bridge of Winds
dc.subject.por.fl_str_mv energia
corpo teatral
corpo Zero
presença
corpo poético
Training
Ponte dos Ventos
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv enery
theatrical body
Zero body
presence
poetic body
Training
The Bridge of Winds
description O presente trabalho é um estudo ontológico do corpo teatral, corpo sui generis, lugar do qual nasce todo o processo de construção de uma poética para a cena. Esta proposta abrange a definição do corpo Zero, a partir da experiência do pesquisador com o Training do grupo multicultural de pesquisa teatral, Ponte dos Ventos, fundado pela atriz dinamarquesa Iben Nagel Rasmussen, do Odin Teatret, e do registro e análise de suas práticas. Corpo Zero, como uma analogia do território onde se localiza a imanência do corpo humano vivo, e como este corpo primevo funciona como lócus que o ator se apropria para construir um ente poético. Para tanto, faz-se uma abordagem profunda do conceito de energia, atrelado às ciências duras, à fenomenologia, à filosofia e à teoria da análise e da produção artísticas, perseguindo maneiras de como reconhecer esse corpo Zero. Neste último, a energia é pensamento, atrelada ao esforço, é movimento, conhecimento e potencializa a presença do corpo do ator, transformando-o em entidade poética.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-12-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-03-03T08:15:20Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-03-03T08:15:20Z
dc.type.driver.fl_str_mv Mestrado Acadêmico
info:eu-repo/semantics/masterThesis
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv O que eu via naqueles corpos (...) Não era uma “habilidade”, não era uma vontade de construir um corpo “belo”, como no balé clássico. Também não era uma estética, algo que vinha de fora. Era alguma coisa dentro. Era isso que decidia, que fazia com que o corpo se tornasse uma outra coisa: não um corpo bonito ou feio. Mas aquele corpo era como... sim, era transparente, e eu via isso muito claramente... não sei, parecia que havia uma força dentro dela e eu sempre tinha essa mesma sensação, como se fosse uma... uma matéria que se tornava transparente. (RASMUSSEN, 2016, p.282) Iben Nagel Rasmussen.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36668
identifier_str_mv O que eu via naqueles corpos (...) Não era uma “habilidade”, não era uma vontade de construir um corpo “belo”, como no balé clássico. Também não era uma estética, algo que vinha de fora. Era alguma coisa dentro. Era isso que decidia, que fazia com que o corpo se tornasse uma outra coisa: não um corpo bonito ou feio. Mas aquele corpo era como... sim, era transparente, e eu via isso muito claramente... não sei, parecia que havia uma força dentro dela e eu sempre tinha essa mesma sensação, como se fosse uma... uma matéria que se tornava transparente. (RASMUSSEN, 2016, p.282) Iben Nagel Rasmussen.
url https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36668
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.references.pt_BR.fl_str_mv AUGÉ, Marc. Não lugar. Introdução a uma antropologia da supermodernidade. 9ª edição. São Paulo: Papirus. 2014. BACHELARD, Gaston. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes. 1989. BARBA, Eugenio. A canoa de papel. Tratado de Antropologia teatral. São Paulo: HUCITEC. 1994. _Arar el Cielo. Diálogos latinoamericanos. Habana: Casa de las Américas. 2002. _A terra de cinzas e diamantes. São Paulo: Perspectiva. 2006. -Teatro, solidão, oficio e revolta. Brasilia: Teatro Caleidoscopio. 2010. BARBA, Eugenio e SAVARESE, Nicola. El arte secreto del actor. Lima: São Marcos. 2010. BARBA, Eugenio. The Moon Rises from the Ganges. My Journey through Assian Acting Techniques. London: Routledge. 2015 BENJAMIN, Walter. A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica. São Paulo: L&PM, 2019. BONFITTO, Matteo. O ator compositor. São Paulo: Perspectiva. 2011. BROOK, Peter. O espaço vazio. Rio de Janeiro: Apicuri. 2015. BURNIER, Luís Otávio. A arte de ator da técnica à representação. São Paulo: UNICAMP. 2015. CAMPO, Giuliano e MOLIK Zygmunt.Trabalho de voz e corpo de Zygmunt Molik. O legado de Jerzy Grotowski. São Paulo: É Realizações. 2012. CANEVACCI, Massimo. Transculturalidade, Interculturalidade e Sincretismo. Rio de Janeiro: CONCINNITAS. Revista do Instituto de Artes da UERJ. V.1, n 14.. 2009. CHEKHOV, Michael. Para o ator. São Paulo: Martins Fontes. 2010. DELEUZE, Gilles. Lógica do sentido. São Paulo: Perspectiva. 2009. _ 1992. O que é a Filosofia? Rio de Janeiro: Ed. 34. _ 1995ª. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol.1. Rio de Janeiro: Ed. 34. _1995b. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 2. Rio de Janeiro: Ed. 34. _1996. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 3. Rio de Janeiro: Ed. 34. _1997. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol. 5. Rio de Janeiro: Ed. 34. 196 DERRIDA, Jacques. A escritura e a diferença. São Paulo: Perspectiva. 1995. DUBATTI, Jorge. Filosofia del teatro I. 2ª Edição. Buenos Aires: Buenos Aires. 2007. EVANS, Mark, THOMAIDIS, Konstantinos e WORTH, Libby. Time and Performer Training. Routledge: England. 2019. FÉRAL, Josette. Além dos limites: teoria e prática do teatro. São Paulo: Perspectiva. 2015. FERRACINI, Renato. A Arte de não interpretar como poesia corpórea do ator. São Paulo: Unicamp. 2003. _Corpos em fuga. Corpos em arte. São Paulo: Hucitec. 2006. FLASZEN, Ludwik: Grotowski & Companhia. Origens e Legado. São Paulo: É Realizações. 2015. FLASZEN, Ludwik e POLLASTRELLI, Carla. O teatro Laboratório de Jerzy Grotowski 1959-1969. São Paulo: Perspectiva. 2001. FORNET-BETANCOURT, Raul. Interculturalidade. Críticas, diálogo e perspectivas. São Leopoldo: Nova Harmonia. 2004. FRÓES, Jorge. PresenteouMeuEstrangeiro. In:ROCHA, Lilian Rose Marques da. Sopapo Poético: Pretessência. Porto Alegre: Libretos, 2016. GALLI, Francesco e RASMUSSEN, Iben Nagel. Book of the Winds. Holstebro: Odin Teatret Forlag. 2019. GROTOWSKI, Jersy. Em busca de um teatro pobre. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira. 1992. GUATTARI, E e ROLNIK, S. Micropolítica: cartografias do desejo. Petrópolis: Vozes. 2005. GUINSBURG, J e FERNANDES, Silvia. O Pós-Dramático. Um conceito operativo? São Paulo: Perspectiva. 2009. HENRY, Michel. Filosofia e fenomenologia do corpo. Ensaio sobre a ontologia biraniana. São Paulo: É Realizações. 2012. HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. São Paulo: Perspectiva. 2005. KANTOR, Tadeusz. O teatro da morte. São Paulo: Perspectiva. 2008. LABAN, Rudolf. Domínio do movimento. São Paulo: Summus. 1978. LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. São Paulo: Cosac Naify. 2007. 197 LO, Jacqueline e GILBERT, Helen. Toward a Topography of Cross-Cultural Theater Praxis in JSTOR.The MIT Press.2002. LYOTARD, Jean François. A Condição Pós-Moderna. Rio de Janeiro: José Olympio. 2009. MEIERHOLD, Teoria Teatral. Pueblo y Educación. Habana.1988. PAVIS, Patrice. A encenação contemporânea. São Paulo. Perspectiva. 2013. _Dicionário de teatro. São Paulo: Perspectiva. 1999. _O teatro no entrecruzamento de culturas. São Paulo: Perspectiva. 2015. PICON-VALLIN, Beatrice. Meierhold. São Paulo: Perspectiva. 2013. RASMUSSEN, Iben Nagel. O Cavalo Cego, Diálogos com Eugenio Barba e outros escritos. São Paulo: E Realizações. 2016. ROMANA RIETTI, Francesca e ACQUAVIVA, Franco. Il Ponte dei Venti. Um’esperienza di pedagogia teatrale com Iben Nagel Rasmussen. Copenaguen. I Quaderno del Batello Ebbro. 2001. ROMANO, Lúcia. O Teatro do corpo manifesto: teatro físico. São Paulo: Perspectiva. 2008. SARRAZAC, Jean-Pierre. Léxico do drama moderno e contemporâneo. São Paulo: COSACNAIFY, 2012. SONTAG, Susan. Sobre a Fotografía. São Paulo: Companhia das Letras. 2008. SYDOW QUILICI, Cassiano. Antonin Artaud. Teatro e Ritual. São Paulo: ANNABLUME. 2013 TAYLOR, Charles. Multiculturalismo. Lisboa: Instituto Piaget. 1994. TCHERKÁSSKI, Serguei. Stanislávski e o Yoga. Rio de Janeiro: É Realizações. 2019. TOPORKOV, Vassíli. Stanislávski ensaia -memórias-. Rio de Janeiro: É Realizações. 2016s VÁSSINA, Elena e LABAKI, Aimar. Stanislávski. Vida, obra e sistema. Rio de Janeiro: Funarte. 2015._ASSIS, Alice. Algumas considerações sobre o ensino e a aprendizagem do conceito de energia. www.scielo.br / https://www.scielo.br/pdf/ciedu/v9n1/04.pdf _A Gueixa. https://pt.scribd.com/doc/17759725/A-Gueixa 198 _CARDOSO DA SILVA, Tatiana. Dissertação: “Treinamento do ator: plano para a reinvenção de si”. Porto Alegre. 2009. https://lume.ufrgs.br/handle/10183/17244 _CARDOSO DA SILVA, Tatiana. Revista Estudos da Presença. Artigo: Vindenes Bro: Um acontecimento diante do tempo. Porto Alegre, v9, n3, 2019. _CYPRIANO, Fabio. Thierry De Duve. Fonte: Folha Ilustrada. Historiador da arte vem ao Brasil, propõe releitura de Kant e prepara quatro volumes de teoria estética. . Por Fabio Cypriano da Reportagem Local. https://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq0409200511.htm _FILME “The Bridge of Winds’ in Meetings of Remarkable Women- Tu es la fille de quelqu’un”- An international research Project directed by Virginie Magnat and funded by the Social Sciences and Humanities Research Council of Canadá. Editing and Directing Francesco Galli. _Jersy Grotowski e o ator performer. http://www.caleidoscopio.art.br/cultural/teatro/teatro-contemporaneo/jerzy-grotowskiator. html _ O problema da constituição do corpo na psicose: o testemunho de Antonin Artaud. http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679- 44272010000200003 _O Samurai. https://pt.scribd.com/document/261039336/O-Guerreiro-Samurai _O Samurai. https://pt.scribd.com/document/441358797/Samurai _ Odin Teatret. http://odinteatret.dk _ Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 9, n. 3, 2019. _Site The Bridge of Winds. http://bridgeofwinds.com
dc.rights.driver.fl_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPGAC)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFBA
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Teatro
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal da Bahia
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFBA
instname:Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron:UFBA
instname_str Universidade Federal da Bahia (UFBA)
instacron_str UFBA
institution UFBA
reponame_str Repositório Institucional da UFBA
collection Repositório Institucional da UFBA
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36668/4/O%20corpo%20zero%20e%20as%20no%c3%a7%c3%b5es%20de%20energia%20e%20presen%c3%a7a%20no%20corpo%20do%20ator%20no%20ponte%20dos%20ventos.pdf.txt
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36668/1/O%20corpo%20zero%20e%20as%20no%c3%a7%c3%b5es%20de%20energia%20e%20presen%c3%a7a%20no%20corpo%20do%20ator%20no%20ponte%20dos%20ventos.pdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36668/2/license_rdf
https://repositorio.ufba.br/bitstream/ri/36668/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 401ae91f3c8ef67d2dc24ceeba619a24
b612327d95ca9b49bb32194c93fd19f8
e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34
67bf4f75790b0d8d38d8f112a48ad90b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFBA - Universidade Federal da Bahia (UFBA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801502768242884608